{"id":34039,"date":"2022-08-17T16:28:57","date_gmt":"2022-08-17T19:28:57","guid":{"rendered":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/?p=34039"},"modified":"2022-10-17T14:21:06","modified_gmt":"2022-10-17T17:21:06","slug":"crianca-e-consumo-e-tiktok","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/noticias\/crianca-e-consumo-e-tiktok\/","title":{"rendered":"Crian\u00e7a e Consumo e TikTok se re\u00fanem para debater sobre os riscos de explora\u00e7\u00e3o comercial de crian\u00e7as e adolescentes na plataforma"},"content":{"rendered":"

No dia 15 de agosto, o Instituto Alana, por meio do programa Crian\u00e7a e Consumo, participou de uma reuni\u00e3o com os representantes do TikTok (Bytedance Brasil Tecnologia Ltda). O encontro, ent\u00e3o, deu sequ\u00eancia ao hist\u00f3rico de tentativas de di\u00e1logo com a empresa. A conversa foi uma oportunidade para discutir sobre preocupa\u00e7\u00f5es com os desrespeitos aos direitos infantis que acontecem na plataforma digital<\/strong>.<\/p>\n

 <\/p>\n

Em junho, o Crian\u00e7a e Consumo enviou uma notifica\u00e7\u00e3o \u00e0 empresa<\/a>, para alertar sobre a publicidade infantil na plataforma<\/strong>. Al\u00e9m disso, o documento pedia pelo fim do tratamento de dados pessoais<\/a> de crian\u00e7as e adolescentes para segmentar e direcionar publicidade comportamental que, em alguns casos, pode se apresentar de forma velada, ao se utilizar de uma comunica\u00e7\u00e3o muito similar a conte\u00fados de entretenimento.<\/p>\n

 <\/p>\n

Essas pr\u00e1ticas de comunica\u00e7\u00e3o mercadol\u00f3gica se tornam ainda mais preocupantes ao saber que muitas crian\u00e7as com menos de 13 anos s\u00e3o usu\u00e1rias do aplicativo. E isso acontece, ali\u00e1s, mesmo que a idade m\u00ednima estabelecida pelos termos de uso do TikTok seja acima dessa idade. Conforme apontam os dados da edi\u00e7\u00e3o TIC Kids Online Brasil 2021<\/a>, 66% dos respondentes com 11 e 12 anos est\u00e3o presentes na plataforma de v\u00eddeos curtos, ao mesmo tempo que 42% das crian\u00e7as entre 9 a 10 anos tamb\u00e9m dizem utilizar a rede social<\/strong>.<\/p>\n

 <\/p>\n

O Crian\u00e7a e Consumo pretende seguir di\u00e1logo com e atuando em rela\u00e7\u00e3o ao TikTok e outras empresas de tecnologia para que a prote\u00e7\u00e3o de crian\u00e7as e adolescentes seja garantida.<\/p>\n

 <\/p>\n

Leia tamb\u00e9m<\/strong><\/h2>\n

Novo relat\u00f3rio revela discrimina\u00e7\u00e3o na prote\u00e7\u00e3o de crian\u00e7as e adolescentes entre diferentes pa\u00edses nas principais plataformas de m\u00eddia social<\/a><\/p>\n

Intelig\u00eancia Artificial no Brasil tamb\u00e9m deve ser segura para crian\u00e7as e adolescentes<\/a><\/p>\n

Ben & Jerry\u2019s se compromete publicamente a continuar n\u00e3o direcionando publicidade para crian\u00e7as<\/a><\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"

O encontro com os representantes da empresa respons\u00e1vel pela plataforma digital acontece ap\u00f3s o Crian\u00e7a e Consumo enviar uma notifica\u00e7\u00e3o ao TikTok por conta das pr\u00e1ticas que exp\u00f5em crian\u00e7as e adolescentes \u00e0 explora\u00e7\u00e3o comercial na plataforma<\/p>\n","protected":false},"author":9,"featured_media":34041,"comment_status":"closed","ping_status":"closed","sticky":false,"template":"","format":"standard","meta":{"inline_featured_image":false,"_themeisle_gutenberg_block_has_review":false,"footnotes":""},"categories":[127],"tags":[138,204,333,721],"yoast_head":"\nCrian\u00e7a e Consumo e TikTok se re\u00fanem para debater publicidade infantil<\/title>\n<meta name=\"description\" content=\"O encontro com os representantes da empresa respons\u00e1vel pela plataforma digital acontece ap\u00f3s o Crian\u00e7a e Consumo enviar uma notifica\u00e7\u00e3o ao TikTok por conta das pr\u00e1ticas que exp\u00f5em crian\u00e7as e adolescentes \u00e0 explora\u00e7\u00e3o comercial na plataforma. Crian\u00e7a e Consumo e TikTok pretendem continuar conversando.\" \/>\n<meta name=\"robots\" content=\"index, follow, max-snippet:-1, max-image-preview:large, max-video-preview:-1\" \/>\n<link rel=\"canonical\" href=\"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/noticias\/crianca-e-consumo-e-tiktok\/\" \/>\n<meta property=\"og:locale\" content=\"pt_BR\" \/>\n<meta property=\"og:type\" content=\"article\" \/>\n<meta property=\"og:title\" content=\"TikTok conversa com ONG sobre publicidade infantil na plataforma\" \/>\n<meta property=\"og:description\" content=\"Crian\u00e7a e Consumo exp\u00f5e desrespeitos aos direitos de crian\u00e7as\" \/>\n<meta property=\"og:url\" content=\"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/noticias\/crianca-e-consumo-e-tiktok\/\" \/>\n<meta property=\"og:site_name\" content=\"Crian\u00e7a e Consumo\" \/>\n<meta property=\"article:published_time\" content=\"2022-08-17T19:28:57+00:00\" \/>\n<meta property=\"article:modified_time\" content=\"2022-10-17T17:21:06+00:00\" \/>\n<meta property=\"og:image\" content=\"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/wp-content\/uploads\/2022\/09\/redes-crianca-e-consumo-e-tiktok.png\" \/>\n<meta name=\"author\" content=\"Giovana Ventura\" \/>\n<meta name=\"twitter:card\" content=\"summary_large_image\" \/>\n<meta name=\"twitter:title\" content=\"TikTok conversa com ONG sobre publicidade infantil na plataforma\" \/>\n<meta name=\"twitter:description\" content=\"Crian\u00e7a e Consumo exp\u00f5e desrespeitos aos direitos de crian\u00e7as\" \/>\n<meta name=\"twitter:image\" content=\"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/wp-content\/uploads\/2022\/09\/redes-crianca-e-consumo-e-tiktok.png\" \/>\n<meta name=\"twitter:label1\" content=\"Escrito por\" \/>\n\t<meta name=\"twitter:data1\" content=\"Giovana Ventura\" \/>\n\t<meta name=\"twitter:label2\" content=\"Est. tempo de leitura\" \/>\n\t<meta name=\"twitter:data2\" content=\"2 minutos\" \/>\n<script type=\"application\/ld+json\" class=\"yoast-schema-graph\">{\"@context\":\"https:\/\/schema.org\",\"@graph\":[{\"@type\":\"WebPage\",\"@id\":\"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/noticias\/crianca-e-consumo-e-tiktok\/\",\"url\":\"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/noticias\/crianca-e-consumo-e-tiktok\/\",\"name\":\"Crian\u00e7a e Consumo e TikTok se re\u00fanem para debater publicidade infantil\",\"isPartOf\":{\"@id\":\"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/#website\"},\"primaryImageOfPage\":{\"@id\":\"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/noticias\/crianca-e-consumo-e-tiktok\/#primaryimage\"},\"image\":{\"@id\":\"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/noticias\/crianca-e-consumo-e-tiktok\/#primaryimage\"},\"thumbnailUrl\":\"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/wp-content\/uploads\/2022\/09\/capa-crianca-e-consumo-e-tiktok.png\",\"datePublished\":\"2022-08-17T19:28:57+00:00\",\"dateModified\":\"2022-10-17T17:21:06+00:00\",\"author\":{\"@id\":\"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/#\/schema\/person\/50a56fd0a7450c17ef7df06b6c22bc0d\"},\"description\":\"O encontro com os representantes da empresa respons\u00e1vel pela plataforma digital acontece ap\u00f3s o Crian\u00e7a e Consumo enviar uma notifica\u00e7\u00e3o ao TikTok por conta das pr\u00e1ticas que exp\u00f5em crian\u00e7as e adolescentes \u00e0 explora\u00e7\u00e3o comercial na plataforma. Crian\u00e7a e Consumo e TikTok pretendem continuar conversando.\",\"breadcrumb\":{\"@id\":\"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/noticias\/crianca-e-consumo-e-tiktok\/#breadcrumb\"},\"inLanguage\":\"pt-BR\",\"potentialAction\":[{\"@type\":\"ReadAction\",\"target\":[\"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/noticias\/crianca-e-consumo-e-tiktok\/\"]}]},{\"@type\":\"ImageObject\",\"inLanguage\":\"pt-BR\",\"@id\":\"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/noticias\/crianca-e-consumo-e-tiktok\/#primaryimage\",\"url\":\"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/wp-content\/uploads\/2022\/09\/capa-crianca-e-consumo-e-tiktok.png\",\"contentUrl\":\"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/wp-content\/uploads\/2022\/09\/capa-crianca-e-consumo-e-tiktok.png\",\"width\":870,\"height\":320},{\"@type\":\"BreadcrumbList\",\"@id\":\"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/noticias\/crianca-e-consumo-e-tiktok\/#breadcrumb\",\"itemListElement\":[{\"@type\":\"ListItem\",\"position\":1,\"name\":\"Home\",\"item\":\"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/\"},{\"@type\":\"ListItem\",\"position\":2,\"name\":\"Crian\u00e7a e Consumo e TikTok se re\u00fanem para debater sobre os riscos de explora\u00e7\u00e3o comercial de crian\u00e7as e adolescentes na plataforma\"}]},{\"@type\":\"WebSite\",\"@id\":\"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/#website\",\"url\":\"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/\",\"name\":\"Crian\u00e7a e Consumo\",\"description\":\"Instituto\",\"potentialAction\":[{\"@type\":\"SearchAction\",\"target\":{\"@type\":\"EntryPoint\",\"urlTemplate\":\"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/?s={search_term_string}\"},\"query-input\":\"required name=search_term_string\"}],\"inLanguage\":\"pt-BR\"},{\"@type\":\"Person\",\"@id\":\"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/#\/schema\/person\/50a56fd0a7450c17ef7df06b6c22bc0d\",\"name\":\"Giovana Ventura\",\"image\":{\"@type\":\"ImageObject\",\"inLanguage\":\"pt-BR\",\"@id\":\"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/#\/schema\/person\/image\/\",\"url\":\"https:\/\/secure.gravatar.com\/avatar\/5b03e50e0859451fe1b01ed1bb2a5201?s=96&d=mm&r=g\",\"contentUrl\":\"https:\/\/secure.gravatar.com\/avatar\/5b03e50e0859451fe1b01ed1bb2a5201?s=96&d=mm&r=g\",\"caption\":\"Giovana Ventura\"},\"url\":\"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/author\/giovana\/\"}]}<\/script>\n<!-- \/ Yoast SEO plugin. -->","yoast_head_json":{"title":"Crian\u00e7a e Consumo e TikTok se re\u00fanem para debater publicidade infantil","description":"O encontro com os representantes da empresa respons\u00e1vel pela plataforma digital acontece ap\u00f3s o Crian\u00e7a e Consumo enviar uma notifica\u00e7\u00e3o ao TikTok por conta das pr\u00e1ticas que exp\u00f5em crian\u00e7as e adolescentes \u00e0 explora\u00e7\u00e3o comercial na plataforma. Crian\u00e7a e Consumo e TikTok pretendem continuar conversando.","robots":{"index":"index","follow":"follow","max-snippet":"max-snippet:-1","max-image-preview":"max-image-preview:large","max-video-preview":"max-video-preview:-1"},"canonical":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/noticias\/crianca-e-consumo-e-tiktok\/","og_locale":"pt_BR","og_type":"article","og_title":"TikTok conversa com ONG sobre publicidade infantil na plataforma","og_description":"Crian\u00e7a e Consumo exp\u00f5e desrespeitos aos direitos de crian\u00e7as","og_url":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/noticias\/crianca-e-consumo-e-tiktok\/","og_site_name":"Crian\u00e7a e Consumo","article_published_time":"2022-08-17T19:28:57+00:00","article_modified_time":"2022-10-17T17:21:06+00:00","og_image":[{"url":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/wp-content\/uploads\/2022\/09\/redes-crianca-e-consumo-e-tiktok.png"}],"author":"Giovana Ventura","twitter_card":"summary_large_image","twitter_title":"TikTok conversa com ONG sobre publicidade infantil na plataforma","twitter_description":"Crian\u00e7a e Consumo exp\u00f5e desrespeitos aos direitos de crian\u00e7as","twitter_image":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/wp-content\/uploads\/2022\/09\/redes-crianca-e-consumo-e-tiktok.png","twitter_misc":{"Escrito por":"Giovana Ventura","Est. tempo de leitura":"2 minutos"},"schema":{"@context":"https:\/\/schema.org","@graph":[{"@type":"WebPage","@id":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/noticias\/crianca-e-consumo-e-tiktok\/","url":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/noticias\/crianca-e-consumo-e-tiktok\/","name":"Crian\u00e7a e Consumo e TikTok se re\u00fanem para debater publicidade infantil","isPartOf":{"@id":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/#website"},"primaryImageOfPage":{"@id":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/noticias\/crianca-e-consumo-e-tiktok\/#primaryimage"},"image":{"@id":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/noticias\/crianca-e-consumo-e-tiktok\/#primaryimage"},"thumbnailUrl":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/wp-content\/uploads\/2022\/09\/capa-crianca-e-consumo-e-tiktok.png","datePublished":"2022-08-17T19:28:57+00:00","dateModified":"2022-10-17T17:21:06+00:00","author":{"@id":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/#\/schema\/person\/50a56fd0a7450c17ef7df06b6c22bc0d"},"description":"O encontro com os representantes da empresa respons\u00e1vel pela plataforma digital acontece ap\u00f3s o Crian\u00e7a e Consumo enviar uma notifica\u00e7\u00e3o ao TikTok por conta das pr\u00e1ticas que exp\u00f5em crian\u00e7as e adolescentes \u00e0 explora\u00e7\u00e3o comercial na plataforma. Crian\u00e7a e Consumo e TikTok pretendem continuar conversando.","breadcrumb":{"@id":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/noticias\/crianca-e-consumo-e-tiktok\/#breadcrumb"},"inLanguage":"pt-BR","potentialAction":[{"@type":"ReadAction","target":["https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/noticias\/crianca-e-consumo-e-tiktok\/"]}]},{"@type":"ImageObject","inLanguage":"pt-BR","@id":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/noticias\/crianca-e-consumo-e-tiktok\/#primaryimage","url":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/wp-content\/uploads\/2022\/09\/capa-crianca-e-consumo-e-tiktok.png","contentUrl":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/wp-content\/uploads\/2022\/09\/capa-crianca-e-consumo-e-tiktok.png","width":870,"height":320},{"@type":"BreadcrumbList","@id":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/noticias\/crianca-e-consumo-e-tiktok\/#breadcrumb","itemListElement":[{"@type":"ListItem","position":1,"name":"Home","item":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/"},{"@type":"ListItem","position":2,"name":"Crian\u00e7a e Consumo e TikTok se re\u00fanem para debater sobre os riscos de explora\u00e7\u00e3o comercial de crian\u00e7as e adolescentes na plataforma"}]},{"@type":"WebSite","@id":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/#website","url":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/","name":"Crian\u00e7a e Consumo","description":"Instituto","potentialAction":[{"@type":"SearchAction","target":{"@type":"EntryPoint","urlTemplate":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/?s={search_term_string}"},"query-input":"required name=search_term_string"}],"inLanguage":"pt-BR"},{"@type":"Person","@id":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/#\/schema\/person\/50a56fd0a7450c17ef7df06b6c22bc0d","name":"Giovana Ventura","image":{"@type":"ImageObject","inLanguage":"pt-BR","@id":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/#\/schema\/person\/image\/","url":"https:\/\/secure.gravatar.com\/avatar\/5b03e50e0859451fe1b01ed1bb2a5201?s=96&d=mm&r=g","contentUrl":"https:\/\/secure.gravatar.com\/avatar\/5b03e50e0859451fe1b01ed1bb2a5201?s=96&d=mm&r=g","caption":"Giovana Ventura"},"url":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/author\/giovana\/"}]}},"acf":[],"_links":{"self":[{"href":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/34039"}],"collection":[{"href":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts"}],"about":[{"href":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/wp-json\/wp\/v2\/types\/post"}],"author":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/wp-json\/wp\/v2\/users\/9"}],"replies":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/wp-json\/wp\/v2\/comments?post=34039"}],"version-history":[{"count":0,"href":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/34039\/revisions"}],"wp:featuredmedia":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/wp-json\/wp\/v2\/media\/34041"}],"wp:attachment":[{"href":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/wp-json\/wp\/v2\/media?parent=34039"}],"wp:term":[{"taxonomy":"category","embeddable":true,"href":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/wp-json\/wp\/v2\/categories?post=34039"},{"taxonomy":"post_tag","embeddable":true,"href":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/wp-json\/wp\/v2\/tags?post=34039"}],"curies":[{"name":"wp","href":"https:\/\/api.w.org\/{rel}","templated":true}]}}