{"id":35396,"date":"2014-12-18T20:01:37","date_gmt":"2014-12-18T23:01:37","guid":{"rendered":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/?p=4481"},"modified":"2022-10-17T14:52:51","modified_gmt":"2022-10-17T17:52:51","slug":"publicidade-infantil-e-obstaculo-para-alimentacao-saudavel","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/noticias\/publicidade-infantil-e-obstaculo-para-alimentacao-saudavel\/","title":{"rendered":"Publicidade Infantil \u00e9 obst\u00e1culo para alimenta\u00e7\u00e3o saud\u00e1vel"},"content":{"rendered":"
Guia Alimentar para a Popula\u00e7\u00e3o Brasileira, do Minist\u00e9rio da Sa\u00fade, traz informa\u00e7\u00f5es e dados sobre as consequ\u00eancias da comunica\u00e7\u00e3o mercadol\u00f3gica dirigida \u00e0s crian\u00e7as.<\/em><\/p>\n <\/p>\n Uma pessoa que escolhe consumir um alimento saud\u00e1vel teve que passar por uma s\u00e9rie de barreiras, como custo \u2013 muitas vezes alto \u2013 e a oferta de produtos nas g\u00f4ndolas \u2013 muitas vezes baixa<\/a>. H\u00e1 tamb\u00e9m outras quest\u00f5es, como informa\u00e7\u00e3o sobre os benef\u00edcios deste tipo de alimento, as habilidades culin\u00e1rias do consumidor e a publicidade que torna os produtos n\u00e3o saud\u00e1veis bastante atraentes<\/a>.<\/p>\n <\/p>\n Por conta de tudo isso, o Guia Alimentar para a Popula\u00e7\u00e3o Brasileira<\/strong><\/a>, elaborado pelo Minist\u00e9rio da Sa\u00fade, traz algumas recomenda\u00e7\u00f5es que podem ajudar no processo de escolha por alimentos saud\u00e1veis.<\/p>\n <\/p>\n Um dos principais pontos est\u00e1 relacionado \u00e0 publicidade de alimentos ultraprocessados<\/a>. Segundo o Guia, mais de dois ter\u00e7os dos comerciais de alimentos veiculados na televis\u00e3o s\u00e3o de redes de fast food, salgadinhos, biscoitos, bolos, cereais matinais, balas, refrigerantes, sucos e refrescos. Boa parte das publicidades, salienta o Guia, \u00e9 direcionada para crian\u00e7as<\/strong> (que cada vez mais s\u00e3o o p\u00fablico alvo da publicidade de alimentos) e adolescentes.<\/p>\n <\/p>\n Mesmo indo contra a Resolu\u00e7\u00e3o 163 do Conanda<\/a> (Conselho Nacional dos Direitos da Crian\u00e7a e do Adolescente), a publicidade dirigida a crian\u00e7as ainda usa elementos que elas mais gostam, como her\u00f3is, celebridades do mundo infantil, m\u00fasicas, brinquedos e jogos. O Guia aconselha que pais e educadores devam jogar aberto com as crian\u00e7as: \u00e9 preciso dizer claramente para elas que o objetivo da publicidade \u00e9 aumentar as vendas dos produtos. O documento prop\u00f5e ainda que os adultos exijam que as escolas sejam ambientes livres de publicidade<\/a> de quaisquer produtos e que o curr\u00edculo escolar discuta o papel da publicidade.<\/p>\n <\/p>\n Al\u00e9m disso, os adultos devem saber que eles podem contar com \u00f3rg\u00e3os do Poder P\u00fablico, como Procons, Minist\u00e9rio P\u00fablico, Defensoria P\u00fablica, Minist\u00e9rio da Justi\u00e7a e Minist\u00e9rio da Educa\u00e7\u00e3o. Eles podem ser acionados para que tomem provid\u00eancias legais sempre que forem identificados casos de descumprimento das leis.<\/p>\n <\/p>\n \u201cH\u00e1bitos alimentares se formam na inf\u00e2ncia e s\u00e3o muito influenciados pela publicidade de produtos ultraprocessados direcionada \u00e0s crian\u00e7as. Esse cen\u00e1rio precisa mudar para reverter\u00a0 a epidemia de obesidade e de doen\u00e7as cr\u00f4nicas que afetam o Brasil. J\u00e1 gastamos 2,4% do nosso PIB com os custos da obesidade para a sa\u00fade p\u00fablica”, diz a advogada Ekaterine Karageorgiadis. Ela enaltece a forma clara com a qual o Guia aborda a quest\u00e3o da publicidade em rela\u00e7\u00e3o \u00e0 alimenta\u00e7\u00e3o e comenta:\u00a0 “A responsabilidade pelas mudan\u00e7as n\u00e3o deve ser atribu\u00edda apenas \u00e0s pessoas ou \u00e0s fam\u00edlias, mas sim a todos os atores sociais envolvidos, o que inclui Estado, institui\u00e7\u00f5es de ensino, mercado publicit\u00e1rio e anunciantes”.<\/p>\n <\/p>\n O\u00a0Guia Alimentar para a Popula\u00e7\u00e3o Brasileira, publicado 2014, pode ser acessado gratuitamente pela internet e \u00e9\u00a0refer\u00eancia nacional e internacional para a promo\u00e7\u00e3o da sa\u00fade e indicador de pol\u00edticas p\u00fablicas. Mas o documento est\u00e1, atualmente, sendo amea\u00e7ado e precisamos agir!\u00a0Assine conosco o manifesto em defesa<\/a> do Guia Alimentar para a Popula\u00e7\u00e3o Brasileira<\/strong>, da Alian\u00e7a pela Alimenta\u00e7\u00e3o Adequada e Saud\u00e1vel, que ser\u00e1 entregue ao Minist\u00e9rio da Sa\u00fade no dia 24 de setembro de 2020. Organiza\u00e7\u00f5es e pessoas f\u00edsicas podem participar, basta acessar este link<\/a>.<\/p>\n <\/p>\n Fim da publicidade para um mundo livre de obesidade<\/a><\/p>\n Nove den\u00fancias de oferta abusiva de produtos aliment\u00edcios com brinquedo<\/a><\/p>\nA publicidade infantil de produtos aliment\u00edcios<\/strong><\/h3>\n
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