{"id":18299,"date":"2018-07-18T16:27:26","date_gmt":"2018-07-18T19:27:26","guid":{"rendered":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/?p=18299"},"modified":"2022-10-17T14:50:19","modified_gmt":"2022-10-17T17:50:19","slug":"reino-unido-publicidade-criancas","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/noticias\/reino-unido-publicidade-criancas\/","title":{"rendered":"Reino Unido avan\u00e7a contra publicidade de junk food para crian\u00e7as"},"content":{"rendered":"

Posts de Facebook, aplicativo do tipo advergame e livro digital interativo com marca de produtos aliment\u00edcios n\u00e3o saud\u00e1veis foram criticados pela Autoridade de Padr\u00f5es de Publicidade e banidos<\/p>\n

<\/em><\/p>\n

O Reino Unido est\u00e1 tomando uma s\u00e9rie de medidas para combater a epidemia de obesidade infantil<\/a> que assola o pa\u00eds e pressiona o sistema de sa\u00fade local e impulsiona os gastos p\u00fablicos. Dentre elas, o pa\u00eds europeu colocou em vigor, no ano passado, uma regula\u00e7\u00e3o para impedir a publicidade de produtos aliment\u00edcios com \u00edndices altos de gordura<\/a>, a\u00e7\u00facar ou sal direcionada a crian\u00e7as em qualquer m\u00eddia.<\/p>\n

Pela regra da Autoridade de Padr\u00f5es de M\u00eddia (ASA, na sigla em ingl\u00eas), fundada em 1968, a publicidade de junk food n\u00e3o pode ser veiculada em meios de comunica\u00e7\u00e3o com audi\u00eancia igual ou superior a 25% de crian\u00e7as e adolescentes, at\u00e9 16 anos<\/a>. Isso inclui jornais, revistas, posters, cinemas, Internet, aplicativos e m\u00eddias sociais.<\/p>\n

Agora, no in\u00edcio de julho foram divulgadas as primeiras decis\u00f5es baseadas nas novas regras e que, segundo o executivo-chefe da ASA, Guy Parker, indicam o extremo rigor com que o regulador pretende impor a lei<\/a>.<\/p>\n

A empresa Cadbury foi criticada por distribuir um livro de hist\u00f3rias online chamado “O Conto do Grande Coelhinho da P\u00e1scoa”, que mostrava crian\u00e7as \u00e0 procura de ovos, juntamente com um pacote de atividades. O regulador decidiu que ambos s\u00e3o ilegais pois direcionados a crian\u00e7as. A marca, de propriedade da Mondelez, informou que tomar\u00e1 a decis\u00e3o como refer\u00eancia para o desenvolvimento de sua comunica\u00e7\u00e3o.<\/p>\n

A marca de doces Chewits foi questionada pelo regulador por quatro posts no Facebook com os temas: celebra\u00e7\u00e3o de formatura escolar com Chewits; voltar para a escola com Chewits; celebrar o Dia de Roald Dahl [um contador de hist\u00f3rias ingl\u00eas] com guloseimas Chewits e o M\u00eas das Bibliotecas Escolares Internacionais com Chewits.<\/p>\n

O regulador ainda baniu o aplicativo do tipo “advergame<\/a>” Squashies World, da fabricante de doces Swizzels Matlow, em que os jogadores deveriam combinar pares da bala Squashies, jogando-as umas contra as outras.<\/p>\n

A p\u00e1gina inicial do aplicativo apresentava imagens de tr\u00eas produtos Squashies e os usu\u00e1rios que selecionaram a op\u00e7\u00e3o “jogar” foram levados a uma anima\u00e7\u00e3o com imagens de doces antropomorfizados.<\/p>\n

A Swizzels argumentou que \u00e9 necess\u00e1rio inserir uma data de nascimento para o aplicativo ser usado, mas a ASA disse que o aplicativo tem “apelo significativo” para as crian\u00e7as e que a empresa n\u00e3o demonstrou que as crian\u00e7as menores de 16 anos n\u00e3o representavam mais do que 25% do p\u00fablico, portanto, n\u00e3o foi adequadamente direcionado. Com isso, a ASA demonstra que criar verifica\u00e7\u00e3o de idade n\u00e3o \u00e9 suficiente para justificar que determinado n\u00e3o \u00e9 consumido por menores de 16 anos.<\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"

Posts de Facebook, aplicativo do tipo advergame e livro digital interativo com marca de produtos aliment\u00edcios n\u00e3o saud\u00e1veis foram criticados pela Autoridade de Padr\u00f5es de Publicidade e banidos<\/p>\n","protected":false},"author":7,"featured_media":18309,"comment_status":"open","ping_status":"closed","sticky":false,"template":"","format":"standard","meta":{"inline_featured_image":false,"_themeisle_gutenberg_block_has_review":false,"footnotes":""},"categories":[127],"tags":[196,66,67,85,69,86,502,518],"yoast_head":"\nReino Unido avan\u00e7a contra publicidade de junk food para crian\u00e7as - Crian\u00e7a e Consumo<\/title>\n<meta name=\"description\" content=\"Posts de Facebook, aplicativo do tipo advergame e livro digital interativo com marca de produtos aliment\u00edcios n\u00e3o saud\u00e1veis foram criticados pela Autoridade de Padr\u00f5es de Publicidade e banidos\" \/>\n<meta name=\"robots\" content=\"index, follow, max-snippet:-1, max-image-preview:large, max-video-preview:-1\" \/>\n<link rel=\"canonical\" href=\"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/noticias\/reino-unido-publicidade-criancas\/\" \/>\n<meta property=\"og:locale\" content=\"pt_BR\" \/>\n<meta property=\"og:type\" content=\"article\" \/>\n<meta property=\"og:title\" content=\"Reino Unido avan\u00e7a contra publicidade de junk food para crian\u00e7as - Crian\u00e7a e Consumo\" \/>\n<meta property=\"og:description\" content=\"Posts de Facebook, aplicativo do tipo advergame e livro digital interativo com marca de produtos aliment\u00edcios n\u00e3o saud\u00e1veis foram criticados pela Autoridade de Padr\u00f5es de Publicidade e banidos\" \/>\n<meta property=\"og:url\" content=\"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/noticias\/reino-unido-publicidade-criancas\/\" \/>\n<meta property=\"og:site_name\" content=\"Crian\u00e7a e Consumo\" \/>\n<meta property=\"article:published_time\" content=\"2018-07-18T19:27:26+00:00\" \/>\n<meta property=\"article:modified_time\" content=\"2022-10-17T17:50:19+00:00\" \/>\n<meta property=\"og:image\" content=\"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/wp-content\/uploads\/2014\/02\/assortment-3488325_1920-1.jpg\" \/>\n\t<meta property=\"og:image:width\" content=\"1920\" \/>\n\t<meta property=\"og:image:height\" content=\"1143\" \/>\n\t<meta property=\"og:image:type\" content=\"image\/jpeg\" \/>\n<meta name=\"author\" content=\"Belisa Rotondi\" \/>\n<meta name=\"twitter:card\" content=\"summary_large_image\" \/>\n<meta name=\"twitter:label1\" content=\"Escrito por\" \/>\n\t<meta name=\"twitter:data1\" content=\"Belisa Rotondi\" \/>\n\t<meta name=\"twitter:label2\" content=\"Est. tempo de leitura\" \/>\n\t<meta name=\"twitter:data2\" content=\"2 minutos\" \/>\n<script type=\"application\/ld+json\" class=\"yoast-schema-graph\">{\"@context\":\"https:\/\/schema.org\",\"@graph\":[{\"@type\":\"WebPage\",\"@id\":\"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/noticias\/reino-unido-publicidade-criancas\/\",\"url\":\"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/noticias\/reino-unido-publicidade-criancas\/\",\"name\":\"Reino Unido avan\u00e7a contra publicidade de junk food para crian\u00e7as - Crian\u00e7a e Consumo\",\"isPartOf\":{\"@id\":\"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/#website\"},\"primaryImageOfPage\":{\"@id\":\"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/noticias\/reino-unido-publicidade-criancas\/#primaryimage\"},\"image\":{\"@id\":\"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/noticias\/reino-unido-publicidade-criancas\/#primaryimage\"},\"thumbnailUrl\":\"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/wp-content\/uploads\/2014\/02\/assortment-3488325_1920-1.jpg\",\"datePublished\":\"2018-07-18T19:27:26+00:00\",\"dateModified\":\"2022-10-17T17:50:19+00:00\",\"author\":{\"@id\":\"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/#\/schema\/person\/96dfa6cb21f12943a647a306974c1065\"},\"description\":\"Posts de Facebook, aplicativo do tipo advergame e livro digital interativo com marca de produtos aliment\u00edcios n\u00e3o saud\u00e1veis foram criticados pela Autoridade de Padr\u00f5es de Publicidade e banidos\",\"breadcrumb\":{\"@id\":\"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/noticias\/reino-unido-publicidade-criancas\/#breadcrumb\"},\"inLanguage\":\"pt-BR\",\"potentialAction\":[{\"@type\":\"ReadAction\",\"target\":[\"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/noticias\/reino-unido-publicidade-criancas\/\"]}]},{\"@type\":\"ImageObject\",\"inLanguage\":\"pt-BR\",\"@id\":\"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/noticias\/reino-unido-publicidade-criancas\/#primaryimage\",\"url\":\"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/wp-content\/uploads\/2014\/02\/assortment-3488325_1920-1.jpg\",\"contentUrl\":\"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/wp-content\/uploads\/2014\/02\/assortment-3488325_1920-1.jpg\",\"width\":1920,\"height\":1143,\"caption\":\"Foto de jujubas e minhocas de jujubas em cima de uma mesa.\"},{\"@type\":\"BreadcrumbList\",\"@id\":\"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/noticias\/reino-unido-publicidade-criancas\/#breadcrumb\",\"itemListElement\":[{\"@type\":\"ListItem\",\"position\":1,\"name\":\"Home\",\"item\":\"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/\"},{\"@type\":\"ListItem\",\"position\":2,\"name\":\"Reino Unido avan\u00e7a contra publicidade de junk food para crian\u00e7as\"}]},{\"@type\":\"WebSite\",\"@id\":\"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/#website\",\"url\":\"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/\",\"name\":\"Crian\u00e7a e Consumo\",\"description\":\"Instituto\",\"potentialAction\":[{\"@type\":\"SearchAction\",\"target\":{\"@type\":\"EntryPoint\",\"urlTemplate\":\"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/?s={search_term_string}\"},\"query-input\":\"required name=search_term_string\"}],\"inLanguage\":\"pt-BR\"},{\"@type\":\"Person\",\"@id\":\"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/#\/schema\/person\/96dfa6cb21f12943a647a306974c1065\",\"name\":\"Belisa Rotondi\",\"image\":{\"@type\":\"ImageObject\",\"inLanguage\":\"pt-BR\",\"@id\":\"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/#\/schema\/person\/image\/\",\"url\":\"https:\/\/secure.gravatar.com\/avatar\/2328522277d4b7fad24dab4758a90aea?s=96&d=mm&r=g\",\"contentUrl\":\"https:\/\/secure.gravatar.com\/avatar\/2328522277d4b7fad24dab4758a90aea?s=96&d=mm&r=g\",\"caption\":\"Belisa Rotondi\"},\"sameAs\":[\"http:\/\/belisa\"],\"url\":\"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/author\/belisa\/\"}]}<\/script>\n<!-- \/ Yoast SEO plugin. -->","yoast_head_json":{"title":"Reino Unido avan\u00e7a contra publicidade de junk food para crian\u00e7as - Crian\u00e7a e Consumo","description":"Posts de Facebook, aplicativo do tipo advergame e livro digital interativo com marca de produtos aliment\u00edcios n\u00e3o saud\u00e1veis foram criticados pela Autoridade de Padr\u00f5es de Publicidade e banidos","robots":{"index":"index","follow":"follow","max-snippet":"max-snippet:-1","max-image-preview":"max-image-preview:large","max-video-preview":"max-video-preview:-1"},"canonical":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/noticias\/reino-unido-publicidade-criancas\/","og_locale":"pt_BR","og_type":"article","og_title":"Reino Unido avan\u00e7a contra publicidade de junk food para crian\u00e7as - Crian\u00e7a e Consumo","og_description":"Posts de Facebook, aplicativo do tipo advergame e livro digital interativo com marca de produtos aliment\u00edcios n\u00e3o saud\u00e1veis foram criticados pela Autoridade de Padr\u00f5es de Publicidade e banidos","og_url":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/noticias\/reino-unido-publicidade-criancas\/","og_site_name":"Crian\u00e7a e Consumo","article_published_time":"2018-07-18T19:27:26+00:00","article_modified_time":"2022-10-17T17:50:19+00:00","og_image":[{"width":1920,"height":1143,"url":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/wp-content\/uploads\/2014\/02\/assortment-3488325_1920-1.jpg","type":"image\/jpeg"}],"author":"Belisa Rotondi","twitter_card":"summary_large_image","twitter_misc":{"Escrito por":"Belisa Rotondi","Est. tempo de leitura":"2 minutos"},"schema":{"@context":"https:\/\/schema.org","@graph":[{"@type":"WebPage","@id":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/noticias\/reino-unido-publicidade-criancas\/","url":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/noticias\/reino-unido-publicidade-criancas\/","name":"Reino Unido avan\u00e7a contra publicidade de junk food para crian\u00e7as - Crian\u00e7a e Consumo","isPartOf":{"@id":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/#website"},"primaryImageOfPage":{"@id":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/noticias\/reino-unido-publicidade-criancas\/#primaryimage"},"image":{"@id":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/noticias\/reino-unido-publicidade-criancas\/#primaryimage"},"thumbnailUrl":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/wp-content\/uploads\/2014\/02\/assortment-3488325_1920-1.jpg","datePublished":"2018-07-18T19:27:26+00:00","dateModified":"2022-10-17T17:50:19+00:00","author":{"@id":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/#\/schema\/person\/96dfa6cb21f12943a647a306974c1065"},"description":"Posts de Facebook, aplicativo do tipo advergame e livro digital interativo com marca de produtos aliment\u00edcios n\u00e3o saud\u00e1veis foram criticados pela Autoridade de Padr\u00f5es de Publicidade e banidos","breadcrumb":{"@id":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/noticias\/reino-unido-publicidade-criancas\/#breadcrumb"},"inLanguage":"pt-BR","potentialAction":[{"@type":"ReadAction","target":["https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/noticias\/reino-unido-publicidade-criancas\/"]}]},{"@type":"ImageObject","inLanguage":"pt-BR","@id":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/noticias\/reino-unido-publicidade-criancas\/#primaryimage","url":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/wp-content\/uploads\/2014\/02\/assortment-3488325_1920-1.jpg","contentUrl":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/wp-content\/uploads\/2014\/02\/assortment-3488325_1920-1.jpg","width":1920,"height":1143,"caption":"Foto de jujubas e minhocas de jujubas em cima de uma mesa."},{"@type":"BreadcrumbList","@id":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/noticias\/reino-unido-publicidade-criancas\/#breadcrumb","itemListElement":[{"@type":"ListItem","position":1,"name":"Home","item":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/"},{"@type":"ListItem","position":2,"name":"Reino Unido avan\u00e7a contra publicidade de junk food para crian\u00e7as"}]},{"@type":"WebSite","@id":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/#website","url":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/","name":"Crian\u00e7a e Consumo","description":"Instituto","potentialAction":[{"@type":"SearchAction","target":{"@type":"EntryPoint","urlTemplate":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/?s={search_term_string}"},"query-input":"required name=search_term_string"}],"inLanguage":"pt-BR"},{"@type":"Person","@id":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/#\/schema\/person\/96dfa6cb21f12943a647a306974c1065","name":"Belisa Rotondi","image":{"@type":"ImageObject","inLanguage":"pt-BR","@id":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/#\/schema\/person\/image\/","url":"https:\/\/secure.gravatar.com\/avatar\/2328522277d4b7fad24dab4758a90aea?s=96&d=mm&r=g","contentUrl":"https:\/\/secure.gravatar.com\/avatar\/2328522277d4b7fad24dab4758a90aea?s=96&d=mm&r=g","caption":"Belisa Rotondi"},"sameAs":["http:\/\/belisa"],"url":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/author\/belisa\/"}]}},"acf":[],"_links":{"self":[{"href":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/18299"}],"collection":[{"href":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts"}],"about":[{"href":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/wp-json\/wp\/v2\/types\/post"}],"author":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/wp-json\/wp\/v2\/users\/7"}],"replies":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/wp-json\/wp\/v2\/comments?post=18299"}],"version-history":[{"count":0,"href":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/18299\/revisions"}],"wp:featuredmedia":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/wp-json\/wp\/v2\/media\/18309"}],"wp:attachment":[{"href":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/wp-json\/wp\/v2\/media?parent=18299"}],"wp:term":[{"taxonomy":"category","embeddable":true,"href":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/wp-json\/wp\/v2\/categories?post=18299"},{"taxonomy":"post_tag","embeddable":true,"href":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/wp-json\/wp\/v2\/tags?post=18299"}],"curies":[{"name":"wp","href":"https:\/\/api.w.org\/{rel}","templated":true}]}}