{"id":35523,"date":"2015-11-24T15:59:32","date_gmt":"2015-11-24T15:59:32","guid":{"rendered":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/?p=6657"},"modified":"2022-10-17T14:52:28","modified_gmt":"2022-10-17T17:52:28","slug":"hasbro-deixara-de-vender-monopoly-imperio-no-brasil","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/noticias\/hasbro-deixara-de-vender-monopoly-imperio-no-brasil\/","title":{"rendered":"Hasbro deixar\u00e1 de vender Monopoly Imp\u00e9rio no Brasil"},"content":{"rendered":"

Ap\u00f3s acordo com o Minist\u00e9rio P\u00fablico, a empresa deve encerrar a comercializa\u00e7\u00e3o do jogo de tabuleiro; o \u00f3rg\u00e3o entendeu que ele possui publicidade indireta para p\u00fablico infantil.<\/em><\/p>\n

A den\u00fancia feita pelo Projeto Crian\u00e7a e Consumo, por meio do Instituto Alana, contra a Hasbro<\/strong> culminou com o fim da importa\u00e7\u00e3o, comercializa\u00e7\u00e3o e distribui\u00e7\u00e3o do jogo \u201cMonopoly Imp\u00e9rio<\/strong>\u201d a partir de 2016. O Minist\u00e9rio P\u00fablico de S\u00e3o Paulo<\/strong> investigou e concordou que a empresa veicula publicidade indireta de marcas e produtos para crian\u00e7as por meio do brinquedo.<\/p>\n

Iniciado em abril de 2014, o caso teve origem na den\u00fancia feita pelo Crian\u00e7a e Consumo a abusos encontrados no \u201cMonopoly Imp\u00e9rio\u201d, destinado a crian\u00e7as com mais de 8 anos e que continha logotipos de 22 marcas em sua embalagem e tabuleiro.\u00a0 Dois meses depois da den\u00fancia, a Promotoria de Defesa dos Interesses Difusos e Coletivos da Inf\u00e2ncia e Juventude instaurou Inqu\u00e9rito para investigar a estrat\u00e9gia de comunica\u00e7\u00e3o mercadol\u00f3gica da empresa Hasbro.\u00a0O Crian\u00e7a e Consumo sugeriu ao Minist\u00e9rio P\u00fablico que a empresa retirasse as marcas da vers\u00e3o “Imp\u00e9rio” ou aumentasse a classifica\u00e7\u00e3o indicativa para maiores de 12 anos.<\/p>\n

Veja tamb\u00e9m:<\/strong>
\n–\u00a0MP investigar\u00e1 visitas de escolas \u00e0 f\u00e1brica da Vigor<\/a>
\n–\u00a0
Divino Fog\u00e3o recebe notifica\u00e7\u00e3o por dirigir publicidade \u00e0s crian\u00e7as<\/a>
\n–\u00a0
\u2018Tem que ter\u2019: Riachuelo extrapola no uso do imperativo<\/a><\/p>\n

No primeiro semestre de 2015, a Hasbro e o Minist\u00e9rio P\u00fablico do Estado de S\u00e3o Paulo firmaram um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) que obriga a empresa a n\u00e3o importar mais o produto, escoar todo o estoque restante at\u00e9 o pr\u00f3ximo dia 31 de dezembro e cessar a comercializa\u00e7\u00e3o e\/ou distribui\u00e7\u00e3o do jogo no Brasil a partir de 2016. Caso n\u00e3o cumpra o acordo, a empresa poder\u00e1 ser multada.<\/p>\n

\u201cO Instituto Alana motivou seu pedido por entender que a presen\u00e7a de logotipos de empresas em um jogo destinado ao p\u00fablico infantil\u00a0constitui uma comunica\u00e7\u00e3o mercadol\u00f3gica dirigida diretamente \u00e0 crian\u00e7a, portanto, uma pr\u00e1tica abusiva. Esse resultado \u00e9 uma vit\u00f3ria para a inf\u00e2ncia brasileira\u201d, diz Ekaterine Karageorgiadis, advogada do Instituto Alana. A investiga\u00e7\u00e3o teve fim com a homologa\u00e7\u00e3o do TAC pelo Conselho Superior do Minist\u00e9rio P\u00fablico, em julho, e com o arquivamento do caso, no final de agosto.<\/p>\n

Acompanhe o caso:<\/p>\n