{"id":20382,"date":"2019-03-15T17:52:18","date_gmt":"2019-03-15T20:52:18","guid":{"rendered":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/?p=20382"},"modified":"2022-10-17T14:48:44","modified_gmt":"2022-10-17T17:48:44","slug":"unboxing-criancas-fora-da-caixa","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/noticias\/unboxing-criancas-fora-da-caixa\/","title":{"rendered":"Unboxing: crian\u00e7as fora da caixa"},"content":{"rendered":"

As estrat\u00e9gias de publicidade e comunica\u00e7\u00e3o mercadol\u00f3gica dirigidas a crian\u00e7as s\u00e3o um empreendimento rent\u00e1vel e bem-sucedido. Se a <\/span>publicidade infantil<\/span><\/a> n\u00e3o funcionasse e influenciasse, n\u00e3o ver\u00edamos tantos an\u00fancios voltados a esse p\u00fablico espalhados por a\u00ed. Isso inclui escolas, parques p\u00fablicos, canais de TV, aplicativos, pontos de venda e redes sociais, espa\u00e7o onde acontece uma pr\u00e1tica chamada unboxing.<\/span><\/p>\n

\"infogr\u00e1fico<\/a><\/p>\n

Crian\u00e7as na internet<\/b><\/h2>\n

Segundo a pesquisa<\/span> TIC Kids Online 2017<\/span><\/a>, 74% das crian\u00e7as de 9 a 10 anos e 82% entre crian\u00e7as de 11 a 12 s\u00e3o usu\u00e1rias de internet no Brasil<\/strong>. Sobre o uso, 84% das crian\u00e7as de 9 a 10 anos assistem a v\u00eddeos, programas, filmes ou s\u00e9ries.<\/span><\/p>\n

Ao mesmo tempo, foi feito um<\/span> estudo sobre consumo e produ\u00e7\u00e3o de conte\u00fado para crian\u00e7as no YouTube<\/span><\/a>, realizado pelo ESPM Media Lab. O levantamento indica que, at\u00e9 o fim de 2017, a audi\u00eancia do conte\u00fado voltado ao p\u00fablico infantil na plataforma ultrapassou os 115 bilh\u00f5es de visualiza\u00e7\u00f5es. Entre os 100 canais de maior audi\u00eancia no YouTube Brasil, mais da metade traz conte\u00fados voltados e\/ou consumidos por crian\u00e7as.<\/strong><\/span><\/p>\n

Por isso, n\u00e3o \u00e9 poss\u00edvel afirmar ser coincid\u00eancia ou obra do acaso que, atualmente, um dos modelos mais adotados por empresas para direcionar publicidade a crian\u00e7as sejam v\u00eddeos de <\/span>unboxing <\/span><\/i>produzidos por youtubers mirins.<\/span><\/p>\n

Nesses canais, via de regra, o youtuber mirim publica conte\u00fados l\u00fadicos e divertidos que fazem parte do universo infantil. Por exemplo, brincadeiras de faz de conta, desafios, organiza\u00e7\u00e3o do material escolar, novelinhas e outras atividades cotidianas. S\u00e3o v\u00eddeos assistidos, repetidamente, por milh\u00f5es de crian\u00e7as.<\/span><\/p>\n

As empresas est\u00e3o cientes do interesse das crian\u00e7as por esses canais<\/strong> e da enorme visibilidade, impacto e influ\u00eancia que os youtubers mirins exercem. Assim, passaram a enviar presentes a esses influenciadores digitais, convidando-os a promover, de maneira velada, produtos e mais produtos em seus canais e redes sociais.<\/span><\/p>\n

Unboxing e consumismo infantil<\/b><\/h2>\n

Os v\u00eddeos de abrir e apresentar brinquedos<\/strong> se confundem com os demais conte\u00fados produzidos pelos youtubers mirins. A linha entre an\u00fancio e entretenimento \u00e9 quase impercept\u00edvel, at\u00e9 para um adulto. As empresas sabem disso e fazem quest\u00e3o de tirar proveito dessa zona cinzenta.<\/span><\/p>\n

Dessa forma, a ind\u00fastria se vale de um espa\u00e7o de comunica\u00e7\u00e3o e entretenimento para promover sua marcas e produtos. Ela se aproveita da rela\u00e7\u00e3o de confian\u00e7a que se estabelece entre a crian\u00e7a produtora de conte\u00fado e a espectadora. Assim, os youtubers mirins acabam por veicular publicidade abusiva e ilegal dirigida ao p\u00fablico infantil.<\/span><\/p>\n

A efic\u00e1cia das estrat\u00e9gias de <\/span>marketing<\/span><\/i> e publicidade \u00e9 um dos fatores centrais para explicar o consumismo da sociedade moderna<\/strong>. E o est\u00edmulo ao consumo excessivo e desenfreado tem feito parte da cultura do YouTube. Nos parece \u00f3bvio, ent\u00e3o, que essa intensa manifesta\u00e7\u00e3o de consumismo esteja afetando boa parte das crian\u00e7as. Afinal, esse p\u00fablico acompanha os canais de<\/span> unboxing<\/span><\/i> e de youtubers mirins e <\/span>teens<\/span><\/i>.<\/span><\/p>\n

Assim, os v\u00eddeos de <\/span>unboxing <\/span><\/i>criam demandas e acabam por incutir nas crian\u00e7as o desejo de consumo do que est\u00e1 sendo \u201canunciado\u201d<\/strong>. Esse tipo de conte\u00fado cria crian\u00e7as consumistas e materialistas e, possivelmente, insatisfeitas e infelizes, sempre em busca do pr\u00f3ximo lan\u00e7amento.<\/span><\/p>\n

Artigo escrito por Livia Cattaruzzi, advogada do programa Crian\u00e7a e Consumo<\/span><\/i><\/p>\n

Leia mais:<\/b><\/h2>\n

<\/b>7 dicas para uma internet segura para crian\u00e7as e sem publicidade infantil<\/span><\/a><\/p>\n

Mattel \u00e9 condenada por publicidade infantil em canais de youtubers mirins<\/span><\/a><\/p>\n

Desvendando a Lei Geral de Prote\u00e7\u00e3o de Dados<\/span><\/a><\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"

Um convite a refletirmos sobre a rela\u00e7\u00e3o entre empresas e audi\u00eancia infantil no Youtube<\/p>\n","protected":false},"author":7,"featured_media":20383,"comment_status":"closed","ping_status":"closed","sticky":false,"template":"","format":"standard","meta":{"inline_featured_image":false,"_themeisle_gutenberg_block_has_review":false,"footnotes":""},"categories":[127],"tags":[333,86,603,609,613,620,623],"yoast_head":"\nPor que v\u00eddeos de unboxing s\u00e3o uma forma velada de publicidade infantil?<\/title>\n<meta name=\"description\" content=\"Entenda como v\u00eddeos de unboxing incutem nas crian\u00e7as o desejo de consumo do que est\u00e1 sendo \u201canunciado\u201d e por que s\u00e3o considerados publicidade infantil.\" \/>\n<meta name=\"robots\" content=\"index, follow, max-snippet:-1, max-image-preview:large, max-video-preview:-1\" \/>\n<link rel=\"canonical\" href=\"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/noticias\/unboxing-criancas-fora-da-caixa\/\" \/>\n<meta property=\"og:locale\" content=\"pt_BR\" \/>\n<meta property=\"og:type\" content=\"article\" \/>\n<meta property=\"og:title\" content=\"Unboxing s\u00e3o uma forma velada de publicidade infantil\" \/>\n<meta property=\"og:description\" content=\"Empresas utilizam esses v\u00eddeos e anunciam diretamente \u00e0 crian\u00e7as\" \/>\n<meta property=\"og:url\" content=\"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/noticias\/unboxing-criancas-fora-da-caixa\/\" \/>\n<meta property=\"og:site_name\" content=\"Crian\u00e7a e Consumo\" \/>\n<meta property=\"article:published_time\" content=\"2019-03-15T20:52:18+00:00\" \/>\n<meta property=\"article:modified_time\" content=\"2022-10-17T17:48:44+00:00\" \/>\n<meta property=\"og:image\" content=\"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/wp-content\/uploads\/2019\/03\/redes-unboxing.png\" \/>\n<meta name=\"author\" content=\"Belisa Rotondi\" \/>\n<meta name=\"twitter:card\" content=\"summary_large_image\" \/>\n<meta name=\"twitter:title\" content=\"Unboxing s\u00e3o uma forma velada de publicidade infantil\" \/>\n<meta name=\"twitter:description\" content=\"Empresas utilizam esses v\u00eddeos e anunciam diretamente \u00e0 crian\u00e7as\" \/>\n<meta name=\"twitter:image\" content=\"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/wp-content\/uploads\/2019\/03\/redes-unboxing.png\" \/>\n<meta name=\"twitter:label1\" content=\"Escrito por\" \/>\n\t<meta name=\"twitter:data1\" content=\"Belisa Rotondi\" \/>\n\t<meta name=\"twitter:label2\" content=\"Est. tempo de leitura\" \/>\n\t<meta name=\"twitter:data2\" content=\"3 minutos\" \/>\n<script type=\"application\/ld+json\" class=\"yoast-schema-graph\">{\"@context\":\"https:\/\/schema.org\",\"@graph\":[{\"@type\":\"WebPage\",\"@id\":\"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/noticias\/unboxing-criancas-fora-da-caixa\/\",\"url\":\"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/noticias\/unboxing-criancas-fora-da-caixa\/\",\"name\":\"Por que v\u00eddeos de unboxing s\u00e3o uma forma velada de publicidade infantil?\",\"isPartOf\":{\"@id\":\"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/#website\"},\"primaryImageOfPage\":{\"@id\":\"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/noticias\/unboxing-criancas-fora-da-caixa\/#primaryimage\"},\"image\":{\"@id\":\"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/noticias\/unboxing-criancas-fora-da-caixa\/#primaryimage\"},\"thumbnailUrl\":\"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/wp-content\/uploads\/2019\/03\/unboxing-2.png\",\"datePublished\":\"2019-03-15T20:52:18+00:00\",\"dateModified\":\"2022-10-17T17:48:44+00:00\",\"author\":{\"@id\":\"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/#\/schema\/person\/96dfa6cb21f12943a647a306974c1065\"},\"description\":\"Entenda como v\u00eddeos de unboxing incutem nas crian\u00e7as o desejo de consumo do que est\u00e1 sendo \u201canunciado\u201d e por que s\u00e3o considerados publicidade infantil.\",\"breadcrumb\":{\"@id\":\"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/noticias\/unboxing-criancas-fora-da-caixa\/#breadcrumb\"},\"inLanguage\":\"pt-BR\",\"potentialAction\":[{\"@type\":\"ReadAction\",\"target\":[\"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/noticias\/unboxing-criancas-fora-da-caixa\/\"]}]},{\"@type\":\"ImageObject\",\"inLanguage\":\"pt-BR\",\"@id\":\"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/noticias\/unboxing-criancas-fora-da-caixa\/#primaryimage\",\"url\":\"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/wp-content\/uploads\/2019\/03\/unboxing-2.png\",\"contentUrl\":\"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/wp-content\/uploads\/2019\/03\/unboxing-2.png\",\"width\":870,\"height\":320,\"caption\":\"Foto de bonecos de crian\u00e7as subindo em caixas coloridas\"},{\"@type\":\"BreadcrumbList\",\"@id\":\"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/noticias\/unboxing-criancas-fora-da-caixa\/#breadcrumb\",\"itemListElement\":[{\"@type\":\"ListItem\",\"position\":1,\"name\":\"Home\",\"item\":\"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/\"},{\"@type\":\"ListItem\",\"position\":2,\"name\":\"Unboxing: crian\u00e7as fora da caixa\"}]},{\"@type\":\"WebSite\",\"@id\":\"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/#website\",\"url\":\"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/\",\"name\":\"Crian\u00e7a e Consumo\",\"description\":\"Instituto\",\"potentialAction\":[{\"@type\":\"SearchAction\",\"target\":{\"@type\":\"EntryPoint\",\"urlTemplate\":\"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/?s={search_term_string}\"},\"query-input\":\"required name=search_term_string\"}],\"inLanguage\":\"pt-BR\"},{\"@type\":\"Person\",\"@id\":\"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/#\/schema\/person\/96dfa6cb21f12943a647a306974c1065\",\"name\":\"Belisa Rotondi\",\"image\":{\"@type\":\"ImageObject\",\"inLanguage\":\"pt-BR\",\"@id\":\"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/#\/schema\/person\/image\/\",\"url\":\"https:\/\/secure.gravatar.com\/avatar\/2328522277d4b7fad24dab4758a90aea?s=96&d=mm&r=g\",\"contentUrl\":\"https:\/\/secure.gravatar.com\/avatar\/2328522277d4b7fad24dab4758a90aea?s=96&d=mm&r=g\",\"caption\":\"Belisa Rotondi\"},\"sameAs\":[\"http:\/\/belisa\"],\"url\":\"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/author\/belisa\/\"}]}<\/script>\n<!-- \/ Yoast SEO plugin. -->","yoast_head_json":{"title":"Por que v\u00eddeos de unboxing s\u00e3o uma forma velada de publicidade infantil?","description":"Entenda como v\u00eddeos de unboxing incutem nas crian\u00e7as o desejo de consumo do que est\u00e1 sendo \u201canunciado\u201d e por que s\u00e3o considerados publicidade infantil.","robots":{"index":"index","follow":"follow","max-snippet":"max-snippet:-1","max-image-preview":"max-image-preview:large","max-video-preview":"max-video-preview:-1"},"canonical":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/noticias\/unboxing-criancas-fora-da-caixa\/","og_locale":"pt_BR","og_type":"article","og_title":"Unboxing s\u00e3o uma forma velada de publicidade infantil","og_description":"Empresas utilizam esses v\u00eddeos e anunciam diretamente \u00e0 crian\u00e7as","og_url":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/noticias\/unboxing-criancas-fora-da-caixa\/","og_site_name":"Crian\u00e7a e Consumo","article_published_time":"2019-03-15T20:52:18+00:00","article_modified_time":"2022-10-17T17:48:44+00:00","og_image":[{"url":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/wp-content\/uploads\/2019\/03\/redes-unboxing.png"}],"author":"Belisa Rotondi","twitter_card":"summary_large_image","twitter_title":"Unboxing s\u00e3o uma forma velada de publicidade infantil","twitter_description":"Empresas utilizam esses v\u00eddeos e anunciam diretamente \u00e0 crian\u00e7as","twitter_image":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/wp-content\/uploads\/2019\/03\/redes-unboxing.png","twitter_misc":{"Escrito por":"Belisa Rotondi","Est. tempo de leitura":"3 minutos"},"schema":{"@context":"https:\/\/schema.org","@graph":[{"@type":"WebPage","@id":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/noticias\/unboxing-criancas-fora-da-caixa\/","url":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/noticias\/unboxing-criancas-fora-da-caixa\/","name":"Por que v\u00eddeos de unboxing s\u00e3o uma forma velada de publicidade infantil?","isPartOf":{"@id":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/#website"},"primaryImageOfPage":{"@id":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/noticias\/unboxing-criancas-fora-da-caixa\/#primaryimage"},"image":{"@id":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/noticias\/unboxing-criancas-fora-da-caixa\/#primaryimage"},"thumbnailUrl":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/wp-content\/uploads\/2019\/03\/unboxing-2.png","datePublished":"2019-03-15T20:52:18+00:00","dateModified":"2022-10-17T17:48:44+00:00","author":{"@id":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/#\/schema\/person\/96dfa6cb21f12943a647a306974c1065"},"description":"Entenda como v\u00eddeos de unboxing incutem nas crian\u00e7as o desejo de consumo do que est\u00e1 sendo \u201canunciado\u201d e por que s\u00e3o considerados publicidade infantil.","breadcrumb":{"@id":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/noticias\/unboxing-criancas-fora-da-caixa\/#breadcrumb"},"inLanguage":"pt-BR","potentialAction":[{"@type":"ReadAction","target":["https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/noticias\/unboxing-criancas-fora-da-caixa\/"]}]},{"@type":"ImageObject","inLanguage":"pt-BR","@id":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/noticias\/unboxing-criancas-fora-da-caixa\/#primaryimage","url":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/wp-content\/uploads\/2019\/03\/unboxing-2.png","contentUrl":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/wp-content\/uploads\/2019\/03\/unboxing-2.png","width":870,"height":320,"caption":"Foto de bonecos de crian\u00e7as subindo em caixas coloridas"},{"@type":"BreadcrumbList","@id":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/noticias\/unboxing-criancas-fora-da-caixa\/#breadcrumb","itemListElement":[{"@type":"ListItem","position":1,"name":"Home","item":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/"},{"@type":"ListItem","position":2,"name":"Unboxing: crian\u00e7as fora da caixa"}]},{"@type":"WebSite","@id":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/#website","url":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/","name":"Crian\u00e7a e Consumo","description":"Instituto","potentialAction":[{"@type":"SearchAction","target":{"@type":"EntryPoint","urlTemplate":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/?s={search_term_string}"},"query-input":"required name=search_term_string"}],"inLanguage":"pt-BR"},{"@type":"Person","@id":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/#\/schema\/person\/96dfa6cb21f12943a647a306974c1065","name":"Belisa Rotondi","image":{"@type":"ImageObject","inLanguage":"pt-BR","@id":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/#\/schema\/person\/image\/","url":"https:\/\/secure.gravatar.com\/avatar\/2328522277d4b7fad24dab4758a90aea?s=96&d=mm&r=g","contentUrl":"https:\/\/secure.gravatar.com\/avatar\/2328522277d4b7fad24dab4758a90aea?s=96&d=mm&r=g","caption":"Belisa Rotondi"},"sameAs":["http:\/\/belisa"],"url":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/author\/belisa\/"}]}},"acf":[],"_links":{"self":[{"href":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/20382"}],"collection":[{"href":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts"}],"about":[{"href":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/wp-json\/wp\/v2\/types\/post"}],"author":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/wp-json\/wp\/v2\/users\/7"}],"replies":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/wp-json\/wp\/v2\/comments?post=20382"}],"version-history":[{"count":0,"href":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/20382\/revisions"}],"wp:featuredmedia":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/wp-json\/wp\/v2\/media\/20383"}],"wp:attachment":[{"href":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/wp-json\/wp\/v2\/media?parent=20382"}],"wp:term":[{"taxonomy":"category","embeddable":true,"href":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/wp-json\/wp\/v2\/categories?post=20382"},{"taxonomy":"post_tag","embeddable":true,"href":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/wp-json\/wp\/v2\/tags?post=20382"}],"curies":[{"name":"wp","href":"https:\/\/api.w.org\/{rel}","templated":true}]}}