{"id":35396,"date":"2014-12-18T20:01:37","date_gmt":"2014-12-18T23:01:37","guid":{"rendered":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/?p=4481"},"modified":"2022-10-17T14:52:51","modified_gmt":"2022-10-17T17:52:51","slug":"publicidade-infantil-e-obstaculo-para-alimentacao-saudavel","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/noticias\/publicidade-infantil-e-obstaculo-para-alimentacao-saudavel\/","title":{"rendered":"Publicidade Infantil \u00e9 obst\u00e1culo para alimenta\u00e7\u00e3o saud\u00e1vel"},"content":{"rendered":"

Guia Alimentar para a Popula\u00e7\u00e3o Brasileira, do Minist\u00e9rio da Sa\u00fade, traz informa\u00e7\u00f5es e dados sobre as consequ\u00eancias da comunica\u00e7\u00e3o mercadol\u00f3gica dirigida \u00e0s crian\u00e7as.<\/em><\/p>\n

 <\/p>\n

Uma pessoa que escolhe consumir um alimento saud\u00e1vel teve que passar por uma s\u00e9rie de barreiras, como custo \u2013 muitas vezes alto \u2013 e a oferta de produtos nas g\u00f4ndolas \u2013 muitas vezes baixa<\/a>. H\u00e1 tamb\u00e9m outras quest\u00f5es, como informa\u00e7\u00e3o sobre os benef\u00edcios deste tipo de alimento, as habilidades culin\u00e1rias do consumidor e a publicidade que torna os produtos n\u00e3o saud\u00e1veis bastante atraentes<\/a>.<\/p>\n

 <\/p>\n

Por conta de tudo isso, o Guia Alimentar para a Popula\u00e7\u00e3o Brasileira<\/strong><\/a>, elaborado pelo Minist\u00e9rio da Sa\u00fade, traz algumas recomenda\u00e7\u00f5es que podem ajudar no processo de escolha por alimentos saud\u00e1veis.<\/p>\n

 <\/p>\n

Um dos principais pontos est\u00e1 relacionado \u00e0 publicidade de alimentos ultraprocessados<\/a>. Segundo o Guia, mais de dois ter\u00e7os dos comerciais de alimentos veiculados na televis\u00e3o s\u00e3o de redes de fast food, salgadinhos, biscoitos, bolos, cereais matinais, balas, refrigerantes, sucos e refrescos. Boa parte das publicidades, salienta o Guia, \u00e9 direcionada para crian\u00e7as<\/strong> (que cada vez mais s\u00e3o o p\u00fablico alvo da publicidade de alimentos) e adolescentes.<\/p>\n

 <\/p>\n

A publicidade infantil de produtos aliment\u00edcios<\/strong><\/h3>\n

Mesmo indo contra a Resolu\u00e7\u00e3o 163 do Conanda<\/a> (Conselho Nacional dos Direitos da Crian\u00e7a e do Adolescente), a publicidade dirigida a crian\u00e7as ainda usa elementos que elas mais gostam, como her\u00f3is, celebridades do mundo infantil, m\u00fasicas, brinquedos e jogos. O Guia aconselha que pais e educadores devam jogar aberto com as crian\u00e7as: \u00e9 preciso dizer claramente para elas que o objetivo da publicidade \u00e9 aumentar as vendas dos produtos. O documento prop\u00f5e ainda que os adultos exijam que as escolas sejam ambientes livres de publicidade<\/a> de quaisquer produtos e que o curr\u00edculo escolar discuta o papel da publicidade.<\/p>\n

 <\/p>\n

Al\u00e9m disso, os adultos devem saber que eles podem contar com \u00f3rg\u00e3os do Poder P\u00fablico, como Procons, Minist\u00e9rio P\u00fablico, Defensoria P\u00fablica, Minist\u00e9rio da Justi\u00e7a e Minist\u00e9rio da Educa\u00e7\u00e3o. Eles podem ser acionados para que tomem provid\u00eancias legais sempre que forem identificados casos de descumprimento das leis.<\/p>\n

 <\/p>\n

\u201cH\u00e1bitos alimentares se formam na inf\u00e2ncia e s\u00e3o muito influenciados pela publicidade de produtos ultraprocessados direcionada \u00e0s crian\u00e7as. Esse cen\u00e1rio precisa mudar para reverter\u00a0 a epidemia de obesidade e de doen\u00e7as cr\u00f4nicas que afetam o Brasil. J\u00e1 gastamos 2,4% do nosso PIB com os custos da obesidade para a sa\u00fade p\u00fablica”, diz a advogada Ekaterine Karageorgiadis. Ela enaltece a forma clara com a qual o Guia aborda a quest\u00e3o da publicidade em rela\u00e7\u00e3o \u00e0 alimenta\u00e7\u00e3o e comenta:\u00a0 “A responsabilidade pelas mudan\u00e7as n\u00e3o deve ser atribu\u00edda apenas \u00e0s pessoas ou \u00e0s fam\u00edlias, mas sim a todos os atores sociais envolvidos, o que inclui Estado, institui\u00e7\u00f5es de ensino, mercado publicit\u00e1rio e anunciantes”.<\/p>\n

 <\/p>\n

O\u00a0Guia Alimentar para a Popula\u00e7\u00e3o Brasileira, publicado 2014, pode ser acessado gratuitamente pela internet e \u00e9\u00a0refer\u00eancia nacional e internacional para a promo\u00e7\u00e3o da sa\u00fade e indicador de pol\u00edticas p\u00fablicas. Mas o documento est\u00e1, atualmente, sendo amea\u00e7ado e precisamos agir!\u00a0Assine conosco o manifesto em defesa<\/a> do Guia Alimentar para a Popula\u00e7\u00e3o Brasileira<\/strong>, da Alian\u00e7a pela Alimenta\u00e7\u00e3o Adequada e Saud\u00e1vel, que ser\u00e1 entregue ao Minist\u00e9rio da Sa\u00fade no dia 24 de setembro de 2020. Organiza\u00e7\u00f5es e pessoas f\u00edsicas podem participar, basta acessar este link<\/a>.<\/p>\n

 <\/p>\n

Leia Tamb\u00e9m<\/h3>\n

Fim da publicidade para um mundo livre de obesidade<\/a><\/p>\n

Nove den\u00fancias de oferta abusiva de produtos aliment\u00edcios com brinquedo<\/a><\/p>\n

Vigor \u00e9 multada em mais de R$ 1 milh\u00e3o pelo Procon-SP por publicidade infantil<\/a><\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"

Novo Guia Alimentar para a Popula\u00e7\u00e3o Brasileira, do Minist\u00e9rio da Sa\u00fade, traz informa\u00e7\u00f5es e dados sobre as consequ\u00eancias da comunica\u00e7\u00e3o mercadol\u00f3gica dirigida \u00e0s crian\u00e7as.<\/p>\n","protected":false},"author":7,"featured_media":23041,"comment_status":"closed","ping_status":"closed","sticky":false,"template":"","format":"standard","meta":{"inline_featured_image":false,"_themeisle_gutenberg_block_has_review":false,"footnotes":""},"categories":[127],"tags":[307,395,69],"yoast_head":"\nPublicidade Infantil \u00e9 obst\u00e1culo para alimenta\u00e7\u00e3o saud\u00e1vel<\/title>\n<meta name=\"description\" content=\"Guia Alimentar para a Popula\u00e7\u00e3o Brasileira, do Minist\u00e9rio da Sa\u00fade, traz informa\u00e7\u00f5es e dados sobre as consequ\u00eancias da comunica\u00e7\u00e3o mercadol\u00f3gica dirigida \u00e0s crian\u00e7as.\" \/>\n<meta name=\"robots\" content=\"index, follow, max-snippet:-1, max-image-preview:large, max-video-preview:-1\" \/>\n<link rel=\"canonical\" href=\"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/noticias\/publicidade-infantil-e-obstaculo-para-alimentacao-saudavel\/\" \/>\n<meta property=\"og:locale\" content=\"pt_BR\" \/>\n<meta property=\"og:type\" content=\"article\" \/>\n<meta property=\"og:title\" content=\"Precisamos defender uma alimenta\u00e7\u00e3o infantil saud\u00e1vel\" \/>\n<meta property=\"og:description\" content=\"Guia Alimentar para a Popula\u00e7\u00e3o Brasileira \u00e9 refer\u00eancia internacional\" \/>\n<meta property=\"og:url\" content=\"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/noticias\/publicidade-infantil-e-obstaculo-para-alimentacao-saudavel\/\" \/>\n<meta property=\"og:site_name\" content=\"Crian\u00e7a e Consumo\" \/>\n<meta property=\"article:published_time\" content=\"2014-12-18T23:01:37+00:00\" \/>\n<meta property=\"article:modified_time\" content=\"2022-10-17T17:52:51+00:00\" \/>\n<meta property=\"og:image\" content=\"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/wp-content\/uploads\/2014\/12\/Redes_Guia-Alimentar-para-a-Populac\u0327a\u0303o-Brasileira.png\" \/>\n<meta name=\"author\" content=\"Belisa Rotondi\" \/>\n<meta name=\"twitter:card\" content=\"summary_large_image\" \/>\n<meta name=\"twitter:label1\" content=\"Escrito por\" \/>\n\t<meta name=\"twitter:data1\" content=\"Belisa Rotondi\" \/>\n\t<meta name=\"twitter:label2\" content=\"Est. tempo de leitura\" \/>\n\t<meta name=\"twitter:data2\" content=\"3 minutos\" \/>\n<script type=\"application\/ld+json\" class=\"yoast-schema-graph\">{\"@context\":\"https:\/\/schema.org\",\"@graph\":[{\"@type\":\"WebPage\",\"@id\":\"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/noticias\/publicidade-infantil-e-obstaculo-para-alimentacao-saudavel\/\",\"url\":\"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/noticias\/publicidade-infantil-e-obstaculo-para-alimentacao-saudavel\/\",\"name\":\"Publicidade Infantil \u00e9 obst\u00e1culo para alimenta\u00e7\u00e3o saud\u00e1vel\",\"isPartOf\":{\"@id\":\"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/#website\"},\"primaryImageOfPage\":{\"@id\":\"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/noticias\/publicidade-infantil-e-obstaculo-para-alimentacao-saudavel\/#primaryimage\"},\"image\":{\"@id\":\"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/noticias\/publicidade-infantil-e-obstaculo-para-alimentacao-saudavel\/#primaryimage\"},\"thumbnailUrl\":\"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/wp-content\/uploads\/2014\/12\/Capa_Guia-Alimentar-para-a-Populac\u0327a\u0303o-Brasileira-1.png\",\"datePublished\":\"2014-12-18T23:01:37+00:00\",\"dateModified\":\"2022-10-17T17:52:51+00:00\",\"author\":{\"@id\":\"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/#\/schema\/person\/96dfa6cb21f12943a647a306974c1065\"},\"description\":\"Guia Alimentar para a Popula\u00e7\u00e3o Brasileira, do Minist\u00e9rio da Sa\u00fade, traz informa\u00e7\u00f5es e dados sobre as consequ\u00eancias da comunica\u00e7\u00e3o mercadol\u00f3gica dirigida \u00e0s crian\u00e7as.\",\"breadcrumb\":{\"@id\":\"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/noticias\/publicidade-infantil-e-obstaculo-para-alimentacao-saudavel\/#breadcrumb\"},\"inLanguage\":\"pt-BR\",\"potentialAction\":[{\"@type\":\"ReadAction\",\"target\":[\"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/noticias\/publicidade-infantil-e-obstaculo-para-alimentacao-saudavel\/\"]}]},{\"@type\":\"ImageObject\",\"inLanguage\":\"pt-BR\",\"@id\":\"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/noticias\/publicidade-infantil-e-obstaculo-para-alimentacao-saudavel\/#primaryimage\",\"url\":\"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/wp-content\/uploads\/2014\/12\/Capa_Guia-Alimentar-para-a-Populac\u0327a\u0303o-Brasileira-1.png\",\"contentUrl\":\"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/wp-content\/uploads\/2014\/12\/Capa_Guia-Alimentar-para-a-Populac\u0327a\u0303o-Brasileira-1.png\",\"width\":870,\"height\":320,\"caption\":\"Em fundo verde, diversas melancias cortadas em formato de tri\u00e2ngulo como imagem de apoio do texto sobre o Guia Alimentar para a Popula\u00e7\u00e3o Brasileira\"},{\"@type\":\"BreadcrumbList\",\"@id\":\"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/noticias\/publicidade-infantil-e-obstaculo-para-alimentacao-saudavel\/#breadcrumb\",\"itemListElement\":[{\"@type\":\"ListItem\",\"position\":1,\"name\":\"Home\",\"item\":\"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/\"},{\"@type\":\"ListItem\",\"position\":2,\"name\":\"Publicidade Infantil \u00e9 obst\u00e1culo para alimenta\u00e7\u00e3o saud\u00e1vel\"}]},{\"@type\":\"WebSite\",\"@id\":\"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/#website\",\"url\":\"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/\",\"name\":\"Crian\u00e7a e Consumo\",\"description\":\"Instituto\",\"potentialAction\":[{\"@type\":\"SearchAction\",\"target\":{\"@type\":\"EntryPoint\",\"urlTemplate\":\"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/?s={search_term_string}\"},\"query-input\":\"required name=search_term_string\"}],\"inLanguage\":\"pt-BR\"},{\"@type\":\"Person\",\"@id\":\"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/#\/schema\/person\/96dfa6cb21f12943a647a306974c1065\",\"name\":\"Belisa Rotondi\",\"image\":{\"@type\":\"ImageObject\",\"inLanguage\":\"pt-BR\",\"@id\":\"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/#\/schema\/person\/image\/\",\"url\":\"https:\/\/secure.gravatar.com\/avatar\/2328522277d4b7fad24dab4758a90aea?s=96&d=mm&r=g\",\"contentUrl\":\"https:\/\/secure.gravatar.com\/avatar\/2328522277d4b7fad24dab4758a90aea?s=96&d=mm&r=g\",\"caption\":\"Belisa Rotondi\"},\"sameAs\":[\"http:\/\/belisa\"],\"url\":\"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/author\/belisa\/\"}]}<\/script>\n<!-- \/ Yoast SEO plugin. -->","yoast_head_json":{"title":"Publicidade Infantil \u00e9 obst\u00e1culo para alimenta\u00e7\u00e3o saud\u00e1vel","description":"Guia Alimentar para a Popula\u00e7\u00e3o Brasileira, do Minist\u00e9rio da Sa\u00fade, traz informa\u00e7\u00f5es e dados sobre as consequ\u00eancias da comunica\u00e7\u00e3o mercadol\u00f3gica dirigida \u00e0s crian\u00e7as.","robots":{"index":"index","follow":"follow","max-snippet":"max-snippet:-1","max-image-preview":"max-image-preview:large","max-video-preview":"max-video-preview:-1"},"canonical":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/noticias\/publicidade-infantil-e-obstaculo-para-alimentacao-saudavel\/","og_locale":"pt_BR","og_type":"article","og_title":"Precisamos defender uma alimenta\u00e7\u00e3o infantil saud\u00e1vel","og_description":"Guia Alimentar para a Popula\u00e7\u00e3o Brasileira \u00e9 refer\u00eancia internacional","og_url":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/noticias\/publicidade-infantil-e-obstaculo-para-alimentacao-saudavel\/","og_site_name":"Crian\u00e7a e Consumo","article_published_time":"2014-12-18T23:01:37+00:00","article_modified_time":"2022-10-17T17:52:51+00:00","og_image":[{"url":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/wp-content\/uploads\/2014\/12\/Redes_Guia-Alimentar-para-a-Populac\u0327a\u0303o-Brasileira.png"}],"author":"Belisa Rotondi","twitter_card":"summary_large_image","twitter_misc":{"Escrito por":"Belisa Rotondi","Est. tempo de leitura":"3 minutos"},"schema":{"@context":"https:\/\/schema.org","@graph":[{"@type":"WebPage","@id":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/noticias\/publicidade-infantil-e-obstaculo-para-alimentacao-saudavel\/","url":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/noticias\/publicidade-infantil-e-obstaculo-para-alimentacao-saudavel\/","name":"Publicidade Infantil \u00e9 obst\u00e1culo para alimenta\u00e7\u00e3o saud\u00e1vel","isPartOf":{"@id":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/#website"},"primaryImageOfPage":{"@id":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/noticias\/publicidade-infantil-e-obstaculo-para-alimentacao-saudavel\/#primaryimage"},"image":{"@id":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/noticias\/publicidade-infantil-e-obstaculo-para-alimentacao-saudavel\/#primaryimage"},"thumbnailUrl":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/wp-content\/uploads\/2014\/12\/Capa_Guia-Alimentar-para-a-Populac\u0327a\u0303o-Brasileira-1.png","datePublished":"2014-12-18T23:01:37+00:00","dateModified":"2022-10-17T17:52:51+00:00","author":{"@id":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/#\/schema\/person\/96dfa6cb21f12943a647a306974c1065"},"description":"Guia Alimentar para a Popula\u00e7\u00e3o Brasileira, do Minist\u00e9rio da Sa\u00fade, traz informa\u00e7\u00f5es e dados sobre as consequ\u00eancias da comunica\u00e7\u00e3o mercadol\u00f3gica dirigida \u00e0s crian\u00e7as.","breadcrumb":{"@id":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/noticias\/publicidade-infantil-e-obstaculo-para-alimentacao-saudavel\/#breadcrumb"},"inLanguage":"pt-BR","potentialAction":[{"@type":"ReadAction","target":["https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/noticias\/publicidade-infantil-e-obstaculo-para-alimentacao-saudavel\/"]}]},{"@type":"ImageObject","inLanguage":"pt-BR","@id":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/noticias\/publicidade-infantil-e-obstaculo-para-alimentacao-saudavel\/#primaryimage","url":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/wp-content\/uploads\/2014\/12\/Capa_Guia-Alimentar-para-a-Populac\u0327a\u0303o-Brasileira-1.png","contentUrl":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/wp-content\/uploads\/2014\/12\/Capa_Guia-Alimentar-para-a-Populac\u0327a\u0303o-Brasileira-1.png","width":870,"height":320,"caption":"Em fundo verde, diversas melancias cortadas em formato de tri\u00e2ngulo como imagem de apoio do texto sobre o Guia Alimentar para a Popula\u00e7\u00e3o Brasileira"},{"@type":"BreadcrumbList","@id":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/noticias\/publicidade-infantil-e-obstaculo-para-alimentacao-saudavel\/#breadcrumb","itemListElement":[{"@type":"ListItem","position":1,"name":"Home","item":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/"},{"@type":"ListItem","position":2,"name":"Publicidade Infantil \u00e9 obst\u00e1culo para alimenta\u00e7\u00e3o saud\u00e1vel"}]},{"@type":"WebSite","@id":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/#website","url":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/","name":"Crian\u00e7a e Consumo","description":"Instituto","potentialAction":[{"@type":"SearchAction","target":{"@type":"EntryPoint","urlTemplate":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/?s={search_term_string}"},"query-input":"required name=search_term_string"}],"inLanguage":"pt-BR"},{"@type":"Person","@id":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/#\/schema\/person\/96dfa6cb21f12943a647a306974c1065","name":"Belisa Rotondi","image":{"@type":"ImageObject","inLanguage":"pt-BR","@id":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/#\/schema\/person\/image\/","url":"https:\/\/secure.gravatar.com\/avatar\/2328522277d4b7fad24dab4758a90aea?s=96&d=mm&r=g","contentUrl":"https:\/\/secure.gravatar.com\/avatar\/2328522277d4b7fad24dab4758a90aea?s=96&d=mm&r=g","caption":"Belisa Rotondi"},"sameAs":["http:\/\/belisa"],"url":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/author\/belisa\/"}]}},"acf":[],"_links":{"self":[{"href":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/35396"}],"collection":[{"href":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts"}],"about":[{"href":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/wp-json\/wp\/v2\/types\/post"}],"author":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/wp-json\/wp\/v2\/users\/7"}],"replies":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/wp-json\/wp\/v2\/comments?post=35396"}],"version-history":[{"count":0,"href":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/35396\/revisions"}],"wp:featuredmedia":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/wp-json\/wp\/v2\/media\/23041"}],"wp:attachment":[{"href":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/wp-json\/wp\/v2\/media?parent=35396"}],"wp:term":[{"taxonomy":"category","embeddable":true,"href":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/wp-json\/wp\/v2\/categories?post=35396"},{"taxonomy":"post_tag","embeddable":true,"href":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/wp-json\/wp\/v2\/tags?post=35396"}],"curies":[{"name":"wp","href":"https:\/\/api.w.org\/{rel}","templated":true}]}}