Logo Criança e Consumo
Imagem de um jogo com o tema de publicidade, o nome deste jogo é: advertising.

Jogos com publicidade devem ter o símbolo de +12

Imagem de um jogo com o tema de publicidade, o nome deste jogo é: advertising.

Jogos com publicidade devem ter o símbolo de +12

Projeto Criança e Consumo participa de consulta pública do Inmetro e pede para que jogos com merchandising sejam recomendados a adolescentes maiores de 12 anos.

Em agosto deste ano, o projeto Criança e Consumo participou da Consulta Pública do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) sobre “Regulamento Técnico da Qualidade para Brinquedos”. O objetivo da consulta, que ficou aberta por 60 dias desde o dia 1º de julho, era estabelecer requisitos técnicos que devem ser atendidos pelos brinquedos, com foco na segurança.

Por entender que a inserção de logos é uma forma de publicidade dirigida à criança, o projeto Criança e Consumo pede, em sua contribuição à consulta pública, que os jogos com imagens de marcas, recomendados pelo Inmetro para crianças e adolescentes entre  8 e 14 anos, tenham sua classificação etária alterada para a idade mínima de 12 anos. O  argumento tem em vista a capacidade ainda não plenamente desenvolvida de discernir entretenimento de publicidade, bem como o apelo persuasivo contido nela e a maior vulnerabilidade psíquica e física que caracteriza essa faixa etária. 

O Criança e Consumo defende a regulação da comunicação mercadológica dirigida às crianças – assim consideradas as pessoas de até 12 anos de idade, de acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente – a fim de, com isso, protegê-las dos abusos reiteradamente praticados pelo mercado. Por isso, se manifestou contra os jogos Super Banco Imobiliário, o Super Jogo da Vida e o Monopoly, que possuem diversas marcas em sua embalagem e tabuleiro.

 ABNT

Em dezembro de 2012, o projeto Criança e Consumo enviou uma manifestação (ABNT – faixa etária) à Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), dentro da consulta pública sobre “Segurança dos Brinquedos”, pedindo que seja também um critério de classificação etária o fato de o brinquedo ou jogo trazerem em si publicidade e exposição de marcas.

Arte: Capa do jogo Adverteasing™

Publicado em: 29 de setembro de 2014

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