{"id":6997,"date":"2016-02-02T11:55:42","date_gmt":"2016-02-02T11:55:42","guid":{"rendered":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/?p=6997"},"modified":"2022-10-17T14:52:22","modified_gmt":"2022-10-17T17:52:22","slug":"fim-da-publicidade-para-um-mundo-livre-de-obesidade","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/noticias\/fim-da-publicidade-para-um-mundo-livre-de-obesidade\/","title":{"rendered":"Fim da publicidade para um mundo livre de obesidade"},"content":{"rendered":"
Documento da OMS apresenta uma s\u00e9rie de recomenda\u00e7\u00f5es para prevenir e tratar a obesidade infantil; entre elas, o fim da publicidade de alimentos n\u00e3o saud\u00e1veis.<\/em><\/p>\n A Comiss\u00e3o para Erradicar a Obesidade Infantil (ECHO)<\/strong> da OMS (Organiza\u00e7\u00e3o Mundial da Sa\u00fade)<\/strong>\u00a0apresentou em Janeiro de 2016 um relat\u00f3rio final <\/a>com uma s\u00e9rie de recomenda\u00e7\u00f5es para os governos com o prop\u00f3sito de reverter o\u00a0cen\u00e1rio global.<\/p>\n O texto apresenta caminhos para a implementa\u00e7\u00e3o de programas abrangentes que promovam a ingest\u00e3o de alimentos saud\u00e1veis e reduzam a ingest\u00e3o de alimentos n\u00e3o saud\u00e1veis. Entre as recomenda\u00e7\u00f5es est\u00e1\u00a0a necessidade de reduzir a exposi\u00e7\u00e3o de crian\u00e7as ao marketing de alimentos n\u00e3o saud\u00e1veis e bebidas a\u00e7ucaradas. O texto ressalta ainda, que os governos devem definir par\u00e2metros para a execu\u00e7\u00e3o de mecanismos de monitoramento, e se necess\u00e1rio, considere abordagens regulamentares e estruturais. A regulamenta\u00e7\u00e3o deve\u00a0garantir a prote\u00e7\u00e3o igual a todas as crian\u00e7as, \u00a0independente do grupo socioecon\u00f4mico e garantir responsabilidade igual para as empresas independente do porte.<\/p>\n O documento \u00e9 o resultado de uma pesquisa de dois anos realizada em diversos pa\u00edses e que contou com per\u00edodos de consultas p\u00fablicas. O trabalho constatou que as crian\u00e7as est\u00e3o crescendo em um mundo cada vez mais obesog\u00eanico que incentiva o ganho de peso e consequentemente a obesidade. Mudan\u00e7as no tipo de alimento, disponibilidade, acessibilidade e marketing, bem como o decl\u00ednio na atividade f\u00edsica, com mais tempo gasto em atividades com tela e lazer sedent\u00e1rio contribui para esse cen\u00e1rio obesog\u00eanico.<\/p>\n Veja tamb\u00e9m:<\/strong> Ap\u00f3s a an\u00e1lise dos fatores que propiciam esse mundo obesog\u00eanico, a Comiss\u00e3o desenvolveu um pacote abrangente e integrado de recomenda\u00e7\u00f5es para erradicar a obesidade infantil. A preven\u00e7\u00e3o e seu tratamento requer, segundo o relat\u00f3rio, uma abordagem multidisciplinar que envolva diferentes setores e apela para que os governos assumam a lideran\u00e7a de pol\u00edticas eficazes na batalha contra a obesidade infantil, e que todas as partes interessadas reconhecem sua responsabilidade em agir em nome da crian\u00e7a para reduzir o risco da obesidade.<\/p>\n A obesidade est\u00e1 associada a doen\u00e7as cr\u00f4nicas, como diabetes, problemas cardiovasculares, renais e alguns tipos de c\u00e2ncer. A obesidade infantil aumenta a probabilidade de a crian\u00e7a ser um adulto obeso, o que tem provocado uma popula\u00e7\u00e3o doente cada vez mais cedo e em maior n\u00famero.<\/p>\n Foto: Reprodu\u00e7\u00e3o<\/p>\n <\/p>\n <\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":" Documento da OMS apresenta uma s\u00e9rie de recomenda\u00e7\u00f5es para prevenir e tratar a obesidade infantil; entre elas, o fim da publicidade de alimentos n\u00e3o saud\u00e1veis.<\/p>\n","protected":false},"author":7,"featured_media":6998,"comment_status":"open","ping_status":"closed","sticky":false,"template":"","format":"standard","meta":{"inline_featured_image":false,"_themeisle_gutenberg_block_has_review":false,"footnotes":""},"categories":[127],"tags":[67,425],"yoast_head":"\n
\n– Para erradicar a obesidade infantil: fim da publicidade de alimentos n\u00e3o saud\u00e1veis<\/a>
\n– Entidades brasileiras no combate \u00e0 obesidade mundial<\/a>
\n–\u00a0Regula\u00e7\u00e3o da publicidade de alimentos em pauta<\/a><\/p>\n