{"id":23657,"date":"2020-10-26T18:03:48","date_gmt":"2020-10-26T21:03:48","guid":{"rendered":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/?p=23657"},"modified":"2022-10-17T14:48:31","modified_gmt":"2022-10-17T17:48:31","slug":"a-brincadeira-e-o-brinquedo-precisam-de-plastico","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/noticias\/a-brincadeira-e-o-brinquedo-precisam-de-plastico\/","title":{"rendered":"A brincadeira e o brinquedo precisam de pl\u00e1stico?"},"content":{"rendered":"
Os programas Crian\u00e7a e Natureza, Territ\u00f3rio do Brincar e Crian\u00e7a e Consumo, iniciativas do Instituto Alana, criam o informativo “A brincadeira e o brinquedo precisam de pl\u00e1stico?” (j\u00e1 pronto para impress\u00e3o) que traz a import\u00e2ncia do brinquedo e da brincadeira no desenvolvimento infantil<\/strong>, al\u00e9m de problematizar os brinquedos de pl\u00e1stico comercializados e muitas vezes publicizados para\u00a0o p\u00fablico infantil, pr\u00e1tica abusiva e ilegal<\/a>. O setor de brinquedos, por exemplo, \u00e9 um dos que mais faz publicidade dirigida \u00e0s crian\u00e7as. Em 2019, de fato, 71% da publicidade infantil<\/a> em canais infantis da TV paga eram de brinquedos. E, logo ap\u00f3s, no ano seguinte, a categoria continuou sendo a l\u00edder<\/a>, representando praticamente metade de todos os an\u00fancios. No ambiente digital n\u00e3o \u00e9 diferente, mas, pior, muitas vezes acaba sendo at\u00e9 veladas<\/a>.<\/p>\n <\/p>\n [su_button url=”https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/wp-content\/uploads\/2020\/10\/a-brincadeira_e_o_plastico-1.pdf” target=”blank” style=”soft” background=”#ec1a3a” size=”7″ center=”yes” radius=”5″ icon_color=”#ec1a3a” text_shadow=”0px 0px 0px #000000″ rel=”lightbox”]CONFIRA O INFORMATIVO[\/su_button]<\/p>\n .<\/span><\/p>\n A brincadeira e o brinquedo certamente s\u00e3o fundamentais para o desenvolvimento infantil. Entretanto, eles n\u00e3o s\u00e3o encontrados apenas nas prateleiras de lojas. Muitos brinquedos est\u00e3o ao alcance das fam\u00edlias, <\/strong>sobretudo no entorno ou mesmo dentro de casa. O informativo traz alguns desses exemplos e os seus benef\u00edcios, como brinquedos feitos de madeira, utens\u00edlios de cozinha, materiais n\u00e3o estruturados – tecidos, cordas e barbantes, por exemplo – elementos naturais e ferramentas, que, com a supervis\u00e3o de adultos, podem ensinar diversas habilidades motoras e de criatividade \u00e0s crian\u00e7as.<\/p>\n .<\/span><\/p>\n O estudo “Inf\u00e2ncia plastificada”,<\/a>\u00a0feito pelo\u00a0Grupo de Estudos e Pesquisa em Qu\u00edmica Verde, Sustentabilidade e Educa\u00e7\u00e3o (GPQV), da Universidade Federal de S\u00e3o Carlos (UFSCar), a pedido do Crian\u00e7a e Consumo, aponta que, de todos os brinquedos do mundo, 90% deles s\u00e3o feitos de materiais pl\u00e1sticos<\/strong>. Ainda, pesquisa levanta, a problem\u00e1tica do excesso de brinquedos de pl\u00e1stico na sa\u00fade das crian\u00e7as. \u00c9 poss\u00edvel conter subst\u00e2ncias t\u00f3xicas nesses produtos que podem ser causadoras de c\u00e2ncer e doen\u00e7as hormonais. Al\u00e9m disso, tamb\u00e9m h\u00e1 seu impacto no meio ambiente. O estudo estimou que, entre 2018 e 2030, ser\u00e3o produzidos 1,38 milh\u00e3o de toneladas de brinquedos de pl\u00e1stico no Brasil.<\/p>\n <\/p>\n O que \u00e9 essencial para as nossas crian\u00e7as?<\/a><\/p>\nAlternativas para a brincadeira e o brinquedo de pl\u00e1stico<\/strong><\/h2>\n
A inf\u00e2ncia est\u00e1 plastificada?<\/strong><\/h2>\n
Leia tamb\u00e9m<\/strong><\/h2>\n