{"id":35537,"date":"2015-12-17T17:33:37","date_gmt":"2015-12-17T20:33:37","guid":{"rendered":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/?p=6850"},"modified":"2022-10-17T14:52:25","modified_gmt":"2022-10-17T17:52:25","slug":"6-ideias-para-minimizar-o-consumismo-infantil-no-natal","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/noticias\/6-ideias-para-minimizar-o-consumismo-infantil-no-natal\/","title":{"rendered":"6 dicas para minimizar o consumismo infantil no Natal"},"content":{"rendered":"
Projeto do Instituto Alana apresenta sugest\u00f5es aos familiares para coibir o consumo infantil excessivo no fim de ano.<\/em><\/p>\n Por ser o Natal<\/strong> a \u00e9poca do ano em que h\u00e1 um crescimento expressivo no direcionamento de publicidade \u00e0s crian\u00e7as<\/strong>, \u00e9 importante que as fam\u00edlias estejam atentas ao aumento dos pedidos de compras das crian\u00e7as. O Projeto Crian\u00e7a e Consumo<\/strong><\/a>, do Instituto Alana, que defende o fim da publicidade dirigida ao p\u00fablico infantil, prop\u00f5e alternativas para que os familiares fujam do consumismo neste final de ano e celebrem as festas com mais presen\u00e7a e menos presentes.<\/p>\n Veja 6 ideias para minimizar o consumismo infantil no Natal<\/strong> e frear o est\u00edmulo ao consumismo infantil<\/a>:<\/p>\n 1. D\u00ea o exemplo<\/strong><\/p>\n Educar para o consumo consciente \u00e9 dar o exemplo. De nada adianta ensinar \u00e0s crian\u00e7as que n\u00e3o se deve consumir por impulso e estourar o or\u00e7amento familiar no shopping. \u00c9 preciso ser coerente para que as crian\u00e7as aprendam como consumir com mais aten\u00e7\u00e3o e responsabilidade.<\/p>\n 2. Diminua a exposi\u00e7\u00e3o das crian\u00e7as \u00e0 publicidade<\/strong><\/p>\n Diminuir o tempo gasto em frente \u00e0 TV ou na internet \u00e9 importante para reduzir o ass\u00e9dio mercadol\u00f3gico \u00e0s crian\u00e7as, pois esses meios de comunica\u00e7\u00e3o est\u00e3o repletos de publicidades que incentivam o consumismo infantil.\u00a0 As crian\u00e7as, em especial as muito pequenas, em virtude de seu est\u00e1gio especial de desenvolvimento, n\u00e3o entendem a influ\u00eancia dessas comunica\u00e7\u00f5es mercadol\u00f3gicas, que vendem a falsa ideia de que \u00e9 necess\u00e1rio ter determinado produto ou usufruir determinado servi\u00e7o para que se possa participar de um grupo de amigos ou alcan\u00e7ar a felicidade. (Leia tamb\u00e9m:\u00a0Tempo de crian\u00e7as e adolescentes assistindo TV aumenta em 10 anos<\/a>)<\/p>\n 3. Fa\u00e7a combinados<\/strong><\/p>\n Combinar com as crian\u00e7as como ser\u00e1 o passeio e qual o objetivo antes de sair de casa para idas ao supermercado, aos shoppings ou ruas de com\u00e9rcio pode ajudar muito a reduzir os pedidos por impulso. Se a ida ao shopping \u00e9 para comprar o presente da vov\u00f3 e nada mais \u00e9 importante que isso seja dito para a crian\u00e7a com anteced\u00eancia. Na ida ao supermercado combinar que ela poder\u00e1 escolher um ou dois itens para comprar antes de chegar l\u00e1 ajuda a crian\u00e7a a aprender como consumir de forma mais refletida.<\/p>\n 4. Evite unir lazer a consumo<\/strong><\/p>\n Nas semanas que antecedem as festas, as crian\u00e7as normalmente j\u00e1 est\u00e3o em per\u00edodo de f\u00e9rias. Muitos familiares, preocupados com o que fazer para as entreter, levam-nas ao shopping para passear. Isso, por\u00e9m, pode se revelar uma pr\u00e1tica prejudicial \u00e0 medida que exp\u00f5em as crian\u00e7as a um ambiente que incita o est\u00edmulo ao desejo de comprar \u2013 ainda mais nesta \u00e9poca do ano. Prefira, ent\u00e3o, programar passeios ao ar livre, como parques, jardins, praia, nos quais as crian\u00e7as possam brincar.<\/p>\n 5.\u00a0Cuidados com as longas listas de presentes<\/strong><\/p>\n Para o p\u00fablico infantil, Natal \u00e9 sin\u00f4nimo de longas listas de presentes. Diga \u00e0s crian\u00e7as para escolher um item da lista que elas considerem o mais bacana, em vez de alimentar a expectativa de que v\u00e1 ganhar todos. Os pais, m\u00e3es e respons\u00e1veis podem tamb\u00e9m incentivar os filhos a doar brinquedos n\u00e3o usados para institui\u00e7\u00f5es que atendam crian\u00e7as. \u00c9 importante que, desde cedo, sejam ensinadas a n\u00e3o associar datas comemorativas com momentos t\u00e3o somente para consumir e ganhar presentes.<\/p>\n 6.\u00a0Saiba que dizer \u201cn\u00e3o\u201d \u00e9 importante<\/strong><\/p>\n Diante da insist\u00eancia das crian\u00e7as, \u00e9 importante que m\u00e3es, pais, respons\u00e1veis e familiares em geral, saibam que dizer \u201cn\u00e3o\u201d faz parte do processo educativo e pode ajudar as crian\u00e7as a lidarem com frustra\u00e7\u00f5es futuras. (Leia tamb\u00e9m: “60% das m\u00e3es cedem \u00e0 vontade dos filhos na hora das compras<\/a>“)<\/p>\n Veja tamb\u00e9m:<\/strong> Projeto do Instituto Alana apresenta sugest\u00f5es aos familiares para coibir o consumo infantil excessivo no fim de ano.<\/p>\n","protected":false},"author":7,"featured_media":37595,"comment_status":"closed","ping_status":"closed","sticky":false,"template":"","format":"standard","meta":{"inline_featured_image":false,"_themeisle_gutenberg_block_has_review":false,"footnotes":""},"categories":[127],"tags":[222,409],"yoast_head":"\n
\n–\u00a0Um novo Dia das Crian\u00e7as: assista \u00e0s entrevistas online
\n<\/a>–\u00a0Um jeito novo de trabalhar: valorizando as pessoas e n\u00e3o o lucro
\n<\/a>–\u00a0Publicidade de produtos que interferem na amamenta\u00e7\u00e3o \u00e9 vetada<\/a><\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"