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Foto de duas colheres e dois potes de vidro com iogurte, para repesentar o Vigor Grego Kids

Vigor é multada em mais de R$ 1 milhão pelo Procon-SP por publicidade infantil

Foto de duas colheres e dois potes de vidro com iogurte, para repesentar o Vigor Grego Kids

Vigor é multada em mais de R$ 1 milhão pelo Procon-SP por publicidade infantil

Empresa direcionou a crianças campanhas publicitárias do seu produto Vigor Grego Kids.

 

A Fundação Procon-SP multou a empresa de alimentos Vigor em mais de R$ 1 milhão por direcionar publicidade do produto Vigor Grego Kids ao público infantil. Em sua decisão, o órgão entendeu que a estratégia publicitária desenvolvida pela marca exerceu pressão sobre as crianças para persuadi-las ao consumo indiscriminado do produto, devido ao uso de expressões assertivas e imperativas e à relação criada entre desenho animado, game e cards colecionáveis com a imagem do produto. O caso teve início a partir de uma denúncia do Criança e Consumo, em 2015.

 

Estratégias de publicidade abusiva da Vigor

Em 2014, a empresa veiculou um filme publicitário do Vigor Grego Kids que iniciava com a chamada “atenção pessoas nascidas a partir de 2003, a vigor tem uma notícia extraordinária”, sendo, portanto, claramente direcionado ao público infantil. O anúncio também continha depoimentos de crianças que, após experimentarem o produto, declararam frases como “dá vontade de comer os quatro” ou “eu achei esplêndido”.

 

Outra estratégia comercial adotada pela Vigor, foi a parceria firmada com a Walt Disney Studios para patrocinar a exibição da série Star Wars Rebels. A ação consistiu no desenvolvimento de jogo de realidade aumentada, para tablets e celulares, cuja chave de acesso era a própria embalagem do produto – que, por sua vez, também continha cards colecionáveis. Essa campanha contou com uma estratégia transmidiática, tendo sido divulgada em todos os meios de comunicação do grupo Disney – rádio, veículos impressos (almanaques e gibis) e canais infantis na TV paga.

 

A importância da decisão do Procon-SP

“Comemoramos a decisão dada pelo Procon-SP, que reconhece a ilegalidade da publicidade infantil em um momento de forte debate sobre a prática, ocasionado pela proposta de criação de portaria sobre o tema por parte da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon). Enquanto o texto dessa nova proposta ignora a legislação existente, desconsidera pesquisas e, ainda, ameaça enfraquecer as regras atuais vigentes, é de fundamental importância a atuação dos órgãos do sistema nacional de defesa do consumidor na proteção da infância, para coibir que crianças continuem sendo exploradas comercialmente”, ressalta Livia Cattaruzzi, advogada do Criança e Consumo.

 

Não é a primeira vez que a Vigor é responsabilizada por publicidade infantil

Em 2015, a empresa foi denunciada pelo Criança e Consumo pela ação publicitária no “Projeto Escola Vigor”, que levava alunos das redes municipais, estaduais e de escolas particulares para uma visita guiada à sua fábrica. Em razão desta representação, a empresa firmou um acordo com o Ministério Público de São Paulo, em 2017, comprometendo-se a não mais levar os estudantes à lojinha da Vigor ao final da visita, nem exibir vídeos com associação aos produtos da marca durante o tour, o que caracterizava publicidade direcionada a crianças e, portanto, abusiva e ilegal.

 

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Publicado em: 5 de março de 2020

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