Logo Criança e Consumo
Foto do Monumento às Bandeiras.

Vitória na Assembléia Legislativa de São Paulo

Foto do Monumento às Bandeiras.

Vitória na Assembléia Legislativa de São Paulo

Deputados estaduais aprovaram, em sessão extraordinária no dia 18 de dezembro, dois projetos de lei importantíssimos na luta pela regulação da publicidade dirigida à criança e contra a obesidade infantil.

Os projetos de lei 1096/2011 e 193/2008 foram aprovados em 18 de dezembro na Assembleia Legislativa Paulista. O primeiro, de autoria do deputado estadual Alex Manente (PPS) proíbe a venda de alimentos acompanhados de brindes ou brinquedos no Estado. No texto, o deputado ressalta que “o alimento acompanhado do brinquedo induz a criança a solicitar o lanche desnecessário (…) e retira o aspecto crítico ou avaliativo sobre o quê e por que comer”.

Já o segundo, do deputado Rui Falcão (PT), regulamenta a publicidade dirigida a crianças de alimentos e bebidas pobres em nutrientes e com alto teor de açúcar, gorduras saturadas ou sódio – nenhuma comunicação do tipo poderá acontecer entre 6h e 21h em rádios ou canais de televisão, e em nenhum horário nas escolas públicas ou privadas. Além disso, o texto proíbe também a utilização de celebridades ou personagens infantis na comunicação, assim como a associação com brindes ou brinquedos colecionáveis.

“A importância desses dois projetos é enorme”, comemora Isabella Henriques, diretora de Defesa e Futuro do Instituto Alana. “Eles significam um avanço significativo na luta pela proteção das crianças dos males causados pelo consumismo excessivo – em especial o incentivo ao consumo de alimentos que contribuem para que o problema da obesidade infantil esteja ganhando proporções tão graves no Brasil”, conclui.

Trinta por cento das crianças brasileiras apresentam sobrepeso e 15% delas são obesas. A obesidade é a porta de entrada para doenças crônicas não-transmissíveis como diabetes, hipertensão etc.

Os dois projetos aguardam sanção do governador Geraldo Alckmin (PSDB) para entrar em vigor.

Confira entrevista à rádio CBN sobre os projetos de lei.

Foto: Lucas B. Salles

Publicado em: 20 de dezembro de 2012

Notícias relacionadas

Listar todas as notícias

Ir ao Topo