{"id":10119,"date":"2017-02-22T13:54:52","date_gmt":"2017-02-22T16:54:52","guid":{"rendered":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/?p=10119"},"modified":"2022-10-17T14:51:26","modified_gmt":"2022-10-17T17:51:26","slug":"campeonatos-esportivos-nas-escolas-devem-ser-livres-de-publicidade","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/noticias\/campeonatos-esportivos-nas-escolas-devem-ser-livres-de-publicidade\/","title":{"rendered":"Campeonatos esportivos nas escolas devem ser livres de publicidade"},"content":{"rendered":"

Projeto Crian\u00e7a e Consumo\u00a0enviou notifica\u00e7\u00e3o para \u00a0Nestl\u00e9 sobre o direcionamento de a\u00e7\u00f5es mercadol\u00f3gicas da marca Nescau a crian\u00e7as em escolas e espa\u00e7os p\u00fablicos.<\/em><\/p>\n

Campeonatos com jogos de basquete, futsal, handball\u00a0e v\u00f4lei, com medalhas e trof\u00e9us fazem parte do calend\u00e1rio de diversas escolas. Mas a situa\u00e7\u00e3o deixa de ser trivial\u00a0quando essa atividade recebe o nome de\u00a0‘Copa Nescau<\/strong>‘ e os pr\u00eamios e camisetas dos times estampam o logo e s\u00edmbolos relacionadas \u00e0 marca. A a\u00e7\u00e3o realizada pela Nestl\u00e9 Brasil<\/strong> para crian\u00e7as de 10 as 12 anos de idade, com o intuito de estabelecer uma rela\u00e7\u00e3o positiva entre a marca e a experi\u00eancia, ocorreu em espa\u00e7os p\u00fablicos e em escolas de S\u00e3o Paulo, como os Centros Educacionais Unificados (CEUs) e o gin\u00e1sio poliesportivo do Pacaembu.<\/p>\n

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O projeto Crian\u00e7a e Consumo<\/strong> tomou conhecimento da a\u00e7\u00e3o\u00a0e enviou em janeiro uma notifica\u00e7\u00e3o \u00e0 empresa\u00a0para comunicar sobre a abusividade do direcionamento de comunica\u00e7\u00e3o mercadol\u00f3gica \u00e0s crian\u00e7as. \u201cO patroc\u00ednio e a promo\u00e7\u00e3o dos eventos esportivos dentro do ambiente escolar, que deveria ser um espa\u00e7o livre de publicidade, s\u00e3o apresentados como a\u00e7\u00f5es que teriam, supostamente, o objetivo de estimular a pr\u00e1tica de atividades f\u00edsicas e a ado\u00e7\u00e3o de h\u00e1bitos alimentares saud\u00e1veis pelas crian\u00e7as e seus familiares. No entanto, o uso da linguagem l\u00fadica e do entretenimento, que permeia profundamente o universo e o momento da inf\u00e2ncia, demonstra a op\u00e7\u00e3o da empresa de direcionar sua mensagem ao p\u00fablico infantil para convenc\u00ea-los a consumir os produtos da marca Nescau\u201d, diz Isabella Henriques, diretora de Advocacy do Instituto Alana.<\/p>\n

Em fevereiro, o Crian\u00e7a e Consumo se reuniu com representantes da Nestl\u00e9 que se comprometeram em n\u00e3o realizar mais o campeonato nos\u00a0CEUs e direcionar a comunica\u00e7\u00e3o do site da competi\u00e7\u00e3o para pais, respons\u00e1veis e professores. A equipe do Crian\u00e7a e Consumo vai acompanhar para garantir que a empresa deixe de falar com as crian\u00e7as e permita que os tradicionais campeonatos infantis aconte\u00e7am sem qualquer publicidade.<\/p>\n

Acompanhe o caso:<\/p>\n