{"id":39687,"date":"2022-09-19T18:50:23","date_gmt":"2022-09-19T21:50:23","guid":{"rendered":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/?p=39687"},"modified":"2023-03-20T17:59:09","modified_gmt":"2023-03-20T20:59:09","slug":"google-e-meta-sao-multados","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/noticias\/google-e-meta-sao-multados\/","title":{"rendered":"Google e Meta s\u00e3o multados na Coreia do Sul por coletar dados para o direcionamento de publicidade"},"content":{"rendered":"

A Coreia do Sul condenou, na quarta-feira (14), o Google e a Meta por violarem leis de privacidade de dados. As empresas de tecnologia coletaram <\/span>informa\u00e7\u00f5es pessoais dos seus usu\u00e1rios<\/span><\/a> sem seu consentimento ou devida explica\u00e7\u00e3o. A Comiss\u00e3o de Prote\u00e7\u00e3o de Informa\u00e7\u00f5es Pessoais da Coreia do Sul apontou, ent\u00e3o, que as <\/span>big techs<\/span><\/i> utilizaram esses dados para o direcionamento de publicidade segmentada<\/strong>, ou seja, an\u00fancios personalizados para cada pessoa. Google e Meta s\u00e3o multados, assim, em cerca de 69 bilh\u00f5es e 30 bilh\u00f5es de wons sul-coreanos, respectivamente. Isso resulta em praticamente meio milh\u00e3o de reais em multa.<\/span><\/p>\n

E j\u00e1 \u00e9 comprovado que, de fato, crian\u00e7as e adolescentes est\u00e3o presentes nesses ambientes digitais. No Brasil, por exemplo, <\/span>76% dos jovens de 11 a 12 anos utilizam o WhatsApp<\/span><\/a> (pertencente \u00e0 Meta).<\/span><\/p>\n

Ali\u00e1s, n\u00e3o \u00e9 a primeira vez que Google e Meta s\u00e3o multados por violarem leis de prote\u00e7\u00e3o de dados<\/strong>. Em 2019, o <\/span>Google foi multado em um valor hist\u00f3rico de US$ 170 milh\u00f5es nos Estados Unidos<\/span><\/a> por coletar ilegalmente informa\u00e7\u00f5es de crian\u00e7as na sua plataforma de v\u00eddeos, o YouTube. Al\u00e9m disso, a <\/span>Meta foi multada em quase meio bilh\u00e3o de euros na Irlanda<\/span><\/a> por explorar dados infantis pelo Instagram.<\/span><\/p>\n<\/div>

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\u00c9 extremamente importante e motivo de celebra\u00e7\u00e3o que tantos pa\u00edses estejam se preocupando com a seguran\u00e7a digital de seus cidad\u00e3os. Estamos vendo um forte movimento internacional para garantir a privacidade on-line e prote\u00e7\u00e3o de dados pessoais, principalmente quando se trata de crian\u00e7as e adolescentes. Afinal, o UNICEF aponta que jovens representam \u2153 dos usu\u00e1rios de Internet do mundo. Esperamos que as autoridades brasileiras sigam esse exemplo e garantam a prioridade absoluta dos direitos infantis tamb\u00e9m no ambiente digital e que as empresas se conscientizem a esse respeito.<\/h3>\n

Maria Mello,<\/strong>
\ncoordenadora do Crian\u00e7a e Consumo<\/p>\n<\/blockquote>\n<\/div><\/div>