{"id":7114,"date":"2016-02-29T16:42:47","date_gmt":"2016-02-29T16:42:47","guid":{"rendered":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/?p=7114"},"modified":"2022-10-17T14:51:54","modified_gmt":"2022-10-17T17:51:54","slug":"com-linha-carrossel-tirol-dirige-publicidade-a-crianca","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/noticias\/com-linha-carrossel-tirol-dirige-publicidade-a-crianca\/","title":{"rendered":"Com linha Carrossel, Tirol dirige publicidade \u00e0 crian\u00e7a"},"content":{"rendered":"

O Crian\u00e7a e Consumo solicita \u00e0\u00a0empresa de latic\u00ednios\u00a0que\u00a0n\u00e3o direcione conte\u00fados ao p\u00fablico infantil, j\u00e1 que a pr\u00e1tica \u00e9 abusiva e ilegal.<\/em><\/p>\n

O projeto Crian\u00e7a e Consumo<\/strong>, por meio do Instituto Alana, enviou uma notifica\u00e7\u00e3o no dia 5 de fevereiro \u00e0 empresa de latic\u00ednios Tirol<\/strong> por dirigir publicidade de alimentos<\/strong> como requeij\u00e3o, achocolatados, petit suisse e iogurte bandeja, da linha Carrossel<\/strong>, ao p\u00fablico infantil, e por criar promover a\u00e7\u00f5es dentro de escolas no Paran\u00e1 e em Santa Catarina. Essa pr\u00e1tica contraria a legisla\u00e7\u00e3o vigente<\/a>, que considera abusiva e ilegal qualquer comunica\u00e7\u00e3o mercadol\u00f3gica dirigida \u00e0s crian\u00e7as.<\/p>\n

Entre os meses de outubro de 2015 e janeiro deste ano, a Tirol organizou no Paran\u00e1 o concurso cultural \u2018Tirolzinho Transforma\u2019 em que as crian\u00e7as, em parceria com suas escolas, deveriam criar brinquedos a partir de materiais recicl\u00e1veis, sendo que 80% deveriam ser de embalagens cartonadas, preferencialmente da marca, segundo o regulamento. As cinco melhores cria\u00e7\u00f5es seguiriam para vota\u00e7\u00e3o no site do concurso, que conta ainda com atividades e jogos virtuais alusivos \u00e0s linhas da empresa. Antes da a\u00e7\u00e3o no Paran\u00e1, o projeto foi realizado em mais de 100 escolas em Santa Catarina, impactando em mais de 15 mil alunos.<\/p>\n

\u201cAs a\u00e7\u00f5es realizadas nas escolas contaram com a participa\u00e7\u00e3o da personagem da Tirol, e faziam diversas refer\u00eancias ao logotipo da empresa, o que deixa clara a inten\u00e7\u00e3o de fideliza\u00e7\u00e3o das crian\u00e7as por parte da empresa. A escola \u00e9 um espa\u00e7o privilegiado para a forma\u00e7\u00e3o de valores e o segundo espa\u00e7o de socializa\u00e7\u00e3o da crian\u00e7a depois da fam\u00edlia, por isso deve estar livre de mensagens publicit\u00e1rias\u201d, diz Ekaterine Karageorgiadis, advogada do Crian\u00e7a e Consumo, que este ano completa 10 anos.<\/p>\n

Para dar visibilidade para os produtos e, consequentemente, alavancar suas vendas, a Tirol desenvolveu comercial televisivo<\/a> veiculado nos canais SBT e infantis. A campanha, tamb\u00e9m divulgada em redes sociais, estimula o p\u00fablico infantil a colecionar copos de requeij\u00e3o que estampam rostos dos personagens da novela Carrossel, como a professora Helena, Cirilo, Maria Joaquina e Kokimoto. Al\u00e9m disso, a empresa promoveu a\u00e7\u00f5es em supermercados com a presen\u00e7a da atriz Maisa Silva, e patrocinou o evento \u2018Tiroler Fest\u2019, em Santa Catarina, que teve atividades alusivas \u00e0 marca e \u00e0 novela.<\/p>\n

\u201cA comunica\u00e7\u00e3o mercadol\u00f3gica da empresa Tirol se aproveita da hipervulnerabilidade da crian\u00e7a, que se encontra em uma fase peculiar de desenvolvimento infantil, ao querer seduzi-las a pr\u00e1ticas de consumo. Isso vai na contram\u00e3o da legisla\u00e7\u00e3o vigente prevista no artigo 227 da Constitui\u00e7\u00e3o Federal, no C\u00f3digo de Defesa do Consumidor, no Estatuto da Crian\u00e7a e do Adolescente (ECA) e na Resolu\u00e7\u00e3o 163 do Conselho Nacional dos Direitos da Crian\u00e7a e do Adolescente (Conanda)\u201d, diz Ekaterine. O Crian\u00e7a e Consumo solicita \u00e0 Tirol que cesse essa abusividade e ilegalidade e deixe de realizar a\u00e7\u00f5es semelhantes.<\/p>\n

Resposta<\/strong><\/p>\n

A\u00a0Tirol encaminhou por e-mail resposta<\/a> \u00e0 notifica\u00e7\u00e3o, destacando os valores positivos da marca e alegando que estaria respeitando a legisla\u00e7\u00e3o vigente. A empresa defende que a utiliza\u00e7\u00e3o de personagens animadas e conhecidas pelo p\u00fablico infantil \u00e9 uma pr\u00e1tica utilizada por in\u00fameras empresas. Alega, ainda, que as a\u00e7\u00f5es em supermercados eram gratuitas e oportunizaram \u00e0s crian\u00e7as conhecer a cantora e atriz Ma\u00edsa Silva. Entende tamb\u00e9m que as a\u00e7\u00f5es da Tirolerfest, que contou com a personagem Tirolzinho, e a distribui\u00e7\u00e3o gratuita de produtos ao p\u00fablico, propiciaram atividades l\u00fadicas. Por fim, no caso das a\u00e7\u00f5es realizadas pela empresa em escolas, afirma que seu objetivo era levar educa\u00e7\u00e3o ambiental e promover a reciclagem e reutiliza\u00e7\u00e3o de materiais.<\/p>\n

A empresa enviou tamb\u00e9m ao Instituto Alana, uma notifica\u00e7\u00e3o<\/a> na qual solicitava que fosse retirado do site do Crian\u00e7a e Consumo, dentro do prazo de uma hora, esta not\u00edcia. O\u00a0projeto Crian\u00e7a e Consumo enviou contranotifica\u00e7\u00e3o<\/a> para esclarecer a n\u00e3o retirada do caso do site, destacando que: “foi constatada a veicula\u00e7\u00e3o de publicidade infantil ilegal e abusiva; tamb\u00e9m foi publicada no website a reposta enviada pela empresa Tirol; \u00e9 garantia constitucional a liberdade de express\u00e3o; e a subsun\u00e7\u00e3o do Instituto Alana ao princ\u00edpio da transpar\u00eancia de todos os seus atos e seus desdobramentos”.<\/p>\n

Acompanhe o caso:<\/p>\n