{"id":35496,"date":"2015-10-15T20:31:10","date_gmt":"2015-10-15T20:31:10","guid":{"rendered":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/?p=6341"},"modified":"2022-10-17T14:52:31","modified_gmt":"2022-10-17T17:52:31","slug":"uruguai-batalha-contra-a-obesidade-infantil","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/noticias\/uruguai-batalha-contra-a-obesidade-infantil\/","title":{"rendered":"Uruguai batalha contra a obesidade infantil"},"content":{"rendered":"
O pa\u00eds vem trabalhando ao lado de outras na\u00e7\u00f5es para reduzir os \u00edndices de obesidade entre os adultos e as crian\u00e7as.<\/em><\/p>\n As doen\u00e7as n\u00e3o transmiss\u00edveis relacionadas com a m\u00e1 alimenta\u00e7\u00e3o e falta de atividade f\u00edsica, como a obesidade, as cardiovasculares, hipertens\u00e3o, diabetes, c\u00e2ncer e osteoporose representam a principal causa de morte no Uruguai<\/strong>, de acordo com informa\u00e7\u00f5es do governo local<\/a>. O consumo de alimentos e bebidas ultraprocessados<\/strong> \u00e9 t\u00e3o alto no pa\u00eds que chega a 49,5 kg por pessoa por ano, posicionando o Uruguai como um dos pa\u00edses da Am\u00e9rica Latina<\/strong> com maior crescimento nas vendas desses produtos entre 2000 e 2013.<\/p>\n Segundo a Pesquisa Nacional de Fatores de Risco para Doen\u00e7as Cr\u00f4nicas do Minist\u00e9rio da Sa\u00fade P\u00fablica (MSP) do Uruguai, 11,5% das crian\u00e7as com mais de quatro anos e 9,5% daquelas com menos de dois anos est\u00e3o obesas. Entre os adolescentes, 20,2% apresentam sobrepeso e 7% est\u00e3o obesos. Al\u00e9m disso, 70% dos adolescentes de 13 a 15 anos consomem uma ou mais vezes por dia bebidas a\u00e7ucaradas. Esse cen\u00e1rio resultou em um aumento de sobrepeso e obesidade no pa\u00eds nos \u00faltimos anos.<\/p>\n Veja mais:<\/strong> No pa\u00eds existe a Lei de \u201cAlimenta\u00e7\u00e3o Saud\u00e1vel nos Centros Escolares\u201d (N\u00ba 19.140), formulada em 2013, que tem por finalidade proteger a sa\u00fade da popula\u00e7\u00e3o em estabelecimentos escolares, p\u00fablicos e privados por meio da promo\u00e7\u00e3o de h\u00e1bitos alimentares saud\u00e1veis.<\/p>\n Sobre a publicidade, o governo do Uruguai reconhece que as crian\u00e7as s\u00e3o as mais vulner\u00e1veis em rela\u00e7\u00e3o ao poder persuasivo das mensagens comerciais, e s\u00e3o incapazes ainda de discernir essa inten\u00e7\u00e3o. Por isso a import\u00e2ncia de uma a\u00e7\u00e3o educativa em diferentes \u00e2mbitos para melhorar o h\u00e1bito alimentar, incentivar a atividade f\u00edsica e evitar o excesso de peso.<\/p>\n O Uruguai como membro da Unasur (Uni\u00e3o das Na\u00e7\u00f5es Sul-Americanas) ao lado da Argentina, Bol\u00edvia, Brasil, Chile, Col\u00f4mbia, Equador, Guiana, Paraguai, Peru, Suriname, Uruguai e Venezuela decidiram levar um documento <\/a>\u00e0\u00a0Organiza\u00e7\u00e3o Pan-Americana da Sa\u00fade (OPAS) e \u00e0 Organiza\u00e7\u00e3o Mundial da Sa\u00fade (OMS)\u00a0para desenvolver um conv\u00eanio global. O objetivo \u00e9 que este conv\u00eanio ajude a gerar uma contracultura no que diz respeito \u00e0 alimenta\u00e7\u00e3o e promova bons h\u00e1bitos alimentares entre a popula\u00e7\u00e3o.<\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":" O pa\u00eds vem trabalhando ao lado de outras na\u00e7\u00f5es para reduzir os \u00edndices de obesidade entre os adultos e as crian\u00e7as.<\/p>\n","protected":false},"author":7,"featured_media":37617,"comment_status":"open","ping_status":"closed","sticky":false,"template":"","format":"standard","meta":{"inline_featured_image":false,"_themeisle_gutenberg_block_has_review":false,"footnotes":""},"categories":[127],"tags":[67,69],"yoast_head":"\n
\n–\u00a0Carta pede fortalecimento da Am\u00e9rica Latina na luta contra a obesidade<\/a>
\n<\/a>–\u00a0M\u00e9xico luta por regulamenta\u00e7\u00e3o mais eficiente da publicidade infantil
\n<\/a>–\u00a0Peru defende a regulamenta\u00e7\u00e3o da publicidade infantil<\/a><\/p>\n