{"id":673,"date":"2013-10-01T15:05:00","date_gmt":"2013-10-01T18:05:00","guid":{"rendered":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/uncategorized\/alana-denuncia-acao-do-mcdonalds-em-escolas-para-os\/"},"modified":"2022-10-17T14:54:00","modified_gmt":"2022-10-17T17:54:00","slug":"alana-denuncia-acao-do-mcdonalds-em-escolas-para-os","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/noticias\/alana-denuncia-acao-do-mcdonalds-em-escolas-para-os\/","title":{"rendered":"Alana denuncia a\u00e7\u00e3o do McDonald’s em escolas"},"content":{"rendered":"
Shows comandados pelo palha\u00e7o Ronald McDonald<\/strong> dentro de escolas p\u00fablicas e privadas – inclusive para beb\u00eas e crian\u00e7as menores de seis anos \u2013 levaram o Instituto Alana a questionar a legalidade desta estrat\u00e9gia de marketing, que se aproveita da vulnerabilidade da crian\u00e7a com objetivo de transmitir sua mensagem publicit\u00e1ria.<\/span><\/p>\n Recebemos diversas den\u00fancias sobre as a\u00e7\u00f5es de marketing nas escolas e enviamos uma representa\u00e7\u00e3o para o Minist\u00e9rio da Justi\u00e7a e o Minist\u00e9rio da Educa\u00e7\u00e3o, pedindo que sejam tomadas a\u00e7\u00f5es para coibir imediatamente a pr\u00e1tica dentro das escolas.<\/p>\n Al\u00e9m disso, enviamos cartas notificando o ocorrido e pedindo provid\u00eancias para 10 Secretarias Estaduais de Educa\u00e7\u00e3o e 34 Secretarias Municipais – em estados e\/ou munic\u00edpios onde a a\u00e7\u00e3o foi realizada.<\/p>\n Durante os shows, o palha\u00e7o Ronald McDonald interage com os pequenos trazendo os logos do McDonald\u2018s para dentro do ambiente de ensino.O ambiente l\u00fadico e o palha\u00e7o que representa a marca exercem assim a fun\u00e7\u00e3o de criar uma liga\u00e7\u00e3o afetiva das crian\u00e7as com a lanchonete.<\/p>\n O que se divulga como \u201ca\u00e7\u00e3o educativa\u201d \u00e9 na verdade uma maneira de incentivar que os alunos se tornem consumidoras dos produtos do McDonald\u2019s desde cedo.<\/p>\n Trata-se claramente de publicidade dentro de um ambiente de ensino, espa\u00e7o de forma\u00e7\u00e3o de valores e cidadania, onde a crian\u00e7a est\u00e1 aberta a aprender e assimilar o que \u00e9 ensinado. A\u00e7\u00e3o que vai contra a opini\u00e3o de 56% da popula\u00e7\u00e3o que desaprova a publicidade em escolas<\/a>, segundo pesquisa de 2011 do Datafolha.<\/p>\n Enviamos em agosto uma notifica\u00e7\u00e3o ao McDonald\u2019s<\/a>, pedindo que fossem encerradas, no prazo de dez dias, todas as suas atividades dentro de institui\u00e7\u00f5es de ensino. Com a aus\u00eancia de resposta da empresa, o Instituto Alana fez ent\u00e3o a representa\u00e7\u00e3o e as cartas por entender que o \u201cShow do Ronald McDonald\u201d afronta os direitos de prote\u00e7\u00e3o integral da crian\u00e7a previstos pela legisla\u00e7\u00e3o brasileira.<\/p>\n Acompanhe o caso:<\/p>\n Arcos Dourados Com\u00e9rcio de Alimentos Ltda. – Show do Ronald McDonald<\/a><\/p>\n