{"id":2983,"date":"2010-05-14T13:50:53","date_gmt":"2010-05-14T16:50:53","guid":{"rendered":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/?p=2983"},"modified":"2010-05-14T13:50:53","modified_gmt":"2010-05-14T16:50:53","slug":"manifestacao-as-delegacoes-de-paises-na-conferencia-da-oms","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/nossa-atuacao\/relacoes-governamentais\/manifestacao-as-delegacoes-de-paises-na-conferencia-da-oms\/","title":{"rendered":"14.05.2010 – Manifesta\u00e7\u00e3o \u00e0s delega\u00e7\u00f5es de pa\u00edses na Confer\u00eancia da OMS sobre a publicidade de alimentos com altos teores de sal, gordura e a\u00e7\u00facares dirigida a crian\u00e7as"},"content":{"rendered":"
A comunica\u00e7\u00e3o mercadol\u00f3gica de alimentos com altos teores de sal, gordura e a\u00e7\u00facares dirigida a crian\u00e7as tem sido tema de diversos debates e estudos nos \u00faltimos anos. Considerada fator relevante nos altos \u00edndices de sobrepeso, obesidade e demais dist\u00farbios alimentares (verificando-se verdadeira epidemia), bem como no crescimento alarmante da incid\u00eancia de doen\u00e7as cr\u00f4nicas n\u00e3o transmiss\u00edveis – dentre elas, diabetes e problemas cardiovasculares -, a promo\u00e7\u00e3o comercial deste produtos vem sendo objeto de regulamenta\u00e7\u00e3o (aut\u00f4noma ou heter\u00f4noma) no mundo inteiro.<\/p>\n
Diferentes pa\u00edses v\u00eam elaborando projetos legislativos que prev\u00eaem a proibi\u00e7\u00e3o ou restri\u00e7\u00e3o de mensagens comerciais de alimentos cuja ingest\u00e3o reiterada e em excesso seja prejudicial \u00e0 sa\u00fade; paralelamente, as empresas do setor aliment\u00edcio realizam compromissos p\u00fablicos globais ou regionais nos quais estabelecem crit\u00e9rios pr\u00f3prios de limita\u00e7\u00e3o \u00e0 publicidade dos produtos fabricados.<\/p>\n
Neste cen\u00e1rio, visando ao fomento da discuss\u00e3o, o Instituto Alana, por meio do Projeto Crian\u00e7a e Consumo, encaminhou manifesta\u00e7\u00e3o em 14.5.2010 \u00e0s delega\u00e7\u00f5es dos pa\u00edses participantes da World Health Assembly, ocorrida em Genebra de 17 a 21.5.2010. Neste documento, o Projeto Crian\u00e7a e Consumo apresenta: a vulnerabilidade do p\u00fablico infantil frente \u00e0s mensagens comerciais; a influ\u00eancia destas na forma\u00e7\u00e3o de h\u00e1bitos alimentares; o impacto que podem gerar na incid\u00eancia de dist\u00farbios alimentares e na sa\u00fade p\u00fablica; e a urg\u00eancia em se elaborar um C\u00f3digo internacional, texto normativo global e heter\u00f4nomo no qual se estabele\u00e7a a regulamenta\u00e7\u00e3o da comunica\u00e7\u00e3o mercadol\u00f3gica de alimentos com altos teores de sal, gordura e a\u00e7\u00facares. Ademais, a equipe do Projeto Crian\u00e7a e Consumo viabilizou a distribui\u00e7\u00e3o, durante a Assembl\u00e9ia, de folheto informativo no qual s\u00e3o disponibilizados dados sobre a problem\u00e1tica no Brasil.<\/span><\/p>\n Arquivos Relacionados:<\/p>\n