{"id":35484,"date":"2015-10-02T14:43:44","date_gmt":"2015-10-02T17:43:44","guid":{"rendered":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/?p=6222"},"modified":"2022-10-17T14:52:33","modified_gmt":"2022-10-17T17:52:33","slug":"60-das-maes-cedem-a-vontade-dos-filhos-na-hora-das-compras","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/noticias\/60-das-maes-cedem-a-vontade-dos-filhos-na-hora-das-compras\/","title":{"rendered":"60% das m\u00e3es cedem \u00e0 vontade dos filhos na hora das compras"},"content":{"rendered":"
Pesquisa revela que quatro em cada dez m\u00e3es consultadas admitem gastar mais que o planejado.<\/em><\/p>\n Seis em cada dez m\u00e3es n\u00e3o resistem ao apelo dos filhos quando o assunto \u00e9 comprar, indica pesquisa do Servi\u00e7o de Prote\u00e7\u00e3o ao Cr\u00e9dito (SPC) e da Confedera\u00e7\u00e3o Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL)<\/a>. O estudo observou a rea\u00e7\u00e3o das m\u00e3es, com filhos entre dois e 18 anos, na aquisi\u00e7\u00e3o de produtos sup\u00e9rfluos como brinquedos, roupas e doces. De acordo com o levantamento, o passeio num centro de compras ou supermercado na companhia dos filhos estimula ainda mais o consumo. Nessa situa\u00e7\u00e3o, quatro em cada dez m\u00e3es consultadas admitem gastar mais que o planejado.<\/p>\n Isabella Henriques, diretora do Instituto Alana e coordenadora do Projeto Crian\u00e7a e Consumo, destacou algumas das causas desse cen\u00e1rio. \u201cEssa realidade que a pesquisa mostra \u00e9 resultado de um ambiente com muitos fatores, come\u00e7ando pela sociedade de consumo, passando pela falta de tempo dos pais, m\u00e3es e respons\u00e1veis com seus filhos, pelas rela\u00e7\u00f5es afetivas mediadas pelo consumo, pelas manifesta\u00e7\u00f5es de amor, carinho e afeto por meio de presentes, bens materiais, e muita, muita publicidade dirigida \u00e0s crian\u00e7as\u201d, disse.<\/p>\n A coordenadora do Crian\u00e7a e Consumo alerta para a import\u00e2ncia de resistir aos apelos das crian\u00e7as e da publicidade. \u201cSabemos, pela psicologia do desenvolvimento, que \u00e9 importante para a forma\u00e7\u00e3o da autoestima da crian\u00e7a ouvir o n\u00e3o. \u00c9 importante para ela saber lidar com a frustra\u00e7\u00e3o no futuro, quando for adulta\u201d, destacou. \u201cJ\u00e1 a publicidade dirigida \u00e0 crian\u00e7a estimula o desejo pelo consumo por determinados brinquedos, roupas, alimentos, etc. As empresas sabem da hipervulnerabilidade da crian\u00e7a enquanto pessoa ainda em forma\u00e7\u00e3o e de seu poder de influ\u00eancia nas compras da fam\u00edlia e utilizam desse conhecimento para aumentar suas vendas\u201d, acrescenta.<\/p>\n A reportagem da Ag\u00eancia Brasil<\/a> entrevistou pais e m\u00e3es, Rafaela Gl\u00f3ria Peixoto, 35 anos, informou que tem dificuldades para controlar as despesas quando est\u00e1 com a filha de 5 anos. \u201cEla s\u00f3 pede as bonecas mais caras quando a trago para o shopping. Por isso, evito. \u00c9 dif\u00edcil, porque, \u00e0s vezes, ela at\u00e9 chora, faz birra e passo vexame.\u201d<\/p>\n Segundo a pesquisa, 67,3% dos filhos aceitam estabelecer algum acordo antes de sair de casa, como comprar s\u00f3 o combinado (em 18,6% dos casos) ou acordar um valor ou quantidade previamente (48,7%). Cl\u00e1udia Brito, 40 anos, m\u00e3e de um menino de 8 anos, faz parte de uma minoria de m\u00e3es ( 15,6%) que s\u00f3 presenteiam os filhos em datas comemorativas. \u201cMeu filho sabe que s\u00f3 ganhar\u00e1 presente no anivers\u00e1rio ou no Natal. Se ele vem comigo para o shopping, pode at\u00e9 escolher um brinquedo, mas s\u00f3 vai ganhar em uma dessas datas.” Conforme a pesquisa, 12,7% das m\u00e3es d\u00e3o presentes quando o filho cumpre regras, tarefas e obriga\u00e7\u00f5es.<\/p>\n Veja tamb\u00e9m:<\/strong>
\n–\u00a0Crian\u00e7as utilizam cada vez mais o tablet para acessar a internet<\/a>
\n–\u00a0Cart\u00e3o Mesada: Um bom neg\u00f3cio para quem?<\/a>
\n–\u00a0Decis\u00e3o judicial sobre McLanche Feliz ignora direitos da crian\u00e7a<\/a><\/p>\n