Alana envia carta pedindo que evento “Recreio no Parque”, promovido pela revista Recreio, também seja investigado em procedimento administrativo que avalia distribuição da revista em escolas.
Embora a Editora Abril já esteja sendo investigada em um Procedimento Administrativo graças à sua estratégia de distribuir a revista Recreio em escolas, essa não é a única iniciativa da empresa que desrespeita os direitos das crianças. Em outubro de 2012, a Recreio realizou, pela segunda vez, o evento “Recreio no Parque” , que levou ao Parque Villa-Lobos estandes de diferentes marcas com atividades voltadas às crianças.
- Reprodução do site.
O evento promoveu “atividades e brincadeiras iradas” para as crianças “curtirem com a família e amigos”. No entanto, todas as brincadeiras eram patrocinadas por marcas como Ovomaltine, Mega Bloks, PBKids, Kumon, Copag, Protex e mini Schin. Ou seja, a empresa usou o entretenimento para transmitir mensagens comerciais para o público infantil, que não consegue distinguir entre a diversão das brincadeiras e a intenção da publicidade. Além disso, a ação se deu em um local público, e atingiu tanto quem estava ali para isso quanto quem foi passear no parque com seus filhos e não pôde evitar o bombardeio.
Com tantas abusividades, o Instituto Alana enviou no dia 4 de dezembro de 2012 uma denúncia ao Ministério Público do Estado de São Paulo, em que apresenta informações sobre a estratégia mercadológica da revista Recreio que podem ser úteis para a instrução do procedimento, e também merecem ser investigadas.