{"id":21509,"date":"2019-05-09T16:14:07","date_gmt":"2019-05-09T19:14:07","guid":{"rendered":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/?p=21509"},"modified":"2022-10-17T14:48:42","modified_gmt":"2022-10-17T17:48:42","slug":"tirol-e-condenada-por-publicidade-em-escolas","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/noticias\/tirol-e-condenada-por-publicidade-em-escolas\/","title":{"rendered":"Tirol \u00e9 condenada por publicidade em escolas"},"content":{"rendered":"
A Justi\u00e7a de Santa Catarina determinou que a empresa de latic\u00ednios Tirol<\/em> retire todas as refer\u00eancias \u00e0 marca Tirolzinho<\/em> das escolas que receberam a\u00e7\u00f5es da empresa. Entre 2014 e 2017, a empresa realizou o Projeto Tirolzinho Transforma<\/em> que, por meio de concurso pretensamente educativo, direcionava publicidade dos produtos da marca para crian\u00e7as<\/a> em mais de 200 escolas no Paran\u00e1, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. A decis\u00e3o se deu no \u00e2mbito da a\u00e7\u00e3o civil p\u00fablica proposta pelo Minist\u00e9rio P\u00fablico do estado, em janeiro de 2018.<\/p>\n Al\u00e9m de determinar a retirada dos elementos da campanha das escolas participantes, a Justi\u00e7a ordenou que a marca n\u00e3o fa\u00e7a quaisquer tipos de concursos ou pe\u00e7as teatrais com apelo comercial em escolas de Santa Catarina, sob pena de multa no valor de R$ 50 mil. Al\u00e9m de fazer a den\u00fancia inicial, o Instituto Alana, por meio do programa Crian\u00e7a e Consumo<\/em>, atuou como amicus curiae<\/em> no caso. Na senten\u00e7a<\/a>, publicada dia 6, o juiz Jo\u00e3o Batista Mor\u00e9 afirma que \u201cfica evidente a realiza\u00e7\u00e3o de marketing disfar\u00e7ado de projeto social, direcionado diretamente a crian\u00e7as na faixa et\u00e1ria de sete a nove anos, que n\u00e3o t\u00eam discernimento e maturidade para analisar a situa\u00e7\u00e3o\u201d.<\/p>\n \u201cApesar do discurso de apoio educacional e de sustentabilidade, quando empresas entram nas escolas, com a\u00e7\u00f5es publicit\u00e1rias que falam diretamente com estudantes, a inten\u00e7\u00e3o \u00e9 conquistar novos consumidores e fazer das crian\u00e7as suas promotoras de vendas. A decis\u00e3o da Justi\u00e7a de Santa Catarina refor\u00e7a o entendimento de que as crian\u00e7as precisam ser protegidas dos apelos comerciais em todos os espa\u00e7os\u201d, avalia Livia Cattaruzzi, advogada do programa Crian\u00e7a e Consumo<\/em>.<\/p>\n A empresa ainda pode recorrer da decis\u00e3o, o Crian\u00e7a e Consumo<\/em> segue acompanhando o caso<\/a>.<\/p>\n Em 13.5.2019, a empresa Tirol enviou comunicado<\/a> ao programa Crian\u00e7a e Consumo<\/em>, informando que ainda n\u00e3o foi intimada da decis\u00e3o da Justi\u00e7a de Santa Catarina, de modo que desconhece o resultado do processo. Ainda, reiterou a seriedade da iniciativa ‘Tirolzinho Transforma’ e afirmou que pretende recorrer de eventual decis\u00e3o. O Crian\u00e7a e Consumo<\/em>\u00a0apresentou\u00a0resposta<\/a>\u00a0ao comunicado no dia 14, elucidando que a divulga\u00e7\u00e3o foi iniciada ap\u00f3s a publica\u00e7\u00e3o da decis\u00e3o, certificada no processo no dia 3.5.2019.<\/p>\n <\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":" Empresa tem trinta dias para retirar todos os s\u00edmbolos das campanhas publicit\u00e1rias feitas em escolas no estado de Santa Catarina, sob pena de multa<\/p>\n","protected":false},"author":7,"featured_media":21510,"comment_status":"closed","ping_status":"closed","sticky":false,"template":"","format":"standard","meta":{"inline_featured_image":false,"_themeisle_gutenberg_block_has_review":false,"footnotes":""},"categories":[127],"tags":[85,495,86,589],"yoast_head":"\n