{"id":23944,"date":"2021-02-01T14:27:22","date_gmt":"2021-02-01T17:27:22","guid":{"rendered":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/?p=23944"},"modified":"2022-10-17T14:21:30","modified_gmt":"2022-10-17T17:21:30","slug":"ben-jerrys-se-compromete-publicamente-a-continuar-nao-direcionando-publicidade-para-criancas","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/noticias\/ben-jerrys-se-compromete-publicamente-a-continuar-nao-direcionando-publicidade-para-criancas\/","title":{"rendered":"Ben & Jerry’s se compromete publicamente a continuar n\u00e3o direcionando publicidade para crian\u00e7as"},"content":{"rendered":"
Ben & Jerry’s Brasil, uma marca de sorvetes premium, assinou, em 26 de janeiro de 2021, termo de compromisso<\/a> pelo fim do direcionamento de publicidade e comunica\u00e7\u00e3o mercadol\u00f3gica ao p\u00fablico infantil<\/strong>. A empresa, de fato, j\u00e1 n\u00e3o tem as crian\u00e7as como p\u00fablico-alvo de suas campanhas publicit\u00e1rias. Entretanto, a assinatura do termo permite o posicionamento de lideran\u00e7a no setor de sorvetes, produtos consumidos frequentemente pelos pequenos. Nesse sentido, a postura da empresa reafirma que, mesmo comercializando produtos desejados e consumidos por crian\u00e7as, \u00e9 plenamente poss\u00edvel direcionar publicidade apenas para o p\u00fablico adulto, em cumprimento \u00e0 legisla\u00e7\u00e3o brasileira<\/a>.<\/p>\n Proposto pelo programa Crian\u00e7a e Consumo, o documento reafirma o compromisso da Ben & Jerry’s com a cria\u00e7\u00e3o, desenvolvimento e reprodu\u00e7\u00e3o de suas promo\u00e7\u00f5es, campanhas publicit\u00e1rias e mensagens comerciais de maneira \u00e9tica, respons\u00e1vel e de acordo com a legisla\u00e7\u00e3o brasileira, em especial, com o n\u00e3o direcionamento de publicidade para crian\u00e7as abaixo de 12 anos de idade<\/strong>.<\/p>\n <\/p>\n Com esse compromisso formal, a Ben & Jerry’s contribui, ent\u00e3o, para a forma\u00e7\u00e3o de uma sociedade mais justa. Assim, refor\u00e7a a defesa e prote\u00e7\u00e3o dos direitos das crian\u00e7as, com absoluta prioridade<\/strong>, em conformidade com a legisla\u00e7\u00e3o brasileira.<\/p>\n <\/p>\n A assinatura aconteceu em evento on-line com a presen\u00e7a de membros da equipe da empresa e do Instituto Alana<\/a>. Em sua fala, Adriana Hartmann de Castro, head da Ben & Jerry’s Brasil, destacou que a assinatura do termo \u00e9 resultado de di\u00e1logo e discuss\u00e3o, a partir de provoca\u00e7\u00f5es da sociedade civil<\/strong>. Falou, ainda, sobre a import\u00e2ncia de se mobilizar e estimular mais organiza\u00e7\u00f5es a tamb\u00e9m assumirem uma postura de prote\u00e7\u00e3o da inf\u00e2ncia<\/a>. Al\u00e9m disso,\u00a0 Castro declarou a import\u00e2ncia do compromisso com o impacto social positivo, ressaltando o papel do Instituto Alana em provocar o mundo corporativo. “Esperamos contribuir e influenciar outras corpora\u00e7\u00f5es a entrar nessa agenda e deixar a crian\u00e7a viver e construir sua inf\u00e2ncia com o que realmente importa, recebendo os est\u00edmulos corretos e nas etapas de desenvolvimento corretos<\/strong>“, declarou Castro.<\/p>\n <\/p>\n Isabella Henriques, diretora-executiva do Instituto Alana, celebrou a assinatura e a postura da Ben & Jerry’s, especialmente por evidenciar que esse \u00e9 um passo que tamb\u00e9m pode ser dado por outras empresas. Relembrando os 15 anos do Crian\u00e7a e Consumo, Henriques falou sobre o compromisso do programa com a miss\u00e3o do Instituto Alana: <\/strong>honrar a crian\u00e7a<\/strong><\/i>. Ainda, a import\u00e2ncia\u00a0de fazer cumprir o Artigo 227 da Constitui\u00e7\u00e3o Federal.<\/p>\n <\/p>\n Como estabelece a Constitui\u00e7\u00e3o Federal, o dever de assegurar direitos infantis \u00e9 de fam\u00edlias, Estado e sociedade, incluindo empresas. Al\u00e9m disso, pesquisas comprovam que crian\u00e7as de at\u00e9 12 anos de idade n\u00e3o entendem o car\u00e1ter persuasivo da publicidade<\/a> e s\u00e3o hipervulner\u00e1veis a esses est\u00edmulos, em raz\u00e3o do seu peculiar est\u00e1gio de desenvolvimento f\u00edsico, cognitivo, emocional e social. Por conta dessa hipervulnerabilidade, o direcionamento de qualquer tipo de comunica\u00e7\u00e3o comercial para o p\u00fablico infantil \u00e9 considerado uma pr\u00e1tica abusiva, anti\u00e9tica e ilegal, de acordo com o C\u00f3digo de Defesa do Consumidor<\/a>.<\/p>\n <\/p>\n O documento assinado pela Ben & Jerry’s n\u00e3o apenas prev\u00ea o compromisso da empresa com o cumprimento da lei, mas tamb\u00e9m sinaliza que sucesso empresarial e respeito aos direitos das crian\u00e7as podem (e devem) andar juntos. Para Henriques, essa assinatura traz esperan\u00e7a de outras institui\u00e7\u00f5es se juntarem ao movimento pela defesa infantil frente \u00e0 explora\u00e7\u00e3o comercial. “Esse termo \u00e9, tamb\u00e9m, um s\u00edmbolo para todo o mundo corporativo. A decis\u00e3o da Ben & Jerry’s convida outras empresas a se comprometerem com a defesa da inf\u00e2ncia<\/strong>” disse.<\/p>\n <\/p>\n<\/h3>\n
Ben & Jerry’s pelo fim da publicidade infantil<\/strong><\/h2>\n
O evento de assinatura do compromisso p\u00fablico<\/strong><\/h2>\n
Empresas devem se comprometer com a prote\u00e7\u00e3o da inf\u00e2ncia<\/strong><\/h2>\n
Leia tamb\u00e9m<\/strong><\/h2>\n