{"id":23152,"date":"2020-09-25T11:48:18","date_gmt":"2020-09-25T14:48:18","guid":{"rendered":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/?p=23152"},"modified":"2022-10-17T14:48:33","modified_gmt":"2022-10-17T17:48:33","slug":"o-que-empresas-devem-fazer","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/noticias\/o-que-empresas-devem-fazer\/","title":{"rendered":"O que empresas devem fazer no Dia das Crian\u00e7as"},"content":{"rendered":"

Datas comemorativas, como o Dia das Crian\u00e7as, sempre demandam do mercado anunciante estrat\u00e9gias criativas para disputar a aten\u00e7\u00e3o do potencial consumidor, mas isso n\u00e3o pode ser motivo para agir de forma anti\u00e9tica e ilegal<\/strong>, direcionando publicidade para o p\u00fablico infantil. Convidamos empresas<\/strong> a aproveitarem a oportunidade para refletir e mudar sua conduta, de maneira a n\u00e3o se aproveitar da inexperi\u00eancia das crian\u00e7as para alavancar suas vendas.<\/p>\n

 <\/p>\n

Abaixo, listamos algumas pr\u00e1ticas que empresas devem seguir para assumir uma postura mais \u00e9tica e respons\u00e1vel para com as crian\u00e7as e, tamb\u00e9m, com a sociedade. Publicidade infantil j\u00e1 \u00e9 ilegal e, em breve, tamb\u00e9m ser\u00e1 inaceit\u00e1vel.<\/p>\n

 <\/p>\n

[mc4wp_form id=”23556″]<\/p>\n

 <\/p>\n

1. A\u00a0 publicidade deve ser dirigida aos pais, m\u00e3es e respons\u00e1veis\u00a0<\/strong><\/h3>\n

S\u00e3o in\u00fameras as vezes em que m\u00e3es, pais e respons\u00e1veis s\u00e3o surpreendidos com pedidos de compras das crian\u00e7as por produtos e marcas que eles sequer sabiam existir. E por que isso acontece? Porque as crian\u00e7as est\u00e3o constantemente expostas \u00e0 publicidade direcionadas diretamente a elas, em todos os seus espa\u00e7os de conviv\u00eancia, de tal forma que se torna invi\u00e1vel para um adulto conseguir acompanhar. A publicidade infantil desrespeita a autoridade parental e interfere na din\u00e2mica familiar ao estimular o \u201cfator amola\u00e7\u00e3o\u201d, que \u00e9 quando as crian\u00e7as pedem um produto insistentemente, o que pode culminar no estresse familiar. Por isso, empresas respons\u00e1veis devem direcionar sua comunica\u00e7\u00e3o mercadol\u00f3gica, seja do produto que for, mesmo os infantis, exclusivamente aos adultos, os verdadeiros respons\u00e1veis pelas decis\u00f5es de compra das fam\u00edlias.<\/p>\n

 <\/p>\n

2. Sem essa de publipost com youtubers mirins<\/strong><\/h3>\n

J\u00e1 faz algum tempo que a publicidade infantil est\u00e1 nas redes sociais e plataformas digitais, especialmente por meio de a\u00e7\u00f5es de marketing conhecidas como \u201crecebidinhos\u201d e “publipost”. O resultado disso \u00e9 que, nos canais infantis, v\u00eddeos de unboxing de brinquedos e outros presentes se tornaram uma febre, por estimular a curiosidade ao promover, de forma velada, o consumo de produtos e marcas. Essas a\u00e7\u00f5es se misturam com conte\u00fados de entretenimento do pr\u00f3prio canal e, muitas vezes, n\u00e3o s\u00e3o identificadas como publicidade nem mesmo pelos adultos. Empresas, j\u00e1 \u00e9 hora de parar com essa pr\u00e1tica! Infiltrar\u00a0 mensagens comerciais dentro do conte\u00fado de entretenimento infantil, se aproveitando do trabalho infantil art\u00edstico dos influenciadores mirins, \u00e9, al\u00e9m de tudo, atrelar\u00a0 sua marca a uma atividade anti\u00e9tica e explorat\u00f3ria da inexperi\u00eancia da crian\u00e7a.<\/p>\n

 <\/p>\n

3. Espa\u00e7os digitais devem ser orientados aos direitos da crian\u00e7a<\/strong><\/h3>\n

No ambiente digital, todo produto ou servi\u00e7o que crian\u00e7as possam vir a ter contato, direta ou indiretamente (ainda que n\u00e3o tenham sido desenvolvidos especificamente para esse p\u00fablico), deve ter um funcionamento que respeite e promova seus direitos e melhor interesse – incluindo ser livre de publicidade infantil e explora\u00e7\u00e3o comercial. Crian\u00e7as t\u00eam direito a uma experi\u00eancia digital verdadeiramente segura, logo, aplicativos, games e plataformas digitais devem considerar sempre, em primeiro lugar, o melhor interesse infantil, assumindo sua responsabilidade na prote\u00e7\u00e3o desse p\u00fablico hipervulner\u00e1vel.<\/p>\n

 <\/p>\n

4. S\u00f3 fa\u00e7am promo\u00e7\u00f5es sem apelo infantil\u00a0<\/i><\/strong><\/h3>\n

Existem v\u00e1rias formas de oferecer vantagens competitivas \u00e0 sua marca deixando de fora o apelo direcionado ao p\u00fablico infantil. Por isso, antes de criar uma promo\u00e7\u00e3o especial vale refletir se a estrat\u00e9gia visa atrair a aten\u00e7\u00e3o do p\u00fablico infantil ou do p\u00fablico adulto. Se a resposta for a primeira op\u00e7\u00e3o, sinal vermelho! Lembre-se sempre que as a\u00e7\u00f5es de marketing refletem valores que ser\u00e3o associados \u00e0 sua marca e o respeito \u00e0 inf\u00e2ncia \u00e9 um deles. Portanto, as crian\u00e7as n\u00e3o devem ser estimuladas a consumir determinado produto s\u00f3 para terem o direito de “ganhar” um brinde, como \u00e9 o caso, por exemplo, das estrat\u00e9gias que associam alimenta\u00e7\u00e3o ao consumo de brinquedos<\/a> – e que j\u00e1 levaram v\u00e1rias marcas de fast-food e produtos aliment\u00edcios a serem julgadas e punidas no Brasil<\/a>.<\/p>\n

 <\/p>\n

5. Empresas respons\u00e1veis j\u00e1 est\u00e3o vindo a p\u00fablico para dizer que publicidade infantil \u00e9 inaceit\u00e1vel<\/strong><\/h3>\n

Pesquisas apontam que crian\u00e7as de at\u00e9 12 anos de idade n\u00e3o compreendem o car\u00e1ter persuasivo da publicidade, por estarem em processo de desenvolvimento f\u00edsico, mental e social. Cientes disso, cada vez mais, empresas l\u00edderes de seus mercados, nacionais e internacionais, t\u00eam vindo a p\u00fablico para declarar que \u00e9 inaceit\u00e1vel praticar publicidade infantil. Mais do que seguir uma tend\u00eancia, essas empresas sabem que t\u00eam responsabilidade no que diz respeito \u00e0 prote\u00e7\u00e3o da crian\u00e7a. A publicidade infantil j\u00e1 est\u00e1 se tornando uma “coisa do passado” e essa mudan\u00e7a completa, que incluir\u00e1 todo o mercado anunciante, \u00e9 apenas uma quest\u00e3o de tempo. Um mercado publicit\u00e1rio criativo e premiado como o nosso, sabe que \u00e9 plenamente poss\u00edvel aliar \u00e9tica e criatividade e \u00e9 capaz de desenvolver as melhores campanhas, direcionadas somente aos adultos!<\/p>\n

 <\/p>\n

6. Fim efetivo da publicidade infantil ter\u00e1 impactos positivos na economia<\/strong><\/h3>\n

H\u00e1 um mito de que a proibi\u00e7\u00e3o da publicidade infantil impactaria negativamente a economia, mas o estudo \u201cOs impactos da proibi\u00e7\u00e3o da publicidade dirigida \u00e0s crian\u00e7as no Brasil<\/a>\u201d, da The Economist Intelligence Unit<\/em>, prova o contr\u00e1rio! A pesquisa mostra que a proibi\u00e7\u00e3o da publicidade infantil, de forma efetiva, traria resultados econ\u00f4micos positivos de at\u00e9 R$ 76 bilh\u00f5es de reais. \u00c9 sempre bom lembrar que a proibi\u00e7\u00e3o da publicidade infantil n\u00e3o significa o fim da publicidade de nenhum produto ou servi\u00e7o, nem mesmo os infantis: de brinquedos a autom\u00f3veis, todos continuam podendo ser anunciados, desde que somente aos adultos. Ou seja, basta apenas que o mercado anunciante se adapte, compensando suas receitas, para que a economia seja mais produtiva e sustent\u00e1vel.<\/p>\n

 <\/p>\n

7. A\u00a0 legisla\u00e7\u00e3o brasileira j\u00e1 pro\u00edbe a publicidade infantil\u00a0<\/strong><\/h3>\n

Existem alguns marcos legais que revelam a ilegalidade da publicidade infantil no Brasil, como o artigo 227 da Constitui\u00e7\u00e3o Federal estabelece a obriga\u00e7\u00e3o compartilhada entre toda a sociedade de assegurar os direitos das crian\u00e7as com absoluta prioridade. O Estatuto da Crian\u00e7a e do Adolescente \u2013 ECA (Lei n\u00ba 8.069\/1990) reconhece a crian\u00e7a como pessoa em especial fase de desenvolvimento f\u00edsico, social e emocional e busca garantir o seu melhor interesse em qualquer tipo de rela\u00e7\u00e3o. O C\u00f3digo de Defesa do Consumidor (CDC) define que a publicidade dirigida a crian\u00e7as, por se aproveitar da defici\u00eancia de julgamento e experi\u00eancia desse p\u00fablico, \u00e9 abusiva e, portanto, ilegal. O Marco Legal da Primeira Inf\u00e2ncia (Lei n\u00ba 13.257\/2016) determina a prote\u00e7\u00e3o da crian\u00e7a contra toda forma de viol\u00eancia e press\u00e3o consumista e a ado\u00e7\u00e3o de medidas que evitem a exposi\u00e7\u00e3o precoce \u00e0 comunica\u00e7\u00e3o mercadol\u00f3gica. Por fim, considerando todos esses marcos legais, o Superior Tribunal de Justi\u00e7a vem ratificando<\/a> a abusividade da pr\u00e1tica nos casos julgados.<\/p>\n

 <\/p>\n

Confira tamb\u00e9m:<\/strong><\/h3>\n

Especial Dia das Crian\u00e7as<\/a><\/p>\n

Manifesto Dia das Crian\u00e7as<\/a><\/p>\n

O que \u00f3rg\u00e3os p\u00fablicos podem fazer no Dia das Crian\u00e7as<\/a><\/p>\n

O que influenciadores digitais devem fazer no Dia das Crian\u00e7as<\/a><\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"

Convidamos empresas a aproveitarem a oportunidade para refletir e mudar sua conduta, de maneira a n\u00e3o se aproveitar da inexperi\u00eancia das crian\u00e7as para alavancar suas vendas<\/p>\n","protected":false},"author":8,"featured_media":23259,"comment_status":"closed","ping_status":"closed","sticky":false,"template":"","format":"standard","meta":{"inline_featured_image":false,"_themeisle_gutenberg_block_has_review":false,"footnotes":""},"categories":[127],"tags":[183,216,222,86,502],"yoast_head":"\nO que empresas devem fazer no Dia das Crian\u00e7as<\/title>\n<meta name=\"description\" content=\"Convidamos empresas a aproveitarem a oportunidade do Dia das Crian\u00e7as para refletir e mudar sua conduta, de maneira a n\u00e3o se aproveitar da inexperi\u00eancia das crian\u00e7as para alavancar suas vendas.\" \/>\n<meta name=\"robots\" content=\"index, follow, max-snippet:-1, max-image-preview:large, max-video-preview:-1\" \/>\n<link rel=\"canonical\" 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