{"id":35386,"date":"2014-10-08T18:49:32","date_gmt":"2014-10-08T21:49:32","guid":{"rendered":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/?p=4319"},"modified":"2022-10-17T14:52:54","modified_gmt":"2022-10-17T17:52:54","slug":"empresas-reconhecem-que-sao-parte-dos-problemas-atuais-de-saude-publica","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/noticias\/empresas-reconhecem-que-sao-parte-dos-problemas-atuais-de-saude-publica\/","title":{"rendered":"Empresas reconhecem que s\u00e3o parte dos problemas atuais de sa\u00fade p\u00fablica"},"content":{"rendered":"

Coca-Cola, McDonald’s e PepsiCo est\u00e3o entre os anunciantes que se comprometem a conduzir a\u00e7\u00f5es globais em quatro frentes, inclusive para restri\u00e7\u00e3o da publicidade infantil at\u00e9 2016.<\/p>\n

Membros da International Food & Beverage Alliance (IFBA), como Coca-Cola, Ferrero, General Mills, Grupo Bimbo, Kellog\u00b4s, Mars, McDonald’s, Mondel\u0113z Internacional, Nestl\u00e9, PepsiCo e Unilever, enviaram uma carta<\/span><\/a> no dia 15 de setembro \u00e0 diretora da Organiza\u00e7\u00e3o Mundial de Sa\u00fade, Margaret Chan, com uma agenda de compromissos para melhorar a sa\u00fade p\u00fablica, entre elas a restri\u00e7\u00e3o \u00e0 publicidade infantil.<\/p>\n

Essa agenda inclui a meta de disponibilizar escolhas alimentares que ajudem as pessoas a ingerir dietas saud\u00e1veis e balanceadas, fornecer informa\u00e7\u00f5es de consumo com dados de nutri\u00e7\u00e3o f\u00e1ceis de entender, na embalagem e no ponto de venda, assim como por outros canais, al\u00e9m de promover um estilo de vida saud\u00e1vel.<\/p>\n

No que diz respeito \u00e0 publicidade e ao marketing respons\u00e1vel para crian\u00e7as, as empresas se comprometem a anunciar apenas produtos que definem como nutritivos ou, ent\u00e3o, a n\u00e3o anunciar nada. A pol\u00edtica abrange comunica\u00e7\u00f5es mercadol\u00f3gicas de alimentos e bebidas que se destinam principalmente a crian\u00e7as, pessoas com menos de 12 anos, em TV, r\u00e1dio, m\u00eddia impressa, cinema, m\u00eddia online, DVD\/CD-ROM, marketing direto, coloca\u00e7\u00e3o de produtos, games interativos, marketing por outdoors a ser definido por diretrizes interpretativas, marketing por celular e SMS. Al\u00e9m disso, as empresas se comprometem em n\u00e3o produzir publicidade de alimentos ou bebidas para crian\u00e7as nas escolas.<\/p>\n

O objetivo, segundo a IFBA, \u00e9 alcan\u00e7ar as metas definidas na Declara\u00e7\u00e3o Pol\u00edtica de 2011\u00a0 da Assembleia de Alto N\u00edvel da ONU sobre\u00a0 a Preven\u00e7\u00e3o e Controle de Doen\u00e7as N\u00e3o Transmiss\u00edveis e o Plano de A\u00e7\u00e3o Global da OMS para a Preven\u00e7\u00e3o e Controle de Doen\u00e7as N\u00e3o Transmiss\u00edveis de 2013-2020. Em 2008, essas empresas j\u00e1 haviam firmado um compromisso de tomar medidas globais coletivas para dar suporte \u00e0 promo\u00e7\u00e3o das metas de Estrat\u00e9gia Global da OMS de\u00a02004 sobre Dieta, Atividade F\u00edsica e Sa\u00fade.<\/p>\n

De acordo a advogada do projeto Crian\u00e7a e Consumo Ekaterine Karageorgiadis, o documento \u00e9 uma comprova\u00e7\u00e3o de que o mercado aliment\u00edcio reconhece o impacto da publicidade\u00a0 de seus produtos ultraprocesados, com excesso de s\u00f3dio, gorduras e a\u00e7\u00facares em rela\u00e7\u00e3o\u00a0 aos problemas de sa\u00fade que atingem as crian\u00e7as atualmente, como o aumento da obesidade infantil, sendo v\u00e1lido e positivo, se realmente implementado.<\/p>\n

\u201cGostar\u00edamos que no Brasil houvesse auditoria independente fiscalizando o fiel cumprimento de mais esse compromisso e que fossem apresentados planos efetivos de mudan\u00e7a, considerando que o Pa\u00eds saiu\u00a0 do mapa da fome, segundo dados recentemente divulgados pela FAO, mas entrou no mapa da obesidade\u201d, afirma Ekaterine.<\/p>\n

Ilustra\u00e7\u00e3o: Kyle Pellet<\/a><\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"

Coca-Cola, McDonald’s e PepsiCo est\u00e3o entre os anunciantes que se comprometem a conduzir a\u00e7\u00f5es globais em quatro frentes, inclusive para restri\u00e7\u00e3o da publicidade infantil at\u00e9 2016.<\/p>\n","protected":false},"author":7,"featured_media":37726,"comment_status":"closed","ping_status":"closed","sticky":false,"template":"","format":"standard","meta":{"inline_featured_image":false,"_themeisle_gutenberg_block_has_review":false,"footnotes":""},"categories":[127],"tags":[162,287,296,318,343,369,401,411,427,446,447,69,606],"yoast_head":"\nEmpresas reconhecem que s\u00e3o parte dos problemas atuais de sa\u00fade p\u00fablica - Crian\u00e7a e Consumo<\/title>\n<meta name=\"robots\" content=\"index, follow, max-snippet:-1, max-image-preview:large, max-video-preview:-1\" \/>\n<link rel=\"canonical\" href=\"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/noticias\/empresas-reconhecem-que-sao-parte-dos-problemas-atuais-de-saude-publica\/\" \/>\n<meta property=\"og:locale\" content=\"pt_BR\" \/>\n<meta property=\"og:type\" content=\"article\" \/>\n<meta property=\"og:title\" content=\"Empresas reconhecem que s\u00e3o parte dos problemas atuais de sa\u00fade p\u00fablica - Crian\u00e7a e Consumo\" \/>\n<meta property=\"og:description\" content=\"Coca-Cola, McDonald's e PepsiCo est\u00e3o entre os anunciantes que se comprometem a conduzir a\u00e7\u00f5es globais em quatro frentes, inclusive para restri\u00e7\u00e3o da publicidade infantil at\u00e9 2016.\" \/>\n<meta property=\"og:url\" content=\"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/noticias\/empresas-reconhecem-que-sao-parte-dos-problemas-atuais-de-saude-publica\/\" \/>\n<meta property=\"og:site_name\" content=\"Crian\u00e7a e Consumo\" \/>\n<meta property=\"article:published_time\" content=\"2014-10-08T21:49:32+00:00\" \/>\n<meta property=\"article:modified_time\" content=\"2022-10-17T17:52:54+00:00\" \/>\n<meta property=\"og:image\" content=\"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/wp-content\/uploads\/2014\/10\/ilustracao-fast-food-1.jpg\" \/>\n\t<meta property=\"og:image:width\" content=\"870\" \/>\n\t<meta property=\"og:image:height\" content=\"320\" \/>\n\t<meta property=\"og:image:type\" content=\"image\/jpeg\" \/>\n<meta name=\"author\" content=\"Belisa Rotondi\" \/>\n<meta name=\"twitter:card\" content=\"summary_large_image\" \/>\n<meta name=\"twitter:label1\" content=\"Escrito por\" \/>\n\t<meta name=\"twitter:data1\" content=\"Belisa Rotondi\" \/>\n\t<meta name=\"twitter:label2\" content=\"Est. tempo de leitura\" \/>\n\t<meta name=\"twitter:data2\" content=\"2 minutos\" \/>\n<script type=\"application\/ld+json\" class=\"yoast-schema-graph\">{\"@context\":\"https:\/\/schema.org\",\"@graph\":[{\"@type\":\"WebPage\",\"@id\":\"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/noticias\/empresas-reconhecem-que-sao-parte-dos-problemas-atuais-de-saude-publica\/\",\"url\":\"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/noticias\/empresas-reconhecem-que-sao-parte-dos-problemas-atuais-de-saude-publica\/\",\"name\":\"Empresas reconhecem que s\u00e3o parte dos problemas atuais de sa\u00fade p\u00fablica - Crian\u00e7a e Consumo\",\"isPartOf\":{\"@id\":\"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/#website\"},\"primaryImageOfPage\":{\"@id\":\"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/noticias\/empresas-reconhecem-que-sao-parte-dos-problemas-atuais-de-saude-publica\/#primaryimage\"},\"image\":{\"@id\":\"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/noticias\/empresas-reconhecem-que-sao-parte-dos-problemas-atuais-de-saude-publica\/#primaryimage\"},\"thumbnailUrl\":\"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/wp-content\/uploads\/2014\/10\/ilustracao-fast-food-1.jpg\",\"datePublished\":\"2014-10-08T21:49:32+00:00\",\"dateModified\":\"2022-10-17T17:52:54+00:00\",\"author\":{\"@id\":\"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/#\/schema\/person\/96dfa6cb21f12943a647a306974c1065\"},\"breadcrumb\":{\"@id\":\"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/noticias\/empresas-reconhecem-que-sao-parte-dos-problemas-atuais-de-saude-publica\/#breadcrumb\"},\"inLanguage\":\"pt-BR\",\"potentialAction\":[{\"@type\":\"ReadAction\",\"target\":[\"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/noticias\/empresas-reconhecem-que-sao-parte-dos-problemas-atuais-de-saude-publica\/\"]}]},{\"@type\":\"ImageObject\",\"inLanguage\":\"pt-BR\",\"@id\":\"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/noticias\/empresas-reconhecem-que-sao-parte-dos-problemas-atuais-de-saude-publica\/#primaryimage\",\"url\":\"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/wp-content\/uploads\/2014\/10\/ilustracao-fast-food-1.jpg\",\"contentUrl\":\"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/wp-content\/uploads\/2014\/10\/ilustracao-fast-food-1.jpg\",\"width\":870,\"height\":320,\"caption\":\"Imagem com desenho de v\u00e1rios alimentos n\u00e3o sald\u00e1veis como: jujubas, lanches, cachorro quente, pirulitos. \u00c9 poss\u00edvel ver a mascote do McDonald's.\"},{\"@type\":\"BreadcrumbList\",\"@id\":\"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/noticias\/empresas-reconhecem-que-sao-parte-dos-problemas-atuais-de-saude-publica\/#breadcrumb\",\"itemListElement\":[{\"@type\":\"ListItem\",\"position\":1,\"name\":\"Home\",\"item\":\"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/\"},{\"@type\":\"ListItem\",\"position\":2,\"name\":\"Empresas reconhecem que s\u00e3o parte dos problemas atuais de sa\u00fade p\u00fablica\"}]},{\"@type\":\"WebSite\",\"@id\":\"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/#website\",\"url\":\"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/\",\"name\":\"Crian\u00e7a e Consumo\",\"description\":\"Instituto\",\"potentialAction\":[{\"@type\":\"SearchAction\",\"target\":{\"@type\":\"EntryPoint\",\"urlTemplate\":\"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/?s={search_term_string}\"},\"query-input\":\"required name=search_term_string\"}],\"inLanguage\":\"pt-BR\"},{\"@type\":\"Person\",\"@id\":\"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/#\/schema\/person\/96dfa6cb21f12943a647a306974c1065\",\"name\":\"Belisa Rotondi\",\"image\":{\"@type\":\"ImageObject\",\"inLanguage\":\"pt-BR\",\"@id\":\"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/#\/schema\/person\/image\/\",\"url\":\"https:\/\/secure.gravatar.com\/avatar\/2328522277d4b7fad24dab4758a90aea?s=96&d=mm&r=g\",\"contentUrl\":\"https:\/\/secure.gravatar.com\/avatar\/2328522277d4b7fad24dab4758a90aea?s=96&d=mm&r=g\",\"caption\":\"Belisa Rotondi\"},\"sameAs\":[\"http:\/\/belisa\"],\"url\":\"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/author\/belisa\/\"}]}<\/script>\n<!-- \/ Yoast SEO plugin. -->","yoast_head_json":{"title":"Empresas reconhecem que s\u00e3o parte dos problemas atuais de sa\u00fade p\u00fablica - Crian\u00e7a e Consumo","robots":{"index":"index","follow":"follow","max-snippet":"max-snippet:-1","max-image-preview":"max-image-preview:large","max-video-preview":"max-video-preview:-1"},"canonical":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/noticias\/empresas-reconhecem-que-sao-parte-dos-problemas-atuais-de-saude-publica\/","og_locale":"pt_BR","og_type":"article","og_title":"Empresas reconhecem que s\u00e3o parte dos problemas atuais de sa\u00fade p\u00fablica - Crian\u00e7a e Consumo","og_description":"Coca-Cola, McDonald's e PepsiCo est\u00e3o entre os anunciantes que se comprometem a conduzir a\u00e7\u00f5es globais em quatro frentes, inclusive para restri\u00e7\u00e3o da publicidade infantil at\u00e9 2016.","og_url":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/noticias\/empresas-reconhecem-que-sao-parte-dos-problemas-atuais-de-saude-publica\/","og_site_name":"Crian\u00e7a e Consumo","article_published_time":"2014-10-08T21:49:32+00:00","article_modified_time":"2022-10-17T17:52:54+00:00","og_image":[{"width":870,"height":320,"url":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/wp-content\/uploads\/2014\/10\/ilustracao-fast-food-1.jpg","type":"image\/jpeg"}],"author":"Belisa Rotondi","twitter_card":"summary_large_image","twitter_misc":{"Escrito por":"Belisa Rotondi","Est. tempo de leitura":"2 minutos"},"schema":{"@context":"https:\/\/schema.org","@graph":[{"@type":"WebPage","@id":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/noticias\/empresas-reconhecem-que-sao-parte-dos-problemas-atuais-de-saude-publica\/","url":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/noticias\/empresas-reconhecem-que-sao-parte-dos-problemas-atuais-de-saude-publica\/","name":"Empresas reconhecem que s\u00e3o parte dos problemas atuais de sa\u00fade p\u00fablica - Crian\u00e7a e Consumo","isPartOf":{"@id":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/#website"},"primaryImageOfPage":{"@id":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/noticias\/empresas-reconhecem-que-sao-parte-dos-problemas-atuais-de-saude-publica\/#primaryimage"},"image":{"@id":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/noticias\/empresas-reconhecem-que-sao-parte-dos-problemas-atuais-de-saude-publica\/#primaryimage"},"thumbnailUrl":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/wp-content\/uploads\/2014\/10\/ilustracao-fast-food-1.jpg","datePublished":"2014-10-08T21:49:32+00:00","dateModified":"2022-10-17T17:52:54+00:00","author":{"@id":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/#\/schema\/person\/96dfa6cb21f12943a647a306974c1065"},"breadcrumb":{"@id":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/noticias\/empresas-reconhecem-que-sao-parte-dos-problemas-atuais-de-saude-publica\/#breadcrumb"},"inLanguage":"pt-BR","potentialAction":[{"@type":"ReadAction","target":["https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/noticias\/empresas-reconhecem-que-sao-parte-dos-problemas-atuais-de-saude-publica\/"]}]},{"@type":"ImageObject","inLanguage":"pt-BR","@id":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/noticias\/empresas-reconhecem-que-sao-parte-dos-problemas-atuais-de-saude-publica\/#primaryimage","url":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/wp-content\/uploads\/2014\/10\/ilustracao-fast-food-1.jpg","contentUrl":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/wp-content\/uploads\/2014\/10\/ilustracao-fast-food-1.jpg","width":870,"height":320,"caption":"Imagem com desenho de v\u00e1rios alimentos n\u00e3o sald\u00e1veis como: jujubas, lanches, cachorro quente, pirulitos. \u00c9 poss\u00edvel ver a mascote do McDonald's."},{"@type":"BreadcrumbList","@id":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/noticias\/empresas-reconhecem-que-sao-parte-dos-problemas-atuais-de-saude-publica\/#breadcrumb","itemListElement":[{"@type":"ListItem","position":1,"name":"Home","item":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/"},{"@type":"ListItem","position":2,"name":"Empresas reconhecem que s\u00e3o parte dos problemas atuais de sa\u00fade p\u00fablica"}]},{"@type":"WebSite","@id":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/#website","url":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/","name":"Crian\u00e7a e Consumo","description":"Instituto","potentialAction":[{"@type":"SearchAction","target":{"@type":"EntryPoint","urlTemplate":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/?s={search_term_string}"},"query-input":"required name=search_term_string"}],"inLanguage":"pt-BR"},{"@type":"Person","@id":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/#\/schema\/person\/96dfa6cb21f12943a647a306974c1065","name":"Belisa Rotondi","image":{"@type":"ImageObject","inLanguage":"pt-BR","@id":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/#\/schema\/person\/image\/","url":"https:\/\/secure.gravatar.com\/avatar\/2328522277d4b7fad24dab4758a90aea?s=96&d=mm&r=g","contentUrl":"https:\/\/secure.gravatar.com\/avatar\/2328522277d4b7fad24dab4758a90aea?s=96&d=mm&r=g","caption":"Belisa Rotondi"},"sameAs":["http:\/\/belisa"],"url":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/author\/belisa\/"}]}},"acf":[],"_links":{"self":[{"href":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/35386"}],"collection":[{"href":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts"}],"about":[{"href":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/wp-json\/wp\/v2\/types\/post"}],"author":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/wp-json\/wp\/v2\/users\/7"}],"replies":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/wp-json\/wp\/v2\/comments?post=35386"}],"version-history":[{"count":0,"href":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/35386\/revisions"}],"wp:featuredmedia":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/wp-json\/wp\/v2\/media\/37726"}],"wp:attachment":[{"href":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/wp-json\/wp\/v2\/media?parent=35386"}],"wp:term":[{"taxonomy":"category","embeddable":true,"href":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/wp-json\/wp\/v2\/categories?post=35386"},{"taxonomy":"post_tag","embeddable":true,"href":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/wp-json\/wp\/v2\/tags?post=35386"}],"curies":[{"name":"wp","href":"https:\/\/api.w.org\/{rel}","templated":true}]}}