{"id":15747,"date":"2018-02-09T08:49:53","date_gmt":"2018-02-09T11:49:53","guid":{"rendered":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/?p=15747"},"modified":"2022-10-17T14:50:28","modified_gmt":"2022-10-17T17:50:28","slug":"cerveja-nao-e-alcool-para-publicidade-mas-deveria","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/noticias\/cerveja-nao-e-alcool-para-publicidade-mas-deveria\/","title":{"rendered":"Cerveja n\u00e3o \u00e9 \u00e1lcool, mas deveria"},"content":{"rendered":"

Entenda por que a bebida mais consumida no Brasil \u00e9 exclu\u00edda das restri\u00e7\u00f5es de publicidade em Lei e o impacto disto para crian\u00e7as e adolescentes.<\/em><\/p>\n

 <\/p>\n

O Carnaval<\/strong> se aproxima e aumenta o volume de publicidade de cerveja nos meios de comunica\u00e7\u00e3o. H\u00e1 veicula\u00e7\u00e3o de campanha em ponto de \u00f4nibus, na TV, no r\u00e1dio, nos blocos Brasil afora. A cerveja est\u00e1 sempre associada a festa, confraterniza\u00e7\u00e3o, amigos, divers\u00e3o e conquista. A bem da verdade, n\u00e3o \u00e9 muito diferente do que se faz na publicidade de demais bebidas alc\u00f3olicas, n\u00e3o fosse por um detalhe: cerveja n\u00e3o \u00e9 considerada bebida alc\u00f3olica para fins de publicidade. E isso pode parecer um detalhe, mas muda tudo, especialmente quando pensamos no impacto na inf\u00e2ncia.<\/p>\n

O Brasil conta com uma legisla\u00e7\u00e3o (Lei 9.294\/96) que restringe a publicidade de produtos nocivos, incluindo bebida alc\u00f3olica, mas tamb\u00e9m produtos fum\u00edgeros, medicamentos, terapias e defensivos agr\u00edcolas. Por causa desta lei, n\u00e3o vemos mais publicidade de cigarros na TV. E, no caso de bebidas alc\u00f3olicas, a regula\u00e7\u00e3o estabeleceu que esta deve ocorrer nos hor\u00e1rios com menor probabilidade de atingir crian\u00e7as e adolescentes (entre 21h e 6h). A exce\u00e7\u00e3o est\u00e1 para as bebidas com \u00edndice alc\u00f3olico menor – abaixo de 13 graus Gay Lussac -, em que se enquadram a maioria das cervejas vendidas no Brasil, vinhos e as bebidas alc\u00f3olicas \u00e0 base de destilados, mas misturadas com outros l\u00edquidos, como os \u201cice\u201d e \u201cbeats\u201d.<\/p>\n

Isto significa que a publicidade dessas bebidas, entre elas a mais consumida no pa\u00eds, a cerveja, pode ser veiculada em QUALQUER hor\u00e1rio na TV e no r\u00e1dio, incluindo o intervalo de transmiss\u00e3o de eventos esportivos, como a Copa do Mundo de Futebol da Fifa. Isso faz com que crian\u00e7as e adolescentes estejam muito mais suscet\u00edveis a serem impactados pelas pe\u00e7as e sejam persuadidos a acreditar que consumir cerveja \u00e9 quase uma prerrogativa para a divers\u00e3o.<\/p>\n

Uma pesquisa realizada em 2009 <\/a>com 133 adolescentes, com idade entre 14 e 17 anos de idade – mostrou que 79% dos adolescentes haviam assistido previamente, dez vezes ou mais, pelo menos uma das 32 publicidades de cerveja exibidas a eles. Dois ter\u00e7os deles viram ao menos uma das cinco primeiras colocadas mais de dez vezes.<\/p>\n

Estudo apresentado pela Associa\u00e7\u00e3o Brasileira de Estudos do \u00c1lcool e Outras Drogas, que levantou 420 horas de programa\u00e7\u00e3o televisiva, identificou que a maioria das publicidades de bebidas ocorre em programas esportivos, com ao menos 10% de audi\u00eancia de jovens. As cervejarias s\u00e3o as empresas que mais investem em publicidade nos intervalos das transmiss\u00f5es de eventos esportivos mundiais como as Olimp\u00edadas e a Copa do Mundo tanto na TV aberta quanto na TV paga, segundo a pesquisa Esporte Clube IBOPE Media, divulgada em 2011.<\/p>\n

Para a Sociedade Brasileira de Pediatria, que publicou o Manual de Orienta\u00e7\u00e3o \u201cBebidas Alco\u00f3licas s\u00e3o Prejudiciais \u00e0 Sa\u00fade da Crian\u00e7a e do Adolescente<\/a>\u201d, produzido pelo Departamento Cient\u00edfico de Adolesc\u00eancia, em fevereiro de 2017, \u201ca realidade criada [pela publicidade] \u00e9 diferente da que existe e se cria a ilus\u00e3o do consumo que s\u00f3 tem resultados positivos e nada de negativo, n\u00e3o se mostram doen\u00e7as causadas pelo alcoolismo e nem os acidentes nas ruas e nas estradas, que foram o principal motivo da lei seca, por exemplo. S\u00e3o bilh\u00f5es investidos no consumo e na \u2018busca de alegrias e felicidades\u2019 e as campanhas de preven\u00e7\u00e3o s\u00e3o t\u00edmidas, quando ocorrem, e t\u00eam que competir com todos estes mitos alardeados e sem chances de alterar comportamentos\u201d.<\/p>\n

A publica\u00e7\u00e3o cita an\u00e1lise, publicada no Revista Brasileira de Psiquiatria, em 2010, segundo a qual dos cinco temas mais frequentemente encontrados nos comerciais de bebidas alco\u00f3licas, tr\u00eas deles (como relaxamento, camaradagem e humor) eram diretamente relacion\u00e1veis \u00e0s expectativas dos jovens. Assim, a SBP conclui que \u201ca sociedade como um todo adota atitudes paradoxais frente ao tema: por um lado, condena o abuso de \u00e1lcool pelos jovens, mas \u00e9 tipicamente permissiva ao est\u00edmulo do consumo por meio da propaganda\u201d.<\/p>\n

Segundo pesquisa divulgada pela Universidade Federal de S\u00e3o Paulo (Unifesp), 80% dos adolescentes j\u00e1 beberam alguma vez na vida e 33% dos alunos do ensino m\u00e9dio consumiram \u00e1lcool excessivamente no m\u00eas anterior \u00e0 pesquisa. Outro estudo, realizado pela Secretaria Nacional Antidrogas (Senad) com universit\u00e1rios, mostrou que 22% dos jovens est\u00e3o sob risco de desenvolver depend\u00eancia de \u00e1lcool. Mais um ind\u00edcio: de acordo com o departamento de comunica\u00e7\u00e3o dos Alco\u00f3licos An\u00f4nimos, o n\u00famero de jovens em busca das reuni\u00f5es aumentou significativamente nos \u00faltimos cinco anos.<\/p>\n

A Pesquisa Nacional de Sa\u00fade do Escolar (PeNSE) revelou, em 2009, a preval\u00eancia de 27,3% de consumo de \u00e1lcool entre adolescentes. Cerca de tr\u00eas quartos dos adolescentes entre 13 e 15 anos j\u00e1 experimentaram \u00e1lcool, cerca de um quarto bebeu regularmente nos \u00faltimos 30 dias com epis\u00f3dios de embriaguez e 9% relatam ter tido problemas com o \u00e1lcool. Estes dados mostram a extens\u00e3o e gravidade do problema t\u00e3o frequente entre adolescentes brasileiros.<\/p>\n

O sexto Levantamento Nacional sobre o Consumo de Drogas Psicotr\u00f3picas entre Estudantes do Ensino Fundamental e M\u00e9dio das Redes P\u00fablica e Privada, realizado nas 27 capitais brasileiras (dados de 2010) ouviu cerca de 50 mil estudantes. Do total, mais que um quinto dos estudantes (21,1%) tinha consumido \u00e1lcool no m\u00eas da pesquisa.<\/p>\n

Jovens entre 14 e 17 anos s\u00e3o respons\u00e1veis pelo consumo de 6% de todo o \u00e1lcool consumido no pa\u00eds, de acordo com a pesquisa, divulgada em 2010, Distribui\u00e7\u00e3o do Consumo de \u00c1lcool e Problemas em Subgrupos da Popula\u00e7\u00e3o Brasileira.<\/p>\n

 <\/p>\n

Tentativa de mudan\u00e7a na Lei<\/strong><\/p>\n

 <\/p>\n

Em dezembro de 2014, a Justi\u00e7a Federal, atendendo o pedido do Minist\u00e9rio P\u00fablico Federal (MPF) decidiu pela restri\u00e7\u00e3o de publicidade de bebidas de teor alc\u00f3olico igual ou superior a 0,5 grau Gay Lussac, justamente visando a prote\u00e7\u00e3o de crian\u00e7as e adolescentes e a compress\u00e3o do direito Constitucional \u00e0 vida e \u00e0 sa\u00fade, bem como a prioridade absoluta das pol\u00edticas relacionadas \u00e0 inf\u00e2ncia.<\/p>\n

No entanto, em abril de 2015, o Supremo Tribunal Federal (STF) rejeitou estender as limita\u00e7\u00f5es \u00e0 publicidade de bebidas com teor alco\u00f3lico superior a 13 graus tamb\u00e9m \u00e0quelas consideradas leves. Todos os oito ministros da Corte que julgaram a a\u00e7\u00e3o consideraram que n\u00e3o houve omiss\u00e3o no caso e que foi uma “escolha” do Legislativo limitar a regulamenta\u00e7\u00e3o sobre a publicidade de bebidas mais fortes. Com a decis\u00e3o, o STF tamb\u00e9m anulou decis\u00f5es judiciais anteriores que restringiam a publicidade de cervejas com o mesmo argumento do MPF.<\/p>\n

Em seu voto, a relatora do caso, ministra C\u00e1rmen L\u00facia, citou uma s\u00e9rie de projetos em tramita\u00e7\u00e3o no Congresso que pretendem mudar a lei ainda n\u00e3o aprovados. Ou seja, n\u00e3o existe vontade pol\u00edtica de proteger crian\u00e7as e adolescentes.<\/p>\n

Em um esfor\u00e7o de mudar a situa\u00e7\u00e3o, o Minist\u00e9rio P\u00fablico de S\u00e3o Paulo (MP-SP) lan\u00e7ou, em 2013, a campanha “Cerveja Tamb\u00e9m \u00e9 \u00c1lcool” com o objetivo de incluir a cerveja na legisla\u00e7\u00e3o que restringe a publicidade de bebidas alco\u00f3licas.<\/p>\n

A campanha prop\u00f5e a altera\u00e7\u00e3o do par\u00e1grafo \u00fanico do artigo 1\u00ba da 9.294\/96 para que as restri\u00e7\u00f5es \u00e0 publicidade passem a abranger toda e qualquer bebida, com gradua\u00e7\u00e3o alco\u00f3lica igual ou superior a 0,5 grau Gay-Lussac, conforme defini\u00e7\u00e3o t\u00e9cnica do Decreto 6.117\/2007, que institui a Pol\u00edtica Nacional Sobre o \u00c1lcool. Em outubro de 2016, foram colhidas mais de 75 mil assinaturas em prol da altera\u00e7\u00e3o na legisla\u00e7\u00e3o e outros estados, como Minas Gerais, aderiram \u00e0 campanha.<\/p>\n

Ainda assim, o tema vem sendo ignorado pelo Congresso brasileiro e exige um esfor\u00e7o de conscientiza\u00e7\u00e3o e mobiliza\u00e7\u00e3o bastante grande para que suplante a vontade daqueles que preferem deixar tudo como est\u00e1, a despeito da prioridade da prote\u00e7\u00e3o de crian\u00e7as e adolescentes.<\/p>\n

 <\/p>\n

Autorregula\u00e7\u00e3o \u2013 excluir apenas o inaceit\u00e1vel<\/strong><\/p>\n

 <\/p>\n

Em 2013, o Conselho Nacional de Autorregulamenta\u00e7\u00e3o Publicit\u00e1ria (Conar) atualizou seu c\u00f3digo e incluiu a proibi\u00e7\u00e3o de que publicidade de \u00e1lcool utilize animais \u201chumanizados\u201d, bonecos ou anima\u00e7\u00f5es que possam despertar a curiosidade ou a aten\u00e7\u00e3o de crian\u00e7as, em fun\u00e7\u00e3o dos questionamentos acerca de pe\u00e7as que contavam com anima\u00e7\u00f5es de tartaruga e siri para vender cerveja. Tamb\u00e9m proibiu que pessoas com – ou com apar\u00eancia de – menos de 25 anos apare\u00e7am na publicidade de bebidas alc\u00f3olicas.<\/p>\n

Claro que a publicidade n\u00e3o \u00e9 o \u00fanico fator que leva crian\u00e7as e jovens a consumirem bebidas alc\u00f3olicas, mas \u00e9 um dos fatores e, portanto, merece aten\u00e7\u00e3o. A pr\u00f3pria Organiza\u00e7\u00e3o Mundial da Sa\u00fade aponta regula\u00e7\u00e3o estatal da publicidade de bebidas alc\u00f3olicas como uma das formas de combater os males sociais que este tipo de produto pode causar<\/a>.<\/p>\n

O Carnaval \u00e9 um momento de celebra\u00e7\u00e3o e festividades, mas \u00e9 tamb\u00e9m uma oportunidade para observarmos em quais circunst\u00e2ncias e locais a publicidade de \u00e1lcool est\u00e1 sendo veiculada e, portanto, qual p\u00fablico pode ser atingido. H\u00e1 que se considerar que temos um problema crescente acontecento e \u00e9 preciso responder a isso em todas as frentes poss\u00edveis.<\/p>\n

<\/a><\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"

Aproveite esta \u00e9poca do ano para se divertir, mas tamb\u00e9m para observar como se d\u00e1 a publicidade de bebidas alc\u00f3olicas e como vem afetando jovens, sem que o poder p\u00fablico enderece uma resposta.<\/p>\n","protected":false},"author":7,"featured_media":22210,"comment_status":"closed","ping_status":"closed","sticky":false,"template":"","format":"standard","meta":{"inline_featured_image":false,"_themeisle_gutenberg_block_has_review":false,"footnotes":""},"categories":[127],"tags":[142,149,484,487],"yoast_head":"\nCerveja n\u00e3o \u00e9 \u00e1lcool, mas deveria - Crian\u00e7a e Consumo<\/title>\n<meta name=\"robots\" content=\"index, follow, max-snippet:-1, max-image-preview:large, max-video-preview:-1\" \/>\n<link rel=\"canonical\" href=\"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/noticias\/cerveja-nao-e-alcool-para-publicidade-mas-deveria\/\" \/>\n<meta property=\"og:locale\" content=\"pt_BR\" \/>\n<meta property=\"og:type\" content=\"article\" \/>\n<meta property=\"og:title\" content=\"O impacto da publicidade de cerveja nas crian\u00e7as\" \/>\n<meta property=\"og:description\" content=\"Como a publicidade da bebida alco\u00f3lica mais consumida afeta a crian\u00e7a\" \/>\n<meta property=\"og:url\" content=\"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/noticias\/cerveja-nao-e-alcool-para-publicidade-mas-deveria\/\" \/>\n<meta property=\"og:site_name\" content=\"Crian\u00e7a e Consumo\" \/>\n<meta property=\"article:published_time\" content=\"2018-02-09T11:49:53+00:00\" \/>\n<meta property=\"article:modified_time\" content=\"2022-10-17T17:50:28+00:00\" \/>\n<meta property=\"og:image\" content=\"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/wp-content\/uploads\/2018\/02\/Imagem_Link_Cerveja.png\" \/>\n<meta name=\"author\" content=\"Belisa Rotondi\" \/>\n<meta name=\"twitter:card\" content=\"summary_large_image\" \/>\n<meta name=\"twitter:title\" content=\"O impacto da publicidade de cerveja nas crian\u00e7as\" \/>\n<meta name=\"twitter:description\" content=\"Como a publicidade da bebida alco\u00f3lica mais consumida afeta a crian\u00e7a\" \/>\n<meta name=\"twitter:image\" content=\"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/wp-content\/uploads\/2018\/02\/Imagem_Link_Cerveja.png\" \/>\n<meta name=\"twitter:label1\" content=\"Escrito por\" \/>\n\t<meta name=\"twitter:data1\" content=\"Belisa Rotondi\" \/>\n\t<meta name=\"twitter:label2\" content=\"Est. tempo de leitura\" \/>\n\t<meta name=\"twitter:data2\" content=\"8 minutos\" \/>\n<script type=\"application\/ld+json\" class=\"yoast-schema-graph\">{\"@context\":\"https:\/\/schema.org\",\"@graph\":[{\"@type\":\"WebPage\",\"@id\":\"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/noticias\/cerveja-nao-e-alcool-para-publicidade-mas-deveria\/\",\"url\":\"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/noticias\/cerveja-nao-e-alcool-para-publicidade-mas-deveria\/\",\"name\":\"Cerveja n\u00e3o \u00e9 \u00e1lcool, mas deveria - Crian\u00e7a e Consumo\",\"isPartOf\":{\"@id\":\"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/#website\"},\"primaryImageOfPage\":{\"@id\":\"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/noticias\/cerveja-nao-e-alcool-para-publicidade-mas-deveria\/#primaryimage\"},\"image\":{\"@id\":\"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/noticias\/cerveja-nao-e-alcool-para-publicidade-mas-deveria\/#primaryimage\"},\"thumbnailUrl\":\"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/wp-content\/uploads\/2018\/02\/Imagem_Capa_Cerveja-1.png\",\"datePublished\":\"2018-02-09T11:49:53+00:00\",\"dateModified\":\"2022-10-17T17:50:28+00:00\",\"author\":{\"@id\":\"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/#\/schema\/person\/96dfa6cb21f12943a647a306974c1065\"},\"breadcrumb\":{\"@id\":\"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/noticias\/cerveja-nao-e-alcool-para-publicidade-mas-deveria\/#breadcrumb\"},\"inLanguage\":\"pt-BR\",\"potentialAction\":[{\"@type\":\"ReadAction\",\"target\":[\"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/noticias\/cerveja-nao-e-alcool-para-publicidade-mas-deveria\/\"]}]},{\"@type\":\"ImageObject\",\"inLanguage\":\"pt-BR\",\"@id\":\"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/noticias\/cerveja-nao-e-alcool-para-publicidade-mas-deveria\/#primaryimage\",\"url\":\"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/wp-content\/uploads\/2018\/02\/Imagem_Capa_Cerveja-1.png\",\"contentUrl\":\"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/wp-content\/uploads\/2018\/02\/Imagem_Capa_Cerveja-1.png\",\"width\":870,\"height\":320,\"caption\":\"Foto de cima de quatro latas de cerveja, em fundo verde\"},{\"@type\":\"BreadcrumbList\",\"@id\":\"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/noticias\/cerveja-nao-e-alcool-para-publicidade-mas-deveria\/#breadcrumb\",\"itemListElement\":[{\"@type\":\"ListItem\",\"position\":1,\"name\":\"Home\",\"item\":\"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/\"},{\"@type\":\"ListItem\",\"position\":2,\"name\":\"Cerveja n\u00e3o \u00e9 \u00e1lcool, mas deveria\"}]},{\"@type\":\"WebSite\",\"@id\":\"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/#website\",\"url\":\"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/\",\"name\":\"Crian\u00e7a e Consumo\",\"description\":\"Instituto\",\"potentialAction\":[{\"@type\":\"SearchAction\",\"target\":{\"@type\":\"EntryPoint\",\"urlTemplate\":\"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/?s={search_term_string}\"},\"query-input\":\"required name=search_term_string\"}],\"inLanguage\":\"pt-BR\"},{\"@type\":\"Person\",\"@id\":\"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/#\/schema\/person\/96dfa6cb21f12943a647a306974c1065\",\"name\":\"Belisa Rotondi\",\"image\":{\"@type\":\"ImageObject\",\"inLanguage\":\"pt-BR\",\"@id\":\"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/#\/schema\/person\/image\/\",\"url\":\"https:\/\/secure.gravatar.com\/avatar\/2328522277d4b7fad24dab4758a90aea?s=96&d=mm&r=g\",\"contentUrl\":\"https:\/\/secure.gravatar.com\/avatar\/2328522277d4b7fad24dab4758a90aea?s=96&d=mm&r=g\",\"caption\":\"Belisa Rotondi\"},\"sameAs\":[\"http:\/\/belisa\"],\"url\":\"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/author\/belisa\/\"}]}<\/script>\n<!-- \/ Yoast SEO plugin. -->","yoast_head_json":{"title":"Cerveja n\u00e3o \u00e9 \u00e1lcool, mas deveria - Crian\u00e7a e Consumo","robots":{"index":"index","follow":"follow","max-snippet":"max-snippet:-1","max-image-preview":"max-image-preview:large","max-video-preview":"max-video-preview:-1"},"canonical":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/noticias\/cerveja-nao-e-alcool-para-publicidade-mas-deveria\/","og_locale":"pt_BR","og_type":"article","og_title":"O impacto da publicidade de cerveja nas crian\u00e7as","og_description":"Como a publicidade da bebida alco\u00f3lica mais consumida afeta a crian\u00e7a","og_url":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/noticias\/cerveja-nao-e-alcool-para-publicidade-mas-deveria\/","og_site_name":"Crian\u00e7a e Consumo","article_published_time":"2018-02-09T11:49:53+00:00","article_modified_time":"2022-10-17T17:50:28+00:00","og_image":[{"url":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/wp-content\/uploads\/2018\/02\/Imagem_Link_Cerveja.png"}],"author":"Belisa Rotondi","twitter_card":"summary_large_image","twitter_title":"O impacto da publicidade de cerveja nas crian\u00e7as","twitter_description":"Como a publicidade da bebida alco\u00f3lica mais consumida afeta a crian\u00e7a","twitter_image":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/wp-content\/uploads\/2018\/02\/Imagem_Link_Cerveja.png","twitter_misc":{"Escrito por":"Belisa Rotondi","Est. tempo de leitura":"8 minutos"},"schema":{"@context":"https:\/\/schema.org","@graph":[{"@type":"WebPage","@id":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/noticias\/cerveja-nao-e-alcool-para-publicidade-mas-deveria\/","url":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/noticias\/cerveja-nao-e-alcool-para-publicidade-mas-deveria\/","name":"Cerveja n\u00e3o \u00e9 \u00e1lcool, mas deveria - Crian\u00e7a e Consumo","isPartOf":{"@id":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/#website"},"primaryImageOfPage":{"@id":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/noticias\/cerveja-nao-e-alcool-para-publicidade-mas-deveria\/#primaryimage"},"image":{"@id":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/noticias\/cerveja-nao-e-alcool-para-publicidade-mas-deveria\/#primaryimage"},"thumbnailUrl":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/wp-content\/uploads\/2018\/02\/Imagem_Capa_Cerveja-1.png","datePublished":"2018-02-09T11:49:53+00:00","dateModified":"2022-10-17T17:50:28+00:00","author":{"@id":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/#\/schema\/person\/96dfa6cb21f12943a647a306974c1065"},"breadcrumb":{"@id":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/noticias\/cerveja-nao-e-alcool-para-publicidade-mas-deveria\/#breadcrumb"},"inLanguage":"pt-BR","potentialAction":[{"@type":"ReadAction","target":["https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/noticias\/cerveja-nao-e-alcool-para-publicidade-mas-deveria\/"]}]},{"@type":"ImageObject","inLanguage":"pt-BR","@id":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/noticias\/cerveja-nao-e-alcool-para-publicidade-mas-deveria\/#primaryimage","url":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/wp-content\/uploads\/2018\/02\/Imagem_Capa_Cerveja-1.png","contentUrl":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/wp-content\/uploads\/2018\/02\/Imagem_Capa_Cerveja-1.png","width":870,"height":320,"caption":"Foto de cima de quatro latas de cerveja, em fundo verde"},{"@type":"BreadcrumbList","@id":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/noticias\/cerveja-nao-e-alcool-para-publicidade-mas-deveria\/#breadcrumb","itemListElement":[{"@type":"ListItem","position":1,"name":"Home","item":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/"},{"@type":"ListItem","position":2,"name":"Cerveja n\u00e3o \u00e9 \u00e1lcool, mas deveria"}]},{"@type":"WebSite","@id":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/#website","url":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/","name":"Crian\u00e7a e Consumo","description":"Instituto","potentialAction":[{"@type":"SearchAction","target":{"@type":"EntryPoint","urlTemplate":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/?s={search_term_string}"},"query-input":"required name=search_term_string"}],"inLanguage":"pt-BR"},{"@type":"Person","@id":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/#\/schema\/person\/96dfa6cb21f12943a647a306974c1065","name":"Belisa Rotondi","image":{"@type":"ImageObject","inLanguage":"pt-BR","@id":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/#\/schema\/person\/image\/","url":"https:\/\/secure.gravatar.com\/avatar\/2328522277d4b7fad24dab4758a90aea?s=96&d=mm&r=g","contentUrl":"https:\/\/secure.gravatar.com\/avatar\/2328522277d4b7fad24dab4758a90aea?s=96&d=mm&r=g","caption":"Belisa Rotondi"},"sameAs":["http:\/\/belisa"],"url":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/author\/belisa\/"}]}},"acf":[],"_links":{"self":[{"href":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/15747"}],"collection":[{"href":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts"}],"about":[{"href":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/wp-json\/wp\/v2\/types\/post"}],"author":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/wp-json\/wp\/v2\/users\/7"}],"replies":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/wp-json\/wp\/v2\/comments?post=15747"}],"version-history":[{"count":0,"href":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/15747\/revisions"}],"wp:featuredmedia":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/wp-json\/wp\/v2\/media\/22210"}],"wp:attachment":[{"href":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/wp-json\/wp\/v2\/media?parent=15747"}],"wp:term":[{"taxonomy":"category","embeddable":true,"href":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/wp-json\/wp\/v2\/categories?post=15747"},{"taxonomy":"post_tag","embeddable":true,"href":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/wp-json\/wp\/v2\/tags?post=15747"}],"curies":[{"name":"wp","href":"https:\/\/api.w.org\/{rel}","templated":true}]}}