Notícias

Publicidade da Tang será analisada pela Defensoria Pública

Publicidade da Tang será analisada pela Defensoria Pública

Publicidade da Tang será analisada pela Defensoria Pública

No dia 22 de janeiro, o Instituto Alana entregou uma Representação ao Núcleo Especializado em Defesa do Consumidor e ao Núcleo Especializado da Infância e da Juventude da Defensoria Pública do Estado de São Paulo.

No documento, o Alana pede que a comunicação mercadológica direcionada às crianças, realizada pela Mondelez International (atual denominação da Kraft Foods) para promover a marca de refresco em pó Tang, seja interrompida, e que a marca deixe de realizar ações semelhantes, assim como repare os danos já causados às crianças de todo o país.

As diversas estratégias da empresa para anunciar os produtos da linha Tang para crianças estão inseridas dentro da ação “Esquadrão Verde Tang” que, tendo a reciclagem como pano de fundo, contempla comerciais na televisão, jogos e atividades com a presença de produtos no site, rádio virtual, espaços públicos, concursos em programas assistidos por crianças e ações dentro de escolas.

Campanhas como a “Reciclar é Show” e “Olimpíadas de Reciclagem” buscam promover a marca Tang envolvendo alunos de escolas públicas com oficinas de música e reciclagem, além de competições e jogos. Além disso, os comerciais televisivos do produto têm forte apelo infantil, por meio de seu cenário colorido e jingles cantados por crianças, e o site contém diversos jogos e atividades – sempre com forte estímulo ao consumo dos de refrescos Tang.

A partir de uma denúncia de um consumidor, o Instituto Alana enviou, em setembro de 2012, uma notificação para a empresa explicando os impactos e as consequências desse tipo de estratégia de marketing dirigida ao público infantil e pedindo que a empresa cessasse com essas ações.

Em sua resposta a empresa afirmou não haver entendimento que a legislação vigente proíba a publicidade direcionada às crianças e, portanto, negou-se a aceitar as solicitações colocadas na notificação.

Campanhas como a “Reciclar é Show” e “Olimpíadas de Reciclagem”, por exemplo, envolvem alunos de escolas públicas com oficinas de música e reciclagem, com ampla divulgação da marca  Tang. Além disso, os comerciais televisivos do produto têm forte apelo às crianças, por meio de seu cenário colorido e jingles cantados por crianças, e o site também tem um claro apelo infantil, com a presença de jogos e atividades – sempre com o logo e imagens dos produtos Tang.

Diante da resposta da empresa e da continuidade das estratégias abusivas direcionadas às crianças, o Instituto Alana enviou a Representação à Defensoria Pública, que está analisando o caso.

Acompanhe o caso:

Kraft Foods Brasil S.A. – Olimpíadas de Reciclagem e Esquadrão Verde Tang

Foto: Michael Scott

X