{"id":34039,"date":"2022-08-17T16:28:57","date_gmt":"2022-08-17T19:28:57","guid":{"rendered":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/?p=34039"},"modified":"2022-10-17T14:21:06","modified_gmt":"2022-10-17T17:21:06","slug":"crianca-e-consumo-e-tiktok","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/noticias\/crianca-e-consumo-e-tiktok\/","title":{"rendered":"Crian\u00e7a e Consumo e TikTok se re\u00fanem para debater sobre os riscos de explora\u00e7\u00e3o comercial de crian\u00e7as e adolescentes na plataforma"},"content":{"rendered":"
No dia 15 de agosto, o Instituto Alana, por meio do programa Crian\u00e7a e Consumo, participou de uma reuni\u00e3o com os representantes do TikTok (Bytedance Brasil Tecnologia Ltda). O encontro, ent\u00e3o, deu sequ\u00eancia ao hist\u00f3rico de tentativas de di\u00e1logo com a empresa. A conversa foi uma oportunidade para discutir sobre preocupa\u00e7\u00f5es com os desrespeitos aos direitos infantis que acontecem na plataforma digital<\/strong>.<\/p>\n <\/p>\n Em junho, o Crian\u00e7a e Consumo enviou uma notifica\u00e7\u00e3o \u00e0 empresa<\/a>, para alertar sobre a publicidade infantil na plataforma<\/strong>. Al\u00e9m disso, o documento pedia pelo fim do tratamento de dados pessoais<\/a> de crian\u00e7as e adolescentes para segmentar e direcionar publicidade comportamental que, em alguns casos, pode se apresentar de forma velada, ao se utilizar de uma comunica\u00e7\u00e3o muito similar a conte\u00fados de entretenimento.<\/p>\n <\/p>\n Essas pr\u00e1ticas de comunica\u00e7\u00e3o mercadol\u00f3gica se tornam ainda mais preocupantes ao saber que muitas crian\u00e7as com menos de 13 anos s\u00e3o usu\u00e1rias do aplicativo. E isso acontece, ali\u00e1s, mesmo que a idade m\u00ednima estabelecida pelos termos de uso do TikTok seja acima dessa idade. Conforme apontam os dados da edi\u00e7\u00e3o TIC Kids Online Brasil 2021<\/a>, 66% dos respondentes com 11 e 12 anos est\u00e3o presentes na plataforma de v\u00eddeos curtos, ao mesmo tempo que 42% das crian\u00e7as entre 9 a 10 anos tamb\u00e9m dizem utilizar a rede social<\/strong>.<\/p>\n <\/p>\n O Crian\u00e7a e Consumo pretende seguir di\u00e1logo com e atuando em rela\u00e7\u00e3o ao TikTok e outras empresas de tecnologia para que a prote\u00e7\u00e3o de crian\u00e7as e adolescentes seja garantida.<\/p>\n <\/p>\n Novo relat\u00f3rio revela discrimina\u00e7\u00e3o na prote\u00e7\u00e3o de crian\u00e7as e adolescentes entre diferentes pa\u00edses nas principais plataformas de m\u00eddia social<\/a><\/p>\nLeia tamb\u00e9m<\/strong><\/h2>\n