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Desenho se repete três vezes, um urso está comendo batata frita, há vários alimentos em volta dele como: batata frita, lanches e pedaço de frango.

Publicidade de junk food afeta mais as crianças

Desenho se repete três vezes, um urso está comendo batata frita, há vários alimentos em volta dele como: batata frita, lanches e pedaço de frango.

Publicidade de junk food afeta mais as crianças

Pesquisa divulgada em fevereiro revelou que as crianças comem mais depois de assistirem a publicidade de alimentos não saudáveis.

Um estudo realizado pela Universidade de Liverpool, na Inglaterra, publicado no American Journal of Clinical Nutrition na edição de janeiro, mostrou que publicidades de alimentos com baixo teor nutricional, como refrigerantes, salgadinhos e bolachas recheadas, provocam um impacto maior nas crianças do que nos adultos.

O estudo analisou 22 pesquisas que já haviam investigado o efeito da publicidade de junk food nesses dois públicos, tanto na televisão quanto na internet. O resultado mostrou que os adultos são pouco influenciáveis na quantidade de comida que eles ingerem depois de assistirem a publicidade de alimentos desse tipo. Já as crianças consomem mais do que o habitual.

A pesquisa sugere que esses dados sejam usados para fundamentar ações que visam a redução da exposição das crianças à publicidade de alimentos não saudáveis. Essa pesquisa contribui, ao lado de outros estudos, para mostrar como a publicidade de junk food é um dos fatores responsáveis pela obesidade infantil, um problema que aflige o mundo todo.

Veja também:
– Fim da publicidade para um mundo livre de obesidade
– Bolívia aprova lei que trata da publicidade de alimentos
– Entidades brasileiras no combate à obesidade mundial

A Organização Mundial da Saúde divulgou recentemente um documento com recomendações para erradicar a obesidade infantil, entre as medidas estava o fim da publicidade de alimentos não saudáveis para crianças. No Brasil, o Código de Defesa do Consumidor e a Resolução 163 do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda) consideram que direcionar publicidade para o público infantil de qualquer produto ou serviço é abusivo e ilegal.

Além disso, tais práticas desrespeitarem a proteção integral e a hipervulnerabilidade da criança, violando o Artigo 227, da Constituição Federal e diversos dispositivos do Estatuto da Criança e do Adolescente. O Projeto Criança e Consumo trabalha para efetivar a legislação vigente e contribuir para a garantia de uma infância plena e livre de consumismo por entender que é um problema urgente e de todos.

Saiba mais sobre o estudo aqui (em inglês).

Foto: Via Flickr

Publicado em: 3 de fevereiro de 2016

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