{"id":1107,"date":"2014-04-17T15:11:19","date_gmt":"2014-04-17T18:11:19","guid":{"rendered":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/?p=1107"},"modified":"2022-10-17T14:53:45","modified_gmt":"2022-10-17T17:53:45","slug":"entenda-a-resolucao-que-define-a-abusividade-da-publicidade-infantil","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/noticias\/entenda-a-resolucao-que-define-a-abusividade-da-publicidade-infantil\/","title":{"rendered":"Entenda a resolu\u00e7\u00e3o do Conanda que define a abusividade da publicidade infantil"},"content":{"rendered":"

Reunimos as principais d\u00favidas sobre o Conselho Nacional dos Direitos da Crian\u00e7a e do Adolescente (Conanda)\u00a0e a\u00a0Resolu\u00e7\u00e3o 163 que considera abusiva toda publicidade direcionada \u00e0s crian\u00e7as.<\/em><\/p>\n

 <\/p>\n

O que \u00e9 o Conanda?<\/strong><\/h3>\n

O Conanda \u00e9 um \u00f3rg\u00e3o colegiado de car\u00e1ter normativo e deliberativo, vinculado \u00e0 Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presid\u00eancia da Rep\u00fablica, que atua como inst\u00e2ncia m\u00e1xima de formula\u00e7\u00e3o, delibera\u00e7\u00e3o e controle das pol\u00edticas p\u00fablicas para a inf\u00e2ncia e a adolesc\u00eancia na esfera federal, fiscalizando o cumprimento e a aplica\u00e7\u00e3o eficaz das normas do ECA.<\/p>\n

 <\/p>\n

Criado pela Lei n. 8.242 de 12 de outubro de 1991, possui, especificamente, a compet\u00eancia de \u201celaborar as normas gerais da pol\u00edtica nacional de atendimento dos direitos da crian\u00e7a e do adolescente, fiscalizando as a\u00e7\u00f5es de execu\u00e7\u00e3o\u201d, ressaltando, assim, sua fun\u00e7\u00e3o de controle de todo o Sistema de Garantias dos Direitos da Crian\u00e7a e do Adolescente no Brasil, do qual fazem parte toda a sociedade e todas as institui\u00e7\u00f5es do Estado.<\/p>\n

 <\/p>\n

Quem comp\u00f5e o Conanda?<\/strong><\/h3>\n

Composto de forma parit\u00e1ria entre representantes da sociedade civil organizada ligados \u00e0 promo\u00e7\u00e3o e prote\u00e7\u00e3o dos direitos da crian\u00e7a e representantes dos minist\u00e9rios do governo federal.<\/p>\n

 <\/p>\n

\n
\n
\n

\u00a0– Representantes titulares:<\/strong><\/p>\n

Pastoral da Crian\u00e7a,\u00a0CNBB – Pastoral do Menor,\u00a0Inspetoria S\u00e3o Jo\u00e3o Bosco (Salesianos),\u00a0Federa\u00e7\u00e3o Nacional das APAES,\u00a0UBEE – Uni\u00e3o Brasileira de Educa\u00e7\u00e3o e Ensino (Marista),CFP – Conselho Federal de Psicologia: Esther Maria de Magalh\u00e3es Arantes,\u00a0ABMP – Associa\u00e7\u00e3o Brasileira de Magistrados, Promotores e Defensores P\u00fablicos da Inf\u00e2ncia e da Juventude,Aldeias Infantis SOS Brasil,\u00a0CONTAG – Confedera\u00e7\u00e3o Nacional de Trabalhadores na Agricultura,\u00a0MNMMR – Movimento Nacional de Meninos e Meninas de Rua,Crian\u00e7a Segura,\u00a0CFESS – Conselho Federal de Servi\u00e7o Social,CECUP – Centro de Educa\u00e7\u00e3o e Cultura Popular,\u00a0OAB – Ordem dos Advogados do Brasil.<\/p>\n

 <\/p>\n

\n
\n
\n

– Representantes suplentes:<\/strong><\/p>\n

ACM – Federa\u00e7\u00e3o Brasileira das Associa\u00e7\u00f5es Crist\u00e3 de Mo\u00e7os,\u00a0Sociedade Liter\u00e1ria e Caritativa Santo Agostinho,\u00a0MNDH – Movimento Nacional de Direitos Humanos,\u00a0CUT – Central \u00danica dos Trabalhadores,\u00a0Instituto Alana,\u00a0FENATIBREF – Federa\u00e7\u00e3o Nacional dos Empregados em Institui\u00e7\u00f5es Beneficentes, Religiosas e Filantr\u00f3picas,\u00a0ANCED – Associa\u00e7\u00e3o Nacional dos Centros de Defesa da Crian\u00e7a e do Adolescente,\u00a0SBP – Sociedade Brasileira de Pediatria,\u00a0FENAVAPE – Federa\u00e7\u00e3o Nacional das Associa\u00e7\u00f5es para Valoriza\u00e7\u00e3o de Pessoas com Defici\u00eancia,\u00a0Funda\u00e7\u00e3o F\u00e9 e Alegria do Brasil,\u00a0Funda\u00e7\u00e3o ABRINQ: Denise Maria Ces\u00e1rio,\u00a0Conselho Latino Americano de Igrejas,\u00a0MORHAN – Movimento de Reintegra\u00e7\u00e3o das Pessoas Atingidas pela Hansen\u00edase,\u00a0Escoteiros do Brasil: David Marcial Ortolan.<\/p>\n

 <\/p>\n<\/div>\n<\/div>\n<\/div>\n<\/div>\n<\/div>\n<\/div>\n

Qual o papel do Conanda?<\/strong><\/h3>\n

O Conanda possui o dever e a compet\u00eancia constitucionalmente prevista de zelar pela devida e eficiente aplica\u00e7\u00e3o das normas de prote\u00e7\u00e3o \u00e0s crian\u00e7as e adolescentes no Brasil. Inclusive, para exercer tal dever, pode editar Resolu\u00e7\u00f5es, as quais s\u00e3o atos normativos \u00a0previstos no Art. 59 da Constitui\u00e7\u00e3o Federal.<\/p>\n

 <\/p>\n

O que diz a Resolu\u00e7\u00e3o 163 do Conanda?<\/strong><\/h3>\n

Na Plen\u00e1ria do dia 13 de mar\u00e7o de 2014, foi aprovada de forma un\u00e2nime a Resolu\u00e7\u00e3o n. 163 que considera abusiva a publicidade e comunica\u00e7\u00e3o mercadol\u00f3gica dirigidas \u00e0 crian\u00e7a<\/a> (pessoa de at\u00e9 12 anos de idade, conforme Art. 2o<\/sup> do ECA), definindo especificamente as caracter\u00edsticas dessa pr\u00e1tica, como o uso de linguagem infantil, de pessoas ou celebridades com apelo ao p\u00fablico infantil, de personagens ou apresentadores infantis, dentre outras.<\/p>\n

 <\/p>\n

O documento normativo disp\u00f5e que \u00e9 abusiva \u201ca pr\u00e1tica do direcionamento de publicidade e comunica\u00e7\u00e3o mercadol\u00f3gica \u00e0 crian\u00e7a com a inten\u00e7\u00e3o de persuadi-la para o consumo de qualquer produto ou servi\u00e7o\u201d, por meio de aspectos como linguagem infantil, efeitos especiais e excesso de cores; trilhas sonoras de m\u00fasicas infantis ou cantadas por vozes de crian\u00e7a; representa\u00e7\u00e3o de crian\u00e7a; pessoas ou celebridades com apelo ao p\u00fablico infantil; personagens ou apresentadores infantis; desenho animado ou de anima\u00e7\u00e3o; bonecos ou similares; promo\u00e7\u00e3o com distribui\u00e7\u00e3o de pr\u00eamios ou de brindes colecion\u00e1veis ou com apelos ao p\u00fablico infantil; e promo\u00e7\u00e3o com competi\u00e7\u00f5es ou jogos com apelo ao p\u00fablico infantil.<\/p>\n

 <\/p>\n

A resolu\u00e7\u00e3o define, ainda, como ‘comunica\u00e7\u00e3o mercadol\u00f3gica’ toda e qualquer atividade de comunica\u00e7\u00e3o comercial, inclusive publicidade, para a divulga\u00e7\u00e3o de produtos, servi\u00e7os, marcas e empresas realizada, dentre outros meios e lugares, em eventos, espa\u00e7os p\u00fablicos, p\u00e1ginas de internet, canais televisivos, em qualquer hor\u00e1rio, por meio de qualquer suporte ou m\u00eddia, no interior de creches e das institui\u00e7\u00f5es escolares da educa\u00e7\u00e3o infantil e fundamental, inclusive em seus uniformes escolares ou materiais did\u00e1ticos, seja de produtos ou servi\u00e7os relacionados \u00e0 inf\u00e2ncia ou relacionados ao p\u00fablico adolescente e adulto.<\/p>\n

 <\/p>\n

A Resolu\u00e7\u00e3o 163 do Conanda tem for\u00e7a normativa?<\/strong><\/h3>\n

Sim. Como qualquer outra Resolu\u00e7\u00e3o do Conanda, a Resolu\u00e7\u00e3o n. 163 possui for\u00e7a normativa e vinculante. Assim, seu cumprimento integral \u00e9 obrigat\u00f3rio.\u00a0Por ser \u00a0um ato normativo prim\u00e1rio previsto no Art. 59 da Constitui\u00e7\u00e3o Federal, as Resolu\u00e7\u00f5es do Conanda possuem poder vinculante e devem ser seguidas e consideradas por todos os agentes sociais e estatais.<\/p>\n

 <\/p>\n

Um exemplo paradigm\u00e1tico da for\u00e7a de uma Resolu\u00e7\u00e3o de um Conselho Nacional ligado ao Poder Executivo, como o Conanda, \u00e9 a atua\u00e7\u00e3o do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), o qual editou in\u00fameras Resolu\u00e7\u00f5es vigentes e vinculantes para toda a sociedade, em especial a Resolu\u00e7\u00e3o n. 237, que determinou as normas, atribui\u00e7\u00f5es, fun\u00e7\u00f5es e compet\u00eancias para o licenciamento ambiental, o qual interv\u00e9m fortemente nas atividades empresarias de explora\u00e7\u00e3o do meio ambiente.<\/p>\n

 <\/p>\n

Ainda, em discuss\u00e3o travada no Supremo Tribunal Federal (STF) acerca da validade da Resolu\u00e7\u00e3o n. 7 do CNJ, que proibiu a pr\u00e1tica do nepotismo no Poder Judici\u00e1rio, o Plen\u00e1rio decidiu veementemente pela legitimidade e compet\u00eancia do Conselho Nacional para editar Resolu\u00e7\u00f5es, posto que elas s\u00e3o consideradas atos normativos prim\u00e1rios.<\/p>\n

 <\/p>\n

Dessa forma, n\u00e3o restam d\u00favidas sobre o poder vinculante e da vig\u00eancia da norma editada pelo Conanda na Resolu\u00e7\u00e3o n. 163.<\/p>\n

 <\/p>\n

O Conanda pode aprovar uma Resolu\u00e7\u00e3o como essa?<\/strong><\/h3>\n

Sim. Dada \u00e0 compet\u00eancia e legitimidade democr\u00e1tica do Conanda para \u201celaborar as normas gerais da pol\u00edtica nacional de atendimento dos direitos da crian\u00e7a e do adolescente, fiscalizando as a\u00e7\u00f5es de execu\u00e7\u00e3o\u201d, especialmente por meio de Resolu\u00e7\u00f5es, o Conselho possui toda a compet\u00eancia para coibir e regular pr\u00e1ticas que violem quaisquer direitos da crian\u00e7a e do adolescente no Brasil.<\/p>\n

 <\/p>\n

Dentre tais pr\u00e1ticas est\u00e1 a publicidade infantil, a qual comprovadamente se aproveita da vulnerabilidade da crian\u00e7a para persuadi-la ao consumo de um produto ou servi\u00e7o, desrespeitando sua condi\u00e7\u00e3o de indiv\u00edduo em desenvolvimento e atentando contra seu direito \u00e0 inviolabilidade f\u00edsica e ps\u00edquica, al\u00e9m de contribuir para o aumento de problemas sociais como a obesidade infantil, a viol\u00eancia, a erotiza\u00e7\u00e3o precoce, dentre outros.<\/p>\n

 <\/p>\n

Qual o efeito pr\u00e1tico dessa Resolu\u00e7\u00e3o?<\/strong><\/h3>\n

O efeito pr\u00e1tico dessa Resolu\u00e7\u00e3o \u00e9 a ilegalidade do direcionamento de publicidade e de comunica\u00e7\u00e3o mercadol\u00f3gica \u00e0 crian\u00e7a, pessoa de at\u00e9 12 anos de idade, conforme art. 2o<\/sup> do ECA<\/a>.<\/p>\n

 <\/p>\n

A referida ilegalidade adv\u00e9m da Lei 8.078 de 1990, do C\u00f3digo de Defesa do Consumidor <\/a>(CDC), que proibiu a publicidade abusiva em seu art. 37, caput<\/em>. Vale lembrar que a publicidade abusiva \u00e9 aquela que atenta contra valores sociais, como exemplifica, de forma n\u00e3o taxativa, o \u00a7 2o do mesmo artigo:<\/p>\n

 <\/p>\n

\u00a7 2\u00b0 \u00c9 abusiva, dentre outras a publicidade discriminat\u00f3ria de qualquer natureza, a que incite \u00e0 viol\u00eancia, explore o medo ou a supersti\u00e7\u00e3o, se aproveite da defici\u00eancia de julgamento e experi\u00eancia da crian\u00e7a, desrespeita valores ambientais, ou que seja capaz de induzir o consumidor a se comportar de forma prejudicial ou perigosa \u00e0 sua sa\u00fade ou seguran\u00e7a.<\/em><\/p>\n

 <\/p>\n

Uma vez que a Resolu\u00e7\u00e3o n. 163 define que ser\u00e1 abusiva a pr\u00e1tica do direcionamento de publicidade e de comunica\u00e7\u00e3o mercadol\u00f3gica \u00e0 crian\u00e7a, bem como explicita os aspectos e as caracter\u00edsticas dessa pr\u00e1tica, caber\u00e1 ao aplicador da lei fiscalizar e coibir as ilegalidades com fundamento no CDC, aplicando as san\u00e7\u00f5es nele previstas.<\/p>\n

 <\/p>\n

Como ficam as publicidades de produtos e servi\u00e7os que antes da Resolu\u00e7\u00e3o n. 163 eram direcionadas ao p\u00fablico infantil?<\/strong><\/h3>\n

Toda publicidade que at\u00e9 ent\u00e3o tinha como alvo o p\u00fablico infantil deve ser alterada e direcionada ao p\u00fablico adulto, o qual \u00e9 o verdadeiro respons\u00e1vel por fazer a devida media\u00e7\u00e3o da mensagem comercial com as crian\u00e7as.<\/p>\n

 <\/p>\n

Por que a “Nota P\u00fablica \u2013 Publicidade Infantil”<\/a>\u00a0assinada pela ASSOCIA\u00c7\u00c3O BRASILEIRA DE ANUNCIANTES \u2013 ABA, a ASSOCIA\u00c7\u00c3O BRASILEIRA DE AG\u00caNCIAS DE PUBLICIDADE \u2013 ABAP; a ASSOCIA\u00c7\u00c3O BRASILEIRA DE EMISSORAS DE R\u00c1DIO E TELEVIS\u00c3O \u2013 ABERT; a ASSOCIA\u00c7\u00c3O NACIONAL DE JORNAIS \u2013 ANJ; a ASSOCIA\u00c7\u00c3O BRASILEIRA DE RADIODIFUSORES \u2013 ABRA; a ASSOCIA\u00c7\u00c3O BRASILEIRA DE R\u00c1DIO E TELEVIS\u00c3O \u2013 ABRATEL; a ASSOCIA\u00c7\u00c3O BRASILEIRA DE TV POR ASSINATURA \u2013 ABTA, a ASSOCIA\u00c7\u00c3O NACIONAL DE EDITORES DE REVISTAS \u2013 ANER; e, a CENTRAL DE OUTDOOR n\u00e3o reconhece a legitimidade e vig\u00eancia da Resolu\u00e7\u00e3o n. 163?<\/p>\n

 <\/p>\n

Os que querem a manuten\u00e7\u00e3o da pr\u00e1tica da comunica\u00e7\u00e3o mercadol\u00f3gica infantil enxergam na Resolu\u00e7\u00e3o uma amea\u00e7a aos seus interesses e, por isso, tentam deslegitimar sua for\u00e7a e abrang\u00eancia, alegando que a Resolu\u00e7\u00e3o n\u00e3o teria poder vinculante.<\/p>\n

 <\/p>\n

A nota, em an\u00e1lise, pode refletir uma falta de conhecimento do Sistema de Garantias dos Direitos da Crian\u00e7a e do Adolescente, bem como do ordenamento jur\u00eddico brasileiro de prote\u00e7\u00e3o aos direitos da crian\u00e7a, do adolescente e do consumidor ou, ainda, o descompromisso social dos signat\u00e1rios no \u00e2mbito do art. 227 da Constitui\u00e7\u00e3o Federal, que determina a responsabilidade conjunta de todos os agentes sociais na prote\u00e7\u00e3o e promo\u00e7\u00e3o dos direitos da crian\u00e7a e do adolescente no Brasil.<\/p>\n

 <\/p>\n

Por que ainda existe publicidade e comunica\u00e7\u00e3o mercadol\u00f3gica direcionada \u00e0 crian\u00e7a na televis\u00e3o, internet e nos pontos de venda, por exemplo?<\/strong><\/h3>\n

Porque anunciantes, o mercado publicit\u00e1rio e ve\u00edculos de comunica\u00e7\u00e3o insistem em anunciar para as crian\u00e7as, agindo em desconformidade com a legisla\u00e7\u00e3o vigente de prote\u00e7\u00e3o dos direitos da crian\u00e7a e do consumidor, em especial o Art. 37 do C\u00f3digo de Defesa do Consumidor que pro\u00edbe a pr\u00e1tica da publicidade abusiva.<\/p>\n

 <\/p>\n

Cabe, agora, aos agentes e \u00f3rg\u00e3os respons\u00e1veis tanto do Sistema de Garantias dos Direitos da Crian\u00e7a e do Adolescente, como do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor, fiscalizarem as viola\u00e7\u00f5es \u00e0 legisla\u00e7\u00e3o nacional e aplicarem as san\u00e7\u00f5es cab\u00edveis. Dentre os \u00f3rg\u00e3os destacam-se o Minist\u00e9rio da Justi\u00e7a, os Procons, o Minist\u00e9rio P\u00fablico e a Defensoria P\u00fablica.<\/p>\n

 <\/p>\n

O que devemos fazer em rela\u00e7\u00e3o a todas as publicidades infantis que vemos?\u00a0<\/strong><\/h3>\n

Al\u00e9m de demonstrar sua indigna\u00e7\u00e3o diretamente aos perfis das empresas em redes sociais, as publicidades infantis devem ser denunciadas<\/a> aos \u00f3rg\u00e3os competentes do Sistema de Garantias dos Direitos da Crian\u00e7a e do Adolescente e do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor, como o Minist\u00e9rio da Justi\u00e7a, os Procons, o Minist\u00e9rio P\u00fablico e a Defensoria P\u00fablica.<\/p>\n

 <\/p>\n

Ainda, uma reclama\u00e7\u00e3o formal pode ser feita diretamente \u00e0s empresas anunciantes por meio dos canais de comunica\u00e7\u00e3o com o consumidor que elas obrigatoriamente devem disponibilizar.<\/p>\n

 <\/p>\n

O que acontece se algu\u00e9m entrar na Justi\u00e7a? Podem derrubar essa resolu\u00e7\u00e3o?<\/strong><\/h3>\n

N\u00e3o \u00e9 poss\u00edvel prever o que pode ocorrer em \u00e2mbito Judicial. No entanto, ressalta-se que a Resolu\u00e7\u00e3o n. 163 encontra amplo respaldo e legitimidade jur\u00eddica.<\/p>\n

 <\/p>\n

Como ficam os Projetos de Lei no Congresso Nacional que abordam o tema?<\/strong><\/h3>\n

O acompanhamento dos Projetos de Lei no Congresso Nacional continua de fundamental import\u00e2ncia para que se evite retrocessos.<\/p>\n

 <\/p>\n

No entanto, cumpre ressaltar que qualquer texto proposto ou avaliado deve apresentar elementos ainda mais protetivos aos direitos da crian\u00e7a, uma vez que a Resolu\u00e7\u00e3o n. 163 estabeleceu um novo e detalhado patamar de prote\u00e7\u00e3o frente \u00e0 abusividade da publicidade infantil.<\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"

Reunimos as principais d\u00favidas sobre o Conselho Nacional dos Direitos da Crian\u00e7a e do Adolescente (Conanda)\u00a0e a\u00a0Resolu\u00e7\u00e3o 163 que considera abusiva toda publicidade direcionada \u00e0s crian\u00e7as<\/p>\n","protected":false},"author":7,"featured_media":23430,"comment_status":"closed","ping_status":"closed","sticky":false,"template":"","format":"standard","meta":{"inline_featured_image":false,"_themeisle_gutenberg_block_has_review":false,"footnotes":""},"categories":[127],"tags":[173,353,519,526],"yoast_head":"\nResolu\u00e7\u00e3o do Conanda que define a abusividade da publicidade infantil<\/title>\n<meta name=\"description\" content=\"Reunimos as principais d\u00favidas sobre o Conselho Nacional dos Direitos da Crian\u00e7a e do Adolescente (Conanda)\u00a0e a\u00a0Resolu\u00e7\u00e3o 163 que considera abusiva toda publicidade direcionada \u00e0s crian\u00e7as\" \/>\n<meta name=\"robots\" content=\"index, follow, max-snippet:-1, max-image-preview:large, max-video-preview:-1\" \/>\n<link rel=\"canonical\" href=\"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/noticias\/entenda-a-resolucao-que-define-a-abusividade-da-publicidade-infantil\/\" \/>\n<meta property=\"og:locale\" content=\"pt_BR\" \/>\n<meta property=\"og:type\" content=\"article\" \/>\n<meta property=\"og:title\" content=\"Resolu\u00e7\u00e3o do Conanda que define a abusividade da publicidade infantil\" \/>\n<meta property=\"og:description\" content=\"Reunimos as principais d\u00favidas sobre o Conselho Nacional dos Direitos da Crian\u00e7a e do Adolescente (Conanda)\u00a0e a\u00a0Resolu\u00e7\u00e3o 163 que considera abusiva toda publicidade direcionada \u00e0s crian\u00e7as\" \/>\n<meta property=\"og:url\" content=\"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/noticias\/entenda-a-resolucao-que-define-a-abusividade-da-publicidade-infantil\/\" \/>\n<meta property=\"og:site_name\" content=\"Crian\u00e7a e Consumo\" \/>\n<meta property=\"article:published_time\" content=\"2014-04-17T18:11:19+00:00\" \/>\n<meta property=\"article:modified_time\" content=\"2022-10-17T17:53:45+00:00\" \/>\n<meta property=\"og:image\" content=\"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/wp-content\/uploads\/2014\/04\/Capa_Conanda-1.png\" \/>\n\t<meta property=\"og:image:width\" content=\"870\" \/>\n\t<meta property=\"og:image:height\" content=\"320\" \/>\n\t<meta property=\"og:image:type\" content=\"image\/png\" \/>\n<meta name=\"author\" content=\"Belisa Rotondi\" \/>\n<meta name=\"twitter:card\" content=\"summary_large_image\" \/>\n<meta name=\"twitter:label1\" content=\"Escrito por\" \/>\n\t<meta name=\"twitter:data1\" content=\"Belisa Rotondi\" \/>\n\t<meta name=\"twitter:label2\" content=\"Est. tempo de leitura\" \/>\n\t<meta name=\"twitter:data2\" content=\"10 minutos\" \/>\n<script type=\"application\/ld+json\" class=\"yoast-schema-graph\">{\"@context\":\"https:\/\/schema.org\",\"@graph\":[{\"@type\":\"WebPage\",\"@id\":\"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/noticias\/entenda-a-resolucao-que-define-a-abusividade-da-publicidade-infantil\/\",\"url\":\"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/noticias\/entenda-a-resolucao-que-define-a-abusividade-da-publicidade-infantil\/\",\"name\":\"Resolu\u00e7\u00e3o do Conanda que define a abusividade da publicidade infantil\",\"isPartOf\":{\"@id\":\"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/#website\"},\"primaryImageOfPage\":{\"@id\":\"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/noticias\/entenda-a-resolucao-que-define-a-abusividade-da-publicidade-infantil\/#primaryimage\"},\"image\":{\"@id\":\"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/noticias\/entenda-a-resolucao-que-define-a-abusividade-da-publicidade-infantil\/#primaryimage\"},\"thumbnailUrl\":\"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/wp-content\/uploads\/2014\/04\/Capa_Conanda-1.png\",\"datePublished\":\"2014-04-17T18:11:19+00:00\",\"dateModified\":\"2022-10-17T17:53:45+00:00\",\"author\":{\"@id\":\"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/#\/schema\/person\/96dfa6cb21f12943a647a306974c1065\"},\"description\":\"Reunimos as principais d\u00favidas sobre o Conselho Nacional dos Direitos da Crian\u00e7a e do Adolescente (Conanda)\u00a0e a\u00a0Resolu\u00e7\u00e3o 163 que considera abusiva toda publicidade direcionada \u00e0s crian\u00e7as\",\"breadcrumb\":{\"@id\":\"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/noticias\/entenda-a-resolucao-que-define-a-abusividade-da-publicidade-infantil\/#breadcrumb\"},\"inLanguage\":\"pt-BR\",\"potentialAction\":[{\"@type\":\"ReadAction\",\"target\":[\"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/noticias\/entenda-a-resolucao-que-define-a-abusividade-da-publicidade-infantil\/\"]}]},{\"@type\":\"ImageObject\",\"inLanguage\":\"pt-BR\",\"@id\":\"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/noticias\/entenda-a-resolucao-que-define-a-abusividade-da-publicidade-infantil\/#primaryimage\",\"url\":\"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/wp-content\/uploads\/2014\/04\/Capa_Conanda-1.png\",\"contentUrl\":\"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/wp-content\/uploads\/2014\/04\/Capa_Conanda-1.png\",\"width\":870,\"height\":320,\"caption\":\"em fundo bege, foto de um martelo de juiz de madeira\"},{\"@type\":\"BreadcrumbList\",\"@id\":\"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/noticias\/entenda-a-resolucao-que-define-a-abusividade-da-publicidade-infantil\/#breadcrumb\",\"itemListElement\":[{\"@type\":\"ListItem\",\"position\":1,\"name\":\"Home\",\"item\":\"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/\"},{\"@type\":\"ListItem\",\"position\":2,\"name\":\"Entenda a resolu\u00e7\u00e3o do Conanda que define a abusividade da publicidade infantil\"}]},{\"@type\":\"WebSite\",\"@id\":\"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/#website\",\"url\":\"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/\",\"name\":\"Crian\u00e7a e Consumo\",\"description\":\"Instituto\",\"potentialAction\":[{\"@type\":\"SearchAction\",\"target\":{\"@type\":\"EntryPoint\",\"urlTemplate\":\"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/?s={search_term_string}\"},\"query-input\":\"required name=search_term_string\"}],\"inLanguage\":\"pt-BR\"},{\"@type\":\"Person\",\"@id\":\"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/#\/schema\/person\/96dfa6cb21f12943a647a306974c1065\",\"name\":\"Belisa Rotondi\",\"image\":{\"@type\":\"ImageObject\",\"inLanguage\":\"pt-BR\",\"@id\":\"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/#\/schema\/person\/image\/\",\"url\":\"https:\/\/secure.gravatar.com\/avatar\/2328522277d4b7fad24dab4758a90aea?s=96&d=mm&r=g\",\"contentUrl\":\"https:\/\/secure.gravatar.com\/avatar\/2328522277d4b7fad24dab4758a90aea?s=96&d=mm&r=g\",\"caption\":\"Belisa Rotondi\"},\"sameAs\":[\"http:\/\/belisa\"],\"url\":\"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/author\/belisa\/\"}]}<\/script>\n<!-- \/ Yoast SEO plugin. -->","yoast_head_json":{"title":"Resolu\u00e7\u00e3o do Conanda que define a abusividade da publicidade infantil","description":"Reunimos as principais d\u00favidas sobre o Conselho Nacional dos Direitos da Crian\u00e7a e do Adolescente (Conanda)\u00a0e a\u00a0Resolu\u00e7\u00e3o 163 que considera abusiva toda publicidade direcionada \u00e0s crian\u00e7as","robots":{"index":"index","follow":"follow","max-snippet":"max-snippet:-1","max-image-preview":"max-image-preview:large","max-video-preview":"max-video-preview:-1"},"canonical":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/noticias\/entenda-a-resolucao-que-define-a-abusividade-da-publicidade-infantil\/","og_locale":"pt_BR","og_type":"article","og_title":"Resolu\u00e7\u00e3o do Conanda que define a abusividade da publicidade infantil","og_description":"Reunimos as principais d\u00favidas sobre o Conselho Nacional dos Direitos da Crian\u00e7a e do Adolescente (Conanda)\u00a0e a\u00a0Resolu\u00e7\u00e3o 163 que considera abusiva toda publicidade direcionada \u00e0s crian\u00e7as","og_url":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/noticias\/entenda-a-resolucao-que-define-a-abusividade-da-publicidade-infantil\/","og_site_name":"Crian\u00e7a e Consumo","article_published_time":"2014-04-17T18:11:19+00:00","article_modified_time":"2022-10-17T17:53:45+00:00","og_image":[{"width":870,"height":320,"url":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/wp-content\/uploads\/2014\/04\/Capa_Conanda-1.png","type":"image\/png"}],"author":"Belisa Rotondi","twitter_card":"summary_large_image","twitter_misc":{"Escrito por":"Belisa Rotondi","Est. tempo de leitura":"10 minutos"},"schema":{"@context":"https:\/\/schema.org","@graph":[{"@type":"WebPage","@id":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/noticias\/entenda-a-resolucao-que-define-a-abusividade-da-publicidade-infantil\/","url":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/noticias\/entenda-a-resolucao-que-define-a-abusividade-da-publicidade-infantil\/","name":"Resolu\u00e7\u00e3o do Conanda que define a abusividade da publicidade infantil","isPartOf":{"@id":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/#website"},"primaryImageOfPage":{"@id":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/noticias\/entenda-a-resolucao-que-define-a-abusividade-da-publicidade-infantil\/#primaryimage"},"image":{"@id":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/noticias\/entenda-a-resolucao-que-define-a-abusividade-da-publicidade-infantil\/#primaryimage"},"thumbnailUrl":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/wp-content\/uploads\/2014\/04\/Capa_Conanda-1.png","datePublished":"2014-04-17T18:11:19+00:00","dateModified":"2022-10-17T17:53:45+00:00","author":{"@id":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/#\/schema\/person\/96dfa6cb21f12943a647a306974c1065"},"description":"Reunimos as principais d\u00favidas sobre o Conselho Nacional dos Direitos da Crian\u00e7a e do Adolescente (Conanda)\u00a0e a\u00a0Resolu\u00e7\u00e3o 163 que considera abusiva toda publicidade direcionada \u00e0s crian\u00e7as","breadcrumb":{"@id":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/noticias\/entenda-a-resolucao-que-define-a-abusividade-da-publicidade-infantil\/#breadcrumb"},"inLanguage":"pt-BR","potentialAction":[{"@type":"ReadAction","target":["https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/noticias\/entenda-a-resolucao-que-define-a-abusividade-da-publicidade-infantil\/"]}]},{"@type":"ImageObject","inLanguage":"pt-BR","@id":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/noticias\/entenda-a-resolucao-que-define-a-abusividade-da-publicidade-infantil\/#primaryimage","url":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/wp-content\/uploads\/2014\/04\/Capa_Conanda-1.png","contentUrl":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/wp-content\/uploads\/2014\/04\/Capa_Conanda-1.png","width":870,"height":320,"caption":"em fundo bege, foto de um martelo de juiz de madeira"},{"@type":"BreadcrumbList","@id":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/noticias\/entenda-a-resolucao-que-define-a-abusividade-da-publicidade-infantil\/#breadcrumb","itemListElement":[{"@type":"ListItem","position":1,"name":"Home","item":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/"},{"@type":"ListItem","position":2,"name":"Entenda a resolu\u00e7\u00e3o do Conanda que define a abusividade da publicidade infantil"}]},{"@type":"WebSite","@id":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/#website","url":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/","name":"Crian\u00e7a e Consumo","description":"Instituto","potentialAction":[{"@type":"SearchAction","target":{"@type":"EntryPoint","urlTemplate":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/?s={search_term_string}"},"query-input":"required name=search_term_string"}],"inLanguage":"pt-BR"},{"@type":"Person","@id":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/#\/schema\/person\/96dfa6cb21f12943a647a306974c1065","name":"Belisa Rotondi","image":{"@type":"ImageObject","inLanguage":"pt-BR","@id":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/#\/schema\/person\/image\/","url":"https:\/\/secure.gravatar.com\/avatar\/2328522277d4b7fad24dab4758a90aea?s=96&d=mm&r=g","contentUrl":"https:\/\/secure.gravatar.com\/avatar\/2328522277d4b7fad24dab4758a90aea?s=96&d=mm&r=g","caption":"Belisa Rotondi"},"sameAs":["http:\/\/belisa"],"url":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/author\/belisa\/"}]}},"acf":[],"_links":{"self":[{"href":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/1107"}],"collection":[{"href":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts"}],"about":[{"href":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/wp-json\/wp\/v2\/types\/post"}],"author":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/wp-json\/wp\/v2\/users\/7"}],"replies":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/wp-json\/wp\/v2\/comments?post=1107"}],"version-history":[{"count":0,"href":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/1107\/revisions"}],"wp:featuredmedia":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/wp-json\/wp\/v2\/media\/23430"}],"wp:attachment":[{"href":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/wp-json\/wp\/v2\/media?parent=1107"}],"wp:term":[{"taxonomy":"category","embeddable":true,"href":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/wp-json\/wp\/v2\/categories?post=1107"},{"taxonomy":"post_tag","embeddable":true,"href":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/wp-json\/wp\/v2\/tags?post=1107"}],"curies":[{"name":"wp","href":"https:\/\/api.w.org\/{rel}","templated":true}]}}