Nissin direciona publicidade de macarrão instantâneo para crianças; Alana notifica empresa.
A campanha “Nissin Miojo contém histórias”, realizada em 2013, veiculou comerciais de forte apelo infantil, com histórias que misturavam realidade e ficção com personagens de contos de fadas e outros elementos do universo dos pequenos.
Os vídeos publicitários ‘Irmãos’, ‘Bang Bang’ e ‘Lentes’, transmitidos em canais de TV aberta e disponíveis para acesso no Youtube, criam uma identificação das crianças com os produtos anunciados e elas passam a acreditar que consumindo esses produtos terão um universo de fantasia, bem-estar, amizade, magia e ação, o que, certamente, não é verdade.
Na chamada do filme Bang Bang, no site da empresa, o anúncio diz que “o filme pretende mostrar através de uma brincadeira infantil, como Nissin Miojo também está presente na história de toda criança”.
Por esses motivos, o Instituto Alana, por meio do projeto Criança e Consumo, enviou uma notificação à Nissin em dezembro de 2013, pedindo que a empresa parasse com as campanhas dirigidas ao público infantil.
No dia 10 de janeiro, a Nissin respondeu que ao contrário do que alega o Instituto Alana, as ações publicitárias não são abusivas, atendem plenamente a legislação em vigor e, absolutamente, não são direcionadas ao público infantil.
Assista aos vídeos da campanha e acompanhe o caso:
Nissin – ‘Contém Histórias’ (DEZ/2013)
Foto: Felipe Quérette