Logo Criança e Consumo
Foto de um telhado de uma casa.

MP investiga ação da Vedacit após denúncia do Alana

Foto de um telhado de uma casa.

MP investiga ação da Vedacit após denúncia do Alana

Em janeiro de 2014, o Ministério Público do Estado de São Paulo instaurou um Inquérito Civil para investigar a denúncia feita pelo Instituto Alana sobre a publicidade direcionada ao público infantil dos produtos da marca Vedacit.

Em ações em parceria com a Maurício de Sousa Produções, a Otto Baumgart produziu edições especiais de revistas da ‘Turma da Mônica’, que anunciavam os produtos da linha de impermeabilizantes ‘Vedacit’ nas suas historinhas, além de instalar outdoors nas estradas paulistas com a presença da personagem Cascão. Foi observada também publicidade da marca nos jogos do site ‘Climakids’, produzido pela Maurício de Sousa Produções e a Climanet Serviços de Internet (Climatempo).

O Instituto Alana enviou uma notificação, por meio do projeto Criança e Consumo, para as empresas Otto Baumgart, Climanet Serviços de Internet (Climatempo) e Mauricio de Sousa Produções em março de 2013. Diante do teor das respostas apresentadas, que negam a abusividade da ação direcionada às crianças, o Alana protocolou uma representação na Promotoria de Justiça dos Interesses Difusos e Coletivos da Infância e Juventude do Ministério Público do estado de São Paulo denunciando a prática das três empresas.

No documento apresentado ao órgão, o Alana pede que a comunicação mercadológica das empresas seja interrompida. De acordo com a advogada do Instituto Alana, Ekaterine Karageorgiadis, a comunicação é abusiva, já que explora a vulnerabilidade da criança para que ela assuma o papel de promotora de venda da marca. “Agrava a ilegalidade, o fato de que se trata de um produto químico, cuja publicidade é direcionada às crianças, mas a utilização deve ser feita exclusivamente por adultos”, explica.

Acompanhe o caso:

Otto Baumgart, Climanet Serviços de Internet e Mauricio de Sousa Produções – Vedacit, Turma da Mônica, Climakids

Foto: Ralph Keating

Publicado em: 13 de fevereiro de 2014

Notícias relacionadas

Listar todas as notícias

Ir ao Topo