Logo Criança e Consumo
foto de Joe Biden, presidente dos EUA, em seu discurso do Estado da União ao Congresso Nacional

Presidente dos EUA defende novamente o fim da publicidade infantil na Internet e a coleta de dados pessoais de crianças e adolescentes

foto de Joe Biden, presidente dos EUA, em seu discurso do Estado da União ao Congresso Nacional

Presidente dos EUA defende novamente o fim da publicidade infantil na Internet e a coleta de dados pessoais de crianças e adolescentes

Pelo segundo ano consecutivo, o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, em seu discurso do Estado da União ao Congresso Nacional, fala sobre uma agenda focada na proteção da privacidade das crianças on-line. A fala, que ocorreu na terça-feira (07), chamou a atenção para o controle que empresas de tecnologia têm sobre crianças e adolescentes. Além disso, Biden reforçou sobre como as redes sociais afetam a saúde mental desse público. Por isso, o presidente dos Estados Unidos defende novamente o fim da publicidade infantil na Internet e, ainda mais, a proibição da coleta de informações pessoais de crianças e adolescentes.

É hora de aprovar uma legislação bipartidária para impedir que as Big Techs coletem dados pessoais de crianças e adolescentes. É necessário proibir a publicidade direcionada a crianças e impor limites mais rigorosos aos dados pessoais que as empresas coletam de todos nós.

Joe Biden,
presidente dos Estados Unidos

No Brasil, a publicidade infantil já é ilegal, inlcusive na Internet, conforme está previsto no Código de Defesa do Consumidor. Além disso, em 2021, a ONU publicou o Comentário Geral Nº 25 sobre os direitos das crianças em relação ao ambiente digital. O documento reforça o dever dos Estados de prevenir desrespeitos aos direitos da criança por parte das empresas – o que inclui a proteção frente à exploração comercial infantil que ocorre a partir da coleta de dados dos pequenos e o direcionamento de publicidade a eles.

A fala de Biden, assim como qualquer avanço na legislação dos Estados Unidos, é de extrema importância para o Brasil. Muitas Big Techs têm sua sede no país norte-americano e as mudanças que ocorrem lá reverberam para todo o mundo. Por isso, o Criança e Consumo celebra que o presidente dos Estados Unidos pediu novamente pelo fim da publicidade infantil na Internet.

Publicado em: 9 de fevereiro de 2023

Notícias relacionadas

Listar todas as notícias

Ir ao Topo