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Publicidade infantil fora do tabuleiro

Publicidade infantil fora do tabuleiro

Publicidade infantil fora do tabuleiro

Alana propõe que diretrizes da ABNT incluam regras para publicidade em jogos. Documento segue agora para Consulta Pública.

O artigo é resultado de uma contribuição do Alana para a formulação das Diretrizes para a determinação do início da faixa etária de brinquedos, estabelecidas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) através da Comissão de Estudo de Segurança do Brinquedo. O Alana participou da reunião de Consulta Pública da proposta, realizada em setembro, ressaltando sua posição de que a segurança dos brinquedos não deve se referir somente a aspectos físicos, mas também a aspectos psicológicos e cognitivos.

Para o Alana, é importante que os jogos com qualquer tipo de publicidade sejam anunciados e recomendados para maiores de 12 anos, já que as crianças até essa idade não conseguem diferenciar entretenimento de publicidade, e são mais vulneráveis ao apelo persuasivo das estratégias de comunicação mercadológica, ainda mais quando ela está inserida no seu momento de entretenimento e diversão.

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A sugestão foi acatada pela Comissão, e, portanto, será incluída na versão final do texto que todos os jogos sociais que possuam figuras ou logotipos de marcas do universo de consumo adulto sejam recomendados para maiores de 12 anos. Além disso, a sua justificativa destaca a vulnerabilidade das crianças à comunicação mercadológica. O documento seguirá agora para Consulta Pública, onde poderá receber novas contribuições.

Mais do que a inserção do artigo no documento da ABNT, a ação colocou em debate a publicidade dentro de jogos e brinquedos, que invade o momento de brincar e de criação das crianças para transmitir mensagens comerciais, criando uma associação entre a marca – muitas vezes do universo de consumo adulto – e a diversão. Marcas de carros e cosméticos e até bancos já invadiram os brinquedos,  fazendo com que seja cada vez mais necessário que o assunto entre na pauta de discussão.

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