{"id":6997,"date":"2016-02-02T11:55:42","date_gmt":"2016-02-02T11:55:42","guid":{"rendered":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/?p=6997"},"modified":"2022-10-17T14:52:22","modified_gmt":"2022-10-17T17:52:22","slug":"fim-da-publicidade-para-um-mundo-livre-de-obesidade","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/noticias\/fim-da-publicidade-para-um-mundo-livre-de-obesidade\/","title":{"rendered":"Fim da publicidade para um mundo livre de obesidade"},"content":{"rendered":"

Documento da OMS apresenta uma s\u00e9rie de recomenda\u00e7\u00f5es para prevenir e tratar a obesidade infantil; entre elas, o fim da publicidade de alimentos n\u00e3o saud\u00e1veis.<\/em><\/p>\n

A Comiss\u00e3o para Erradicar a Obesidade Infantil (ECHO)<\/strong> da OMS (Organiza\u00e7\u00e3o Mundial da Sa\u00fade)<\/strong>\u00a0apresentou em Janeiro de 2016 um relat\u00f3rio final <\/a>com uma s\u00e9rie de recomenda\u00e7\u00f5es para os governos com o prop\u00f3sito de reverter o\u00a0cen\u00e1rio global.<\/p>\n

O texto apresenta caminhos para a implementa\u00e7\u00e3o de programas abrangentes que promovam a ingest\u00e3o de alimentos saud\u00e1veis e reduzam a ingest\u00e3o de alimentos n\u00e3o saud\u00e1veis. Entre as recomenda\u00e7\u00f5es est\u00e1\u00a0a necessidade de reduzir a exposi\u00e7\u00e3o de crian\u00e7as ao marketing de alimentos n\u00e3o saud\u00e1veis e bebidas a\u00e7ucaradas. O texto ressalta ainda, que os governos devem definir par\u00e2metros para a execu\u00e7\u00e3o de mecanismos de monitoramento, e se necess\u00e1rio, considere abordagens regulamentares e estruturais. A regulamenta\u00e7\u00e3o deve\u00a0garantir a prote\u00e7\u00e3o igual a todas as crian\u00e7as, \u00a0independente do grupo socioecon\u00f4mico e garantir responsabilidade igual para as empresas independente do porte.<\/p>\n

O documento \u00e9 o resultado de uma pesquisa de dois anos realizada em diversos pa\u00edses e que contou com per\u00edodos de consultas p\u00fablicas. O trabalho constatou que as crian\u00e7as est\u00e3o crescendo em um mundo cada vez mais obesog\u00eanico que incentiva o ganho de peso e consequentemente a obesidade. Mudan\u00e7as no tipo de alimento, disponibilidade, acessibilidade e marketing, bem como o decl\u00ednio na atividade f\u00edsica, com mais tempo gasto em atividades com tela e lazer sedent\u00e1rio contribui para esse cen\u00e1rio obesog\u00eanico.<\/p>\n

Veja tamb\u00e9m:<\/strong>
\n–
Para erradicar a obesidade infantil: fim da publicidade de alimentos n\u00e3o saud\u00e1veis<\/a>
\n–
Entidades brasileiras no combate \u00e0 obesidade mundial<\/a>
\n–\u00a0
Regula\u00e7\u00e3o da publicidade de alimentos em pauta<\/a><\/p>\n

Ap\u00f3s a an\u00e1lise dos fatores que propiciam esse mundo obesog\u00eanico, a Comiss\u00e3o desenvolveu um pacote abrangente e integrado de recomenda\u00e7\u00f5es para erradicar a obesidade infantil. A preven\u00e7\u00e3o e seu tratamento requer, segundo o relat\u00f3rio, uma abordagem multidisciplinar que envolva diferentes setores e apela para que os governos assumam a lideran\u00e7a de pol\u00edticas eficazes na batalha contra a obesidade infantil, e que todas as partes interessadas reconhecem sua responsabilidade em agir em nome da crian\u00e7a para reduzir o risco da obesidade.<\/p>\n

A obesidade est\u00e1 associada a doen\u00e7as cr\u00f4nicas, como diabetes, problemas cardiovasculares, renais e alguns tipos de c\u00e2ncer. A obesidade infantil aumenta a probabilidade de a crian\u00e7a ser um adulto obeso, o que tem provocado uma popula\u00e7\u00e3o doente cada vez mais cedo e em maior n\u00famero.<\/p>\n

Foto: Reprodu\u00e7\u00e3o<\/p>\n

 <\/p>\n

 <\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"

Documento da OMS apresenta uma s\u00e9rie de recomenda\u00e7\u00f5es para prevenir e tratar a obesidade infantil; entre elas, o fim da publicidade de alimentos n\u00e3o saud\u00e1veis.<\/p>\n","protected":false},"author":7,"featured_media":6998,"comment_status":"open","ping_status":"closed","sticky":false,"template":"","format":"standard","meta":{"inline_featured_image":false,"_themeisle_gutenberg_block_has_review":false,"footnotes":""},"categories":[127],"tags":[67,425],"yoast_head":"\nFim da publicidade para um mundo livre de obesidade - Crian\u00e7a e Consumo<\/title>\n<meta name=\"robots\" content=\"index, follow, max-snippet:-1, max-image-preview:large, max-video-preview:-1\" \/>\n<link rel=\"canonical\" href=\"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/noticias\/fim-da-publicidade-para-um-mundo-livre-de-obesidade\/\" \/>\n<meta property=\"og:locale\" content=\"pt_BR\" \/>\n<meta property=\"og:type\" content=\"article\" \/>\n<meta property=\"og:title\" content=\"Fim da publicidade para um mundo livre de obesidade - Crian\u00e7a e Consumo\" \/>\n<meta property=\"og:description\" content=\"Documento da OMS apresenta uma s\u00e9rie de recomenda\u00e7\u00f5es para prevenir e tratar a obesidade infantil; entre elas, o fim da publicidade de alimentos n\u00e3o saud\u00e1veis.\" \/>\n<meta property=\"og:url\" content=\"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/noticias\/fim-da-publicidade-para-um-mundo-livre-de-obesidade\/\" \/>\n<meta property=\"og:site_name\" content=\"Crian\u00e7a e Consumo\" \/>\n<meta property=\"article:published_time\" content=\"2016-02-02T11:55:42+00:00\" \/>\n<meta property=\"article:modified_time\" content=\"2022-10-17T17:52:22+00:00\" \/>\n<meta property=\"og:image\" content=\"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/wp-content\/uploads\/2016\/02\/oms-ob-copy-1.png\" \/>\n\t<meta property=\"og:image:width\" content=\"870\" \/>\n\t<meta property=\"og:image:height\" content=\"320\" \/>\n\t<meta property=\"og:image:type\" content=\"image\/png\" \/>\n<meta name=\"author\" content=\"Belisa Rotondi\" \/>\n<meta name=\"twitter:card\" content=\"summary_large_image\" \/>\n<meta name=\"twitter:label1\" content=\"Escrito por\" \/>\n\t<meta name=\"twitter:data1\" content=\"Belisa Rotondi\" \/>\n\t<meta name=\"twitter:label2\" content=\"Est. tempo de leitura\" \/>\n\t<meta name=\"twitter:data2\" content=\"2 minutos\" \/>\n<script type=\"application\/ld+json\" class=\"yoast-schema-graph\">{\"@context\":\"https:\/\/schema.org\",\"@graph\":[{\"@type\":\"WebPage\",\"@id\":\"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/noticias\/fim-da-publicidade-para-um-mundo-livre-de-obesidade\/\",\"url\":\"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/noticias\/fim-da-publicidade-para-um-mundo-livre-de-obesidade\/\",\"name\":\"Fim da publicidade para um mundo livre de obesidade - Crian\u00e7a e Consumo\",\"isPartOf\":{\"@id\":\"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/#website\"},\"primaryImageOfPage\":{\"@id\":\"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/noticias\/fim-da-publicidade-para-um-mundo-livre-de-obesidade\/#primaryimage\"},\"image\":{\"@id\":\"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/noticias\/fim-da-publicidade-para-um-mundo-livre-de-obesidade\/#primaryimage\"},\"thumbnailUrl\":\"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/wp-content\/uploads\/2016\/02\/oms-ob-copy-1.png\",\"datePublished\":\"2016-02-02T11:55:42+00:00\",\"dateModified\":\"2022-10-17T17:52:22+00:00\",\"author\":{\"@id\":\"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/#\/schema\/person\/96dfa6cb21f12943a647a306974c1065\"},\"breadcrumb\":{\"@id\":\"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/noticias\/fim-da-publicidade-para-um-mundo-livre-de-obesidade\/#breadcrumb\"},\"inLanguage\":\"pt-BR\",\"potentialAction\":[{\"@type\":\"ReadAction\",\"target\":[\"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/noticias\/fim-da-publicidade-para-um-mundo-livre-de-obesidade\/\"]}]},{\"@type\":\"ImageObject\",\"inLanguage\":\"pt-BR\",\"@id\":\"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/noticias\/fim-da-publicidade-para-um-mundo-livre-de-obesidade\/#primaryimage\",\"url\":\"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/wp-content\/uploads\/2016\/02\/oms-ob-copy-1.png\",\"contentUrl\":\"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/wp-content\/uploads\/2016\/02\/oms-ob-copy-1.png\",\"width\":870,\"height\":320,\"caption\":\"Foto com seis pictogramas: Primeiro s\u00e3o dois alimentos sald\u00e1veis. O segundo \u00e9 uma bola de t\u00eanis. A terceira \u00e9 um homem e uma mulher com cora\u00e7\u00e3o na barriga. Quarto tem uma crian\u00e7a segurando um prato com uma refei\u00e7\u00e3o em sua m\u00e3o. A quinta \u00e9 uma escola e a \u00faltima \u00e9 uma balan\u00e7a.\"},{\"@type\":\"BreadcrumbList\",\"@id\":\"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/noticias\/fim-da-publicidade-para-um-mundo-livre-de-obesidade\/#breadcrumb\",\"itemListElement\":[{\"@type\":\"ListItem\",\"position\":1,\"name\":\"Home\",\"item\":\"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/\"},{\"@type\":\"ListItem\",\"position\":2,\"name\":\"Fim da publicidade para um mundo livre de obesidade\"}]},{\"@type\":\"WebSite\",\"@id\":\"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/#website\",\"url\":\"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/\",\"name\":\"Crian\u00e7a e Consumo\",\"description\":\"Instituto\",\"potentialAction\":[{\"@type\":\"SearchAction\",\"target\":{\"@type\":\"EntryPoint\",\"urlTemplate\":\"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/?s={search_term_string}\"},\"query-input\":\"required name=search_term_string\"}],\"inLanguage\":\"pt-BR\"},{\"@type\":\"Person\",\"@id\":\"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/#\/schema\/person\/96dfa6cb21f12943a647a306974c1065\",\"name\":\"Belisa Rotondi\",\"image\":{\"@type\":\"ImageObject\",\"inLanguage\":\"pt-BR\",\"@id\":\"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/#\/schema\/person\/image\/\",\"url\":\"https:\/\/secure.gravatar.com\/avatar\/2328522277d4b7fad24dab4758a90aea?s=96&d=mm&r=g\",\"contentUrl\":\"https:\/\/secure.gravatar.com\/avatar\/2328522277d4b7fad24dab4758a90aea?s=96&d=mm&r=g\",\"caption\":\"Belisa Rotondi\"},\"sameAs\":[\"http:\/\/belisa\"],\"url\":\"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/author\/belisa\/\"}]}<\/script>\n<!-- \/ Yoast SEO plugin. -->","yoast_head_json":{"title":"Fim da publicidade para um mundo livre de obesidade - Crian\u00e7a e Consumo","robots":{"index":"index","follow":"follow","max-snippet":"max-snippet:-1","max-image-preview":"max-image-preview:large","max-video-preview":"max-video-preview:-1"},"canonical":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/noticias\/fim-da-publicidade-para-um-mundo-livre-de-obesidade\/","og_locale":"pt_BR","og_type":"article","og_title":"Fim da publicidade para um mundo livre de obesidade - Crian\u00e7a e Consumo","og_description":"Documento da OMS apresenta uma s\u00e9rie de recomenda\u00e7\u00f5es para prevenir e tratar a obesidade infantil; entre elas, o fim da publicidade de alimentos n\u00e3o saud\u00e1veis.","og_url":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/noticias\/fim-da-publicidade-para-um-mundo-livre-de-obesidade\/","og_site_name":"Crian\u00e7a e Consumo","article_published_time":"2016-02-02T11:55:42+00:00","article_modified_time":"2022-10-17T17:52:22+00:00","og_image":[{"width":870,"height":320,"url":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/wp-content\/uploads\/2016\/02\/oms-ob-copy-1.png","type":"image\/png"}],"author":"Belisa Rotondi","twitter_card":"summary_large_image","twitter_misc":{"Escrito por":"Belisa Rotondi","Est. tempo de leitura":"2 minutos"},"schema":{"@context":"https:\/\/schema.org","@graph":[{"@type":"WebPage","@id":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/noticias\/fim-da-publicidade-para-um-mundo-livre-de-obesidade\/","url":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/noticias\/fim-da-publicidade-para-um-mundo-livre-de-obesidade\/","name":"Fim da publicidade para um mundo livre de obesidade - Crian\u00e7a e Consumo","isPartOf":{"@id":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/#website"},"primaryImageOfPage":{"@id":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/noticias\/fim-da-publicidade-para-um-mundo-livre-de-obesidade\/#primaryimage"},"image":{"@id":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/noticias\/fim-da-publicidade-para-um-mundo-livre-de-obesidade\/#primaryimage"},"thumbnailUrl":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/wp-content\/uploads\/2016\/02\/oms-ob-copy-1.png","datePublished":"2016-02-02T11:55:42+00:00","dateModified":"2022-10-17T17:52:22+00:00","author":{"@id":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/#\/schema\/person\/96dfa6cb21f12943a647a306974c1065"},"breadcrumb":{"@id":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/noticias\/fim-da-publicidade-para-um-mundo-livre-de-obesidade\/#breadcrumb"},"inLanguage":"pt-BR","potentialAction":[{"@type":"ReadAction","target":["https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/noticias\/fim-da-publicidade-para-um-mundo-livre-de-obesidade\/"]}]},{"@type":"ImageObject","inLanguage":"pt-BR","@id":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/noticias\/fim-da-publicidade-para-um-mundo-livre-de-obesidade\/#primaryimage","url":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/wp-content\/uploads\/2016\/02\/oms-ob-copy-1.png","contentUrl":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/wp-content\/uploads\/2016\/02\/oms-ob-copy-1.png","width":870,"height":320,"caption":"Foto com seis pictogramas: Primeiro s\u00e3o dois alimentos sald\u00e1veis. O segundo \u00e9 uma bola de t\u00eanis. A terceira \u00e9 um homem e uma mulher com cora\u00e7\u00e3o na barriga. Quarto tem uma crian\u00e7a segurando um prato com uma refei\u00e7\u00e3o em sua m\u00e3o. A quinta \u00e9 uma escola e a \u00faltima \u00e9 uma balan\u00e7a."},{"@type":"BreadcrumbList","@id":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/noticias\/fim-da-publicidade-para-um-mundo-livre-de-obesidade\/#breadcrumb","itemListElement":[{"@type":"ListItem","position":1,"name":"Home","item":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/"},{"@type":"ListItem","position":2,"name":"Fim da publicidade para um mundo livre de obesidade"}]},{"@type":"WebSite","@id":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/#website","url":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/","name":"Crian\u00e7a e Consumo","description":"Instituto","potentialAction":[{"@type":"SearchAction","target":{"@type":"EntryPoint","urlTemplate":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/?s={search_term_string}"},"query-input":"required name=search_term_string"}],"inLanguage":"pt-BR"},{"@type":"Person","@id":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/#\/schema\/person\/96dfa6cb21f12943a647a306974c1065","name":"Belisa Rotondi","image":{"@type":"ImageObject","inLanguage":"pt-BR","@id":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/#\/schema\/person\/image\/","url":"https:\/\/secure.gravatar.com\/avatar\/2328522277d4b7fad24dab4758a90aea?s=96&d=mm&r=g","contentUrl":"https:\/\/secure.gravatar.com\/avatar\/2328522277d4b7fad24dab4758a90aea?s=96&d=mm&r=g","caption":"Belisa Rotondi"},"sameAs":["http:\/\/belisa"],"url":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/author\/belisa\/"}]}},"acf":[],"_links":{"self":[{"href":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/6997"}],"collection":[{"href":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts"}],"about":[{"href":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/wp-json\/wp\/v2\/types\/post"}],"author":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/wp-json\/wp\/v2\/users\/7"}],"replies":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/wp-json\/wp\/v2\/comments?post=6997"}],"version-history":[{"count":0,"href":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/6997\/revisions"}],"wp:featuredmedia":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/wp-json\/wp\/v2\/media\/6998"}],"wp:attachment":[{"href":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/wp-json\/wp\/v2\/media?parent=6997"}],"wp:term":[{"taxonomy":"category","embeddable":true,"href":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/wp-json\/wp\/v2\/categories?post=6997"},{"taxonomy":"post_tag","embeddable":true,"href":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/wp-json\/wp\/v2\/tags?post=6997"}],"curies":[{"name":"wp","href":"https:\/\/api.w.org\/{rel}","templated":true}]}}