carta<\/span><\/a> no dia 15 de setembro \u00e0 diretora da Organiza\u00e7\u00e3o Mundial de Sa\u00fade, Margaret Chan, com uma agenda de compromissos para melhorar a sa\u00fade p\u00fablica, entre elas a restri\u00e7\u00e3o \u00e0 publicidade infantil.<\/p>\nEssa agenda inclui a meta de disponibilizar escolhas alimentares que ajudem as pessoas a ingerir dietas saud\u00e1veis e balanceadas, fornecer informa\u00e7\u00f5es de consumo com dados de nutri\u00e7\u00e3o f\u00e1ceis de entender, na embalagem e no ponto de venda, assim como por outros canais, al\u00e9m de promover um estilo de vida saud\u00e1vel.<\/p>\n
No que diz respeito \u00e0 publicidade e ao marketing respons\u00e1vel para crian\u00e7as, as empresas se comprometem a anunciar apenas produtos que definem como nutritivos ou, ent\u00e3o, a n\u00e3o anunciar nada. A pol\u00edtica abrange comunica\u00e7\u00f5es mercadol\u00f3gicas de alimentos e bebidas que se destinam principalmente a crian\u00e7as, pessoas com menos de 12 anos, em TV, r\u00e1dio, m\u00eddia impressa, cinema, m\u00eddia online, DVD\/CD-ROM, marketing direto, coloca\u00e7\u00e3o de produtos, games interativos, marketing por outdoors a ser definido por diretrizes interpretativas, marketing por celular e SMS. Al\u00e9m disso, as empresas se comprometem em n\u00e3o produzir publicidade de alimentos ou bebidas para crian\u00e7as nas escolas.<\/p>\n
O objetivo, segundo a IFBA, \u00e9 alcan\u00e7ar as metas definidas na Declara\u00e7\u00e3o Pol\u00edtica de 2011\u00a0 da Assembleia de Alto N\u00edvel da ONU sobre\u00a0 a Preven\u00e7\u00e3o e Controle de Doen\u00e7as N\u00e3o Transmiss\u00edveis e o Plano de A\u00e7\u00e3o Global da OMS para a Preven\u00e7\u00e3o e Controle de Doen\u00e7as N\u00e3o Transmiss\u00edveis de 2013-2020. Em 2008, essas empresas j\u00e1 haviam firmado um compromisso de tomar medidas globais coletivas para dar suporte \u00e0 promo\u00e7\u00e3o das metas de Estrat\u00e9gia Global da OMS de\u00a02004 sobre Dieta, Atividade F\u00edsica e Sa\u00fade.<\/p>\n
De acordo a advogada do projeto Crian\u00e7a e Consumo Ekaterine Karageorgiadis, o documento \u00e9 uma comprova\u00e7\u00e3o de que o mercado aliment\u00edcio reconhece o impacto da publicidade\u00a0 de seus produtos ultraprocesados, com excesso de s\u00f3dio, gorduras e a\u00e7\u00facares em rela\u00e7\u00e3o\u00a0 aos problemas de sa\u00fade que atingem as crian\u00e7as atualmente, como o aumento da obesidade infantil, sendo v\u00e1lido e positivo, se realmente implementado.<\/p>\n
\u201cGostar\u00edamos que no Brasil houvesse auditoria independente fiscalizando o fiel cumprimento de mais esse compromisso e que fossem apresentados planos efetivos de mudan\u00e7a, considerando que o Pa\u00eds saiu\u00a0 do mapa da fome, segundo dados recentemente divulgados pela FAO, mas entrou no mapa da obesidade\u201d, afirma Ekaterine.<\/p>\n
Ilustra\u00e7\u00e3o: Kyle Pellet<\/a><\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"Coca-Cola, McDonald’s e PepsiCo est\u00e3o entre os anunciantes que se comprometem a conduzir a\u00e7\u00f5es globais em quatro frentes, inclusive para restri\u00e7\u00e3o da publicidade infantil at\u00e9 2016.<\/p>\n","protected":false},"author":7,"featured_media":37726,"comment_status":"closed","ping_status":"closed","sticky":false,"template":"","format":"standard","meta":{"inline_featured_image":false,"_themeisle_gutenberg_block_has_review":false,"footnotes":""},"categories":[127],"tags":[162,287,296,318,343,369,401,411,427,446,447,69,606],"yoast_head":"\n
Empresas reconhecem que s\u00e3o parte dos problemas atuais de sa\u00fade p\u00fablica - Crian\u00e7a e Consumo<\/title>\n \n \n \n \n \n \n \n \n \n \n \n\t \n\t \n\t \n \n \n \n\t \n\t \n\t \n