{"id":35493,"date":"2015-10-16T13:29:30","date_gmt":"2015-10-16T13:29:30","guid":{"rendered":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/?p=6300"},"modified":"2022-10-17T14:52:31","modified_gmt":"2022-10-17T17:52:31","slug":"tem-que-ter-riachuelo-extrapola-no-uso-do-imperativo","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/noticias\/tem-que-ter-riachuelo-extrapola-no-uso-do-imperativo\/","title":{"rendered":"\u2018Tem que ter\u2019: Riachuelo extrapola no uso do imperativo"},"content":{"rendered":"

Comunica\u00e7\u00e3o mercadol\u00f3gica para o Dia das Crian\u00e7as \u00e9 recheada de apelos ao p\u00fablico infantil com mensagem em tom imperativo.<\/em><\/p>\n

A rede de lojas Riachuelo<\/strong> foi denunciada ao PROCON de Boa Vista<\/strong>\u00a0pelo Crian\u00e7a e Consumo, ap\u00f3s receber reclama\u00e7\u00f5es de m\u00e3es, por dirigir a comunica\u00e7\u00e3o mercadol\u00f3gica da nova campanha do Dia das Crian\u00e7as<\/strong> ao p\u00fablico infantil, contrariando a legisla\u00e7\u00e3o vigente.<\/p>\n

Anunciada em canais infantis e em redes sociais, a campanha conta com a presen\u00e7a de crian\u00e7as e anima\u00e7\u00f5es que mesclam realidade e fantasia. Al\u00e9m de utilizar mensagens de apelo e imperativas, como \u201cNo Dia das Crian\u00e7as Riachuelo tem que ter\u201d e \u201cAgora voc\u00ea leva seus personagens favoritos sempre com voc\u00ea!\u201d, ao anunciar pe\u00e7as de vestu\u00e1rio infantil com estampas dos personagens Ben 10, Frozen, Peppa Pig, Hello Kitty, Avenger e Minion.<\/p>\n

Entre as estrat\u00e9gias da empresa est\u00e1 o direcionamento \u00e0s crian\u00e7as de uma promo\u00e7\u00e3o que envolve a distribui\u00e7\u00e3o de brinquedos colecion\u00e1veis na compra de pe\u00e7as de roupas. Tamb\u00e9m houve o lan\u00e7amento da campanha com Realidade Aumentada que estimula as crian\u00e7as a baixar o aplicativo em smartphones ou tablets para ter acesso a conte\u00fados exclusivos, que s\u00f3 podem ser visualizados ap\u00f3s mirar nas etiquetas das camisetas da nova cole\u00e7\u00e3o.<\/p>\n

Veja tamb\u00e9m:<\/strong>
\n–\u00a0O maior presente do mundo: incentivo ao consumismo irrespons\u00e1vel<\/a>
\n–\u00a0
M\u00e3es sabem: publicidade com dinossauro falante \u00e9 abusiva<\/a>
\n–\u00a0
Procon-MT autua Bayer por publicidade abusiva<\/a><\/p>\n

\u201cO comercial televisivo e os v\u00eddeos apresentam mensagens imperativas, como a repeti\u00e7\u00e3o do \u2018tem que ter\u2019, uma manifesta\u00e7\u00e3o ao consumismo. Al\u00e9m disso, \u00e9 uma campanha transm\u00eddia, que uma mistura entre realidade e fantasia, o que pode facilmente confundir as crian\u00e7as e fazer com que associem a marca a momentos l\u00fadicos e de divers\u00e3o. Crian\u00e7as n\u00e3o compreendem o car\u00e1ter persuasivo da publicidade por isso abusam da fase de desenvolvimento em que se encontram\u201d, explica Ekaterine Karageorgiadis, advogada do Instituto Alana.<\/p>\n

Marina Lago, m\u00e3e de um menino de 4 anos, denunciou a publicidade pois entende que a m\u00fasica cantada no comercial \u00e9 abusiva, repetitiva e induz as crian\u00e7as a acreditarem que precisam dos produtos anunciados, inclusive os brinquedos promocionais. \u201cMeu filho reproduziu a fala \u2018tem que ter\u2019 para mim e finalizou querendo o brinquedo. A propaganda \u00e9 veiculada em intervalo de desenhos infantis, o que impossibilita que eu mude de imediato, antes de meu filho ouvir. A filha da minha vizinha, de 6 anos, tamb\u00e9m viu o comercial e disse para\u00a0 m\u00e3e \u2018Viu, tem que ter a roupa do Frozen\u2019”, conta.<\/em><\/p>\n

O Crian\u00e7a e Consumo solicita ao Procon de Roraima que sejam tomadas medidas jur\u00eddicas para que a empresa cesse com tal abusividade e ilegalidade, deixe de realizar a\u00e7\u00f5es semelhantes, bem como repare os danos j\u00e1 causados \u00e0s crian\u00e7as de todo o pa\u00eds.<\/p>\n

Acompanhe o caso:<\/p>\n