Logo Criança e Consumo
Em fundo amarelo, foto de uma rosquinha com cobertura amarela e olhos espantados

Observatório de Publicidade de Alimentos: combata a publicidade infantil

Em fundo amarelo, foto de uma rosquinha com cobertura amarela e olhos espantados

Observatório de Publicidade de Alimentos: combata a publicidade infantil

A maior parte da publicidade de produtos alimentícios dirigida às crianças são de guloseimas, refrigerantes e outros produtos que baixíssimo nível nutricional, ou seja, que fazem mal aos pequenos e os influenciam a adquirir hábitos não saudáveis. A principal consequência disso são os índices alarmantes de diabetes, hipertensão, entre outras doenças crônicas não transmissíveis. Mas qualquer um pode denunciar publicidade abusiva e enganosa de alimentos. O Observatório de Publicidade de Alimentos (OPA) é uma iniciativa do IDEC – Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor com o apoio da Aliança Pela Alimentação Adequada e Saudável, o Criança e Consumo e o Põe no Rótulo, que pretende, além de ensinar os cidadãos a identificar publicidades ilegais, receber denúncias e encaminhar as mais frequentes para os órgãos responsáveis.

 

Segundo Ana Paula Bortoletto, líder do programa de Alimentação Saudável do IDEC, o site não pretende substituir os canais oficiais de denúncias, mas sim dar mais visibilidade e facilitar o seu encaminhamento até os órgãos competentes. “É muito importante que a sociedade civil esteja atenta e participativa, principalmente quando achar que seus direitos não estão sendo respeitados”, afirma.

 

Como funciona o Observatório de Publicidade de Alimentos?

O Comitê que analisa as denúncias recebidas e definirá estratégias de encaminhamento aos órgãos responsáveis e de divulgação será formado por representantes da academia (Grupo de Pesquisa em Direito do Consumidor da Pontifícia Unidade Católica do Rio Grande do Sul, Observatório de Políticas de Segurança Alimentar e Nutricional da Universidade de Brasília e professores universitários) e da sociedade civil (ACT Promoção da Saúde, Idec, Movimento Põe no Rótulo, Movimento Infância Livre de Consumismo, Rede Brasileira Infância e Consumo, Criança e Consumo, Rede Internacional em Defesa do Direito de Amamentar e advogados).

 

“Já temos leis que protegem a população de práticas ilegais de marketing, porém, ainda é muito comum encontrar casos que exageram na qualidade nutricional dos produtos, utilizam personagens infantis ou imagens que podem levar o consumidor ao engano e dificultar a escolha de alimentos saudáveis. Apoiar a fiscalização da publicidade de alimentos também significa promover a saúde e o bem-estar de todos nós”, conclui Bortoletto.

 

Leia também

Fim da publicidade para um mundo livre de obesidade

Professores dos Estados Unidos dizem não ao McDonald’s

Danone paga multa por publicidade infantil

Publicado em: 16 de abril de 2019

Notícias relacionadas

Listar todas as notícias

Ir ao Topo