{"id":35484,"date":"2015-10-02T14:43:44","date_gmt":"2015-10-02T17:43:44","guid":{"rendered":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/?p=6222"},"modified":"2022-10-17T14:52:33","modified_gmt":"2022-10-17T17:52:33","slug":"60-das-maes-cedem-a-vontade-dos-filhos-na-hora-das-compras","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/noticias\/60-das-maes-cedem-a-vontade-dos-filhos-na-hora-das-compras\/","title":{"rendered":"60% das m\u00e3es cedem \u00e0 vontade dos filhos na hora das compras"},"content":{"rendered":"

Pesquisa revela que quatro em cada dez m\u00e3es consultadas admitem gastar mais que o planejado.<\/em><\/p>\n

Seis em cada dez m\u00e3es n\u00e3o resistem ao apelo dos filhos quando o assunto \u00e9 comprar, indica pesquisa do Servi\u00e7o de Prote\u00e7\u00e3o ao Cr\u00e9dito (SPC) e da Confedera\u00e7\u00e3o Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL)<\/a>. O estudo observou a rea\u00e7\u00e3o das m\u00e3es, com filhos entre dois e 18 anos, na aquisi\u00e7\u00e3o de produtos sup\u00e9rfluos como brinquedos, roupas e doces. De acordo com o levantamento, o passeio num centro de compras ou supermercado na companhia dos filhos estimula ainda mais o consumo. Nessa situa\u00e7\u00e3o, quatro em cada dez m\u00e3es consultadas admitem gastar mais que o planejado.<\/p>\n

Isabella Henriques, diretora do Instituto Alana e coordenadora do Projeto Crian\u00e7a e Consumo, destacou algumas das causas desse cen\u00e1rio. \u201cEssa realidade que a pesquisa mostra \u00e9 resultado de um ambiente com muitos fatores, come\u00e7ando pela sociedade de consumo, passando pela falta de tempo dos pais, m\u00e3es e respons\u00e1veis com seus filhos, pelas rela\u00e7\u00f5es afetivas mediadas pelo consumo, pelas manifesta\u00e7\u00f5es de amor, carinho e afeto por meio de presentes, bens materiais, e muita, muita publicidade dirigida \u00e0s crian\u00e7as\u201d, disse.<\/p>\n

A coordenadora do Crian\u00e7a e Consumo alerta para a import\u00e2ncia de resistir aos apelos das crian\u00e7as e da publicidade. \u201cSabemos, pela psicologia do desenvolvimento, que \u00e9 importante para a forma\u00e7\u00e3o da autoestima da crian\u00e7a ouvir o n\u00e3o. \u00c9 importante para ela saber lidar com a frustra\u00e7\u00e3o no futuro, quando for adulta\u201d, destacou. \u201cJ\u00e1 a publicidade dirigida \u00e0 crian\u00e7a estimula o desejo pelo consumo por determinados brinquedos, roupas, alimentos, etc. As empresas sabem da hipervulnerabilidade da crian\u00e7a enquanto pessoa ainda em forma\u00e7\u00e3o e de seu poder de influ\u00eancia nas compras da fam\u00edlia e utilizam desse conhecimento para aumentar suas vendas\u201d, acrescenta.<\/p>\n

A reportagem da Ag\u00eancia Brasil<\/a> entrevistou pais e m\u00e3es, Rafaela Gl\u00f3ria Peixoto, 35 anos, informou que tem dificuldades para controlar as despesas quando est\u00e1 com a filha de 5 anos. \u201cEla s\u00f3 pede as bonecas mais caras quando a trago para o shopping. Por isso, evito. \u00c9 dif\u00edcil, porque, \u00e0s vezes, ela at\u00e9 chora, faz birra e passo vexame.\u201d<\/p>\n

Segundo a pesquisa, 67,3% dos filhos aceitam estabelecer algum acordo antes de sair de casa, como comprar s\u00f3 o combinado (em 18,6% dos casos) ou acordar um valor ou quantidade previamente (48,7%). Cl\u00e1udia Brito, 40 anos, m\u00e3e de um menino de 8 anos, faz parte de uma minoria de m\u00e3es ( 15,6%) que s\u00f3 presenteiam os filhos em datas comemorativas. \u201cMeu filho sabe que s\u00f3 ganhar\u00e1 presente no anivers\u00e1rio ou no Natal. Se ele vem comigo para o shopping, pode at\u00e9 escolher um brinquedo, mas s\u00f3 vai ganhar em uma dessas datas.” Conforme a pesquisa, 12,7% das m\u00e3es d\u00e3o presentes quando o filho cumpre regras, tarefas e obriga\u00e7\u00f5es.<\/p>\n

Veja tamb\u00e9m:<\/strong>
\n–\u00a0
Crian\u00e7as utilizam cada vez mais o tablet para acessar a internet<\/a>
\n–\u00a0
Cart\u00e3o Mesada: Um bom neg\u00f3cio para quem?<\/a>
\n–\u00a0
Decis\u00e3o judicial sobre McLanche Feliz ignora direitos da crian\u00e7a<\/a><\/p>\n

Foto: Via Flickr<\/a><\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"

Pesquisa revela que quatro em cada dez m\u00e3es consultadas admitem gastar mais que o planejado.<\/p>\n","protected":false},"author":7,"featured_media":37606,"comment_status":"closed","ping_status":"closed","sticky":false,"template":"","format":"standard","meta":{"inline_featured_image":false,"_themeisle_gutenberg_block_has_review":false,"footnotes":""},"categories":[127],"tags":[86],"yoast_head":"\n60% das m\u00e3es cedem \u00e0 vontade dos filhos na hora das compras - Crian\u00e7a e Consumo<\/title>\n<meta name=\"robots\" content=\"index, follow, max-snippet:-1, max-image-preview:large, max-video-preview:-1\" \/>\n<link rel=\"canonical\" href=\"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/noticias\/60-das-maes-cedem-a-vontade-dos-filhos-na-hora-das-compras\/\" \/>\n<meta property=\"og:locale\" content=\"pt_BR\" \/>\n<meta property=\"og:type\" content=\"article\" \/>\n<meta property=\"og:title\" content=\"60% das m\u00e3es cedem \u00e0 vontade dos filhos na hora das compras - Crian\u00e7a e Consumo\" \/>\n<meta property=\"og:description\" content=\"Pesquisa revela que quatro em cada dez m\u00e3es consultadas admitem gastar mais que o planejado.\" \/>\n<meta property=\"og:url\" content=\"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/noticias\/60-das-maes-cedem-a-vontade-dos-filhos-na-hora-das-compras\/\" \/>\n<meta property=\"og:site_name\" content=\"Crian\u00e7a e Consumo\" \/>\n<meta property=\"article:published_time\" content=\"2015-10-02T17:43:44+00:00\" \/>\n<meta property=\"article:modified_time\" content=\"2022-10-17T17:52:33+00:00\" \/>\n<meta property=\"og:image\" content=\"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/wp-content\/uploads\/2015\/10\/rrrr-1.jpg\" \/>\n\t<meta property=\"og:image:width\" content=\"870\" \/>\n\t<meta property=\"og:image:height\" content=\"320\" \/>\n\t<meta property=\"og:image:type\" content=\"image\/jpeg\" \/>\n<meta name=\"author\" content=\"Belisa Rotondi\" \/>\n<meta name=\"twitter:card\" content=\"summary_large_image\" \/>\n<meta name=\"twitter:label1\" content=\"Escrito por\" \/>\n\t<meta name=\"twitter:data1\" content=\"Belisa Rotondi\" \/>\n\t<meta name=\"twitter:label2\" content=\"Est. tempo de leitura\" \/>\n\t<meta name=\"twitter:data2\" content=\"3 minutos\" \/>\n<script type=\"application\/ld+json\" class=\"yoast-schema-graph\">{\"@context\":\"https:\/\/schema.org\",\"@graph\":[{\"@type\":\"WebPage\",\"@id\":\"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/noticias\/60-das-maes-cedem-a-vontade-dos-filhos-na-hora-das-compras\/\",\"url\":\"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/noticias\/60-das-maes-cedem-a-vontade-dos-filhos-na-hora-das-compras\/\",\"name\":\"60% das m\u00e3es cedem \u00e0 vontade dos filhos na hora das compras - Crian\u00e7a e Consumo\",\"isPartOf\":{\"@id\":\"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/#website\"},\"primaryImageOfPage\":{\"@id\":\"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/noticias\/60-das-maes-cedem-a-vontade-dos-filhos-na-hora-das-compras\/#primaryimage\"},\"image\":{\"@id\":\"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/noticias\/60-das-maes-cedem-a-vontade-dos-filhos-na-hora-das-compras\/#primaryimage\"},\"thumbnailUrl\":\"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/wp-content\/uploads\/2015\/10\/rrrr-1.jpg\",\"datePublished\":\"2015-10-02T17:43:44+00:00\",\"dateModified\":\"2022-10-17T17:52:33+00:00\",\"author\":{\"@id\":\"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/#\/schema\/person\/96dfa6cb21f12943a647a306974c1065\"},\"breadcrumb\":{\"@id\":\"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/noticias\/60-das-maes-cedem-a-vontade-dos-filhos-na-hora-das-compras\/#breadcrumb\"},\"inLanguage\":\"pt-BR\",\"potentialAction\":[{\"@type\":\"ReadAction\",\"target\":[\"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/noticias\/60-das-maes-cedem-a-vontade-dos-filhos-na-hora-das-compras\/\"]}]},{\"@type\":\"ImageObject\",\"inLanguage\":\"pt-BR\",\"@id\":\"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/noticias\/60-das-maes-cedem-a-vontade-dos-filhos-na-hora-das-compras\/#primaryimage\",\"url\":\"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/wp-content\/uploads\/2015\/10\/rrrr-1.jpg\",\"contentUrl\":\"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/wp-content\/uploads\/2015\/10\/rrrr-1.jpg\",\"width\":870,\"height\":320,\"caption\":\"Foto de um boneco de uma mulher segurando em sua m\u00e3o direita uma sacola de compras e com a sua m\u00e3o esquerda segura um beb\u00ea, o boneco est\u00e1 em meio a prateleiras de supermercados.\"},{\"@type\":\"BreadcrumbList\",\"@id\":\"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/noticias\/60-das-maes-cedem-a-vontade-dos-filhos-na-hora-das-compras\/#breadcrumb\",\"itemListElement\":[{\"@type\":\"ListItem\",\"position\":1,\"name\":\"Home\",\"item\":\"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/\"},{\"@type\":\"ListItem\",\"position\":2,\"name\":\"60% das m\u00e3es cedem \u00e0 vontade dos filhos na hora das compras\"}]},{\"@type\":\"WebSite\",\"@id\":\"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/#website\",\"url\":\"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/\",\"name\":\"Crian\u00e7a e Consumo\",\"description\":\"Instituto\",\"potentialAction\":[{\"@type\":\"SearchAction\",\"target\":{\"@type\":\"EntryPoint\",\"urlTemplate\":\"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/?s={search_term_string}\"},\"query-input\":\"required name=search_term_string\"}],\"inLanguage\":\"pt-BR\"},{\"@type\":\"Person\",\"@id\":\"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/#\/schema\/person\/96dfa6cb21f12943a647a306974c1065\",\"name\":\"Belisa Rotondi\",\"image\":{\"@type\":\"ImageObject\",\"inLanguage\":\"pt-BR\",\"@id\":\"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/#\/schema\/person\/image\/\",\"url\":\"https:\/\/secure.gravatar.com\/avatar\/2328522277d4b7fad24dab4758a90aea?s=96&d=mm&r=g\",\"contentUrl\":\"https:\/\/secure.gravatar.com\/avatar\/2328522277d4b7fad24dab4758a90aea?s=96&d=mm&r=g\",\"caption\":\"Belisa Rotondi\"},\"sameAs\":[\"http:\/\/belisa\"],\"url\":\"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/author\/belisa\/\"}]}<\/script>\n<!-- \/ Yoast SEO plugin. -->","yoast_head_json":{"title":"60% das m\u00e3es cedem \u00e0 vontade dos filhos na hora das compras - Crian\u00e7a e Consumo","robots":{"index":"index","follow":"follow","max-snippet":"max-snippet:-1","max-image-preview":"max-image-preview:large","max-video-preview":"max-video-preview:-1"},"canonical":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/noticias\/60-das-maes-cedem-a-vontade-dos-filhos-na-hora-das-compras\/","og_locale":"pt_BR","og_type":"article","og_title":"60% das m\u00e3es cedem \u00e0 vontade dos filhos na hora das compras - Crian\u00e7a e Consumo","og_description":"Pesquisa revela que quatro em cada dez m\u00e3es consultadas admitem gastar mais que o planejado.","og_url":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/noticias\/60-das-maes-cedem-a-vontade-dos-filhos-na-hora-das-compras\/","og_site_name":"Crian\u00e7a e Consumo","article_published_time":"2015-10-02T17:43:44+00:00","article_modified_time":"2022-10-17T17:52:33+00:00","og_image":[{"width":870,"height":320,"url":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/wp-content\/uploads\/2015\/10\/rrrr-1.jpg","type":"image\/jpeg"}],"author":"Belisa Rotondi","twitter_card":"summary_large_image","twitter_misc":{"Escrito por":"Belisa Rotondi","Est. tempo de leitura":"3 minutos"},"schema":{"@context":"https:\/\/schema.org","@graph":[{"@type":"WebPage","@id":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/noticias\/60-das-maes-cedem-a-vontade-dos-filhos-na-hora-das-compras\/","url":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/noticias\/60-das-maes-cedem-a-vontade-dos-filhos-na-hora-das-compras\/","name":"60% das m\u00e3es cedem \u00e0 vontade dos filhos na hora das compras - Crian\u00e7a e Consumo","isPartOf":{"@id":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/#website"},"primaryImageOfPage":{"@id":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/noticias\/60-das-maes-cedem-a-vontade-dos-filhos-na-hora-das-compras\/#primaryimage"},"image":{"@id":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/noticias\/60-das-maes-cedem-a-vontade-dos-filhos-na-hora-das-compras\/#primaryimage"},"thumbnailUrl":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/wp-content\/uploads\/2015\/10\/rrrr-1.jpg","datePublished":"2015-10-02T17:43:44+00:00","dateModified":"2022-10-17T17:52:33+00:00","author":{"@id":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/#\/schema\/person\/96dfa6cb21f12943a647a306974c1065"},"breadcrumb":{"@id":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/noticias\/60-das-maes-cedem-a-vontade-dos-filhos-na-hora-das-compras\/#breadcrumb"},"inLanguage":"pt-BR","potentialAction":[{"@type":"ReadAction","target":["https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/noticias\/60-das-maes-cedem-a-vontade-dos-filhos-na-hora-das-compras\/"]}]},{"@type":"ImageObject","inLanguage":"pt-BR","@id":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/noticias\/60-das-maes-cedem-a-vontade-dos-filhos-na-hora-das-compras\/#primaryimage","url":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/wp-content\/uploads\/2015\/10\/rrrr-1.jpg","contentUrl":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/wp-content\/uploads\/2015\/10\/rrrr-1.jpg","width":870,"height":320,"caption":"Foto de um boneco de uma mulher segurando em sua m\u00e3o direita uma sacola de compras e com a sua m\u00e3o esquerda segura um beb\u00ea, o boneco est\u00e1 em meio a prateleiras de supermercados."},{"@type":"BreadcrumbList","@id":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/noticias\/60-das-maes-cedem-a-vontade-dos-filhos-na-hora-das-compras\/#breadcrumb","itemListElement":[{"@type":"ListItem","position":1,"name":"Home","item":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/"},{"@type":"ListItem","position":2,"name":"60% das m\u00e3es cedem \u00e0 vontade dos filhos na hora das compras"}]},{"@type":"WebSite","@id":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/#website","url":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/","name":"Crian\u00e7a e Consumo","description":"Instituto","potentialAction":[{"@type":"SearchAction","target":{"@type":"EntryPoint","urlTemplate":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/?s={search_term_string}"},"query-input":"required name=search_term_string"}],"inLanguage":"pt-BR"},{"@type":"Person","@id":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/#\/schema\/person\/96dfa6cb21f12943a647a306974c1065","name":"Belisa Rotondi","image":{"@type":"ImageObject","inLanguage":"pt-BR","@id":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/#\/schema\/person\/image\/","url":"https:\/\/secure.gravatar.com\/avatar\/2328522277d4b7fad24dab4758a90aea?s=96&d=mm&r=g","contentUrl":"https:\/\/secure.gravatar.com\/avatar\/2328522277d4b7fad24dab4758a90aea?s=96&d=mm&r=g","caption":"Belisa Rotondi"},"sameAs":["http:\/\/belisa"],"url":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/author\/belisa\/"}]}},"acf":[],"_links":{"self":[{"href":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/35484"}],"collection":[{"href":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts"}],"about":[{"href":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/wp-json\/wp\/v2\/types\/post"}],"author":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/wp-json\/wp\/v2\/users\/7"}],"replies":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/wp-json\/wp\/v2\/comments?post=35484"}],"version-history":[{"count":0,"href":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/35484\/revisions"}],"wp:featuredmedia":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/wp-json\/wp\/v2\/media\/37606"}],"wp:attachment":[{"href":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/wp-json\/wp\/v2\/media?parent=35484"}],"wp:term":[{"taxonomy":"category","embeddable":true,"href":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/wp-json\/wp\/v2\/categories?post=35484"},{"taxonomy":"post_tag","embeddable":true,"href":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/wp-json\/wp\/v2\/tags?post=35484"}],"curies":[{"name":"wp","href":"https:\/\/api.w.org\/{rel}","templated":true}]}}