{"id":22222,"date":"2020-03-05T12:00:21","date_gmt":"2020-03-05T15:00:21","guid":{"rendered":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/?p=22222"},"modified":"2022-10-17T14:48:37","modified_gmt":"2022-10-17T17:48:37","slug":"vigor-e-multada-em-mais-de-r-1-milhao-pelo-procon-sp-por-publicidade-infantil","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/noticias\/vigor-e-multada-em-mais-de-r-1-milhao-pelo-procon-sp-por-publicidade-infantil\/","title":{"rendered":"Vigor \u00e9 multada em mais de R$ 1 milh\u00e3o pelo Procon-SP por publicidade infantil"},"content":{"rendered":"

Empresa direcionou a crian\u00e7as campanhas publicit\u00e1rias do seu produto Vigor Grego Kids.<\/em><\/p>\n

 <\/p>\n

A Funda\u00e7\u00e3o Procon-SP multou a empresa de alimentos Vigor<\/strong> em mais de R$ 1 milh\u00e3o por direcionar publicidade do produto Vigor Grego Kids<\/a> ao p\u00fablico infantil. Em sua decis\u00e3o, o \u00f3rg\u00e3o entendeu que a estrat\u00e9gia publicit\u00e1ria desenvolvida pela marca exerceu press\u00e3o sobre as crian\u00e7as para persuadi-las ao consumo indiscriminado do produto<\/strong>, devido ao uso de express\u00f5es assertivas e imperativas e \u00e0 rela\u00e7\u00e3o criada entre desenho animado, game e cards colecion\u00e1veis com a imagem do produto. O caso teve in\u00edcio a partir de uma den\u00fancia<\/a> do Crian\u00e7a e Consumo, em 2015.<\/p>\n

 <\/p>\n

Estrat\u00e9gias de publicidade abusiva da Vigor<\/strong><\/h3>\n

Em 2014, a empresa veiculou um filme publicit\u00e1rio do Vigor Grego Kids<\/a> que iniciava com a chamada “aten\u00e7\u00e3o pessoas nascidas a partir de 2003, a vigor tem uma not\u00edcia extraordin\u00e1ria”, sendo, portanto, claramente direcionado ao p\u00fablico infantil<\/a>. O an\u00fancio tamb\u00e9m continha depoimentos de crian\u00e7as que, ap\u00f3s experimentarem o produto, declararam frases como \u201cd\u00e1 vontade de comer os quatro\u201d ou \u201ceu achei espl\u00eandido\u201d.<\/p>\n

 <\/p>\n

Outra estrat\u00e9gia comercial adotada pela Vigor, foi a parceria firmada com a Walt Disney Studios para patrocinar a exibi\u00e7\u00e3o da s\u00e9rie\u00a0Star Wars Rebels. A a\u00e7\u00e3o consistiu no desenvolvimento de jogo de realidade aumentada<\/a>, para tablets e celulares, cuja chave de acesso era a pr\u00f3pria embalagem do produto – que, por sua vez, tamb\u00e9m continha cards colecion\u00e1veis. Essa campanha contou com uma estrat\u00e9gia transmidi\u00e1tica, tendo sido divulgada em todos os meios de comunica\u00e7\u00e3o do grupo Disney – r\u00e1dio, ve\u00edculos impressos (almanaques e gibis) e canais infantis na TV paga.<\/p>\n

 <\/p>\n

A import\u00e2ncia da decis\u00e3o do Procon-SP<\/strong><\/h3>\n

\u201cComemoramos a decis\u00e3o dada pelo Procon-SP, que reconhece a ilegalidade da publicidade infantil em um momento de forte debate sobre a pr\u00e1tica, ocasionado pela proposta de cria\u00e7\u00e3o de portaria sobre o tema<\/a> por parte da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon). Enquanto o texto dessa nova proposta ignora a legisla\u00e7\u00e3o existente, desconsidera pesquisas e, ainda, amea\u00e7a enfraquecer as regras atuais vigentes, \u00e9 de fundamental import\u00e2ncia a atua\u00e7\u00e3o dos \u00f3rg\u00e3os do sistema nacional de defesa do consumidor na prote\u00e7\u00e3o da inf\u00e2ncia, para coibir que crian\u00e7as continuem sendo exploradas comercialmente\u201d, ressalta Livia Cattaruzzi, advogada do Crian\u00e7a e Consumo.<\/p>\n

 <\/p>\n

N\u00e3o \u00e9 a primeira vez que a Vigor \u00e9 responsabilizada por publicidade infantil<\/strong><\/h3>\n

Em 2015, a empresa foi denunciada pelo Crian\u00e7a e Consumo pela a\u00e7\u00e3o publicit\u00e1ria no \u201cProjeto Escola Vigor\u201d, que levava alunos das redes municipais, estaduais e de escolas particulares para uma visita guiada \u00e0 sua f\u00e1brica. Em raz\u00e3o desta representa\u00e7\u00e3o, a empresa firmou um acordo com o Minist\u00e9rio P\u00fablico de S\u00e3o Paulo<\/a>, em 2017, comprometendo-se a n\u00e3o mais levar os estudantes \u00e0 lojinha da Vigor ao final da visita, nem exibir v\u00eddeos com associa\u00e7\u00e3o aos produtos da marca durante o tour, o que caracterizava publicidade direcionada a crian\u00e7as e, portanto, abusiva e ilegal.<\/p>\n

 <\/p>\n

Leia tamb\u00e9m:<\/strong><\/h3>\n

Tirol \u00e9 condenada por publicidade em escolas<\/a><\/p>\n

Danone paga multa por publicidade infantil<\/a><\/p>\n

Bauducco \u00e9 condenada por publicidade infantil na campanha \u201c\u00c9 Hora de Shrek\u201d<\/a><\/p>\n

Nove den\u00fancias de oferta abusiva de produtos aliment\u00edcios com brinquedo<\/a><\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"

Empresa direcionou a crian\u00e7as campanhas publicit\u00e1rias do seu produto Vigor Grego Kids<\/p>\n","protected":false},"author":8,"featured_media":22224,"comment_status":"closed","ping_status":"closed","sticky":false,"template":"","format":"standard","meta":{"inline_featured_image":false,"_themeisle_gutenberg_block_has_review":false,"footnotes":""},"categories":[127],"tags":[235,408,472,69,494,86,563,614],"yoast_head":"\nVigor \u00e9 multada por praticar publicidade infantil pelo Procon-SP<\/title>\n<meta name=\"description\" content=\"O Procon-SP entendeu que a estrat\u00e9gia publicit\u00e1ria desenvolvida pela Vigor, no Vigor Grego Kids, exerceu press\u00e3o sobre as crian\u00e7as para persuadi-las ao consumo indiscriminado do produto, e \u00e0 rela\u00e7\u00e3o criada entre desenho animado, game e cards colecion\u00e1veis com a imagem do produto, sendo ilegal e abusiva.\" \/>\n<meta name=\"robots\" content=\"index, follow, max-snippet:-1, max-image-preview:large, max-video-preview:-1\" \/>\n<link rel=\"canonical\" href=\"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/noticias\/vigor-e-multada-em-mais-de-r-1-milhao-pelo-procon-sp-por-publicidade-infantil\/\" \/>\n<meta property=\"og:locale\" content=\"pt_BR\" \/>\n<meta property=\"og:type\" content=\"article\" \/>\n<meta property=\"og:title\" content=\"Publicidade infantil em jogos \u00e9 um risco para crian\u00e7as\" \/>\n<meta property=\"og:description\" content=\"Vigor \u00e9 multada por direcionar publicidade a crian\u00e7as dentro de game\" \/>\n<meta property=\"og:url\" content=\"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/noticias\/vigor-e-multada-em-mais-de-r-1-milhao-pelo-procon-sp-por-publicidade-infantil\/\" \/>\n<meta property=\"og:site_name\" content=\"Crian\u00e7a e Consumo\" \/>\n<meta property=\"article:published_time\" content=\"2020-03-05T15:00:21+00:00\" \/>\n<meta property=\"article:modified_time\" content=\"2022-10-17T17:48:37+00:00\" \/>\n<meta property=\"og:image\" content=\"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/wp-content\/uploads\/2020\/03\/jogos_pub_inf.png\" \/>\n<meta name=\"author\" content=\"Comunica\u00e7\u00e3o Crian\u00e7a e Consumo\" \/>\n<meta name=\"twitter:card\" content=\"summary_large_image\" \/>\n<meta name=\"twitter:title\" content=\"Publicidade infantil em jogos \u00e9 um risco para crian\u00e7as\" \/>\n<meta name=\"twitter:description\" content=\"Vigor \u00e9 multada por direcionar publicidade a crian\u00e7as dentro de game\" \/>\n<meta name=\"twitter:image\" content=\"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/wp-content\/uploads\/2020\/03\/jogos_pub_inf.png\" \/>\n<meta name=\"twitter:label1\" content=\"Escrito por\" \/>\n\t<meta name=\"twitter:data1\" content=\"Comunica\u00e7\u00e3o Crian\u00e7a e Consumo\" \/>\n\t<meta name=\"twitter:label2\" content=\"Est. tempo de leitura\" \/>\n\t<meta name=\"twitter:data2\" content=\"3 minutos\" \/>\n<script type=\"application\/ld+json\" class=\"yoast-schema-graph\">{\"@context\":\"https:\/\/schema.org\",\"@graph\":[{\"@type\":\"WebPage\",\"@id\":\"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/noticias\/vigor-e-multada-em-mais-de-r-1-milhao-pelo-procon-sp-por-publicidade-infantil\/\",\"url\":\"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/noticias\/vigor-e-multada-em-mais-de-r-1-milhao-pelo-procon-sp-por-publicidade-infantil\/\",\"name\":\"Vigor \u00e9 multada por praticar publicidade infantil pelo Procon-SP\",\"isPartOf\":{\"@id\":\"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/#website\"},\"primaryImageOfPage\":{\"@id\":\"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/noticias\/vigor-e-multada-em-mais-de-r-1-milhao-pelo-procon-sp-por-publicidade-infantil\/#primaryimage\"},\"image\":{\"@id\":\"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/noticias\/vigor-e-multada-em-mais-de-r-1-milhao-pelo-procon-sp-por-publicidade-infantil\/#primaryimage\"},\"thumbnailUrl\":\"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/wp-content\/uploads\/2020\/03\/Multa_Vigor-1.png\",\"datePublished\":\"2020-03-05T15:00:21+00:00\",\"dateModified\":\"2022-10-17T17:48:37+00:00\",\"author\":{\"@id\":\"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/#\/schema\/person\/b7a62fd465d2781856aa616ebcebd39f\"},\"description\":\"O Procon-SP entendeu que a estrat\u00e9gia publicit\u00e1ria desenvolvida pela Vigor, no Vigor Grego Kids, exerceu press\u00e3o sobre as crian\u00e7as para persuadi-las ao consumo indiscriminado do produto, e \u00e0 rela\u00e7\u00e3o criada entre desenho animado, game e cards colecion\u00e1veis com a imagem do produto, sendo ilegal e abusiva.\",\"breadcrumb\":{\"@id\":\"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/noticias\/vigor-e-multada-em-mais-de-r-1-milhao-pelo-procon-sp-por-publicidade-infantil\/#breadcrumb\"},\"inLanguage\":\"pt-BR\",\"potentialAction\":[{\"@type\":\"ReadAction\",\"target\":[\"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/noticias\/vigor-e-multada-em-mais-de-r-1-milhao-pelo-procon-sp-por-publicidade-infantil\/\"]}]},{\"@type\":\"ImageObject\",\"inLanguage\":\"pt-BR\",\"@id\":\"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/noticias\/vigor-e-multada-em-mais-de-r-1-milhao-pelo-procon-sp-por-publicidade-infantil\/#primaryimage\",\"url\":\"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/wp-content\/uploads\/2020\/03\/Multa_Vigor-1.png\",\"contentUrl\":\"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/wp-content\/uploads\/2020\/03\/Multa_Vigor-1.png\",\"width\":870,\"height\":320,\"caption\":\"Foto de duas colheres e dois potes de vidro com iogurte, para repesentar o Vigor Grego Kids\"},{\"@type\":\"BreadcrumbList\",\"@id\":\"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/noticias\/vigor-e-multada-em-mais-de-r-1-milhao-pelo-procon-sp-por-publicidade-infantil\/#breadcrumb\",\"itemListElement\":[{\"@type\":\"ListItem\",\"position\":1,\"name\":\"Home\",\"item\":\"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/\"},{\"@type\":\"ListItem\",\"position\":2,\"name\":\"Vigor \u00e9 multada em mais de R$ 1 milh\u00e3o pelo Procon-SP por publicidade infantil\"}]},{\"@type\":\"WebSite\",\"@id\":\"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/#website\",\"url\":\"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/\",\"name\":\"Crian\u00e7a e Consumo\",\"description\":\"Instituto\",\"potentialAction\":[{\"@type\":\"SearchAction\",\"target\":{\"@type\":\"EntryPoint\",\"urlTemplate\":\"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/?s={search_term_string}\"},\"query-input\":\"required name=search_term_string\"}],\"inLanguage\":\"pt-BR\"},{\"@type\":\"Person\",\"@id\":\"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/#\/schema\/person\/b7a62fd465d2781856aa616ebcebd39f\",\"name\":\"Comunica\u00e7\u00e3o Crian\u00e7a e Consumo\",\"image\":{\"@type\":\"ImageObject\",\"inLanguage\":\"pt-BR\",\"@id\":\"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/#\/schema\/person\/image\/\",\"url\":\"https:\/\/secure.gravatar.com\/avatar\/1df67be50a6efca5dcfc07a47d23d5d8?s=96&d=mm&r=g\",\"contentUrl\":\"https:\/\/secure.gravatar.com\/avatar\/1df67be50a6efca5dcfc07a47d23d5d8?s=96&d=mm&r=g\",\"caption\":\"Comunica\u00e7\u00e3o Crian\u00e7a e Consumo\"},\"url\":\"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/author\/comunicacao\/\"}]}<\/script>\n<!-- \/ Yoast SEO plugin. -->","yoast_head_json":{"title":"Vigor \u00e9 multada por praticar publicidade infantil pelo Procon-SP","description":"O Procon-SP entendeu que a estrat\u00e9gia publicit\u00e1ria desenvolvida pela Vigor, no Vigor Grego Kids, exerceu press\u00e3o sobre as crian\u00e7as para persuadi-las ao consumo indiscriminado do produto, e \u00e0 rela\u00e7\u00e3o criada entre desenho animado, game e cards colecion\u00e1veis com a imagem do produto, sendo ilegal e abusiva.","robots":{"index":"index","follow":"follow","max-snippet":"max-snippet:-1","max-image-preview":"max-image-preview:large","max-video-preview":"max-video-preview:-1"},"canonical":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/noticias\/vigor-e-multada-em-mais-de-r-1-milhao-pelo-procon-sp-por-publicidade-infantil\/","og_locale":"pt_BR","og_type":"article","og_title":"Publicidade infantil em jogos \u00e9 um risco para crian\u00e7as","og_description":"Vigor \u00e9 multada por direcionar publicidade a crian\u00e7as dentro de game","og_url":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/noticias\/vigor-e-multada-em-mais-de-r-1-milhao-pelo-procon-sp-por-publicidade-infantil\/","og_site_name":"Crian\u00e7a e Consumo","article_published_time":"2020-03-05T15:00:21+00:00","article_modified_time":"2022-10-17T17:48:37+00:00","og_image":[{"url":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/wp-content\/uploads\/2020\/03\/jogos_pub_inf.png"}],"author":"Comunica\u00e7\u00e3o Crian\u00e7a e Consumo","twitter_card":"summary_large_image","twitter_title":"Publicidade infantil em jogos \u00e9 um risco para crian\u00e7as","twitter_description":"Vigor \u00e9 multada por direcionar publicidade a crian\u00e7as dentro de game","twitter_image":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/wp-content\/uploads\/2020\/03\/jogos_pub_inf.png","twitter_misc":{"Escrito por":"Comunica\u00e7\u00e3o Crian\u00e7a e Consumo","Est. tempo de leitura":"3 minutos"},"schema":{"@context":"https:\/\/schema.org","@graph":[{"@type":"WebPage","@id":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/noticias\/vigor-e-multada-em-mais-de-r-1-milhao-pelo-procon-sp-por-publicidade-infantil\/","url":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/noticias\/vigor-e-multada-em-mais-de-r-1-milhao-pelo-procon-sp-por-publicidade-infantil\/","name":"Vigor \u00e9 multada por praticar publicidade infantil pelo Procon-SP","isPartOf":{"@id":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/#website"},"primaryImageOfPage":{"@id":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/noticias\/vigor-e-multada-em-mais-de-r-1-milhao-pelo-procon-sp-por-publicidade-infantil\/#primaryimage"},"image":{"@id":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/noticias\/vigor-e-multada-em-mais-de-r-1-milhao-pelo-procon-sp-por-publicidade-infantil\/#primaryimage"},"thumbnailUrl":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/wp-content\/uploads\/2020\/03\/Multa_Vigor-1.png","datePublished":"2020-03-05T15:00:21+00:00","dateModified":"2022-10-17T17:48:37+00:00","author":{"@id":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/#\/schema\/person\/b7a62fd465d2781856aa616ebcebd39f"},"description":"O Procon-SP entendeu que a estrat\u00e9gia publicit\u00e1ria desenvolvida pela Vigor, no Vigor Grego Kids, exerceu press\u00e3o sobre as crian\u00e7as para persuadi-las ao consumo indiscriminado do produto, e \u00e0 rela\u00e7\u00e3o criada entre desenho animado, game e cards colecion\u00e1veis com a imagem do produto, sendo ilegal e abusiva.","breadcrumb":{"@id":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/noticias\/vigor-e-multada-em-mais-de-r-1-milhao-pelo-procon-sp-por-publicidade-infantil\/#breadcrumb"},"inLanguage":"pt-BR","potentialAction":[{"@type":"ReadAction","target":["https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/noticias\/vigor-e-multada-em-mais-de-r-1-milhao-pelo-procon-sp-por-publicidade-infantil\/"]}]},{"@type":"ImageObject","inLanguage":"pt-BR","@id":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/noticias\/vigor-e-multada-em-mais-de-r-1-milhao-pelo-procon-sp-por-publicidade-infantil\/#primaryimage","url":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/wp-content\/uploads\/2020\/03\/Multa_Vigor-1.png","contentUrl":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/wp-content\/uploads\/2020\/03\/Multa_Vigor-1.png","width":870,"height":320,"caption":"Foto de duas colheres e dois potes de vidro com iogurte, para repesentar o Vigor Grego Kids"},{"@type":"BreadcrumbList","@id":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/noticias\/vigor-e-multada-em-mais-de-r-1-milhao-pelo-procon-sp-por-publicidade-infantil\/#breadcrumb","itemListElement":[{"@type":"ListItem","position":1,"name":"Home","item":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/"},{"@type":"ListItem","position":2,"name":"Vigor \u00e9 multada em mais de R$ 1 milh\u00e3o pelo Procon-SP por publicidade infantil"}]},{"@type":"WebSite","@id":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/#website","url":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/","name":"Crian\u00e7a e Consumo","description":"Instituto","potentialAction":[{"@type":"SearchAction","target":{"@type":"EntryPoint","urlTemplate":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/?s={search_term_string}"},"query-input":"required name=search_term_string"}],"inLanguage":"pt-BR"},{"@type":"Person","@id":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/#\/schema\/person\/b7a62fd465d2781856aa616ebcebd39f","name":"Comunica\u00e7\u00e3o Crian\u00e7a e Consumo","image":{"@type":"ImageObject","inLanguage":"pt-BR","@id":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/#\/schema\/person\/image\/","url":"https:\/\/secure.gravatar.com\/avatar\/1df67be50a6efca5dcfc07a47d23d5d8?s=96&d=mm&r=g","contentUrl":"https:\/\/secure.gravatar.com\/avatar\/1df67be50a6efca5dcfc07a47d23d5d8?s=96&d=mm&r=g","caption":"Comunica\u00e7\u00e3o Crian\u00e7a e Consumo"},"url":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/author\/comunicacao\/"}]}},"acf":[],"_links":{"self":[{"href":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/22222"}],"collection":[{"href":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts"}],"about":[{"href":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/wp-json\/wp\/v2\/types\/post"}],"author":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/wp-json\/wp\/v2\/users\/8"}],"replies":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/wp-json\/wp\/v2\/comments?post=22222"}],"version-history":[{"count":0,"href":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/22222\/revisions"}],"wp:featuredmedia":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/wp-json\/wp\/v2\/media\/22224"}],"wp:attachment":[{"href":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/wp-json\/wp\/v2\/media?parent=22222"}],"wp:term":[{"taxonomy":"category","embeddable":true,"href":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/wp-json\/wp\/v2\/categories?post=22222"},{"taxonomy":"post_tag","embeddable":true,"href":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/wp-json\/wp\/v2\/tags?post=22222"}],"curies":[{"name":"wp","href":"https:\/\/api.w.org\/{rel}","templated":true}]}}