{"id":35488,"date":"2015-10-13T12:55:58","date_gmt":"2015-10-13T12:55:58","guid":{"rendered":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/?p=6296"},"modified":"2022-10-17T14:52:32","modified_gmt":"2022-10-17T17:52:32","slug":"o-maior-presente-do-mundo-incentivo-ao-consumismo-irresponsavel","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/noticias\/o-maior-presente-do-mundo-incentivo-ao-consumismo-irresponsavel\/","title":{"rendered":"O maior presente do mundo: incentivo ao consumismo irrespons\u00e1vel"},"content":{"rendered":"

A\u00e7\u00e3o publicit\u00e1ria da Ri Happy Brinquedos para o Dia das Crian\u00e7as vai na contram\u00e3o de uma sociedade <\/em>sustent\u00e1vel.<\/em><\/p>\n

O Projeto Crian\u00e7a e Consumo, do Instituto Alana, enviou uma notifica\u00e7\u00e3o a empresa Ri Happy Brinquedos S\/A<\/strong> devido a a\u00e7\u00e3o publicit\u00e1ria \u201cO Maior Presente do Mundo<\/strong>\u201d dirigida ao p\u00fablico infantil com sorteio de brinquedos. Como parte da estrat\u00e9gia uma caixa de grandes dimens\u00f5es foi instalada no Parque Villa Lobos, em S\u00e3o Paulo. Uma c\u00f3pia da notifica\u00e7\u00e3o foi enviada \u00e0\u00a0Ouvidoria\u00a0Ambiental do Estado de S\u00e3o Paulo, \u00e0 Coordenadoria dos Parques Urbanos do Estado de S\u00e3o Paulo e \u00e0 Diretoria do Parque Villa Lobos.<\/p>\n

A promo\u00e7\u00e3o, que tamb\u00e9m est\u00e1 sendo divulgada nas redes sociais, internet e televis\u00e3o, incentiva as pessoas a consumirem produtos da loja (m\u00ednimo de R$60,00) para permitir a participa\u00e7\u00e3o no sorteio, que tem como pr\u00eamio principal o valor de R$20.000,00 (vinte mil reais) em compras nas lojas Ri Happy, pela crian\u00e7a que tiver sido indicada no formul\u00e1rio vencedor. Um incentivo desmedido ao consumismo, ao consumo sem reflex\u00e3o e sem responsabilidade.<\/p>\n

Isabella Henriques, Diretora do Instituto Alana, destaca o empenho da sociedade na reflex\u00e3o e conscientiza\u00e7\u00e3o sobre a sustentabilidade. \u201cEnquanto escolas e fam\u00edlias – assim como o pr\u00f3prio Poder P\u00fablico e institui\u00e7\u00f5es da sociedade civil\u00a0\u2013 trabalham no sentido de promoverem uma educa\u00e7\u00e3o para o consumo sustent\u00e1vel, a marca est\u00e1 dizendo para as crian\u00e7as que o maior presente do mundo \u00e9 um valor absurdo em brinquedos\u201d, explica.\u00a0\u201cN\u00e3o se pode permitir que uma empresa, que tem como \u00fanico objetivo aumentar suas vendas e seu ganho financeiro explore o desejo de crian\u00e7as por brinquedos\u201d, conclui Isabella.<\/p>\n

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No que diz respeito \u00e0 Lei Cidade Limpa e a caixa no Parque Villa Lobos, vale ressaltar que seu artigo 9 n\u00e3o permite publicidade em parques, pra\u00e7as ou outros logradouros p\u00fablicos que estejam no Munic\u00edpio de S\u00e3o Paulo.\u00a0Ainda que o parque seja administrado pelo Governo do Estado, entendemos que por estar situado dentro do munic\u00edpio n\u00e3o haveria porque a lei n\u00e3o se aplicar ao caso em quest\u00e3o.\u00a0A notifica\u00e7\u00e3o enviada questiona a exist\u00eancia, ou n\u00e3o, de um documento que autoriza a instala\u00e7\u00e3o da caixa dentro do parque (art. 19 da Lei que trata de an\u00fancios especiais de finalidade cultural, educativa, informativa etc.).<\/p>\n

A promo\u00e7\u00e3o abusa tamb\u00e9m da hipervulnerabilidade infantil ao querer seduzir as crian\u00e7as a pr\u00e1ticas de consumo irrespons\u00e1veis, indo na contram\u00e3o dos conceitos de sustentabilidade ambiental, bem como a legisla\u00e7\u00e3o p\u00e1tria que protege seus direitos com prioridade absoluta, e que busca o respeito ao melhor interesse da crian\u00e7a. Com inten\u00e7\u00e3o de maximizar suas vendas durante os dias que antecedem o Dia das Crian\u00e7as a promo\u00e7\u00e3o \u00e9 um acinte \u00e0 sociedade como um todo, ainda mais em um momento de crise econ\u00f4mica por qual passa o pa\u00eds e em tempos nos quais o consumismo n\u00e3o deve ser glamourizado ou estimulado, mas refreado.<\/p>\n

Foto: Reprodu\u00e7\u00e3o\/ Facebook<\/p>\n

Acompanhe o caso:<\/p>\n