{"id":22222,"date":"2020-03-05T12:00:21","date_gmt":"2020-03-05T15:00:21","guid":{"rendered":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/?p=22222"},"modified":"2022-10-17T14:48:37","modified_gmt":"2022-10-17T17:48:37","slug":"vigor-e-multada-em-mais-de-r-1-milhao-pelo-procon-sp-por-publicidade-infantil","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/noticias\/vigor-e-multada-em-mais-de-r-1-milhao-pelo-procon-sp-por-publicidade-infantil\/","title":{"rendered":"Vigor \u00e9 multada em mais de R$ 1 milh\u00e3o pelo Procon-SP por publicidade infantil"},"content":{"rendered":"
Empresa direcionou a crian\u00e7as campanhas publicit\u00e1rias do seu produto Vigor Grego Kids.<\/em><\/p>\n <\/p>\n A Funda\u00e7\u00e3o Procon-SP multou a empresa de alimentos Vigor<\/strong> em mais de R$ 1 milh\u00e3o por direcionar publicidade do produto Vigor Grego Kids<\/a> ao p\u00fablico infantil. Em sua decis\u00e3o, o \u00f3rg\u00e3o entendeu que a estrat\u00e9gia publicit\u00e1ria desenvolvida pela marca exerceu press\u00e3o sobre as crian\u00e7as para persuadi-las ao consumo indiscriminado do produto<\/strong>, devido ao uso de express\u00f5es assertivas e imperativas e \u00e0 rela\u00e7\u00e3o criada entre desenho animado, game e cards colecion\u00e1veis com a imagem do produto. O caso teve in\u00edcio a partir de uma den\u00fancia<\/a> do Crian\u00e7a e Consumo, em 2015.<\/p>\n <\/p>\n Em 2014, a empresa veiculou um filme publicit\u00e1rio do Vigor Grego Kids<\/a> que iniciava com a chamada “aten\u00e7\u00e3o pessoas nascidas a partir de 2003, a vigor tem uma not\u00edcia extraordin\u00e1ria”, sendo, portanto, claramente direcionado ao p\u00fablico infantil<\/a>. O an\u00fancio tamb\u00e9m continha depoimentos de crian\u00e7as que, ap\u00f3s experimentarem o produto, declararam frases como \u201cd\u00e1 vontade de comer os quatro\u201d ou \u201ceu achei espl\u00eandido\u201d.<\/p>\n <\/p>\n Outra estrat\u00e9gia comercial adotada pela Vigor, foi a parceria firmada com a Walt Disney Studios para patrocinar a exibi\u00e7\u00e3o da s\u00e9rie\u00a0Star Wars Rebels. A a\u00e7\u00e3o consistiu no desenvolvimento de jogo de realidade aumentada<\/a>, para tablets e celulares, cuja chave de acesso era a pr\u00f3pria embalagem do produto – que, por sua vez, tamb\u00e9m continha cards colecion\u00e1veis. Essa campanha contou com uma estrat\u00e9gia transmidi\u00e1tica, tendo sido divulgada em todos os meios de comunica\u00e7\u00e3o do grupo Disney – r\u00e1dio, ve\u00edculos impressos (almanaques e gibis) e canais infantis na TV paga.<\/p>\n <\/p>\n \u201cComemoramos a decis\u00e3o dada pelo Procon-SP, que reconhece a ilegalidade da publicidade infantil em um momento de forte debate sobre a pr\u00e1tica, ocasionado pela proposta de cria\u00e7\u00e3o de portaria sobre o tema<\/a> por parte da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon). Enquanto o texto dessa nova proposta ignora a legisla\u00e7\u00e3o existente, desconsidera pesquisas e, ainda, amea\u00e7a enfraquecer as regras atuais vigentes, \u00e9 de fundamental import\u00e2ncia a atua\u00e7\u00e3o dos \u00f3rg\u00e3os do sistema nacional de defesa do consumidor na prote\u00e7\u00e3o da inf\u00e2ncia, para coibir que crian\u00e7as continuem sendo exploradas comercialmente\u201d, ressalta Livia Cattaruzzi, advogada do Crian\u00e7a e Consumo.<\/p>\n <\/p>\n Em 2015, a empresa foi denunciada pelo Crian\u00e7a e Consumo pela a\u00e7\u00e3o publicit\u00e1ria no \u201cProjeto Escola Vigor\u201d, que levava alunos das redes municipais, estaduais e de escolas particulares para uma visita guiada \u00e0 sua f\u00e1brica. Em raz\u00e3o desta representa\u00e7\u00e3o, a empresa firmou um acordo com o Minist\u00e9rio P\u00fablico de S\u00e3o Paulo<\/a>, em 2017, comprometendo-se a n\u00e3o mais levar os estudantes \u00e0 lojinha da Vigor ao final da visita, nem exibir v\u00eddeos com associa\u00e7\u00e3o aos produtos da marca durante o tour, o que caracterizava publicidade direcionada a crian\u00e7as e, portanto, abusiva e ilegal.<\/p>\n <\/p>\n Tirol \u00e9 condenada por publicidade em escolas<\/a><\/p>\n Danone paga multa por publicidade infantil<\/a><\/p>\nEstrat\u00e9gias de publicidade abusiva da Vigor<\/strong><\/h3>\n
A import\u00e2ncia da decis\u00e3o do Procon-SP<\/strong><\/h3>\n
N\u00e3o \u00e9 a primeira vez que a Vigor \u00e9 responsabilizada por publicidade infantil<\/strong><\/h3>\n
Leia tamb\u00e9m:<\/strong><\/h3>\n