{"id":23140,"date":"2020-09-25T11:05:32","date_gmt":"2020-09-25T14:05:32","guid":{"rendered":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/?p=23140"},"modified":"2022-10-17T14:48:33","modified_gmt":"2022-10-17T17:48:33","slug":"o-que-influenciadores-digitais-podem-e-nao-podem-fazer","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/noticias\/o-que-influenciadores-digitais-podem-e-nao-podem-fazer\/","title":{"rendered":"O que influenciadores digitais adultos devem fazer para contribuir com um Dia das Crian\u00e7as livre de consumismo"},"content":{"rendered":"

 <\/p>\n

Influenciadores digitais t\u00eam uma voz com a qual seu p\u00fablico se identifica, na qual acredita e confia. E isso \u00e9 muito potente, mas tamb\u00e9m requer responsabilidade. Com a aproxima\u00e7\u00e3o do Dia das Crian\u00e7as, \u00e9 de se imaginar que algumas empresas estejam fazendo propostas para que esses adultos produtores de conte\u00fado digital realizem v\u00eddeos para promover suas marcas e produtos ao p\u00fablico infantil, em especial brinquedos. S\u00e3o as famosas “#publis”. Mas \u00e9 a\u00ed que mora o perigo, porque qualquer comunica\u00e7\u00e3o comercial direcionada a crian\u00e7as \u00e9 publicidade infantil, uma pr\u00e1tica abusiva e, portanto, ilegal no Brasil<\/strong>.<\/p>\n

 <\/p>\n

Mas, ent\u00e3o, quais s\u00e3o as condutas e a\u00e7\u00f5es que influenciadores digitais podem praticar para produzir conte\u00fados com responsabilidade, \u00e9tica e que protejam os direitos das crian\u00e7as? Trazemos algumas dicas abaixo!<\/p>\n

 <\/p>\n

[mc4wp_form id=”23556″]<\/p>\n

 <\/p>\n

1. Tenha uma postura de corresponsabilidade com as crian\u00e7as<\/strong><\/p>\n

Influenciadores conquistaram credibilidade com seu p\u00fablico porque o que dizem e o que produzem \u00e9 importante para seus seguidores. Portanto, na hora de levar qualquer mensagem adiante, reflita sobre quais valores voc\u00ea est\u00e1 repassando – ainda mais se seu p\u00fablico for infantil. Ser procurado(a) por uma marca para fazer uma parceria patrocinada \u00e9, sem d\u00favida, um sinal de reconhecimento do seu trabalho, mas esteja atento(a) para n\u00e3o aceitar propostas que possam ferir os direitos das crian\u00e7as. Dica de ouro: muitas vezes as empresas apresentam ideias que, \u00e0 primeira vista, n\u00e3o parecem ser publicidade infantil, por isso, pergunte sempre se o p\u00fablico-alvo dessa a\u00e7\u00e3o s\u00e3o crian\u00e7as. Se a resposta for sim, significa que \u00e9 publicidade infantil, uma pr\u00e1tica abusiva e ilegal. \u00c9 melhor pular fora ou refletir junto com a marca sobre um caminho alternativo, que n\u00e3o direcione a comunica\u00e7\u00e3o comercial para crian\u00e7as.<\/p>\n

 <\/p>\n

2. S\u00f3 aceite fazer publicidade se for para adultos<\/strong><\/p>\n

Qualquer tipo de publicidade deve ser direcionada exclusivamente para adultos, isso tamb\u00e9m inclui parcerias pagas em conte\u00fados ou qualquer formato nas m\u00eddias digitais. Ent\u00e3o, se voc\u00ea decidir fazer uma a\u00e7\u00e3o publicit\u00e1ria no seu canal ou perfil, tenha certeza de que voc\u00ea estar\u00e1 falando com adultos. Mesmo marcas e produtos infantis devem ser promovidos apenas para m\u00e3es, pais ou cuidadores, que s\u00e3o os verdadeiros respons\u00e1veis pela decis\u00e3o de compra. Para entender melhor quais elementos caracterizam uma publicidade infantil, clique aqui<\/a>.<\/p>\n

 <\/p>\n

3. Fa\u00e7a sua parte na campanha #livredepublicidadeinfantil<\/strong><\/p>\n

Convidamos voc\u00ea a se posicionar publicamente pelo fim da publicidade infantil: use a hashtag #livredepublicidadeinfantil para sinalizar que voc\u00ea n\u00e3o faz essa pr\u00e1tica ilegal. E, sempre que poss\u00edvel, traga para seus conte\u00fados a reflex\u00e3o sobre consumo respons\u00e1vel e sobre como a publicidade direcionada a crian\u00e7as \u00e9 prejudicial para seu desenvolvimento pleno. Aqui no site, temos v\u00e1rios materiais de refer\u00eancia que podem te ajudar! Nossos canais tamb\u00e9m est\u00e3o sempre abertos para conversarmos, fale com a gente<\/a>!<\/p>\n

 <\/p>\n

4. Cuide da sua reputa\u00e7\u00e3o ao fazer parceria com uma empresa<\/strong><\/p>\n

Mesmo que voc\u00ea j\u00e1 n\u00e3o fa\u00e7a publicidade infantil e se preocupe com os valores que passa para os adultos e para as crian\u00e7as, preste aten\u00e7\u00e3o na conduta da empresa com quem voc\u00ea est\u00e1 fazendo uma parceria. Ser\u00e1 que ela respeita igualmente? Vale, portanto, checar os canais da empresa e como ela faz publicidade, seja na TV, em meios digitais ou mesmo em lojas e supermercados. Se ela usar personagens nas embalagens para atrair crian\u00e7as ou aplicar linguagem infantil em seus an\u00fancios, por exemplo, j\u00e1 s\u00e3o ind\u00edcios de que tem algo de errado a\u00ed. Isso \u00e9 importante n\u00e3o s\u00f3 pela sua corresponsabilidade na prote\u00e7\u00e3o das crian\u00e7as, mas tamb\u00e9m para manter sua reputa\u00e7\u00e3o frente a um p\u00fablico que confia em voc\u00ea e replica suas mensagens. Outra sugest\u00e3o \u00e9, sempre que receber uma proposta, pergunta \u00e0 empresa ou \u00e0 ag\u00eancia quais outras estrat\u00e9gias est\u00e3o sendo realizadas para a campanha publicit\u00e1ria, para al\u00e9m da parceria com voc\u00ea. Isso vai dar caminhos para dizer se \u00e9 uma empresa que direciona comunica\u00e7\u00e3o comercial para crian\u00e7as ou n\u00e3o.<\/p>\n

 <\/p>\n

5. Seja a mudan\u00e7a que voc\u00ea quer para o mundo\u00a0<\/strong><\/p>\n

Voc\u00ea pode fazer a diferen\u00e7a entre continuarmos sendo uma sociedade baseada em valores consumistas do ter<\/i> ou nos aproximarmos mais de valores humanos do ser<\/i>. E saiba que essa mudan\u00e7a \u00e9 fundamental para a prote\u00e7\u00e3o e o desenvolvimento de todas as crian\u00e7as. Portanto, al\u00e9m de n\u00e3o fazer publicidade infantil, aborde e reflita sobre consumismo infantil e quais valores s\u00e3o importantes para as m\u00faltiplas inf\u00e2ncias, sempre que puder. Produza conte\u00fados que ajudem a transformar nosso mundo em um lugar mais sustent\u00e1vel, \u00e9tico e justo! Leia nossos manifestos \u201cConsumismo infantil: Um problema de todos\u201d<\/a>, \u201cO que \u00e9 essencial para nossas crian\u00e7as?\u201d<\/a> e o pr\u00f3prio manifesto do Dia das Crian\u00e7as<\/a> para se inspirar ainda mais.<\/p>\n

 <\/p>\n

6. Saiba o que caracteriza publicidade infantil\u00a0<\/strong><\/p>\n

Publicidade infantil \u00e9 qualquer tipo de comunica\u00e7\u00e3o mercadol\u00f3gica direcionada a crian\u00e7as. Este infogr\u00e1fico<\/a> ajuda a entender rapidinho! E a principal refer\u00eancia legal para compreender elementos caracter\u00edsticos da publicidade infantil \u00e9 a Resolu\u00e7\u00e3o 163 de 2014 do Conanda<\/a>. Esta \u00e9 uma norma constru\u00edda com diversos atores da sociedade que apresenta aspectos que ajudam a classificar um conte\u00fado ou pe\u00e7a publicit\u00e1ria como publicidade dirigida \u00e0s crian\u00e7as. Inclusive, voc\u00ea pode sempre anexar este documento nas suas propostas de parceria com empresas para garantir que a campanha respeitar\u00e1 a prote\u00e7\u00e3o dos direitos das crian\u00e7as. Entenda tudo sobre esta resolu\u00e7\u00e3o<\/a>, qual a sua import\u00e2ncia e como ela foi constru\u00edda.<\/p>\n

 <\/p>\n

7. Entenda a legisla\u00e7\u00e3o brasileira sobre o assunto<\/strong><\/p>\n

As leis brasileiras estabelecem que a publicidade infantil \u00e9 ilegal. O artigo 227 da Constitui\u00e7\u00e3o Federal<\/a> determina a responsabilidade compartilhada entre fam\u00edlias, Estado e toda a sociedade (o que inclui as empresas) em assegurar os direitos das crian\u00e7as, com absoluta prioridade. O Estatuto da Crian\u00e7a e do Adolescente \u2013 ECA<\/a>\u00a0(Lei n\u00ba 8.069\/1990) reconhece a crian\u00e7a como pessoa em especial fase de desenvolvimento f\u00edsico, social e emocional e busca garantir o seu melhor interesse em qualquer tipo de rela\u00e7\u00e3o. O C\u00f3digo de Defesa do Consumidor – CDC<\/a> define que a publicidade dirigida a crian\u00e7as, por se aproveitar da defici\u00eancia de julgamento e experi\u00eancia desse p\u00fablico, \u00e9 abusiva e, portanto, ilegal. O Marco Legal da Primeira Inf\u00e2ncia (Lei n\u00ba 13.257\/2016), ainda, determina a prote\u00e7\u00e3o da crian\u00e7a contra toda forma de viol\u00eancia e press\u00e3o consumista e a ado\u00e7\u00e3o de medidas que evitem sua exposi\u00e7\u00e3o precoce \u00e0 comunica\u00e7\u00e3o mercadol\u00f3gica. A partir de todos esses marcos legais, o Superior Tribunal de Justi\u00e7a vem ratificando a abusividade da publicidade infantil<\/p>\n

 <\/p>\n

8. Fa\u00e7a parte do movimento por uma inf\u00e2ncia livre de consumismo<\/strong><\/p>\n

Gostou dessas dicas e quer mergulhar ainda mais nessa discuss\u00e3o? Em breve, vamos fazer uma forma\u00e7\u00e3o exclusiva para influenciadores digitais, trazendo palestras e materiais para quem produz conte\u00fado em redes sociais e quer saber como contribuir para uma inf\u00e2ncia livre de consumismo. Saiba como participar e fa\u00e7a sua pr\u00e9-inscri\u00e7\u00e3o aqui<\/a>. Tamb\u00e9m vale convidar aquele(a) influenciador(a) digital que voc\u00ea segue e admira, envie essa lista para ele(a) e diga que voc\u00ea gostaria de v\u00ea-lo(a) produzindo conte\u00fados nessa linha!<\/p>\n

 <\/p>\n

Confira tamb\u00e9m:<\/strong><\/p>\n

Especial Dia das Crian\u00e7as<\/a><\/p>\n

Manifesto Dia das Crian\u00e7as<\/a><\/p>\n

O que empresas devem fazer no Dia das Crian\u00e7as<\/a><\/p>\n

O que \u00f3rg\u00e3os p\u00fablicos devem fazer no Dia das Crian\u00e7as<\/a><\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"

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