Logo Criança e Consumo
Foto de uma praça com um evento promocional da Recreio.

Invasão do parque

Foto de uma praça com um evento promocional da Recreio.

Invasão do parque

Ministério Público arquiva representação resultante de denúncia enviada pelo Instituto Alana sobre o evento “Recreio no Parque”, promovido pela revista Recreio, da Editora Abril. 

O evento, realizado em outubro de 2012, ocupou parte do Parque Villa-Lobos, em São Paulo, com estandes de marcas como Ovomaltine, Mega Bloks, PBKids, Kumon, Copag, Protex e mini Schin e atividades voltadas a crianças.  A ação misturava entretenimento com mensagens comerciais para o público infantil.

Essa não é a primeira invasão que marcas fazem em eventos gratuitos, levando seu produto a um ambiente público e a um espaço para diversão infantil. “Ainda pior do que o que acontece com a TV, não foi possível mudar de canal: as tendas estavam lá, e o passeio de uma família contrária a essa avalanche publicitária, que paga seus impostos em dia e deveria poder frequentar um parque tranquilamente, ficou ameaçado. Quem não gostou do “evento”, deveria ter feito o quê? Ir embora? Abrir mão do passeio? Fechar os olhos?”, questionaram Gabriela Vuolo, coordenadora de Mobilização do Instituto Alana e o economista Ladislau Dowbor em um artigo sobre a ação.

Atento a esse contexto, o Instituto Alana enviou uma denúncia ao Ministério Público de São Paulo, pedindo que o caso fosse avaliado junto com outra denúncia sobre a estratégia de marketing da revista em escolas, feita pelo Coletivo Advogados para a Democracia. No entanto, o MPSP considerou que as ações deveriam ser examinadas em casos distintos e acabou por indeferir o caso do “Recreio no Parque”, afirmando que não haveria violação ao ECA, “pela inexistência de ofensa a direitos difusos e coletivos atinentes à infância e à juventude”.

Com o arquivamento do caso pelo MPSP, a pergunta colocada por Gabriela Vuolo e Ladislau Dowbor ganha ainda mais força: afinal, quem vai frear essa invasão?

Acompanhe o caso.

Foto: nogiro.com.br

Publicado em: 9 de maio de 2013

Notícias relacionadas

Listar todas as notícias

Ir ao Topo