{"id":13221,"date":"2017-08-23T18:37:49","date_gmt":"2017-08-23T21:37:49","guid":{"rendered":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/?p=13221"},"modified":"2022-10-17T14:50:37","modified_gmt":"2022-10-17T17:50:37","slug":"inca-apoia-restricao-publicidade-infantil-para-prevenir-obesidade","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/noticias\/inca-apoia-restricao-publicidade-infantil-para-prevenir-obesidade\/","title":{"rendered":"INCA apoia restri\u00e7\u00e3o \u00e0 publicidade infantil para prevenir a obesidade"},"content":{"rendered":"

O Instituto associa o surgimento de 13 tipos de c\u00e2ncer a obesidade e recomenda medidas intersetoriais.<\/em><\/p>\n

Uma alimenta\u00e7\u00e3o saud\u00e1vel na inf\u00e2ncia<\/strong>, adolesc\u00eancia e na vida adulta pode reduzir as chances de diversas doen\u00e7as, entre elas c\u00e2ncer, aponta o Instituto Nacional de C\u00e2ncer Jos\u00e9 Alencar Gomes da Silva (INCA), do Minist\u00e9rio da Sa\u00fade, em documento publicado recentemente. No ‘Posicionamento do Instituto Nacional de C\u00e2ncer Jos\u00e9 Alencar Gomes da Silva Acerca do Sobrepeso e Obesidade<\/a>‘, o Instituto reconhece que medidas intersetoriais contribuem para a preven\u00e7\u00e3o do c\u00e2ncer, entre elas a restri\u00e7\u00e3o \u00e0 publicidade direcionada \u00e0s crian\u00e7as<\/strong>.<\/p>\n

O p\u00fablico infantil \u00e9 o principal alvo da publicidade de alimentos e por isso \u00e9 fundamental \u201creconhecer a vulnerabilidade da crian\u00e7a e proteg\u00ea-la de pr\u00e1ticas abusivas que induzem \u00e0 cultura do consumo\u201d, diz o documento. O texto cita ainda as duas decis\u00f5es do Superior Tribunal de Justi\u00e7a (STJ) em que houve um entendimento da abusividade do direcionamento de publicidade para crian\u00e7as (leia mais aqui<\/a>). Al\u00e9m disso, cita a pesquisa recente do Datafolha que mostrou que 60% dos entrevistados s\u00e3o contra qualquer tipo de publicidade direcionada ao p\u00fablico infantil.<\/p>\n

Veja tamb\u00e9m:<\/strong>
\n–\u00a0
Publicidade mascarada \u00e9 grande vil\u00e3 da amamenta\u00e7\u00e3o exclusiva<\/a>
\n–\u00a0
Ministro do Supremo Tribunal Federal n\u00e3o aceita recurso da Bauducco e mant\u00e9m decis\u00e3o do STJ<\/a>
\n–\u00a0
TJSP decide que publicidade infantil da Dr. Oetker \u00e9 abusiva e mant\u00e9m multa<\/a><\/p>\n

O posicionamento do INCA se baseia no Relat\u00f3rio da Comiss\u00e3o para o Fim da Obesidade Infantil da Organiza\u00e7\u00e3o Mundial de Sa\u00fade (OMS) e apoia suas recomenda\u00e7\u00f5es, entre elas a \u201crestri\u00e7\u00e3o da publicidade e promo\u00e7\u00e3o de alimentos e bebidas n\u00e3o saud\u00e1veis dirigidas ao p\u00fablico infantil\u201d. Entre as medidas sugeridas pelo INCA tamb\u00e9m est\u00e1 a ado\u00e7\u00e3o de medidas fiscais para melhorar a alimenta\u00e7\u00e3o, como a taxa\u00e7\u00e3o de bebidas a\u00e7ucaradas e produtos com alto valor energ\u00e9tico e pobres em nutrientes. A inf\u00e2ncia e adolesc\u00eancia s\u00e3o per\u00edodos cr\u00edticos do desenvolvimento em que, al\u00e9m da forma\u00e7\u00e3o de h\u00e1bitos de vida, a exposi\u00e7\u00e3o a determinados fatores de risco pode comprometer a sa\u00fade do adulto, aponta o INCA. Por isso, as pr\u00e1ticas alimentares n\u00e3o saud\u00e1veis, assim como a exposi\u00e7\u00e3o precoce ao sobrepeso e obesidade atuam diretamente sobre o risco de c\u00e2ncer pelo efeito cumulativo dos fatores carcinog\u00eanicos.<\/p>\n

Leia o documento completo aqui<\/a>.<\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"

O Instituto associa o surgimento de 13 tipos de c\u00e2ncer a obesidade e recomenda medidas intersetoriais.<\/p>\n","protected":false},"author":28,"featured_media":13224,"comment_status":"open","ping_status":"closed","sticky":false,"template":"","format":"standard","meta":{"inline_featured_image":false,"_themeisle_gutenberg_block_has_review":false,"footnotes":""},"categories":[127],"tags":[69],"yoast_head":"\nINCA apoia restri\u00e7\u00e3o \u00e0 publicidade infantil para prevenir a obesidade - Crian\u00e7a e Consumo<\/title>\n<meta name=\"robots\" content=\"index, follow, max-snippet:-1, max-image-preview:large, max-video-preview:-1\" \/>\n<link rel=\"canonical\" href=\"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/noticias\/inca-apoia-restricao-publicidade-infantil-para-prevenir-obesidade\/\" \/>\n<meta property=\"og:locale\" content=\"pt_BR\" \/>\n<meta property=\"og:type\" content=\"article\" \/>\n<meta property=\"og:title\" content=\"INCA apoia restri\u00e7\u00e3o \u00e0 publicidade infantil para prevenir a obesidade\" \/>\n<meta property=\"og:description\" content=\"O Instituto associa o surgimento de 13 tipos de c\u00e2ncer a obesidade e recomenda medidas intersetoriais.\" \/>\n<meta property=\"og:url\" content=\"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/noticias\/inca-apoia-restricao-publicidade-infantil-para-prevenir-obesidade\/\" \/>\n<meta property=\"og:site_name\" content=\"Crian\u00e7a e Consumo\" \/>\n<meta property=\"article:published_time\" content=\"2017-08-23T21:37:49+00:00\" \/>\n<meta property=\"article:modified_time\" content=\"2022-10-17T17:50:37+00:00\" \/>\n<meta property=\"og:image\" content=\"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/wp-content\/uploads\/2017\/08\/StockSnap_DJS6JS6BMM.jpg\" \/>\n<meta name=\"author\" content=\"admin\" \/>\n<meta name=\"twitter:card\" content=\"summary_large_image\" \/>\n<meta name=\"twitter:label1\" content=\"Escrito por\" \/>\n\t<meta name=\"twitter:data1\" content=\"admin\" \/>\n\t<meta name=\"twitter:label2\" content=\"Est. tempo de leitura\" \/>\n\t<meta name=\"twitter:data2\" content=\"2 minutos\" \/>\n<script type=\"application\/ld+json\" class=\"yoast-schema-graph\">{\"@context\":\"https:\/\/schema.org\",\"@graph\":[{\"@type\":\"WebPage\",\"@id\":\"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/noticias\/inca-apoia-restricao-publicidade-infantil-para-prevenir-obesidade\/\",\"url\":\"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/noticias\/inca-apoia-restricao-publicidade-infantil-para-prevenir-obesidade\/\",\"name\":\"INCA apoia restri\u00e7\u00e3o \u00e0 publicidade infantil para prevenir a obesidade - Crian\u00e7a e Consumo\",\"isPartOf\":{\"@id\":\"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/#website\"},\"primaryImageOfPage\":{\"@id\":\"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/noticias\/inca-apoia-restricao-publicidade-infantil-para-prevenir-obesidade\/#primaryimage\"},\"image\":{\"@id\":\"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/noticias\/inca-apoia-restricao-publicidade-infantil-para-prevenir-obesidade\/#primaryimage\"},\"thumbnailUrl\":\"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/wp-content\/uploads\/2017\/08\/cereal-1.jpg\",\"datePublished\":\"2017-08-23T21:37:49+00:00\",\"dateModified\":\"2022-10-17T17:50:37+00:00\",\"author\":{\"@id\":\"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/#\/schema\/person\/8312cb412922c68029e2c9208326b433\"},\"breadcrumb\":{\"@id\":\"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/noticias\/inca-apoia-restricao-publicidade-infantil-para-prevenir-obesidade\/#breadcrumb\"},\"inLanguage\":\"pt-BR\",\"potentialAction\":[{\"@type\":\"ReadAction\",\"target\":[\"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/noticias\/inca-apoia-restricao-publicidade-infantil-para-prevenir-obesidade\/\"]}]},{\"@type\":\"ImageObject\",\"inLanguage\":\"pt-BR\",\"@id\":\"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/noticias\/inca-apoia-restricao-publicidade-infantil-para-prevenir-obesidade\/#primaryimage\",\"url\":\"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/wp-content\/uploads\/2017\/08\/cereal-1.jpg\",\"contentUrl\":\"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/wp-content\/uploads\/2017\/08\/cereal-1.jpg\",\"width\":870,\"height\":320,\"caption\":\"Foto de cereal dentro de uma tigela com leite.\"},{\"@type\":\"BreadcrumbList\",\"@id\":\"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/noticias\/inca-apoia-restricao-publicidade-infantil-para-prevenir-obesidade\/#breadcrumb\",\"itemListElement\":[{\"@type\":\"ListItem\",\"position\":1,\"name\":\"Home\",\"item\":\"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/\"},{\"@type\":\"ListItem\",\"position\":2,\"name\":\"INCA apoia restri\u00e7\u00e3o \u00e0 publicidade infantil para prevenir a obesidade\"}]},{\"@type\":\"WebSite\",\"@id\":\"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/#website\",\"url\":\"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/\",\"name\":\"Crian\u00e7a e Consumo\",\"description\":\"Instituto\",\"potentialAction\":[{\"@type\":\"SearchAction\",\"target\":{\"@type\":\"EntryPoint\",\"urlTemplate\":\"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/?s={search_term_string}\"},\"query-input\":\"required name=search_term_string\"}],\"inLanguage\":\"pt-BR\"},{\"@type\":\"Person\",\"@id\":\"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/#\/schema\/person\/8312cb412922c68029e2c9208326b433\",\"name\":\"admin\",\"image\":{\"@type\":\"ImageObject\",\"inLanguage\":\"pt-BR\",\"@id\":\"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/#\/schema\/person\/image\/\",\"url\":\"https:\/\/secure.gravatar.com\/avatar\/8e9de12f9c9eee150d645fae208d9948?s=96&d=mm&r=g\",\"contentUrl\":\"https:\/\/secure.gravatar.com\/avatar\/8e9de12f9c9eee150d645fae208d9948?s=96&d=mm&r=g\",\"caption\":\"admin\"},\"url\":\"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/author\/admin-2\/\"}]}<\/script>\n<!-- \/ Yoast SEO plugin. -->","yoast_head_json":{"title":"INCA apoia restri\u00e7\u00e3o \u00e0 publicidade infantil para prevenir a obesidade - Crian\u00e7a e Consumo","robots":{"index":"index","follow":"follow","max-snippet":"max-snippet:-1","max-image-preview":"max-image-preview:large","max-video-preview":"max-video-preview:-1"},"canonical":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/noticias\/inca-apoia-restricao-publicidade-infantil-para-prevenir-obesidade\/","og_locale":"pt_BR","og_type":"article","og_title":"INCA apoia restri\u00e7\u00e3o \u00e0 publicidade infantil para prevenir a obesidade","og_description":"O Instituto associa o surgimento de 13 tipos de c\u00e2ncer a obesidade e recomenda medidas intersetoriais.","og_url":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/noticias\/inca-apoia-restricao-publicidade-infantil-para-prevenir-obesidade\/","og_site_name":"Crian\u00e7a e Consumo","article_published_time":"2017-08-23T21:37:49+00:00","article_modified_time":"2022-10-17T17:50:37+00:00","og_image":[{"url":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/wp-content\/uploads\/2017\/08\/StockSnap_DJS6JS6BMM.jpg"}],"author":"admin","twitter_card":"summary_large_image","twitter_misc":{"Escrito por":"admin","Est. tempo de leitura":"2 minutos"},"schema":{"@context":"https:\/\/schema.org","@graph":[{"@type":"WebPage","@id":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/noticias\/inca-apoia-restricao-publicidade-infantil-para-prevenir-obesidade\/","url":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/noticias\/inca-apoia-restricao-publicidade-infantil-para-prevenir-obesidade\/","name":"INCA apoia restri\u00e7\u00e3o \u00e0 publicidade infantil para prevenir a obesidade - Crian\u00e7a e Consumo","isPartOf":{"@id":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/#website"},"primaryImageOfPage":{"@id":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/noticias\/inca-apoia-restricao-publicidade-infantil-para-prevenir-obesidade\/#primaryimage"},"image":{"@id":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/noticias\/inca-apoia-restricao-publicidade-infantil-para-prevenir-obesidade\/#primaryimage"},"thumbnailUrl":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/wp-content\/uploads\/2017\/08\/cereal-1.jpg","datePublished":"2017-08-23T21:37:49+00:00","dateModified":"2022-10-17T17:50:37+00:00","author":{"@id":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/#\/schema\/person\/8312cb412922c68029e2c9208326b433"},"breadcrumb":{"@id":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/noticias\/inca-apoia-restricao-publicidade-infantil-para-prevenir-obesidade\/#breadcrumb"},"inLanguage":"pt-BR","potentialAction":[{"@type":"ReadAction","target":["https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/noticias\/inca-apoia-restricao-publicidade-infantil-para-prevenir-obesidade\/"]}]},{"@type":"ImageObject","inLanguage":"pt-BR","@id":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/noticias\/inca-apoia-restricao-publicidade-infantil-para-prevenir-obesidade\/#primaryimage","url":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/wp-content\/uploads\/2017\/08\/cereal-1.jpg","contentUrl":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/wp-content\/uploads\/2017\/08\/cereal-1.jpg","width":870,"height":320,"caption":"Foto de cereal dentro de uma tigela com leite."},{"@type":"BreadcrumbList","@id":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/noticias\/inca-apoia-restricao-publicidade-infantil-para-prevenir-obesidade\/#breadcrumb","itemListElement":[{"@type":"ListItem","position":1,"name":"Home","item":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/"},{"@type":"ListItem","position":2,"name":"INCA apoia restri\u00e7\u00e3o \u00e0 publicidade infantil para prevenir a obesidade"}]},{"@type":"WebSite","@id":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/#website","url":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/","name":"Crian\u00e7a e Consumo","description":"Instituto","potentialAction":[{"@type":"SearchAction","target":{"@type":"EntryPoint","urlTemplate":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/?s={search_term_string}"},"query-input":"required name=search_term_string"}],"inLanguage":"pt-BR"},{"@type":"Person","@id":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/#\/schema\/person\/8312cb412922c68029e2c9208326b433","name":"admin","image":{"@type":"ImageObject","inLanguage":"pt-BR","@id":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/#\/schema\/person\/image\/","url":"https:\/\/secure.gravatar.com\/avatar\/8e9de12f9c9eee150d645fae208d9948?s=96&d=mm&r=g","contentUrl":"https:\/\/secure.gravatar.com\/avatar\/8e9de12f9c9eee150d645fae208d9948?s=96&d=mm&r=g","caption":"admin"},"url":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/author\/admin-2\/"}]}},"acf":[],"_links":{"self":[{"href":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/13221"}],"collection":[{"href":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts"}],"about":[{"href":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/wp-json\/wp\/v2\/types\/post"}],"author":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/wp-json\/wp\/v2\/users\/28"}],"replies":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/wp-json\/wp\/v2\/comments?post=13221"}],"version-history":[{"count":0,"href":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/13221\/revisions"}],"wp:featuredmedia":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/wp-json\/wp\/v2\/media\/13224"}],"wp:attachment":[{"href":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/wp-json\/wp\/v2\/media?parent=13221"}],"wp:term":[{"taxonomy":"category","embeddable":true,"href":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/wp-json\/wp\/v2\/categories?post=13221"},{"taxonomy":"post_tag","embeddable":true,"href":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/wp-json\/wp\/v2\/tags?post=13221"}],"curies":[{"name":"wp","href":"https:\/\/api.w.org\/{rel}","templated":true}]}}