Logo Criança e Consumo
Foto com várias maçãs, nas maçãs tem o logo da COP21.

Líderes mundiais precisam ser ambiciosos na COP21

Foto com várias maçãs, nas maçãs tem o logo da COP21.

Líderes mundiais precisam ser ambiciosos na COP21

Declaração da Consumers International (CI) pede respeito aos direitos dos consumidores nos tratados sobre mudança climática.

A Consumers International (CI), entidade internacional de defesa do consumidor, publicou recentemente um comunicado pedindo aos líderes mundiais reunidos na 21ª Conferência das Partes das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP21), em Paris, que sejam ambiciosos e corajosos na busca de um acordo que provoque resultados significativos, mas que respeite os direitos dos consumidores. A carta foi enviada à Convenção das Nações Unidas sobre Mudança Climática e aos participantes da Conferência.

A declaração destaca que os governos, empresas e consumidores têm um papel fundamental na redução das emissões de gases do efeito estufa. “O mundo precisa encontrar maneiras de fazer mais e melhor com menos”, diz o documento. O texto ressalta ainda, que isso deve ser feito de maneira que garanta os direitos dos consumidores à uma qualidade de vida com acesso à alimentos, água, energia e medicamentos. E também exige medidas para apoiar os consumidores que já estão lidando com os impactos do aquecimento global.

Veja também:
– Criança e Consumo é uma “história de sucesso” no 20° Congresso da CI
– Carta pede fortalecimento da América Latina na luta contra a obesidade
– Entidades exigem fim da publicidade de alimentos não saudáveis

Além disso, os consumidores devem ter o direito de fazer escolhas sustentáveis, por meio de informações fornecidas por empresas e governos e também tendo à sua disposição alternativas economicamente acessíveis e saudáveis. “Um acordo vinculativo global deve estabelecer o quadro e os incentivos para impulsionar a inovação e alterar o que é necessário nas questões climáticas”, explica a carta.

Leia aqui o documento em inglês na íntegra.

Foto: Via Flickr

Publicado em: 11 de dezembro de 2015

Notícias relacionadas

Listar todas as notícias

Ir ao Topo