{"id":28541,"date":"2021-07-08T16:06:18","date_gmt":"2021-07-08T19:06:18","guid":{"rendered":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/?p=28541"},"modified":"2022-10-17T14:21:23","modified_gmt":"2022-10-17T17:21:23","slug":"crianca-precisa-se-frustrar-mas-o-consumismo-impede-isso","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/noticias\/crianca-precisa-se-frustrar-mas-o-consumismo-impede-isso\/","title":{"rendered":"Crian\u00e7a precisa se frustrar, mas o consumismo impede isso"},"content":{"rendered":"

Pode at\u00e9 parecer estranho, de fato, mas aprender sobre frustra\u00e7\u00e3o deve fazer parte da inf\u00e2ncia para um desenvolvimento pleno. De acordo com Cesar Ibrahim, psicanalista mestre em psicologia, a crian\u00e7a precisa se frustrar. Cesar explicou, nesta entrevista concedida ao Crian\u00e7a e Consumo em 2010*, que a fantasia da felicidade constante, ideia muito vendida pela publicidade, pode ser extremamente nociva \u00e0 sa\u00fade emocional infantil<\/strong>.<\/p>\n

 <\/p>\n

Ibrahim atende crian\u00e7as, jovens e adultos desde que iniciou sua carreira com atendimento de terapia familiar. Al\u00e9m disso, o psicanalista participa de atividades em universidades, com educadores e outros profissionais que lidam com o p\u00fablico infanto-juvenil. Cesar pesquisa principalmente sobre forma\u00e7\u00e3o de crian\u00e7as em uma cultura que exacerba a fantasia da vida excepcionalmente feliz e indolor<\/strong>.<\/p>\n

 <\/p>\n

Crian\u00e7a e Consumo – Temos, hoje, muitos problemas na forma\u00e7\u00e3o da crian\u00e7a decorrentes do consumismo, incentivado em nossa sociedade de diversas formas. O consumo \u00e9 um assunto relevante nos grupos que voc\u00ea atende?<\/strong><\/h2>\n

Cesar Ibrahim – A quest\u00e3o do consumo aparece, mas n\u00e3o de maneira t\u00e3o direta. Entretanto, o consumismo est\u00e1 presente o tempo todo na rela\u00e7\u00e3o do jovem com o mundo<\/strong> e de diversas formas. Os tempos atuais, ditos como mais hedonistas, marcaram por completo a rela\u00e7\u00e3o da fam\u00edlia com os filhos. Privilegia-se, quase o tempo inteiro, a rela\u00e7\u00e3o das crian\u00e7as e dos adolescentes com o prazer. Sendo assim, a preocupa\u00e7\u00e3o fundamental dos pais de classe m\u00e9dia, principalmente nos centros urbanos do mundo ocidental, \u00e9 a felicidade dos filhos, ou melhor, a ideia do que \u00e9 felicidade.<\/p>\n

 <\/p>\n

CeC – Que impacto essa preocupa\u00e7\u00e3o excessiva em fornecer felicidade aos filhos pode ter no desenvolvimento infantil j\u00e1 que a crian\u00e7a precisa se frustrar?<\/strong><\/h2>\n

CI – De maneira geral, essa marca da cultura est\u00e1 diretamente ligada ao imediatismo do prazer. Isso, \u00e9 claro, vai se desdobrar na rela\u00e7\u00e3o com o consumo<\/strong>. O desejo tende a ser satisfeito sob essa forma materializada, que tem um movimento compulsivo \u2013 j\u00e1 que, na verdade, ela \u00e9 insaci\u00e1vel. O jovem, que troca o tempo todo o seu objeto de desejo, no fundo persegue a fantasia idealizada de que haver\u00e1 uma forma de obter prazer quase sempre com car\u00e1ter imediato. Como se isso pudesse, de fato, compor essa pseudo felicidade. O processo funciona como se fosse uma miss\u00e3o que os pais atribuem a si mesmos para proporcionar uma exist\u00eancia quase analg\u00e9sica aos filhos, ou seja, uma exist\u00eancia indolor, que n\u00e3o inclui a frustra\u00e7\u00e3o.<\/p>\n

 <\/p>\n

CeC – Voc\u00ea pode dar exemplos dessa rela\u00e7\u00e3o entre a busca da felicidade e o consumo?\u00a0<\/strong><\/h2>\n

CI – Um exemplo frequente \u00e9 a vontade de trocar de celular, novos produtos eletroeletr\u00f4nicos ou qualquer outro objeto de consumo. Essa vontade se coloca a servi\u00e7o dessa ideologia. De fato, os pais est\u00e3o, a princ\u00edpio, muito bem-intencionados, querendo promover a felicidade dos filhos a todo custo. Mas eles n\u00e3o sabem o que fazer e nem como fazer. Os pais acreditam que, se puderem fazer os filhos atravessarem a inf\u00e2ncia sem dor, sua miss\u00e3o ser\u00e1 cumprida. No fundo, sabemos que \u00e9 exatamente o contr\u00e1rio. Para crescer, crian\u00e7a tem que frustrar<\/strong>. Portanto, eventualmente, o desejo deve, sim, ser barrado. Sobre esse assunto, temos o ponto de vista material tanto quanto o ponto de vista emocional, amoroso.<\/p>\n

 <\/p>\n

CeC – Na sua opini\u00e3o, existe, no ambiente escolar, a preocupa\u00e7\u00e3o em ensinar a lidar com o fracasso?<\/strong><\/h2>\n

CI – A escola est\u00e1 cada vez mais articulada nessa necessidade de frustrar, principalmente pela recorr\u00eancia desse assunto. Existe o comprometimento de mostrar que a vida acad\u00eamica exige muita dedica\u00e7\u00e3o e ren\u00fancia ao prazer imediato, por exemplo. Freud ressaltava muito a import\u00e2ncia de a pessoa renunciar o movimento na dire\u00e7\u00e3o do desejo para poder crescer<\/strong>. Nesse sentido, \u00e9 preciso mostrar ao jovem que a ren\u00fancia fortalece e projeta o ser humano para o seu desenvolvimento.<\/p>\n

 <\/p>\n

CeC – Em seu trabalho nas escolas, existe tamb\u00e9m a quest\u00e3o do pertencimento. O jovem quer se sentir parte de algum grupo. Ele acaba acreditando que a posse de bens ou o comportamento pode influenciar isso?<\/strong><\/h2>\n

CI – Sim, existe. Isso \u00e9 parte integrante do desenvolvimento. \u00c9 o que chamamos de trip\u00e9 da modernidade: fama, beleza e riqueza. O jovem quase sempre busca ser o popular, o bacana, constituir identidade pr\u00f3pria. \u00c9 nesse meio em que ele encontra o seu par. A partir de quem ele busca aceita\u00e7\u00e3o e vai constituir a sua identidade e a trajet\u00f3ria a ser seguida. Nesse aspecto, as subst\u00e2ncias qu\u00edmicas, por exemplo, revelam o sintoma social do prazer imediato. Resta saber como a pessoa vai agir diante disso. A quest\u00e3o do consumismo<\/strong> constitui essa busca da humanidade na dire\u00e7\u00e3o de estabelecer uma rela\u00e7\u00e3o plena com o prazer absoluto.<\/p>\n

 <\/p>\n

A publicidade infantil n\u00e3o ensina sobre frustra\u00e7\u00e3o saud\u00e1vel<\/strong><\/h2>\n

Como Ibrahim afirmou nessa entrevista, a crian\u00e7a precisa se frustrar. Por\u00e9m, \u00e9 um mito acreditar que a publicidade infantil possa possibilitar esse aprendizado. O que acontece \u00e9 exatamente o contr\u00e1rio. Os an\u00fancios direcionados aos pequenos, podem lev\u00e1-los a acreditar que \u00e9 preciso consumir para ser completo e feliz<\/a>. A crian\u00e7a acaba aumentando a quantidade de pedidos insistentes para que seus respons\u00e1veis comprem o que foi anunciado a ela. E n\u00e3o basta achar que um simples “n\u00e3o” de m\u00e3es, pais e familiares, encerram o assunto. N\u00e3o \u00e9 essa a frustra\u00e7\u00e3o, consequ\u00eancia de um desejo de consumo criado por interesses comerciais, que a crian\u00e7a precisa<\/strong>. Por isso, a publicidade infantil \u00e9 uma pr\u00e1tica anti\u00e9tica, al\u00e9m de abusiva e ilegal! As crian\u00e7as precisam, sim, aprender sobre frustra\u00e7\u00e3o, mas de maneira natural e com educa\u00e7\u00e3o, n\u00e3o lidando precocemente com est\u00edmulos publicit\u00e1rios.<\/p>\n

 <\/p>\n

*Confira a \u00edntegra desta entrevista, que faz parte do Crian\u00e7a e Consumo Vol.7 – Estresse Familiar<\/a>.<\/p>\n

 <\/p>\n

Leia tamb\u00e9m<\/strong><\/h2>\n

Desvendando alguns impactos da publicidade infantil<\/a><\/p>\n

Brincadeiras criativas s\u00e3o fundamentais para a inf\u00e2ncia<\/a><\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"

psicanalista Cesar Ibrahim explica que a frustra\u00e7\u00e3o \u00e9 essencial para a inf\u00e2ncia, por\u00e9m, o consumismo incentivado pela publicidade infantil impossibilita esse aprendizado natural<\/p>\n","protected":false},"author":9,"featured_media":28546,"comment_status":"closed","ping_status":"closed","sticky":false,"template":"","format":"standard","meta":{"inline_featured_image":false,"_themeisle_gutenberg_block_has_review":false,"footnotes":""},"categories":[127],"tags":[183,195,270],"yoast_head":"\nCrian\u00e7a precisa se frustrar, mas o consumismo impede isso<\/title>\n<meta name=\"description\" content=\"Psicanalista Cesar Ibrahim explica que a frustra\u00e7\u00e3o crian\u00e7a precisa se frustrar, por\u00e9m, o consumismo incentivado pela publicidade infantil impossibilita esse aprendizado natural\" \/>\n<meta name=\"robots\" content=\"index, follow, max-snippet:-1, max-image-preview:large, max-video-preview:-1\" \/>\n<link rel=\"canonical\" href=\"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/noticias\/crianca-precisa-se-frustrar-mas-o-consumismo-impede-isso\/\" \/>\n<meta property=\"og:locale\" content=\"pt_BR\" \/>\n<meta property=\"og:type\" content=\"article\" \/>\n<meta property=\"og:title\" content=\"Para crescer, crian\u00e7a tem que se frustrar\" \/>\n<meta property=\"og:description\" content=\"Mas consumismo incentivado pela publicidade impede isso\" \/>\n<meta property=\"og:url\" content=\"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/noticias\/crianca-precisa-se-frustrar-mas-o-consumismo-impede-isso\/\" \/>\n<meta property=\"og:site_name\" content=\"Crian\u00e7a e Consumo\" \/>\n<meta property=\"article:published_time\" content=\"2021-07-08T19:06:18+00:00\" \/>\n<meta property=\"article:modified_time\" content=\"2022-10-17T17:21:23+00:00\" \/>\n<meta property=\"og:image\" content=\"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/wp-content\/uploads\/2021\/07\/redes-crianca-precisa-se-frustrar.png\" \/>\n<meta name=\"author\" content=\"Giovana Ventura\" \/>\n<meta name=\"twitter:card\" content=\"summary_large_image\" \/>\n<meta name=\"twitter:title\" content=\"Para crescer, crian\u00e7a tem que se frustrar\" \/>\n<meta name=\"twitter:description\" content=\"Mas consumismo incentivado pela publicidade impede isso\" \/>\n<meta name=\"twitter:image\" content=\"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/wp-content\/uploads\/2021\/07\/redes-crianca-precisa-se-frustrar.png\" \/>\n<meta name=\"twitter:label1\" content=\"Escrito por\" \/>\n\t<meta name=\"twitter:data1\" content=\"Giovana Ventura\" \/>\n\t<meta name=\"twitter:label2\" content=\"Est. tempo de leitura\" \/>\n\t<meta name=\"twitter:data2\" content=\"5 minutos\" \/>\n<script type=\"application\/ld+json\" class=\"yoast-schema-graph\">{\"@context\":\"https:\/\/schema.org\",\"@graph\":[{\"@type\":\"WebPage\",\"@id\":\"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/noticias\/crianca-precisa-se-frustrar-mas-o-consumismo-impede-isso\/\",\"url\":\"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/noticias\/crianca-precisa-se-frustrar-mas-o-consumismo-impede-isso\/\",\"name\":\"Crian\u00e7a precisa se frustrar, mas o consumismo impede isso\",\"isPartOf\":{\"@id\":\"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/#website\"},\"primaryImageOfPage\":{\"@id\":\"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/noticias\/crianca-precisa-se-frustrar-mas-o-consumismo-impede-isso\/#primaryimage\"},\"image\":{\"@id\":\"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/noticias\/crianca-precisa-se-frustrar-mas-o-consumismo-impede-isso\/#primaryimage\"},\"thumbnailUrl\":\"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/wp-content\/uploads\/2021\/07\/capa-crianca-precisa-se-frustrar-1.png\",\"datePublished\":\"2021-07-08T19:06:18+00:00\",\"dateModified\":\"2022-10-17T17:21:23+00:00\",\"author\":{\"@id\":\"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/#\/schema\/person\/a8aaebc9969e935e1e5b5740da360405\"},\"description\":\"Psicanalista Cesar Ibrahim explica que a frustra\u00e7\u00e3o crian\u00e7a precisa se frustrar, por\u00e9m, o consumismo incentivado pela publicidade infantil impossibilita esse aprendizado natural\",\"breadcrumb\":{\"@id\":\"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/noticias\/crianca-precisa-se-frustrar-mas-o-consumismo-impede-isso\/#breadcrumb\"},\"inLanguage\":\"pt-BR\",\"potentialAction\":[{\"@type\":\"ReadAction\",\"target\":[\"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/noticias\/crianca-precisa-se-frustrar-mas-o-consumismo-impede-isso\/\"]}]},{\"@type\":\"ImageObject\",\"inLanguage\":\"pt-BR\",\"@id\":\"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/noticias\/crianca-precisa-se-frustrar-mas-o-consumismo-impede-isso\/#primaryimage\",\"url\":\"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/wp-content\/uploads\/2021\/07\/capa-crianca-precisa-se-frustrar-1.png\",\"contentUrl\":\"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/wp-content\/uploads\/2021\/07\/capa-crianca-precisa-se-frustrar-1.png\",\"width\":870,\"height\":320,\"caption\":\"em fundo azul, ilustra\u00e7\u00e3o de uma nuvem com um tornado feito de papel e um raio amarelo dentro como imagem de apoio ao texto sobre crian\u00e7a precisa se frustrar\"},{\"@type\":\"BreadcrumbList\",\"@id\":\"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/noticias\/crianca-precisa-se-frustrar-mas-o-consumismo-impede-isso\/#breadcrumb\",\"itemListElement\":[{\"@type\":\"ListItem\",\"position\":1,\"name\":\"Home\",\"item\":\"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/\"},{\"@type\":\"ListItem\",\"position\":2,\"name\":\"Crian\u00e7a precisa se frustrar, mas o consumismo impede isso\"}]},{\"@type\":\"WebSite\",\"@id\":\"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/#website\",\"url\":\"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/\",\"name\":\"Crian\u00e7a e Consumo\",\"description\":\"Instituto\",\"potentialAction\":[{\"@type\":\"SearchAction\",\"target\":{\"@type\":\"EntryPoint\",\"urlTemplate\":\"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/?s={search_term_string}\"},\"query-input\":\"required name=search_term_string\"}],\"inLanguage\":\"pt-BR\"},{\"@type\":\"Person\",\"@id\":\"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/#\/schema\/person\/a8aaebc9969e935e1e5b5740da360405\",\"name\":\"Giovana Ventura\",\"image\":{\"@type\":\"ImageObject\",\"inLanguage\":\"pt-BR\",\"@id\":\"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/#\/schema\/person\/image\/\",\"url\":\"https:\/\/secure.gravatar.com\/avatar\/5b03e50e0859451fe1b01ed1bb2a5201?s=96&d=mm&r=g\",\"contentUrl\":\"https:\/\/secure.gravatar.com\/avatar\/5b03e50e0859451fe1b01ed1bb2a5201?s=96&d=mm&r=g\",\"caption\":\"Giovana Ventura\"},\"url\":\"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/author\/giovana\/\"}]}<\/script>\n<!-- \/ Yoast SEO plugin. -->","yoast_head_json":{"title":"Crian\u00e7a precisa se frustrar, mas o consumismo impede isso","description":"Psicanalista Cesar Ibrahim explica que a frustra\u00e7\u00e3o crian\u00e7a precisa se frustrar, por\u00e9m, o consumismo incentivado pela publicidade infantil impossibilita esse aprendizado natural","robots":{"index":"index","follow":"follow","max-snippet":"max-snippet:-1","max-image-preview":"max-image-preview:large","max-video-preview":"max-video-preview:-1"},"canonical":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/noticias\/crianca-precisa-se-frustrar-mas-o-consumismo-impede-isso\/","og_locale":"pt_BR","og_type":"article","og_title":"Para crescer, crian\u00e7a tem que se frustrar","og_description":"Mas consumismo incentivado pela publicidade impede isso","og_url":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/noticias\/crianca-precisa-se-frustrar-mas-o-consumismo-impede-isso\/","og_site_name":"Crian\u00e7a e Consumo","article_published_time":"2021-07-08T19:06:18+00:00","article_modified_time":"2022-10-17T17:21:23+00:00","og_image":[{"url":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/wp-content\/uploads\/2021\/07\/redes-crianca-precisa-se-frustrar.png"}],"author":"Giovana Ventura","twitter_card":"summary_large_image","twitter_title":"Para crescer, crian\u00e7a tem que se frustrar","twitter_description":"Mas consumismo incentivado pela publicidade impede isso","twitter_image":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/wp-content\/uploads\/2021\/07\/redes-crianca-precisa-se-frustrar.png","twitter_misc":{"Escrito por":"Giovana Ventura","Est. tempo de leitura":"5 minutos"},"schema":{"@context":"https:\/\/schema.org","@graph":[{"@type":"WebPage","@id":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/noticias\/crianca-precisa-se-frustrar-mas-o-consumismo-impede-isso\/","url":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/noticias\/crianca-precisa-se-frustrar-mas-o-consumismo-impede-isso\/","name":"Crian\u00e7a precisa se frustrar, mas o consumismo impede isso","isPartOf":{"@id":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/#website"},"primaryImageOfPage":{"@id":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/noticias\/crianca-precisa-se-frustrar-mas-o-consumismo-impede-isso\/#primaryimage"},"image":{"@id":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/noticias\/crianca-precisa-se-frustrar-mas-o-consumismo-impede-isso\/#primaryimage"},"thumbnailUrl":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/wp-content\/uploads\/2021\/07\/capa-crianca-precisa-se-frustrar-1.png","datePublished":"2021-07-08T19:06:18+00:00","dateModified":"2022-10-17T17:21:23+00:00","author":{"@id":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/#\/schema\/person\/a8aaebc9969e935e1e5b5740da360405"},"description":"Psicanalista Cesar Ibrahim explica que a frustra\u00e7\u00e3o crian\u00e7a precisa se frustrar, por\u00e9m, o consumismo incentivado pela publicidade infantil impossibilita esse aprendizado natural","breadcrumb":{"@id":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/noticias\/crianca-precisa-se-frustrar-mas-o-consumismo-impede-isso\/#breadcrumb"},"inLanguage":"pt-BR","potentialAction":[{"@type":"ReadAction","target":["https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/noticias\/crianca-precisa-se-frustrar-mas-o-consumismo-impede-isso\/"]}]},{"@type":"ImageObject","inLanguage":"pt-BR","@id":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/noticias\/crianca-precisa-se-frustrar-mas-o-consumismo-impede-isso\/#primaryimage","url":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/wp-content\/uploads\/2021\/07\/capa-crianca-precisa-se-frustrar-1.png","contentUrl":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/wp-content\/uploads\/2021\/07\/capa-crianca-precisa-se-frustrar-1.png","width":870,"height":320,"caption":"em fundo azul, ilustra\u00e7\u00e3o de uma nuvem com um tornado feito de papel e um raio amarelo dentro como imagem de apoio ao texto sobre crian\u00e7a precisa se frustrar"},{"@type":"BreadcrumbList","@id":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/noticias\/crianca-precisa-se-frustrar-mas-o-consumismo-impede-isso\/#breadcrumb","itemListElement":[{"@type":"ListItem","position":1,"name":"Home","item":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/"},{"@type":"ListItem","position":2,"name":"Crian\u00e7a precisa se frustrar, mas o consumismo impede isso"}]},{"@type":"WebSite","@id":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/#website","url":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/","name":"Crian\u00e7a e Consumo","description":"Instituto","potentialAction":[{"@type":"SearchAction","target":{"@type":"EntryPoint","urlTemplate":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/?s={search_term_string}"},"query-input":"required name=search_term_string"}],"inLanguage":"pt-BR"},{"@type":"Person","@id":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/#\/schema\/person\/a8aaebc9969e935e1e5b5740da360405","name":"Giovana Ventura","image":{"@type":"ImageObject","inLanguage":"pt-BR","@id":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/#\/schema\/person\/image\/","url":"https:\/\/secure.gravatar.com\/avatar\/5b03e50e0859451fe1b01ed1bb2a5201?s=96&d=mm&r=g","contentUrl":"https:\/\/secure.gravatar.com\/avatar\/5b03e50e0859451fe1b01ed1bb2a5201?s=96&d=mm&r=g","caption":"Giovana Ventura"},"url":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/author\/giovana\/"}]}},"acf":[],"_links":{"self":[{"href":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/28541"}],"collection":[{"href":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts"}],"about":[{"href":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/wp-json\/wp\/v2\/types\/post"}],"author":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/wp-json\/wp\/v2\/users\/9"}],"replies":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/wp-json\/wp\/v2\/comments?post=28541"}],"version-history":[{"count":0,"href":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/28541\/revisions"}],"wp:featuredmedia":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/wp-json\/wp\/v2\/media\/28546"}],"wp:attachment":[{"href":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/wp-json\/wp\/v2\/media?parent=28541"}],"wp:term":[{"taxonomy":"category","embeddable":true,"href":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/wp-json\/wp\/v2\/categories?post=28541"},{"taxonomy":"post_tag","embeddable":true,"href":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/wp-json\/wp\/v2\/tags?post=28541"}],"curies":[{"name":"wp","href":"https:\/\/api.w.org\/{rel}","templated":true}]}}