{"id":5510,"date":"2015-07-01T19:19:49","date_gmt":"2015-07-01T19:19:49","guid":{"rendered":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/?p=5510"},"modified":"2022-10-17T14:52:41","modified_gmt":"2022-10-17T17:52:41","slug":"seminario-na-usp-debate-a-regulacao-da-publicidade-infantil","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/noticias\/seminario-na-usp-debate-a-regulacao-da-publicidade-infantil\/","title":{"rendered":"Semin\u00e1rio na USP debate a regula\u00e7\u00e3o da publicidade infantil"},"content":{"rendered":"

O I Semin\u00e1rio Brasileiro de Direito do Consumidor Contempor\u00e2neo e Jornada USP \u2013 Brasilcon promoveu debates em comemora\u00e7\u00e3o aos 25 anos do C\u00f3digo de Defesa do Consumidor nos dias 22 e 23 de junho na Faculdade de Direito do Largo S\u00e3o Francisco (USP), em S\u00e3o Paulo. No dia 23 de junho, o painel 6 discutiu a publicidade nas rela\u00e7\u00f5es de consumo e teve como presidente da mesa Newman Debs (ABA). Participaram como painelista o Desembargador Marcelo Berthe (TJSP), o Prof. Dr. Adalberto Pasqualotto (Brasilcon e PUC-RS) e o Prof. Dr. Claudemir Edson Viana (Educomunica\u00e7\u00e3o \u2013 ECA\/USP).<\/p>\n

Para o professor Adalberto Paqualotto, do ponto de vista do Direito n\u00e3o h\u00e1 solu\u00e7\u00e3o para a publicidade. \u201cO direito encontra um meio de regular a publicidade e os publicit\u00e1rios encontram um novo caminho\u201d, disse. Paqualotto defende que precisamos conviver com a publicidade e a melhor forma jur\u00eddica, \u201cpara isso \u00e9 que todos os atores sociais tenham voz efetiva com poderes para tirar do ar uma campanha\u201d.<\/p>\n

Sobre o Conselho Nacional de Autorregulamenta\u00e7\u00e3o Publicit\u00e1ria (Conar) o professor afirma que ele n\u00e3o \u00e9 um sistema paralelo ao C\u00f3digo de Defesa do Consumidor. \u201cQual a efetividade que tem o Conar? Uma efetividade relativa a seus associados. Mas isso n\u00e3o significa uma efetividade suficiente para regular a quest\u00e3o no pa\u00eds\u201d, avaliou. Paqualotto defendeu apresentou um modelo misto para efetivar a regula\u00e7\u00e3o, \u201cum modelo com o setor p\u00fablico, os setores da m\u00eddia, das ag\u00eancias de publicidade, as organiza\u00e7\u00f5es da sociedade civil, como o Instituto Alana, que tem um bel\u00edssimo trabalho. Isso seria um modelo efetivo de regula\u00e7\u00e3o consensual da publicidade a partir de uma regula\u00e7\u00e3o leg\u00edtima\u201d, defendeu.<\/p>\n

Paqualotto ainda elogiou o parecer do advogado Bruno Miragem sobre a Resolu\u00e7\u00e3o 163 do Conanda (Conselho Nacional dos Direitos da Crian\u00e7a e do Adolescente)\u00a0que refor\u00e7a o C\u00f3digo de Defesa do Consumidor sobre a abusividade da publicidade direcionada as crian\u00e7as com menos de 12 anos. \u201cBruno ofereceu um bel\u00edssimo parecer a respeito dessa quest\u00e3o, mostrando que n\u00e3o h\u00e1 qualquer inconstitucionalidade acerca da resolu\u00e7\u00e3o\u201d avaliou.<\/p>\n

O Professor Claudemir Viana da ECA (Escola de Comunica\u00e7\u00e3o e Artes da Universidade de S\u00e3o Paulo) explicou que a Educomunica\u00e7\u00e3o \u00e9 um novo campo do conhecimento que surge da interface da comunica\u00e7\u00e3o e aborda a rela\u00e7\u00e3o entre crian\u00e7a, m\u00eddia e comunica\u00e7\u00e3o. Viana acredita que a rela\u00e7\u00e3o de consumo \u00e9 fruto de um conjunto de rela\u00e7\u00f5es e que n\u00e3o basta cuidar de um \u00fanico conte\u00fado para proteger as crian\u00e7as. \u201cN\u00e3o podemos tamb\u00e9m ignorar a individualidade de processos em rela\u00e7\u00e3o \u00e0 m\u00eddia e ao consumo\u201d, acrescentou. \u00a0Para o professor a quest\u00e3o \u00e9 delicada, \u201cn\u00e3o d\u00e1 para pender para um proibicionismo total e tamb\u00e9m n\u00e3o d\u00e1 para deixar s\u00f3 com a fam\u00edlia. A\u00ed que surge a educomunica\u00e7\u00e3o. Falando de rela\u00e7\u00f5es humanas mediadas por essas tecnologias\u201d, encerrou sua fala.<\/p>\n

O Desembargador Marcelo Berthe acredita que uma solu\u00e7\u00e3o \u201cno papel\u201d para regular a publicidade \u00e9 complicada. \u201cMas n\u00e3o quero dizer que as crian\u00e7as devem ficar expostas a qualquer tipo de interesse inescrupuloso. N\u00f3s precisamos criar uma cultura ampla, que envolve o fornecedor, o produtor, a ag\u00eancia de publicidade, eles precisam ser \u00e9ticos, \u00e9 o que n\u00f3s queremos de toda a sociedade\u201d, disse Berthe.<\/p>\n

\u201cEu n\u00e3o vejo como evitar que a crian\u00e7a escape da publicidade, at\u00e9 por que ela n\u00e3o \u00e9 s\u00f3 na TV, \u00e9 em toda a parte. Tenho visto de uns anos para c\u00e1 e cada vez mais, com a revolu\u00e7\u00e3o tecnol\u00f3gica, que as crian\u00e7as mudaram completamente. Hoje a gente vai a um restaurante e todas as crian\u00e7as est\u00e3o silenciosas brincando no IPAD e os pais est\u00e3o adorando isso. As crian\u00e7as est\u00e3o ali completamente alienadas\u201d, disse. \u201cNa hora de julgar uma autua\u00e7\u00e3o do Procon dizendo que a propaganda \u00e9 abusiva n\u00f3s precisamos ter em conta qual \u00e9 a crian\u00e7a que est\u00e1 recebendo isso\u201d, concluiu.<\/p>\n

O Semin\u00e1rio faz parte das Jornadas Brasilcon \/ USP em comemora\u00e7\u00e3o aos 25 anos do CDC.<\/p>\n

Foto: Divulga\u00e7\u00e3o\/ Brasilcon<\/a><\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"

No dia 23 de junho, o painel 6 discutiu a publicidade nas rela\u00e7\u00f5es de consumo e teve como presidente da mesa Newman Debs (ABA). <\/p>\n","protected":false},"author":7,"featured_media":5516,"comment_status":"open","ping_status":"closed","sticky":false,"template":"","format":"standard","meta":{"inline_featured_image":false,"_themeisle_gutenberg_block_has_review":false,"footnotes":""},"categories":[127],"tags":[85,86],"yoast_head":"\nSemin\u00e1rio na USP debate a regula\u00e7\u00e3o da publicidade infantil - Crian\u00e7a e Consumo<\/title>\n<meta name=\"robots\" content=\"index, follow, max-snippet:-1, max-image-preview:large, max-video-preview:-1\" \/>\n<link rel=\"canonical\" href=\"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/noticias\/seminario-na-usp-debate-a-regulacao-da-publicidade-infantil\/\" \/>\n<meta property=\"og:locale\" content=\"pt_BR\" \/>\n<meta property=\"og:type\" content=\"article\" \/>\n<meta property=\"og:title\" content=\"Semin\u00e1rio na USP debate a regula\u00e7\u00e3o da publicidade infantil - Crian\u00e7a e Consumo\" \/>\n<meta property=\"og:description\" content=\"No dia 23 de junho, o painel 6 discutiu a publicidade nas rela\u00e7\u00f5es de consumo e teve como presidente da mesa Newman Debs (ABA).\" \/>\n<meta property=\"og:url\" content=\"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/noticias\/seminario-na-usp-debate-a-regulacao-da-publicidade-infantil\/\" \/>\n<meta property=\"og:site_name\" content=\"Crian\u00e7a e Consumo\" \/>\n<meta property=\"article:published_time\" content=\"2015-07-01T19:19:49+00:00\" \/>\n<meta property=\"article:modified_time\" content=\"2022-10-17T17:52:41+00:00\" \/>\n<meta property=\"og:image\" content=\"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/wp-content\/uploads\/2015\/07\/img-cec-usp-1.jpg\" \/>\n\t<meta property=\"og:image:width\" content=\"900\" \/>\n\t<meta property=\"og:image:height\" content=\"518\" \/>\n\t<meta property=\"og:image:type\" content=\"image\/jpeg\" \/>\n<meta name=\"author\" content=\"Belisa Rotondi\" \/>\n<meta name=\"twitter:card\" content=\"summary_large_image\" \/>\n<meta name=\"twitter:label1\" content=\"Escrito por\" \/>\n\t<meta name=\"twitter:data1\" content=\"Belisa Rotondi\" \/>\n\t<meta name=\"twitter:label2\" content=\"Est. tempo de leitura\" \/>\n\t<meta name=\"twitter:data2\" content=\"4 minutos\" \/>\n<script type=\"application\/ld+json\" class=\"yoast-schema-graph\">{\"@context\":\"https:\/\/schema.org\",\"@graph\":[{\"@type\":\"WebPage\",\"@id\":\"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/noticias\/seminario-na-usp-debate-a-regulacao-da-publicidade-infantil\/\",\"url\":\"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/noticias\/seminario-na-usp-debate-a-regulacao-da-publicidade-infantil\/\",\"name\":\"Semin\u00e1rio na USP debate a regula\u00e7\u00e3o da publicidade infantil - Crian\u00e7a e Consumo\",\"isPartOf\":{\"@id\":\"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/#website\"},\"primaryImageOfPage\":{\"@id\":\"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/noticias\/seminario-na-usp-debate-a-regulacao-da-publicidade-infantil\/#primaryimage\"},\"image\":{\"@id\":\"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/noticias\/seminario-na-usp-debate-a-regulacao-da-publicidade-infantil\/#primaryimage\"},\"thumbnailUrl\":\"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/wp-content\/uploads\/2015\/07\/img-cec-usp-1.jpg\",\"datePublished\":\"2015-07-01T19:19:49+00:00\",\"dateModified\":\"2022-10-17T17:52:41+00:00\",\"author\":{\"@id\":\"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/#\/schema\/person\/96dfa6cb21f12943a647a306974c1065\"},\"breadcrumb\":{\"@id\":\"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/noticias\/seminario-na-usp-debate-a-regulacao-da-publicidade-infantil\/#breadcrumb\"},\"inLanguage\":\"pt-BR\",\"potentialAction\":[{\"@type\":\"ReadAction\",\"target\":[\"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/noticias\/seminario-na-usp-debate-a-regulacao-da-publicidade-infantil\/\"]}]},{\"@type\":\"ImageObject\",\"inLanguage\":\"pt-BR\",\"@id\":\"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/noticias\/seminario-na-usp-debate-a-regulacao-da-publicidade-infantil\/#primaryimage\",\"url\":\"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/wp-content\/uploads\/2015\/07\/img-cec-usp-1.jpg\",\"contentUrl\":\"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/wp-content\/uploads\/2015\/07\/img-cec-usp-1.jpg\",\"width\":900,\"height\":518,\"caption\":\"Foto com tr\u00eas homens de terno sentados em uma mesa, um homem fala ao microfone enquanto outros dois est\u00e3o confirmando documento a mesa.\"},{\"@type\":\"BreadcrumbList\",\"@id\":\"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/noticias\/seminario-na-usp-debate-a-regulacao-da-publicidade-infantil\/#breadcrumb\",\"itemListElement\":[{\"@type\":\"ListItem\",\"position\":1,\"name\":\"Home\",\"item\":\"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/\"},{\"@type\":\"ListItem\",\"position\":2,\"name\":\"Semin\u00e1rio na USP debate a regula\u00e7\u00e3o da publicidade infantil\"}]},{\"@type\":\"WebSite\",\"@id\":\"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/#website\",\"url\":\"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/\",\"name\":\"Crian\u00e7a e Consumo\",\"description\":\"Instituto\",\"potentialAction\":[{\"@type\":\"SearchAction\",\"target\":{\"@type\":\"EntryPoint\",\"urlTemplate\":\"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/?s={search_term_string}\"},\"query-input\":\"required name=search_term_string\"}],\"inLanguage\":\"pt-BR\"},{\"@type\":\"Person\",\"@id\":\"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/#\/schema\/person\/96dfa6cb21f12943a647a306974c1065\",\"name\":\"Belisa Rotondi\",\"image\":{\"@type\":\"ImageObject\",\"inLanguage\":\"pt-BR\",\"@id\":\"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/#\/schema\/person\/image\/\",\"url\":\"https:\/\/secure.gravatar.com\/avatar\/2328522277d4b7fad24dab4758a90aea?s=96&d=mm&r=g\",\"contentUrl\":\"https:\/\/secure.gravatar.com\/avatar\/2328522277d4b7fad24dab4758a90aea?s=96&d=mm&r=g\",\"caption\":\"Belisa Rotondi\"},\"sameAs\":[\"http:\/\/belisa\"],\"url\":\"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/author\/belisa\/\"}]}<\/script>\n<!-- \/ Yoast SEO plugin. -->","yoast_head_json":{"title":"Semin\u00e1rio na USP debate a regula\u00e7\u00e3o da publicidade infantil - Crian\u00e7a e Consumo","robots":{"index":"index","follow":"follow","max-snippet":"max-snippet:-1","max-image-preview":"max-image-preview:large","max-video-preview":"max-video-preview:-1"},"canonical":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/noticias\/seminario-na-usp-debate-a-regulacao-da-publicidade-infantil\/","og_locale":"pt_BR","og_type":"article","og_title":"Semin\u00e1rio na USP debate a regula\u00e7\u00e3o da publicidade infantil - Crian\u00e7a e Consumo","og_description":"No dia 23 de junho, o painel 6 discutiu a publicidade nas rela\u00e7\u00f5es de consumo e teve como presidente da mesa Newman Debs (ABA).","og_url":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/noticias\/seminario-na-usp-debate-a-regulacao-da-publicidade-infantil\/","og_site_name":"Crian\u00e7a e Consumo","article_published_time":"2015-07-01T19:19:49+00:00","article_modified_time":"2022-10-17T17:52:41+00:00","og_image":[{"width":900,"height":518,"url":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/wp-content\/uploads\/2015\/07\/img-cec-usp-1.jpg","type":"image\/jpeg"}],"author":"Belisa Rotondi","twitter_card":"summary_large_image","twitter_misc":{"Escrito por":"Belisa Rotondi","Est. tempo de leitura":"4 minutos"},"schema":{"@context":"https:\/\/schema.org","@graph":[{"@type":"WebPage","@id":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/noticias\/seminario-na-usp-debate-a-regulacao-da-publicidade-infantil\/","url":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/noticias\/seminario-na-usp-debate-a-regulacao-da-publicidade-infantil\/","name":"Semin\u00e1rio na USP debate a regula\u00e7\u00e3o da publicidade infantil - Crian\u00e7a e Consumo","isPartOf":{"@id":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/#website"},"primaryImageOfPage":{"@id":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/noticias\/seminario-na-usp-debate-a-regulacao-da-publicidade-infantil\/#primaryimage"},"image":{"@id":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/noticias\/seminario-na-usp-debate-a-regulacao-da-publicidade-infantil\/#primaryimage"},"thumbnailUrl":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/wp-content\/uploads\/2015\/07\/img-cec-usp-1.jpg","datePublished":"2015-07-01T19:19:49+00:00","dateModified":"2022-10-17T17:52:41+00:00","author":{"@id":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/#\/schema\/person\/96dfa6cb21f12943a647a306974c1065"},"breadcrumb":{"@id":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/noticias\/seminario-na-usp-debate-a-regulacao-da-publicidade-infantil\/#breadcrumb"},"inLanguage":"pt-BR","potentialAction":[{"@type":"ReadAction","target":["https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/noticias\/seminario-na-usp-debate-a-regulacao-da-publicidade-infantil\/"]}]},{"@type":"ImageObject","inLanguage":"pt-BR","@id":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/noticias\/seminario-na-usp-debate-a-regulacao-da-publicidade-infantil\/#primaryimage","url":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/wp-content\/uploads\/2015\/07\/img-cec-usp-1.jpg","contentUrl":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/wp-content\/uploads\/2015\/07\/img-cec-usp-1.jpg","width":900,"height":518,"caption":"Foto com tr\u00eas homens de terno sentados em uma mesa, um homem fala ao microfone enquanto outros dois est\u00e3o confirmando documento a mesa."},{"@type":"BreadcrumbList","@id":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/noticias\/seminario-na-usp-debate-a-regulacao-da-publicidade-infantil\/#breadcrumb","itemListElement":[{"@type":"ListItem","position":1,"name":"Home","item":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/"},{"@type":"ListItem","position":2,"name":"Semin\u00e1rio na USP debate a regula\u00e7\u00e3o da publicidade infantil"}]},{"@type":"WebSite","@id":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/#website","url":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/","name":"Crian\u00e7a e Consumo","description":"Instituto","potentialAction":[{"@type":"SearchAction","target":{"@type":"EntryPoint","urlTemplate":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/?s={search_term_string}"},"query-input":"required name=search_term_string"}],"inLanguage":"pt-BR"},{"@type":"Person","@id":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/#\/schema\/person\/96dfa6cb21f12943a647a306974c1065","name":"Belisa Rotondi","image":{"@type":"ImageObject","inLanguage":"pt-BR","@id":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/#\/schema\/person\/image\/","url":"https:\/\/secure.gravatar.com\/avatar\/2328522277d4b7fad24dab4758a90aea?s=96&d=mm&r=g","contentUrl":"https:\/\/secure.gravatar.com\/avatar\/2328522277d4b7fad24dab4758a90aea?s=96&d=mm&r=g","caption":"Belisa Rotondi"},"sameAs":["http:\/\/belisa"],"url":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/author\/belisa\/"}]}},"acf":[],"_links":{"self":[{"href":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/5510"}],"collection":[{"href":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts"}],"about":[{"href":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/wp-json\/wp\/v2\/types\/post"}],"author":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/wp-json\/wp\/v2\/users\/7"}],"replies":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/wp-json\/wp\/v2\/comments?post=5510"}],"version-history":[{"count":0,"href":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/5510\/revisions"}],"wp:featuredmedia":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/wp-json\/wp\/v2\/media\/5516"}],"wp:attachment":[{"href":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/wp-json\/wp\/v2\/media?parent=5510"}],"wp:term":[{"taxonomy":"category","embeddable":true,"href":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/wp-json\/wp\/v2\/categories?post=5510"},{"taxonomy":"post_tag","embeddable":true,"href":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/wp-json\/wp\/v2\/tags?post=5510"}],"curies":[{"name":"wp","href":"https:\/\/api.w.org\/{rel}","templated":true}]}}