Logo Criança e Consumo
Foto de um home está interagindo com uma máscara de coelho.

#PresençaNaPáscoa: dicas para celebrar com menos consumismo

Foto de um home está interagindo com uma máscara de coelho.

#PresençaNaPáscoa: dicas para celebrar com menos consumismo

Projeto do Instituto Alana orienta como comemorar a data e proteger as crianças dos apelos publicitários.

Com a proximidade da Páscoa, celebrada neste ano no dia 16 de abril, lojas e supermercados ficam repletos de ovos de chocolate: personagens infantis e brinquedos, muitos deles colecionáveis, são alguns dos apelos utilizados pelas empresas para chamar a atenção das crianças. “Nessa época do ano, são muitas as novidades anunciadas diretamente para o público infantil, nos pontos de venda e nos meios de comunicação. Listamos algumas dicas para ajudar mães, pais e responsáveis a aproveitarem a Páscoa com as crianças, resistindo aos apelos consumistas”, explica Ekaterine Karageorgiadis, coordenadora do projeto Criança e Consumo, do Instituto Alana. 

  1. Diminua a exposição das crianças à publicidade

Nessa época, as empresas investem pesado no público infantil para aumentar suas vendas e desenvolvem ações mercadológicas em diferentes mídias para atrair a atenção dos pequenos. Se não for possível evitar a exposição, procure conversar com as crianças sobre essas publicidades abusivas e enganosas. (Veja mais aqui).

  1. Canais de youtubers mirins e redes sociais

Na Páscoa muitos canais de youtubers mirins populares entre as crianças exibem vídeos apresentando os ovos de chocolate e seus brinquedos. As marcas também estão nas redes sociais e criam conteúdos audiovisuais, passatempos e posts direcionados ao público infantil. É interessante que o responsável acompanhe, sempre que possível, os conteúdos que as crianças acessam e conversem com elas para explicar as motivações comerciais da empresa. Usar um bloqueador de publicidade pode ajudar também, pois previne certos abusos e evita que as empresas tenham acesso aos sites visitados. (Veja mais aqui)

  1. Mais brincadeiras, menos consumo

Que tal festejar esta Páscoa de uma forma diferente, com menos doces e mais brincadeiras? Existem ótimas ideias como corrida do ovo, coelhinho na toca, pintura de casca de ovos e até preparação de ovos caseiros de chocolate. Procure outras sugestões divertidas, criativas e de baixo custo. (Veja mais aqui)

  1. Fique atento aos preços

Ovos de chocolate que estampam personagens nas embalagens ou vêm acompanhados de brinquedos licenciados são mais caros do que produtos que não são anunciados. Uma alternativa é optar por chocolates artesanais, que são mais baratos do que os produtos que contam com publicidades. Inclua as crianças na escolha do produto, combine antecipadamente quantos ela poderá escolher e aproveite para explicar o motivo da substituição do chocolate industrializado pelo caseiro. (Veja mais aqui)

  1. Limite o consumo de chocolate pelas crianças

Nessa época, as crianças tendem a querer consumir muitos ovos de chocolate, pois querem o maior número de brinquedos possível que vem com o produto, que é repleto de açúcar. No entanto, dados da Pesquisa de Orçamento Familiar, conduzida pelo IBGE, indicam que 33,5% da população brasileira entre 5 e 9 anos já está com excesso de peso e 14,3% dessa parcela já é considerada obesa. Outro dado ainda mais preocupante revela que, pela primeira vez na história, um número crescente de crianças tem apresentado problemas de coração, respiração e diabetes tipo 2, todos relacionados à obesidade. (Veja mais aqui)

  1. Saiba que dizer “não” é importante

Diante da insistência das crianças, é importante que os pais ou demais responsáveis tenham a consciência de que dizer “não” é fundamental para uma educação saudável e faz parte da formação e amadurecimento de seus filhos. Essa atitude faz parte do processo educativo e pode ajudar as crianças a enfrentar possíveis frustrações futuras, com as quais terão de lidar em certos momentos da vida adulta.

  1. Venda casada é proibida

O Código de Defesa do Consumidor proíbe a venda casada, quando veicula necessariamente a venda de produtos, sem que seja oferecido ao consumidor opção de escolha. Ou seja, os tais brinquedos, amplamente anunciados às crianças, têm seu custo embutido no valor do produto. (Veja mais aqui)

  1. Denuncie publicidades dirigidas às crianças

Vale lembrar que direcionar publicidade de qualquer espécie às crianças é ilegal e abusivo, conforme previsto no artigo 37, parágrafo 2º, do Código de Defesa do Consumidor (CDC), reforçado pela Resolução 163  de 2014 do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda). Os pais podem cobrar das empresas o cumprimento da resolução, e fazer denúncias diretamente aos órgãos de Defesa do Consumidor ou ao Criança e Consumo, caso se deparem com estratégias publicitárias direcionadas às crianças.

Publicado em: 10 de abril de 2017

Notícias relacionadas

Listar todas as notícias

Ir ao Topo