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Publicidade, um entrave para alimentação saudável

Publicidade, um entrave para alimentação saudável

Publicidade, um entrave para alimentação saudável

Novo material do Ministério da Saúde reforça a importância de diminuir a exposição das crianças e adolescentes à publicidade.

O Ministério da Saúde lançou recentemente o Guia para Elaboração de Refeições Saudáveis em Eventos para dar suporte as diretrizes da Portaria nº 1.274, de 7 de julho de 2016, que visa promover alimentação Adequada e Saudável nos Ambientes de Trabalho. Também disponibilizou novos materiais para auxiliar os profissionais de saúde baseados nas recomendações do Guia da Alimentar da População Brasileira.

Entre os materiais, aquele que aponta os principais obstáculos para uma alimentação saudável elenca a publicidade direcionada para crianças como um dos problemas, ao “estimular desejo de compra, principalmente nas crianças e adolescentes, várias propagandas de alimentos oferecem brindes, promoções e embalagens atraentes”. E aponta como solução a redução do “tempo que as crianças vem televisão, diminuindo a exposição a propagandas, além de torna-las mais ativas”.

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A partir da data da publicação da Portaria, restaurantes, cantinas e lanchonetes que funcionam nas dependências do Ministério da Saúde e de suas entidades devem fornecer alimentos in natura ou minimamente processados. As diretrizes da portaria valem também para os eventos organizados pelo Ministério da Saúde ou por empresas contratadas para o fornecimento de refeições, como coffee-breaks, coquetéis e almoços. Além disso, proíbe a venda direta, a promoção, a publicidade ou a propaganda de alimentos ultraprocessados com quantidades excessivas de açúcar, gordura e sódio e determina ainda o estabelecimento de critérios para a contratação de serviços de alimentação que funcionem nas dependências do Ministério e vinculadas.

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