{"id":12917,"date":"2017-08-01T13:31:46","date_gmt":"2017-08-01T16:31:46","guid":{"rendered":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/?p=12917"},"modified":"2022-10-17T14:50:39","modified_gmt":"2022-10-17T17:50:39","slug":"publicidade-mascarada-e-grande-vila-da-amamentacao-exclusiva","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/noticias\/publicidade-mascarada-e-grande-vila-da-amamentacao-exclusiva\/","title":{"rendered":"Publicidade mascarada \u00e9 grande vil\u00e3 da amamenta\u00e7\u00e3o exclusiva"},"content":{"rendered":"
por Giovanna Balogh<\/a>*<\/strong><\/em><\/p>\n Amamentar exclusivamente at\u00e9 os seis meses e continuar de forma complementar at\u00e9 dois anos ou mais, como recomenda a OMS (Organiza\u00e7\u00e3o Mundial da Sa\u00fade)<\/strong>, \u00e9 algo para poucas mulheres. A culpa por esse \u2018fracasso\u2019 – se \u00e9 que podemos chamar assim – n\u00e3o \u00e9 da m\u00e3e, mas de tudo o que ela precisa enfrentar para conseguir amamentar seu beb\u00ea sem bicos e leites artificiais.<\/p>\n Um dos maiores vil\u00f5es da amamenta\u00e7\u00e3o<\/strong> \u00e9 a publicidade mascarada que ocorre de tantos produtos que prejudicam o aleitamento materno. S\u00e3o raros os pediatras que v\u00e3o indicar para uma m\u00e3e uma consultora de amamenta\u00e7\u00e3o, mas a grande maioria est\u00e1 pronta para prescrever uma marca de leite artificial assim que surgir a primeira dificuldade. A ind\u00fastria do leite \u00e9 t\u00e3o presente que patrocina, inclusive, congressos em resorts no Nordeste e uma das principais marcas faz publicidade no site da pr\u00f3pria sociedade que representa os pediatras brasileiros. S\u00e3o essas ind\u00fastrias tamb\u00e9m que enviam brindes e representantes aos consult\u00f3rios deixando amostras e panfletos ao profissional. Agora, vamos refletir: que marca de leite o m\u00e9dico vai lembrar na hora que faz a receita do leite artificial?<\/p>\n Apesar de existir uma legisla\u00e7\u00e3o vigente (leia mais abaixo) que impede a publicidade de chupetas, mamadeiras e afins, as grandes marcas de leite encontraram uma outra maneira de burlar a legisla\u00e7\u00e3o: enviam kits com leite e presentes para as blogueiras de maternidade, que fazem publicidade – a grande maioria de forma gratuita –\u00a0 para essas marcas. Vale ressaltar que o custo para as empresas \u00e9 m\u00ednimo, no entanto, conseguem atingir o p\u00fablico alvo gastando centavos, afinal, ganham divulga\u00e7\u00e3o em troca de envio de produtos, os chamados \u2018recebidos\u2019.<\/p>\n Como a internet\u00a0\u00e9 terra de ningu\u00e9m, a divulga\u00e7\u00e3o ocorre sem qualquer tipo de fiscaliza\u00e7\u00e3o e a propaganda continua sendo feito apesar das leis e normas vigentes.\u00a0 A m\u00e3e que est\u00e1 cansada, com o peito sangrando, sem dormir, sem apoio, vai\u00a0recorrer ao tal leite que a blogueira que ela tanto admira divulgou – mesmo que a influenciadora divulgue, mas n\u00e3o use o produto nos pr\u00f3prios filhos. Ou o que o pediatra prescreveu, afinal, ele \u00e9 \u201cm\u00e9dico e sabe o que \u00e9 o melhor para o meu beb\u00ea\u201d.<\/p>\n Fora que nenhuma empresa \u00e9 realmente amiga\/incentivadora da amamenta\u00e7\u00e3o\u2026e sabe o motivo? Por que amamentar no peito \u00e9 gratuito, n\u00e3o gera lucros. Se uma mamadeira ou chupeta \u00e9 introduzida na vida do beb\u00ea j\u00e1 pensou que cliente em potencial surge ali? O beb\u00ea vai ganhar mamadeiras, depois copinhos, infinitas chupetas, esterilizador de mamadeira, enfim, \u00e9 uma gama de produtos que essa fam\u00edlia passa a consumir.<\/p>\n Esses s\u00e3o apenas alguns dos exemplos que prejudicam e v\u00e3o minando a confian\u00e7a – mesmo que n\u00e3o descaradamente – da mulher de amamentar.\u00a0 N\u00e3o podemos deixar de lembrar que no Brasil, a m\u00e9dia de amamenta\u00e7\u00e3o exclusiva (quando o nen\u00e9m ingere somente leite materno) \u00e9 de apenas 54 dias, ou seja, menos de DOIS meses.<\/p>\n \u00c9 preciso destacar que somado a toda publicidade que chega at\u00e9 a essa nova m\u00e3e, \u00e9 cultural da nossa sociedade n\u00e3o tratar a amamenta\u00e7\u00e3o de forma priorit\u00e1ria. Lembra quando voc\u00ea era crian\u00e7a e brincava de casinha? Quais acess\u00f3rios vinham com suas bonecas? N\u00e3o lembra? V\u00e1 at\u00e9 uma loja de brinquedos e olhe. A maioria vem com uma mamadeira, uma chupeta ou com os dois \u2018acess\u00f3rios\u2019.<\/p>\n Quando a\u00a0mulher engravida, os mesmos itens est\u00e3o como \u2018indispens\u00e1veis\u2019 na lista do enxoval da maioria das lojas. As mamadeiras indicadas s\u00e3o aquelas car\u00edssimas \u201cque n\u00e3o d\u00e3o c\u00f3lica e ainda por cima \u2018imitam\u2019 o seio materno\u201d.\u00a0Chupetas e mamadeiras tamb\u00e9m s\u00e3o objetos usados para decorar a festinha do ch\u00e1 de beb\u00ea e at\u00e9 a lembrancinha da maternidade.<\/p>\n Nos primeiros dias de vida do beb\u00ea, a m\u00e3e tem muitas d\u00favidas sobre a melhor maneira de conduzir a crian\u00e7a, seja na hora do banho, nas trocas das fraldas, na limpeza do umbigo ou, principalmente, no aleitamento. A inseguran\u00e7a fala mais alto e a falta de informa\u00e7\u00e3o qualificada remete aquela m\u00e3e ao \u201csocorro\u201d das mamadeiras e chupetas.<\/p>\n Assim que o beb\u00ea nasce, em vez de ir para o colo da sua m\u00e3e, \u00e9 levado para o ber\u00e7\u00e1rio onde recebe um \u2018complemento\u2019 – muitas vezes sem o consentimentos dos pais –\u00a0 para que a m\u00e3e possa se recuperar, afinal, \u201cela ainda n\u00e3o tem leite\u201d.<\/p>\n Come\u00e7a a\u00ed as\u00a0dificuldades e a culpabiliza\u00e7\u00e3o materna para o fracasso na amamenta\u00e7\u00e3o. Sem orienta\u00e7\u00e3o correta e cercada por profissionais que n\u00e3o apoiam ou simplesmente n\u00e3o entendem sobre aleitamento materno, o destino dessa mulher \u00e9 j\u00e1 sair da maternidade com a prescri\u00e7\u00e3o do leite de f\u00f3rmula famoso para dar tantos mls de tr\u00eas em tr\u00eas horas.<\/p>\n SAIBA MAIS<\/p>\n O Brasil tem uma lei restrita que impede a publicidade de leites e bicos artificiais, no entanto, as empresas ainda encontram formas de burlar a fiscaliza\u00e7\u00e3o, que \u00e9 pouco eficaz. Voc\u00ea n\u00e3o v\u00ea propaganda dos tais bicos e leites artificiais na m\u00eddia tradicional justamente por conta da NBCAL<\/a> (Norma Brasileira de Comercializa\u00e7\u00e3o de Alimentos para Lactentes e Crian\u00e7as de Primeira Inf\u00e2ncia, Bicos, Chupetas e Mamadeira). Mas, os grandes supermercados seguem infringido as regras fazendo, por exemplo, promo\u00e7\u00f5es de latas de leite na linha \u201ccompre 2 e leve o terceiro gr\u00e1tis\u201d.<\/p>\n <\/p>\n A NBCAL \u00e9 um conjunto de normas que estipula uma s\u00e9rie de regras para\u00a0 a promo\u00e7\u00e3o comercial e a rotulagem\u00a0de alimentos e produtos voltados para crian\u00e7as de at\u00e9 tr\u00eas anos, como leites, papinhas, chupetas e mamadeiras. Ela foi criada com o objetivo de garantir que esses produtos n\u00e3o interfiram na pr\u00e1tica do aleitamento materno.<\/em><\/p>\n Al\u00e9m da NBCAL, a lei 11.265\/06 e\u00a0 o decreto 8.552\/15 estabelecem que tamb\u00e9m \u00e9 proibido dar amostra ou fazer doa\u00e7\u00e3o de produtos como f\u00f3rmulas infantis, chupetas, bicos e protetores de mamilo.<\/em><\/p>\n \u00c9 muito importante que a sociedade conhe\u00e7a as leis e denuncie sempre que encontrar algum tipo de irregularidade. Tanto a Vigil\u00e2ncia Sanit\u00e1ria tem o poder de fiscalizar um estabelecimento comercial assim como denunciar essa publicidade para o Procon e para a\u00a0 Ouvidoria da Anvisa\u00a0clicando aqui<\/a>. As empresas e os estabelecimentos que infringirem a lei podem ser advertidos e receber outras puni\u00e7\u00f5es que v\u00e3o desde multa at\u00e9 o cancelamento de registro do produto.<\/em><\/p><\/blockquote>\n <\/p>\n *Giovanna Balogh \u00e9 jornalista, autora do portal M\u00e3es de Peito<\/a>. Tamb\u00e9m \u00e9 m\u00e3e de Bento e Vicente, doula e consultora de amamenta\u00e7\u00e3o<\/p>\n