{"id":35435,"date":"2015-05-27T16:46:46","date_gmt":"2015-05-27T16:46:46","guid":{"rendered":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/?p=5345"},"modified":"2022-10-17T14:52:43","modified_gmt":"2022-10-17T17:52:43","slug":"secretaria-orienta-escolas-do-estado-de-sp-sobre-publicidade-abusiva","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/noticias\/secretaria-orienta-escolas-do-estado-de-sp-sobre-publicidade-abusiva\/","title":{"rendered":"Secretaria orienta escolas do Estado de SP sobre publicidade abusiva"},"content":{"rendered":"
Em resposta ao recebimento da c\u00f3pia da representa\u00e7\u00e3o, que o projeto Crian\u00e7a e Consumo encaminhou para a empresa Vigor, quanto \u00e0 estrat\u00e9gia abusiva do \u201cProjeto Escola Vigor\u201d, a Secretaria de Estado da\u00a0Educa\u00e7\u00e3o de S\u00e3o Paulo, por meio da Coordenadoria de Gest\u00e3o da Educa\u00e7\u00e3o B\u00e1sica (CGEB), enviou ao Instituto Alana um of\u00edcio que apresenta o que a pasta\u00a0tem feito em rela\u00e7\u00e3o a publicidade infantil.<\/p>\n
O \u201cProjeto Escola Vigor\u201d oferece uma atividade, segundo a empresa, \u201cl\u00fadica e divertida\u201d que mostra o processo de fabrica\u00e7\u00e3o do iogurte e demais derivados do leite, \u201catrav\u00e9s de uma visita pedag\u00f3gica \u00e0 f\u00e1brica da Vigor\u201d. A an\u00e1lise do Crian\u00e7a e Consumo identificou que durante a visita as crian\u00e7as\u00a0permanecem em contato com a marca e seus produtos, uma vez que a decora\u00e7\u00e3o dos espa\u00e7os cont\u00e9m os logotipos da Vigor e as crian\u00e7as s\u00e3o levadas para degustar e comprar os produtos da empresa.<\/p>\n
No of\u00edcio, a Secretaria da Educa\u00e7\u00e3o informou que ap\u00f3s o recebimento do Minist\u00e9rio da Educa\u00e7\u00e3o (MEC) orienta\u00e7\u00f5es sobre o abuso da publicidade infantil, foi repassado a todos os\u00a0secret\u00e1rios do Governo do Estado de S\u00e3o Paulo\u00a0o conte\u00fado da Resolu\u00e7\u00e3o n\u00ba 163 do Conselho Nacional dos Direitos da Crian\u00e7a e do Adolescente (Conanda), que\u00a0esclarece sobre a pr\u00e1tica abusiva do direcionamento da publicidade e\u00a0comunica\u00e7\u00e3o mercadol\u00f3gica\u00a0\u00e0 crian\u00e7a.\u00a0E foi divulgado entre os secret\u00e1rios a Nota T\u00e9cnica do\u00a0Minist\u00e9rio da Educa\u00e7\u00e3o\u00a0que esclarece o espa\u00e7o escolar como local de forma\u00e7\u00e3o integral das crian\u00e7as e que n\u00e3o deve, portanto, ser usado para a promo\u00e7\u00e3o e veicula\u00e7\u00e3o de publicidade.<\/p>\n
A Secretaria tamb\u00e9m enviou em junho de 2014 um comunicado para todas as diretorias de ensino para divulgar junto \u00e0s unidades escolares da rede estadual a Resolu\u00e7\u00e3o e o conte\u00fado da Nota T\u00e9cnica para que sejam atendidas. Tamb\u00e9m foi indicado que esse material fosse repassado aos Gestores Regionais, para que promovessem a divulga\u00e7\u00e3o entre Professores Mediadores Escolares e Comunit\u00e1rios \u2013 PMEC em suas atividades mensais.<\/p>\n
No of\u00edcio o Centro de Projetos Especiais (CPRESP) comprometeu-se a refor\u00e7ar a divulga\u00e7\u00e3o para os \u00f3rg\u00e3os regionais da SEESP reenviando a Resolu\u00e7\u00e3o n\u00ba 163\/2014 e Nota T\u00e9cnica, atrav\u00e9s dos meios internos de comunica\u00e7\u00e3o e informando sobre o trabalho do projeto Crian\u00e7a e Consumo.<\/p>\n