{"id":33699,"date":"2022-03-25T19:19:34","date_gmt":"2022-03-25T22:19:34","guid":{"rendered":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/?p=33699"},"modified":"2022-10-17T14:21:12","modified_gmt":"2022-10-17T17:21:12","slug":"parar-de-explorar-comercialmente-youtubers-mirins","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/noticias\/parar-de-explorar-comercialmente-youtubers-mirins\/","title":{"rendered":"Candide se compromete a parar de explorar comercialmente youtubers mirins"},"content":{"rendered":"

Mais uma vit\u00f3ria contra a publicidade infantil! A Candide, empresa que comercializa a linha de bonecas\u00a0 “L.O.L. Surprise!” no Brasil, entre outros brinquedos, no come\u00e7o de mar\u00e7o,\u00a0 <\/span>assinou um <\/span>Termo de Ajustamento de Conduta (TAC)<\/span><\/a> ju<\/span>nto ao Minist\u00e9rio P\u00fablico do Esp\u00edrito Santo (MP-ES), representado pela promotora de Justi\u00e7a Sandra Lengruber da Silva. No TAC, a empresa se compromete a parar de explorar comercialmente youtubers mirins.<\/span> Ou seja, ela n\u00e3o ir\u00e1 mais contrat\u00e1-los, <\/b>exceto com a devida autoriza\u00e7\u00e3o judicial<\/b><\/a>, nem a fazer publicidade clandestina, incluindo <\/b>unboxing<\/i><\/b>, em nenhum meio de comunica\u00e7\u00e3o. Al\u00e9m disso, pactua que n\u00e3o vai postar em suas redes sociais v\u00eddeos espont\u00e2neos de influencers mirins com produtos da marca.\u00a0<\/span><\/p>\n

 <\/p>\n

\u201cEsse acordo \u00e9 bastante significativo, pois imp\u00f5e \u00e0 Candide importantes limites \u00e0 explora\u00e7\u00e3o do trabalho de crian\u00e7as influenciadoras digitais”, comenta Maria Mello, coordenadora do Crian\u00e7a e Consumo. “Al\u00e9m disso, \u00e9 importante lembrar que a <\/span>publicidade infantil n\u00e3o \u00e9 permitida no ambiente digital<\/span><\/a>. Essa pr\u00e1tica \u00e9 ilegal de acordo com o <\/span>C\u00f3digo de Defesa do Consumidor<\/span><\/a> e do Estatuto da Crian\u00e7a e do Adolescente, citados no TAC do Minist\u00e9rio Publico do Esp\u00edrito Santo. A empresa se aproveitou do fen\u00f4meno dos youtubers mirins para direcionar publicidade velada a uma audi\u00eancia gigantesca de outras crian\u00e7as. Assim, <\/span>comemoramos o ajustamento de conduta da empresa e o que ele significa para inf\u00e2ncias mais protegidas on-line e off-line<\/b>\u201d.\u00a0<\/span><\/p><\/blockquote>\n

 <\/p>\n

Caso que levou ao comprometimento de parar de explorar comercialmente youtubers mirins<\/b><\/h2>\n

A assinatura do TAC \u00e9 o desfecho de uma <\/span>den\u00fancia feita pelo Crian\u00e7a e Consumo ao MP-ES em 2019<\/span><\/a>. Na \u00e9poca, constatamos que a Candide realizava publicidade infantil na internet por meio de a\u00e7\u00f5es de <\/span>unboxing<\/span><\/i> com youtubers mirins<\/span><\/a>. A linha de bonecas colecion\u00e1veis “L.O.L. Surprise!” era, ent\u00e3o, a divulgada. Nos v\u00eddeos, influenciadores mirins desembrulhavam diferentes modelos das bonecas (incluindo as chamadas “raras”) para uma audi\u00eancia tamb\u00e9m infantil. Apesar de parecer uma atitude espont\u00e2nea, esses conte\u00fados faziam parte da estrat\u00e9gia de divulga\u00e7\u00e3o da empresa, j\u00e1 que <\/span>o colecionismo, a surpresa e a raridade s\u00e3o elementos que estimulam as crian\u00e7as ao desejo de consumo<\/b>.\u00a0\u00a0<\/span><\/p>\n

 <\/p>\n

Al\u00e9m disso, destacamos na den\u00fancia que a empresa demonstrava descaso com os impactos ambientais e a sustentabilidade do planeta. Isso, uma vez que promovia a ideia de que <\/span>parte da brincadeira seria apenas descascar e descartar as v\u00e1rias camadas de pl\u00e1stico que envolvem as bonecas<\/b>. O impacto ambiental da publicidade infantil das bonecas “L.O.L. Surprise!” \u00e9, especificamente, abordado na <\/span>pesquisa \u201cInf\u00e2ncia Plastificada\u201d<\/span><\/a>. O estudo foi lan\u00e7ado em 2020 pelo Crian\u00e7a e Consumo. Mostramos que, com o pl\u00e1stico imediatamente descartado das camadas que envolvem cada uma das cerca de 800 milh\u00f5es de bonecas “L.O.L. Surprise!” vendidas nos dois primeiros anos de lan\u00e7amento do produto, seriam <\/span>suficientes para dar 24 voltas em torno da Terra<\/b>.<\/span>\u00a0<\/span><\/i><\/p>\n

 <\/p>\n

Ali\u00e1s, aqui voc\u00ea pode <\/span>acompanhar e relembrar todas as etapas da den\u00fancia<\/span><\/a>.\u00a0<\/span><\/p>\n

 <\/p>\n

Leia tamb\u00e9m<\/b><\/h2>\n

Consumismo infantil e seus impactos na natureza: entrevista com Rachel Biderman<\/span><\/a><\/p>\n

\u201cAs Inf\u00e2ncias na Era da Converg\u00eancia Digital\u201d: crian\u00e7as devem ser protegidas na internet, n\u00e3o da internet<\/span><\/a><\/p>\n

Crian\u00e7as n\u00e3o entendem o car\u00e1ter persuasivo da publicidade, especialistas garantem<\/span><\/a><\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"

Empresa que comercializa a linha L.O.L. Surprise! no Brasil assina Termo de Ajustamento de Conduta perante o Minist\u00e9rio P\u00fablico do ES que a impede de realizar publicidade infantil velada<\/p>\n","protected":false},"author":9,"featured_media":33700,"comment_status":"closed","ping_status":"closed","sticky":false,"template":"","format":"standard","meta":{"inline_featured_image":false,"_themeisle_gutenberg_block_has_review":false,"footnotes":""},"categories":[127],"tags":[141,325,361,502,584,603,624],"yoast_head":"\nCandide vai parar de explorar comercialmente youtubers mirins<\/title>\n<meta name=\"description\" content=\"Empresa que comercializa a linha L.O.L. Surprise! no Brasil assina Termo de Ajustamento de Conduta perante o Minist\u00e9rio P\u00fablico do ES que se compromete a parar de explorar comercialmente youtubers mirins e de realizar publicidade infantil velada como v\u00eddeos de unboxing.\" \/>\n<meta name=\"robots\" content=\"index, follow, max-snippet:-1, max-image-preview:large, max-video-preview:-1\" \/>\n<link rel=\"canonical\" href=\"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/noticias\/parar-de-explorar-comercialmente-youtubers-mirins\/\" \/>\n<meta property=\"og:locale\" content=\"pt_BR\" \/>\n<meta property=\"og:type\" content=\"article\" \/>\n<meta property=\"og:title\" content=\"Candide est\u00e1 impedida de fazer unboxing de L.O.L. Surprise!\" \/>\n<meta property=\"og:description\" content=\"Em acordo, empresa se compromete a parar pr\u00e1ticas abusivas\" \/>\n<meta property=\"og:url\" content=\"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/noticias\/parar-de-explorar-comercialmente-youtubers-mirins\/\" \/>\n<meta property=\"og:site_name\" content=\"Crian\u00e7a e Consumo\" \/>\n<meta property=\"article:published_time\" content=\"2022-03-25T22:19:34+00:00\" \/>\n<meta property=\"article:modified_time\" content=\"2022-10-17T17:21:12+00:00\" \/>\n<meta property=\"og:image\" content=\"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/wp-content\/uploads\/2022\/03\/redes-candide-parar-de-explorar-comercialmente-youtuber-mirins.png\" \/>\n<meta name=\"author\" content=\"Giovana Ventura\" \/>\n<meta name=\"twitter:card\" content=\"summary_large_image\" \/>\n<meta name=\"twitter:title\" content=\"Candide est\u00e1 impedida de fazer unboxing de L.O.L. Surprise!\" \/>\n<meta name=\"twitter:description\" content=\"Em acordo, empresa se compromete a parar pr\u00e1ticas abusivas\" \/>\n<meta name=\"twitter:image\" content=\"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/wp-content\/uploads\/2022\/03\/redes-candide-parar-de-explorar-comercialmente-youtuber-mirins.png\" \/>\n<meta name=\"twitter:label1\" content=\"Escrito por\" \/>\n\t<meta name=\"twitter:data1\" content=\"Giovana Ventura\" \/>\n\t<meta name=\"twitter:label2\" content=\"Est. tempo de leitura\" \/>\n\t<meta name=\"twitter:data2\" content=\"3 minutos\" \/>\n<script type=\"application\/ld+json\" class=\"yoast-schema-graph\">{\"@context\":\"https:\/\/schema.org\",\"@graph\":[{\"@type\":\"WebPage\",\"@id\":\"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/noticias\/parar-de-explorar-comercialmente-youtubers-mirins\/\",\"url\":\"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/noticias\/parar-de-explorar-comercialmente-youtubers-mirins\/\",\"name\":\"Candide vai parar de explorar comercialmente youtubers mirins\",\"isPartOf\":{\"@id\":\"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/#website\"},\"primaryImageOfPage\":{\"@id\":\"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/noticias\/parar-de-explorar-comercialmente-youtubers-mirins\/#primaryimage\"},\"image\":{\"@id\":\"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/noticias\/parar-de-explorar-comercialmente-youtubers-mirins\/#primaryimage\"},\"thumbnailUrl\":\"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/wp-content\/uploads\/2022\/03\/capa-candide-parar-de-explorar-comercialmente-youtuber-mirins-1.png\",\"datePublished\":\"2022-03-25T22:19:34+00:00\",\"dateModified\":\"2022-10-17T17:21:12+00:00\",\"author\":{\"@id\":\"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/#\/schema\/person\/50a56fd0a7450c17ef7df06b6c22bc0d\"},\"description\":\"Empresa que comercializa a linha L.O.L. Surprise! no Brasil assina Termo de Ajustamento de Conduta perante o Minist\u00e9rio P\u00fablico do ES que se compromete a parar de explorar comercialmente youtubers mirins e de realizar publicidade infantil velada como v\u00eddeos de unboxing.\",\"breadcrumb\":{\"@id\":\"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/noticias\/parar-de-explorar-comercialmente-youtubers-mirins\/#breadcrumb\"},\"inLanguage\":\"pt-BR\",\"potentialAction\":[{\"@type\":\"ReadAction\",\"target\":[\"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/noticias\/parar-de-explorar-comercialmente-youtubers-mirins\/\"]}]},{\"@type\":\"ImageObject\",\"inLanguage\":\"pt-BR\",\"@id\":\"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/noticias\/parar-de-explorar-comercialmente-youtubers-mirins\/#primaryimage\",\"url\":\"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/wp-content\/uploads\/2022\/03\/capa-candide-parar-de-explorar-comercialmente-youtuber-mirins-1.png\",\"contentUrl\":\"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/wp-content\/uploads\/2022\/03\/capa-candide-parar-de-explorar-comercialmente-youtuber-mirins-1.png\",\"width\":870,\"height\":320,\"caption\":\"foto em detalhe de m\u00e3os de uma crian\u00e7a abrindo uma boneca L.O.L. Surprise! em frente a uma mesa com diversos acess\u00f3rios da boneca como imagem de apoio ao texto sobre parar de explorar comercialmente youtubers mirins\"},{\"@type\":\"BreadcrumbList\",\"@id\":\"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/noticias\/parar-de-explorar-comercialmente-youtubers-mirins\/#breadcrumb\",\"itemListElement\":[{\"@type\":\"ListItem\",\"position\":1,\"name\":\"Home\",\"item\":\"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/\"},{\"@type\":\"ListItem\",\"position\":2,\"name\":\"Candide se compromete a parar de explorar comercialmente youtubers mirins\"}]},{\"@type\":\"WebSite\",\"@id\":\"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/#website\",\"url\":\"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/\",\"name\":\"Crian\u00e7a e Consumo\",\"description\":\"Instituto\",\"potentialAction\":[{\"@type\":\"SearchAction\",\"target\":{\"@type\":\"EntryPoint\",\"urlTemplate\":\"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/?s={search_term_string}\"},\"query-input\":\"required name=search_term_string\"}],\"inLanguage\":\"pt-BR\"},{\"@type\":\"Person\",\"@id\":\"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/#\/schema\/person\/50a56fd0a7450c17ef7df06b6c22bc0d\",\"name\":\"Giovana Ventura\",\"image\":{\"@type\":\"ImageObject\",\"inLanguage\":\"pt-BR\",\"@id\":\"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/#\/schema\/person\/image\/\",\"url\":\"https:\/\/secure.gravatar.com\/avatar\/5b03e50e0859451fe1b01ed1bb2a5201?s=96&d=mm&r=g\",\"contentUrl\":\"https:\/\/secure.gravatar.com\/avatar\/5b03e50e0859451fe1b01ed1bb2a5201?s=96&d=mm&r=g\",\"caption\":\"Giovana Ventura\"},\"url\":\"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/author\/giovana\/\"}]}<\/script>\n<!-- \/ Yoast SEO plugin. -->","yoast_head_json":{"title":"Candide vai parar de explorar comercialmente youtubers mirins","description":"Empresa que comercializa a linha L.O.L. Surprise! no Brasil assina Termo de Ajustamento de Conduta perante o Minist\u00e9rio P\u00fablico do ES que se compromete a parar de explorar comercialmente youtubers mirins e de realizar publicidade infantil velada como v\u00eddeos de unboxing.","robots":{"index":"index","follow":"follow","max-snippet":"max-snippet:-1","max-image-preview":"max-image-preview:large","max-video-preview":"max-video-preview:-1"},"canonical":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/noticias\/parar-de-explorar-comercialmente-youtubers-mirins\/","og_locale":"pt_BR","og_type":"article","og_title":"Candide est\u00e1 impedida de fazer unboxing de L.O.L. Surprise!","og_description":"Em acordo, empresa se compromete a parar pr\u00e1ticas abusivas","og_url":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/noticias\/parar-de-explorar-comercialmente-youtubers-mirins\/","og_site_name":"Crian\u00e7a e Consumo","article_published_time":"2022-03-25T22:19:34+00:00","article_modified_time":"2022-10-17T17:21:12+00:00","og_image":[{"url":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/wp-content\/uploads\/2022\/03\/redes-candide-parar-de-explorar-comercialmente-youtuber-mirins.png"}],"author":"Giovana Ventura","twitter_card":"summary_large_image","twitter_title":"Candide est\u00e1 impedida de fazer unboxing de L.O.L. Surprise!","twitter_description":"Em acordo, empresa se compromete a parar pr\u00e1ticas abusivas","twitter_image":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/wp-content\/uploads\/2022\/03\/redes-candide-parar-de-explorar-comercialmente-youtuber-mirins.png","twitter_misc":{"Escrito por":"Giovana Ventura","Est. tempo de leitura":"3 minutos"},"schema":{"@context":"https:\/\/schema.org","@graph":[{"@type":"WebPage","@id":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/noticias\/parar-de-explorar-comercialmente-youtubers-mirins\/","url":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/noticias\/parar-de-explorar-comercialmente-youtubers-mirins\/","name":"Candide vai parar de explorar comercialmente youtubers mirins","isPartOf":{"@id":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/#website"},"primaryImageOfPage":{"@id":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/noticias\/parar-de-explorar-comercialmente-youtubers-mirins\/#primaryimage"},"image":{"@id":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/noticias\/parar-de-explorar-comercialmente-youtubers-mirins\/#primaryimage"},"thumbnailUrl":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/wp-content\/uploads\/2022\/03\/capa-candide-parar-de-explorar-comercialmente-youtuber-mirins-1.png","datePublished":"2022-03-25T22:19:34+00:00","dateModified":"2022-10-17T17:21:12+00:00","author":{"@id":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/#\/schema\/person\/50a56fd0a7450c17ef7df06b6c22bc0d"},"description":"Empresa que comercializa a linha L.O.L. Surprise! no Brasil assina Termo de Ajustamento de Conduta perante o Minist\u00e9rio P\u00fablico do ES que se compromete a parar de explorar comercialmente youtubers mirins e de realizar publicidade infantil velada como v\u00eddeos de unboxing.","breadcrumb":{"@id":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/noticias\/parar-de-explorar-comercialmente-youtubers-mirins\/#breadcrumb"},"inLanguage":"pt-BR","potentialAction":[{"@type":"ReadAction","target":["https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/noticias\/parar-de-explorar-comercialmente-youtubers-mirins\/"]}]},{"@type":"ImageObject","inLanguage":"pt-BR","@id":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/noticias\/parar-de-explorar-comercialmente-youtubers-mirins\/#primaryimage","url":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/wp-content\/uploads\/2022\/03\/capa-candide-parar-de-explorar-comercialmente-youtuber-mirins-1.png","contentUrl":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/wp-content\/uploads\/2022\/03\/capa-candide-parar-de-explorar-comercialmente-youtuber-mirins-1.png","width":870,"height":320,"caption":"foto em detalhe de m\u00e3os de uma crian\u00e7a abrindo uma boneca L.O.L. Surprise! em frente a uma mesa com diversos acess\u00f3rios da boneca como imagem de apoio ao texto sobre parar de explorar comercialmente youtubers mirins"},{"@type":"BreadcrumbList","@id":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/noticias\/parar-de-explorar-comercialmente-youtubers-mirins\/#breadcrumb","itemListElement":[{"@type":"ListItem","position":1,"name":"Home","item":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/"},{"@type":"ListItem","position":2,"name":"Candide se compromete a parar de explorar comercialmente youtubers mirins"}]},{"@type":"WebSite","@id":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/#website","url":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/","name":"Crian\u00e7a e Consumo","description":"Instituto","potentialAction":[{"@type":"SearchAction","target":{"@type":"EntryPoint","urlTemplate":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/?s={search_term_string}"},"query-input":"required name=search_term_string"}],"inLanguage":"pt-BR"},{"@type":"Person","@id":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/#\/schema\/person\/50a56fd0a7450c17ef7df06b6c22bc0d","name":"Giovana Ventura","image":{"@type":"ImageObject","inLanguage":"pt-BR","@id":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/#\/schema\/person\/image\/","url":"https:\/\/secure.gravatar.com\/avatar\/5b03e50e0859451fe1b01ed1bb2a5201?s=96&d=mm&r=g","contentUrl":"https:\/\/secure.gravatar.com\/avatar\/5b03e50e0859451fe1b01ed1bb2a5201?s=96&d=mm&r=g","caption":"Giovana Ventura"},"url":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/author\/giovana\/"}]}},"acf":[],"_links":{"self":[{"href":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/33699"}],"collection":[{"href":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts"}],"about":[{"href":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/wp-json\/wp\/v2\/types\/post"}],"author":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/wp-json\/wp\/v2\/users\/9"}],"replies":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/wp-json\/wp\/v2\/comments?post=33699"}],"version-history":[{"count":0,"href":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/33699\/revisions"}],"wp:featuredmedia":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/wp-json\/wp\/v2\/media\/33700"}],"wp:attachment":[{"href":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/wp-json\/wp\/v2\/media?parent=33699"}],"wp:term":[{"taxonomy":"category","embeddable":true,"href":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/wp-json\/wp\/v2\/categories?post=33699"},{"taxonomy":"post_tag","embeddable":true,"href":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/wp-json\/wp\/v2\/tags?post=33699"}],"curies":[{"name":"wp","href":"https:\/\/api.w.org\/{rel}","templated":true}]}}