{"id":23206,"date":"2020-09-25T15:24:33","date_gmt":"2020-09-25T18:24:33","guid":{"rendered":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/?p=23206"},"modified":"2022-10-17T14:48:32","modified_gmt":"2022-10-17T17:48:32","slug":"coalizao-internacional-exige-fim-do-rastreamento-de-dados-de-criancas","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/noticias\/coalizao-internacional-exige-fim-do-rastreamento-de-dados-de-criancas\/","title":{"rendered":"Coaliz\u00e3o internacional exige fim do rastreamento de dados de crian\u00e7as"},"content":{"rendered":"
Em carta, Instituto Alana e mais de 20 organiza\u00e7\u00f5es e especialistas de todo o mundo pedem que empresas gigantes de tecnologia cessem a explora\u00e7\u00e3o comercial infantil no ambiente digital<\/i><\/p>\n
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O Instituto Alana, por meio do Crian\u00e7a e Consumo, se uniu a mais de 20 organiza\u00e7\u00f5es, entre elas 5Rights Foundation e Global Action Plan, encaminhando\u00a0uma carta ao Google, Facebook, Apple, Amazon e Microsoft<\/a>, em 18 de setembro de 2020, exigindo que essas gigantes de tecnologia parem de coletar dados de crian\u00e7as e adolescentes para segmenta\u00e7\u00e3o de publicidade<\/strong>. Al\u00e9m disso, a coaliz\u00e3o pede, ainda, que essas empresas parem com a explora\u00e7\u00e3o comercial infantil em ambiente digital e que adotem medidas para garantir uma experi\u00eancia digital segura para crian\u00e7as.<\/p>\n <\/p>\n A carta \u00e9 parte da campanha “Stop Targeted Advertising to Kids<\/em>” (“Parem de Direcionar Publicidade para Crian\u00e7as”, em tradu\u00e7\u00e3o livre) da Global Action Plan, que argumenta que a publicidade comportamental online acelera o consumismo, prejudicando o bem-estar e aumentando a tens\u00e3o j\u00e1 perigosa no planeta.<\/p>\n <\/p>\n O documento pondera que as empresas de ad-tech<\/i> coletam 72 milh\u00f5es de pontos de dados sobre uma crian\u00e7a, at\u00e9 ela chegar aos 13 anos de idade. Isso demonstra a dimens\u00e3o do desrespeito pelas leis de prote\u00e7\u00e3o de dados, vigentes em diversos pa\u00edses, e o alto n\u00edvel de monitoramento imposto sobre as crian\u00e7as, que s\u00e3o rastreadas e perfiladas para que possam receber publicidade infantil ao ponto de que sua aten\u00e7\u00e3o seja monetizada de forma mais efetiva.<\/p>\n <\/p>\n Vale lembrar que as crian\u00e7as, em especial at\u00e9 12 anos, n\u00e3o compreendem o car\u00e1ter persuasivo da publicidade, em virtude da viv\u00eancia de um processo peculiar de desenvolvimento f\u00edsico, mental e social. Logo, n\u00e3o conseguem distinguir o que s\u00e3o conte\u00fados de entretenimento de conte\u00fados publicit\u00e1rios. Por entender a crian\u00e7a como hipervulner\u00e1vel, a legisla\u00e7\u00e3o brasileira j\u00e1 pro\u00edbe a pr\u00e1tica de publicidade infantil em qualquer meio de comunica\u00e7\u00e3o ou espa\u00e7o de conviv\u00eancia – incluindo o ambiente digital.<\/p>\n <\/p>\n \u201c\u00c9 desigual e injusta a forma como essas empresas se aproveitam da hipervulnerabilidade das crian\u00e7as para explor\u00e1-las comercialmente, principalmente nesses tempos de pandemia, em que as crian\u00e7as est\u00e3o cada vez mais online seja para estudar, se comunicar com parentes e amigos ou para outras atividades. Queremos que as empresas de tecnologia mais poderosas do mundo parem de minerar dados infantis e n\u00e3o permitam que anunciantes direcionem publicidade para esse p\u00fablico. As crian\u00e7as possuem o direito de usar a internet com seguran\u00e7a e livre do abuso comercial da publicidade infantil\u201d, diz Pedro Hartung, coordenador do Crian\u00e7a e Consumo.<\/p>\n Por um experi\u00eancia digital verdadeiramente segura para crian\u00e7as<\/a><\/p>\n Instituto Alana no Internet Governance Forum 2019 \u2013 discuss\u00f5es sobre inf\u00e2ncia<\/a><\/p>\n\u00a0.<\/span><\/h3>\n
Leia tamb\u00e9m:<\/strong><\/h3>\n