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Foto de um cartão com um desenho de um garoto assustado olhando para um alvo em sua testa descreve: Hoje as crianças sofrem um bombardeio publicitário.

Foco na regulação da publicidade infantil

Foto de um cartão com um desenho de um garoto assustado olhando para um alvo em sua testa descreve: Hoje as crianças sofrem um bombardeio publicitário.

Foco na regulação da publicidade infantil

O respeito às instituições e ao debate democrático sempre norteou os princípios do Instituto Alana, que repudia qualquer tentativa de desvirtuar a discussão sobre a necessidade de se criar regras claras para a publicidade dirigida a crianças no Brasil.

O Alana sempre se posicionou a favor da restrição da comunicação de mercado voltada a crianças por entender a vulnerabilidade do público infantil, que não tem condições de absorver as mensagens comerciais de forma crítica. A prática de anunciar para crianças menores de 12 anos desrespeita os direitos da criança previstos tanto na Constituição Federal quanto no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e no Código de Defesa do Consumidor.

Por ter essa convicção, o Alana espera que o Projeto de Lei 5.921/2001, que recebeu do deputado Salvador Zimbaldi (PDT-SP) um parecer na Comissão de Ciência e Tecnologia Comunicação e Informação da Câmara dos Deputados (CCTCI), seja de fato o arcabouço legal para a regulação de publicidade infantil e não de outros temas. Nesse sentido, o Alana apoia publicamente outro texto substitutivo ao PL,  aprovado pela Comissão de Defesa do Consumidor em 2008, de autoria da então deputada Maria do Carmo Lara (PT-MG) e que prevê a regulação de qualquer comunicação mercadológica dirigida a menores de 12 anos.

A sociedade brasileira vem demonstrando, de maneira inequívoca, não haver mais espaço para posicionamentos em total descompasso com as transformações sociais e com princípios dos direitos humanos.

Publicado em: 10 de julho de 2013

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