{"id":37953,"date":"2022-08-12T17:02:24","date_gmt":"2022-08-12T20:02:24","guid":{"rendered":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/?p=34004"},"modified":"2022-10-17T14:21:07","modified_gmt":"2022-10-17T17:21:07","slug":"publicidade-infantil-do-burger-king","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/noticias\/publicidade-infantil-do-burger-king\/","title":{"rendered":"Justi\u00e7a reafirma abusividade no caso de publicidade infantil do Burger King e multa \u00e0 empresa \u00e9 mantida parcialmente"},"content":{"rendered":"
Na quarta-feira (10), o Tribunal de Justi\u00e7a do Estado de S\u00e3o Paulo emitiu senten\u00e7a que refor\u00e7ou a abusividade da publicidade infantil do Burger King. A empresa havia sido multada pelo Procon, inicialmente, em R$ 450.740,00 por sua campanha \u201cCombo King Jr. \u2013 Emoji\u201d<\/a>. Logo ap\u00f3s, a rede de fast-food<\/i> pediu a anula\u00e7\u00e3o da multa<\/a>, por\u00e9m, a Justi\u00e7a garantiu os direitos infantis e manteve a condena\u00e7\u00e3o<\/strong> considerando o faturamento das unidades do estado de S\u00e3o Paulo.<\/p>\n <\/p>\n O caso teve in\u00edcio em 2018, quando o Crian\u00e7a e Consumo enviou uma den\u00fancia ao Procon<\/a> ao constatar que a empresa incentivou diretamente crian\u00e7as a consumirem seus produtos para a obten\u00e7\u00e3o de brinquedos de pel\u00facia<\/strong>. A campanha foi transmitida n\u00e3o apenas na TV aberta e fechada, mas, tamb\u00e9m, no ambiente digital<\/a>. Al\u00e9m disso, a a\u00e7\u00e3o foi feita com uma atriz mirim j\u00e1 muito conhecida pelo p\u00fablico infantil<\/a> e suas pr\u00f3prias redes sociais e seu canal no YouTube tamb\u00e9m foram utilizados para amplificar a divulga\u00e7\u00e3o da promo\u00e7\u00e3o.<\/p>\n <\/p>\n A comunica\u00e7\u00e3o mercadol\u00f3gica abusiva encontrava in\u00fameros caminhos para atingir as crian\u00e7as e se fazer presente constantemente<\/strong>. E, como se n\u00e3o fosse o bastante a pr\u00e1tica ilegal de publicidade infantil do Burger King, ainda era estimulado o consumo de alimentos de baixo valor nutricional<\/a>.<\/p>\n <\/p>\n \u201cDirigindo-se ao p\u00fablico infantil, a empresa se valeu de uma pr\u00e1tica ilegal para aumentar o seu lucro. A reafirma\u00e7\u00e3o da abusividade dessa pr\u00e1tica reitera o quanto \u00e9 imprescind\u00edvel o respeito \u00e0 hipervulnerabilidade das crian\u00e7as. Ainda mais por ter se tratado de uma campanha que buscou cercar elas de todas as formas poss\u00edveis, fosse no ambiente digital ou em suas atividades off-line<\/strong>.\u201d Jo\u00e3o Francisco Coelho, advogado do Crian\u00e7a e Consumo<\/p><\/blockquote>\n <\/p>\n O Burger King ainda pode recorrer da decis\u00e3o e o Crian\u00e7a e Consumo continuar\u00e1 acompanhando o caso<\/a>.<\/p>\n <\/p>\n Crian\u00e7a e Consumo notifica TikTok por publicidade infantil na rede<\/a><\/p>\nLeia tamb\u00e9m<\/strong><\/h2>\n