{"id":15598,"date":"2017-10-20T11:59:12","date_gmt":"2017-10-20T14:59:12","guid":{"rendered":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/?p=15598"},"modified":"2022-10-17T14:50:33","modified_gmt":"2022-10-17T17:50:33","slug":"fini-acompanhara-franquias-para-evitar-publicidade-infantil-no-youtube","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/noticias\/fini-acompanhara-franquias-para-evitar-publicidade-infantil-no-youtube\/","title":{"rendered":"FINI acompanhar\u00e1 franquias para evitar publicidade infantil no Youtube"},"content":{"rendered":"

A decis\u00e3o ocorre ap\u00f3s a constata\u00e7\u00e3o de publicidade direcionadas \u00e0s crian\u00e7as dos produtos da marca Fini em canais de youtubers mirins. <\/em><\/p>\n

\u00a0<\/em>Em resposta \u00e0 notifica\u00e7\u00e3o enviada pelo programa Crian\u00e7a e Consumo<\/strong>, do Alana, o grupo\u00a0Sanchez Cano Ltda, detentor da marca Fini, se comprometeu a acompanhar canais de youtubers mirins<\/strong> para evitar que suas franquias realizem publicidade voltada ao p\u00fablico infantil<\/strong>. A empresa afirmou que adotar\u00e1 uma “postura proativa no sentido de instruir seus franqueados com rela\u00e7\u00e3o \u00e0s normas relativas \u00e0 publicidade infantil” e que notificou os respons\u00e1veis pelos youtubers mirins para que n\u00e3o promovam a marca ou produtos sem aprova\u00e7\u00e3o pr\u00e9via por parte da empresa.<\/p>\n

Em junho, o Crian\u00e7a e Consumo constatou estrat\u00e9gias de comunica\u00e7\u00e3o mercadol\u00f3gica direcionadas ao p\u00fablico infantil, entre elas o envio de produtos FINI a youtubers mirins. Com a crescente popularidade dessas crian\u00e7as influenciadoras digitais e o impacto que exercem entre sua audi\u00eancia, diversas empresas passaram a enviar produtos para que elas os divulgassem em suas redes sociais. S\u00e3o crian\u00e7as influenciando outras crian\u00e7as, uma maneira recente e disfar\u00e7ada de direcionar publicidade ao p\u00fablico infantil.<\/p>\n

Veja tamb\u00e9m:
\n<\/strong>–\u00a0A gera\u00e7\u00e3o U e os desafios das m\u00eddias no futuro<\/a>
\n–\u00a0
Dicas: 11 ideias para minimizar o consumismo infantil no Natal<\/a>
\n–
Os direitos das crian\u00e7as devem ser respeitados por todos<\/a><\/p>\n

A legisla\u00e7\u00e3o brasileira vigente (Constitui\u00e7\u00e3o Federal, Estatuto da Crian\u00e7a e do Adolescente, C\u00f3digo de Defesa do Consumidor e Resolu\u00e7\u00e3o n\u00ba 163 do Conanda) considera qualquer tipo de publicidade direcionada ao p\u00fablico infantil abusiva e, portanto, ilegal. Em raz\u00e3o da peculiar condi\u00e7\u00e3o de desenvolvimento, a crian\u00e7a deve ter seus direitos protegidos com absoluta prioridade, inclusive nas rela\u00e7\u00f5es de consumo.<\/p>\n

O comprometimento da empresa em instruir seus franqueados e acompanhar canais de youtubers mirins para impedir publicidade indica seu entendimento sobre a import\u00e2ncia de preservar os direitos das crian\u00e7as. Acreditando nisso, o Crian\u00e7a e Consumo seguir\u00e1 acompanhando o caso.<\/p>\n

Acompanhe o caso:<\/strong><\/p>\n